Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

LuizaSH 23/09/2023

Como eu costumo dizer, não é porque uma obra é considerada clássica, que necessariamente ela é boa.
Entendo a importância desse livro, levando-se em conta a época em que foi publicado originalmente, mas não gostei do enredo.
A obra é escrita em formato epistolar, quer-se dizer, o personagem principal, Werther, narra os acontecimentos em primeira pessoa, em cartas que escreve a várias pessoas, mas, principalmente, a um amigo chamado Guilherme.
Werther se apaixona por uma moça de nome Carlota e aí começa seu drama, pois ela é comprometida com outro homem. Mas é uma choradeira e desespero em virtude dessa relação, não curto esse tipo de narrativa, com gente perdendo o rumo por conta de um relacionamento, ainda mais um que sabiam não ter futuro desde o início. Mais não posso falar, porque correria o risco de spoiler.
Essa edição da L&PM é interessante, pois traz uma introdução sobre o livro e sobre o autor, contextualizando a época em que foi escrito e a importância e influência da obra e de seu escritor. Essa parte achei bem interessante, ajuda a compreender um pouco mais.

dxrksoulx 21/09/2023

Querido Werther...
Simplesmente um dos melhores livros que li esse ano.
Uma leitura cativante e brilhante.
Quem diria que um livro comprado na bienal apenas pela sinopse me proporcionaria tamanho prazer e enriquecimento como leitor.
É por isso que amo os clássicos!
Devo agradecer pelo excelente trabalho da editora Antofágica.

Agora, me deem licença, pois irei ler meu Homero...

jvsherlocked 20/09/2023

Abraço tempestuoso
Finalmente o li e foi como o encaixe perfeito de uma luva a uma mão com frio.

tudo o que tenho a dizer é: obrigada, werther, por, sendo quem fora, ter me acolhido em um momento tão difícil.

sou extremamente feliz de poder ter esse livro na minha estante, de tê-lo rabiscado, marcado e transcrito minhas partes favoritas.
Nyla.yanna 20/09/2023minha estante
Você pode me fazer um resumo desse livro com os plots, e tudo??? Com todos os spoleirs, preciso saber desse livro porque tenho prova sobre ele e não vou ler

Gabriel.Luck 19/09/2023

Simplesmente incrivel e espetacular
Goethe parece fazer tudo aqui; faz um classico romântico mas de uma maneira trágica, traz a tensão entre fidelidade e traição, o drama do protagonista, o espírito jovial dos jovens da época misturado com uma harmonia nas palavras e frases incrivel, cada uma com mais a acresentar a história.
O romance do protagonista embora muito romantico não atrapalha a leitura, ao meu ver, pois intensifica o desejo e esse desejo e posto a ponto de absurdos por ele, neste caso trágico.
Goethe é incrivel espetacular, lembra homero que ele cita tanto, é espetacular como ele cria ações que casa muito bem e dão ora supresa ora tristeza.
Realmente um exelente escritor e um exelente livro para se ler.

