Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Vicente 13/09/2023

"Os Sofrimentos do Jovem Werther", escrito por Johann Wolfgang von Goethe, é uma obra literária de grande repercussão no período do Romantismo. Publicado em 1774, o livro narra a história de um jovem sensível e sonhador chamado Werther, cujo coração é tomado por um amor impossível.

A trama se desenvolve a partir das cartas escritas pelo próprio Werther, nas quais ele descreve sua paixão pela bela Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem. O narrador revela seus pensamentos e devaneios, mergulhando no âmago de sua dor e sofrimento, trazendo à tona uma intensa melancolia que permeia toda a narrativa.

Através das cartas, é possível acompanhar a evolução dos sentimentos de Werther, sua obsessão por Charlotte e sua atual condição emocional. A obra aborda temas recorrentes no Romantismo, como a busca pela liberdade emocional, a paixão arrebatadora e a morte trágica.

Goethe demonstra uma habilidade única ao explorar a mente e os sentimentos do protagonista, transmitindo ao leitor suas emoções mais profundas. A narrativa é fluida e cativante, permitindo uma imersão completa no universo íntimo do protagonista.

A figura do jovem idealista e atormentado por sua própria paixão traz uma reflexão sobre a natureza do amor e suas consequências. Werther é um personagem complexo e trágico, que se entrega completamente a seus sentimentos, levando-o à beira da loucura.

Além disso, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" aborda questões sociais e filosóficas da época, questionando a rigidez da sociedade e as convenções sociais que limitam a liberdade individual. Werther é um personagem que se rebela contra as imposições da sociedade, buscando a realização de seus desejos em busca da felicidade plena.

No entanto, a obra também traz uma reflexão sobre os limites desse amor desenfreado, mostrando as consequências devastadoras de uma paixão obsessiva e irrealizável. A história de Werther revela uma dualidade entre a beleza do sentimento e a destruição que ele pode causar.

"Os Sofrimentos do Jovem Werther" consagrou Goethe como um dos grandes escritores do Romantismo, deixando um legado de análises psicológicas e críticas sociais. A obra continua a ressoar nas mentes dos leitores, trazendo à tona dilemas e questionamentos sobre a natureza humana e suas emoções mais intensas.
Naiade.Monteiro 15/09/2023minha estante
coitado do Werther. Depois desse livro eu percebi que acreditar no impossível é de uma ingenuidade idiota e de uma autossabotagem cega. É o famoso dar murro em ponta de faca. Tu sabe o buraco que está se enfiando mas quer cavar mais. Werther era um otário. pobrezinho

Vitoria.Ravenna 11/09/2023

Um livro curtinho, que pensei que leria rápido. Porém a sua segunda parte é maçante e isso tornou a leitura chata e cansativa. O final vai se tornando previsível, mas nem por isso é menos chocante devido a um fato inesperado no destino/desfecho de Werther. Algo que me impactou. Minhas expectativas foram altas ao começar a ler, porém não foi nem de longe minha melhor leitura desse ano até agora. Apesar das críticas que teci recomendo a leitura, pois é daquelas que te submergem.

Yuri 08/09/2023

A Droga da Paixão
Cientistas já fizeram uma pesquisa com pessoas apaixonadas e tiveram como resultado que o cérebro de um apaixonada se assemelha ao cérebro de um viciado em entorpecentes. Ao longo da leitura, podemos captar o efeito dessa droga (a paixão) na vida do jovem Werther. Ele se apaixona pela Lotte, seu entorpecente, não pode tê-la pois é comprometida a outro, entra em abstinência e, infelizmente não consegue sobreviver ao vício.

Eslen.Silva 08/09/2023

Black, Pearl Jam da sua geração.
Eu só queria fazer essa piada então eu vou escrever até dar letras o

Mike27 08/09/2023

Literatura romântica de qualidade!
O livro é escrito em formato de cartas, onde Werther descreve seus sentimentos intensos e sua angústia diante do amor não correspondido. Através das cartas, o leitor é levado a conhecer a mente atormentada do protagonista, que se entrega completamente a uma paixão proibida.