Gabriel.Luck 21/09/2023minha estante
Oba, foi mal pela demora, espero que ainda ajude, Basicamente uma obra romantica sobre um jovem que se apaixona por uma mulher e como não pode tela sofre até se matar, o texto principal é feito pelas cartas de weter para um amigo onde ele descreve seu amor por lotte, uma mulher comprometida que esta para se casar. a primeira parte é wherter descrevendo o amor que sente por lotte, e que em algumas linhas diz ter certa angustia por não ter esse amor, na seguda parte ele sai para uma viagem para esquecer lotte, mas acaba por ser desagradavel: wheter não gostou de niguem, e acaba por em uma festa ser totalmente desprezado pelos outros por não se bicar com niguem e todos desconfiarem de wheter e lotte, wheter volta e fica cada vez mais com lotte o que gera um desconfoto ate o casal se afastar do protagonista, nisso fica cada vez mais angustiado até chegar uma noite onde vai a casa de lotte quando niguem mais esta e acaba lendo uma historia para ela, que a faz ficar sentimental e wheter aproveita e lhe rouba um beijo, o que a deixa envergonhada e wheter em estado de anima, depois wherter é expulso e nunca mais pode vela, então decide ele viaja para longe, e pede uma arma para albert, o marido dela que não sabe de nada, e usa a arma para se matar, uma morte lenta e dolorosa, na 3 parte um editor conta os pormenores da morte de wherter que eu já disse, lotte acaba muito triste e se sentindo culpada por ter traido seu marido, mesmo não querendo. a obra retrata o jovem goethe que tambem se apaixonou, vele a nota que ao longo da historia o protagonista passa a se decepcionar com a vida, como na festa, quando uma homem mata outro por amor uma a uma mulher e wheter tenta ajudalo, e quando tenta entrar na vida politica, mais depois da festa desiste. uma historia de amor qur acaba em desastre, o diferencial dela é goethe e sua narrativa bem desenvolvida e harmonica.... com certeza devo te errado uma palavra ai, mas espero que de pra entender

Nyla.yanna 21/09/2023minha estante
Muito obgdd mas já fiz a prova hojeee sobre esse livro, acho q fui bem

Alice 19/09/2023

Jovem Werther
Romance epistolar em que o jovem Werther conta ao amigo Wilhelm a história de seu amor impossível pela bela Charlotte, prometida em casamento para outro. De temperamento sensível e artístico, ele não ...

Jenesaispas 17/09/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
?Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor??
O livro responsável pela maior onda de suicídio em massa da história da literatura, retrata a melancolia de Werther que desabafa e relata seu dia a dia por meio de cartas endereçadas ao seu melhor amigo Wilhelm. Acompanhamos seus sentimentos de sua perspectiva, vemos sua paixão por uma jovem desabrochar e junto dela uma enorme angústia, a jovem era prometida a um outro homem e a Werther apenas restava sonhar com o e se, e por isso eu repito aquela passagem. ?Por que o que faz o homem feliz pode tornar-se a fonte de sua dor?? Vemos seus esforços para tentar superar, mas é algo que ele só não consegue controlar.

Uma escrita super fluída e cativante, confesso que me apaixonei pelas descrições de paixão dentro do livro, não é tão maçante quanto pensava, depende muito do seu grau de maturidade e seu estado mental. Dois anos atrás quando peguei este livro para ler eu o abandonei, simplesmente não conseguia prosseguir sabendo o que iria acontecer, hoje o li em um fim de semana em uma rapidez, é relativo para cada leitor basta dar uma chance.

Jenesaispas 21/09/2023minha estante
Caramba moce, faço sim faço sim. Tô numa aula de química agr mas dps faço pra ti

Nyla.yanna 21/09/2023minha estante
Moça não precisaa mais acabei de sair da prova de literatura, rmvi umas resenhas consegui responder

Pode contar o final

vinícius 17/09/2023

Acreditar que o amor ideal existe só te frustra. é engraçada a rivalidade entre o amor romântico e o amor líquido, mas ambos não são reais de fato. tudo é vendido em performance e "produtividade".
o romântico tentando imortalizar só memórias boas e se afundando em angústia, ignorando as partes ruins, acabando em um fim trágico no livro.
é só viver o amor e ser sincero com os sentimentos, sem buscar um desempenho forçado.

Rosy 17/09/2023

Bem legal
Como o próprio título já fala, são sofrimentos. Sofrimentos de diversos tipos: amorosos, de amizade, de trabalho, de vida. Mas não fica triste, nem maçante, mto pelo contrário. É bem envolvente, bastante reflexivo e bem introspectivo. O livro é bem pro lado drama e sofrimento (MESMO!), mas tem uns pontos bem interessantes e de mta reflexão, de como as pessoas influenciam as outras. Como a sociedade influência o indivíduo e as consequências dessas influências. Gostei. Mas não é um livro pra todos.

yas :) 15/09/2023

É preciso aprender a amar humanamente.
Goethe, você tem um coração de poeta!!