Goethe retrata de forma magistral os conflitos internos de Werther, que se sente cada vez mais isolado e desesperado com o passar do tempo. O autor explora temas como a solidão, a melancolia e a busca por um sentido na vida.

A narrativa é envolvente e emocionante, fazendo com que o leitor se identifique com os dilemas e sofrimentos do protagonista. A escrita de Goethe é poética e profunda, transmitindo com maestria as emoções e pensamentos de Werther.

Além disso, o livro também aborda questões sociais e culturais da época, como a rigidez das convenções sociais e a falta de liberdade individual. Werther é um personagem que se rebela contra essas normas e busca viver intensamente suas emoções, mesmo que isso signifique seu próprio sofrimento.

Sua obra emociona e provoca reflexões sobre o amor, a paixão e a busca pela felicidade. Através da história de Werther, Goethe nos convida a refletir sobre os limites do amor e as consequências de nossas escolhas.

Em suma, "O Sofrimento do Jovem Werther" é um livro que merece ser lido e apreciado por sua profundidade emocional, sua escrita envolvente e sua relevância histórica e literária. É uma obra que nos faz refletir sobre a natureza humana e as complexidades do coração.

pitypooralfie 05/09/2023

Revisitando um dos meus livros favoritos
02.10.21

Li os sofrimentos do jovem Werther há muito tempo, movida em parte pela comoção causada pela obra na época de seu lançamento. Eu sempre fui muito atraída por histórias trágicas, e não me frustrei com o que encontrei neste livro.

Revisitando agora esse que sempre foi um dos meus livros preferidos, constatei que a obra é melhor do que eu me lembrava, cheia de passagens poéticas belíssimas e com personagens cativantes, e também bastante humanos.

Considero essa uma leitura essencial, daqueles livros que nunca se esgotam, com camadas e significados diferentes a cada releitura. Apesar dos aspectos espinhosos e delicados da trama, acredito que esta é uma obra fundamental para a formação de todo leitor.

Tefi 05/09/2023

A depressão em meio as cartas
O livro, primeiro que leio de Goethe, é escrito de forma epistolar, com as cartas do jovem Werther para seu amigo, Wilhelm, sobre o vilarejo que acabou de se mudar e a sua nova paixão, a jovem Lotte, que está prometida a outro homem.

Apesar de curta, a leitura é densa. Por meio das cartas, temos um mergulho no pensamento e na forma de ver o mundo de Werther. Em muitos momentos, seus delírios, suas tristezas e sofrimentos, além das ideações suicidas, lembraram sintomas de depressão.

A história, a forma da escrita e a imersão no psicológico do jovem Werther tornam o livro uma leitura que vale a pena - recomendo.

Sobre a edição, a Antofágica é sempre incrível. A obra conta com quatro textos, uma introdução, e três posfácios.

Kleylton.Bandeira 03/09/2023

Há um Werther em mim!
Leitura necessária para quem deseja percorrer os caminhos mais recônditos da mente humana.

Um amor sentido e não vivido faz com que a vida do jovem Werther entre em completo desatino.

De maneira análoga, nos dias atuais, podemos perfeitamente substituir esse amor por qualquer outro desejo frustrado e é justamente aí, meu amigo, onde quero chegar!

Como lidamos com as frustrações da vida contemporânea? O que as portas fechadas em nossas caras, os nãos cuspidos em nossos pés representam em nossas vidas?

Os nossos infortúnios nos mostram o caminha da vida ou da morte?

Pois é...

Conclui as últimas laudas dessa obra prima com a seguinte dúvida em minha cabeça:

O que importa mais, verdadeiramente, na vida de um homem, o sentimento de desejo ou a conquista real do objeto desejado?

gustandrade 01/09/2023

Li esse livro após uma aula de Literatura em que descobri que ele causou uma onda de suicídios quando lançado. E fiquei curioso para saber o porquê. Simplesmente é sobre um cara que definitivamente não tem amor próprio e vira uma cadelinha de uma mulher casada. E como ele não consegue lidar com um não de uma CASADA, ele decide se matar. Sério? Achei bem chatinho de ler, é muita melancolia do personagem, característica típica do ultrarromantismo do século XIX.

Dd/Ju 01/09/2023

O impacto não é o mesmo
Livro lido com o intuito de gerar uma discussão da faculdade para a aula de Literatura da Modernidade I.
É um grande debate entre os críticos a definição do início da literatura brasileira. Dois teóricos importantes como o Antonio Candido e o Afrânio Coutinho demonstram ideias contrárias ao surgimento da literatura de fato brasileira. O primeiro citado determina que a literatura brasileira começa a partir de 1750, com manifestações literárias no período arcádico-romântico que só iram de fato se concretizar literatura durante o Mordenismo. O segundo não aceita essa definição e defende que ao primeiro pisar de um indivíduo que produziu literatura no Brasil pode se considerar iniciada a literatura brasileira.
Os sofrimentos do jovem Wherter entra nessa discussão signicando o marco inicial da Literatura Romântica, influenciando inclusive o Romantismo brasileiro. Ao descrever o jovem Wherter como um louco apaixonado em busca de um amor impossível há um marco inicial dessas produções que marcam as características cruciais da Escola Literária Romântica. Toda a descrição romântica é enfadonha, os problemas do jovem diante as circunstâncias, a sensibilidade, o exagero, a descrição detalhada da mulher amada são alguns dos fatos que podemos destacar nessa produção que demonstram os requisitos básicos da obra Romântica. Essa produção significou um grande marco na sociedade da época, ocasionando muitos episódios do que foi intitulado "efeito Wherter", mas hoje de fato o impacto não é o mesmo. Há grandes complicações em entender certos detalhes do livro, e justamente o detalhamento na obra acaba causando um efeito de cansaço ao leitor. É difícil defender certos românticos como o Wherter, somente corações extremamente sensíveis possivelmente poderiam tentar compreender as ações do protagonista sem julgá-las. É fato que a obra traz um exemplo de Romantismo puro, de um amor extremamente intenso causador de suspiros e dores dilacerantes, capazes de definir um fim trágico a um jovem como o Wherter.

Kamilly.Delfini 28/08/2023

Bom, mas nao me emocionou tanto quanto eu achei que seria, mas uma leitura bem fluída e facil se ser compreendida

earlysunsetz 27/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo.
Queria escrever uma resenha complexa, mas não conseguiria. meu primeiro contato com o enredo do de werther foi enquanto fazia uma tarefa sobre saúde mental. já sabia do desfecho, e já tivera a oportunidade de retirar o livro na biblioteca da escola, mas não quis. "já sei como é a história e não gosto do estilo de cartas, então pra que pegar?" pensava, numa ação de quase desvalorização, pra ser sincero. mas quando finalmente li, fui surpreendida positivamente.

desde o começo me apeguei ao personagem. seu amor pela natureza e pela vida nas primeiras páginas é comovente.

por ser escrito em formato de cartas, tudo se torna ainda mais pessoal, e em alguns momentos parece até que estou invadindo demais a privacidade de werther.

acompanhar seu declínio foi uma experiência muito infeliz... eu não esperava ficar tão abalada, afinal já tinha levado spoilers, mas aqui estamos. lacrimejei diversas vezes e chorei genuinamente em algumas. mas sei que sou sensível demais, então talvez tenha sido exagero meu.

reconheço que não é um livro pra todo mundo, mas gostei. :]

Carlos Henri 25/08/2023

Gostei bastante é um livro muito bem escrito e bem construído. Mas como já sabia do final não foi tanto.