Esse livro é lindamente escrito e absolutamente cruel em suas intenções. Não é à toa que causou tantas consequências horríveis na época que foi publicado, vide a imensa riqueza de detalhes e delicadeza com a qual Goethe reflete o encorajamento do Werther em acabar com tudo.

Parece meio bobo ler esse livro nos tempos atuais e pensar nas razões do Werther para seus delírios, mas como ele próprio diz "Este meu coração, que é meu único orgulho e a única fonte de tudo: de toda a minha força, de toda a fortuna e de toda a desdita. Afinal, o que eu sei, qualquer um é capaz de saber ? mas só eu sou portador deste meu coração." E como julgar o coração alheio depois disso tudo?

Leitura essencial, mas que necessita de cuidado e de calma, coisas que absolutamente faltam no sofrimento aqui contado e que com toda certeza me encheram os olhos de ler!!

danriien 14/09/2023

Sendo sincero, não achei que fosse gostar nem um pouco deste livro, mas me surpreendi!! o werther é bem dramático e tals, mas ele é muito identificável... infelizmente nossa sociedade foi moldada aos moldes do romantismo do séc. 18. é o que temos pra hj !

mas devo admitir que gostei pq fui com expectativas negativas. o livro é bem interessante e werther é carismático, mas não chega a ser um livro arrebatador ou algo do tipo...

Ana Livia 14/09/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Sofrido... o livro e o Werther.
Um clássico, com clássicos sofrimentos.
Não é o tipo de livro que me prende, mas vale a leitura.

Vicente 13/09/2023

"Os Sofrimentos do Jovem Werther", escrito por Johann Wolfgang von Goethe, é uma obra literária de grande repercussão no período do Romantismo. Publicado em 1774, o livro narra a história de um jovem sensível e sonhador chamado Werther, cujo coração é tomado por um amor impossível.

A trama se desenvolve a partir das cartas escritas pelo próprio Werther, nas quais ele descreve sua paixão pela bela Charlotte, uma mulher comprometida com outro homem. O narrador revela seus pensamentos e devaneios, mergulhando no âmago de sua dor e sofrimento, trazendo à tona uma intensa melancolia que permeia toda a narrativa.

Através das cartas, é possível acompanhar a evolução dos sentimentos de Werther, sua obsessão por Charlotte e sua atual condição emocional. A obra aborda temas recorrentes no Romantismo, como a busca pela liberdade emocional, a paixão arrebatadora e a morte trágica.

Goethe demonstra uma habilidade única ao explorar a mente e os sentimentos do protagonista, transmitindo ao leitor suas emoções mais profundas. A narrativa é fluida e cativante, permitindo uma imersão completa no universo íntimo do protagonista.

A figura do jovem idealista e atormentado por sua própria paixão traz uma reflexão sobre a natureza do amor e suas consequências. Werther é um personagem complexo e trágico, que se entrega completamente a seus sentimentos, levando-o à beira da loucura.

Além disso, "Os Sofrimentos do Jovem Werther" aborda questões sociais e filosóficas da época, questionando a rigidez da sociedade e as convenções sociais que limitam a liberdade individual. Werther é um personagem que se rebela contra as imposições da sociedade, buscando a realização de seus desejos em busca da felicidade plena.

No entanto, a obra também traz uma reflexão sobre os limites desse amor desenfreado, mostrando as consequências devastadoras de uma paixão obsessiva e irrealizável. A história de Werther revela uma dualidade entre a beleza do sentimento e a destruição que ele pode causar.

"Os Sofrimentos do Jovem Werther" consagrou Goethe como um dos grandes escritores do Romantismo, deixando um legado de análises psicológicas e críticas sociais. A obra continua a ressoar nas mentes dos leitores, trazendo à tona dilemas e questionamentos sobre a natureza humana e suas emoções mais intensas.
Naiade.Monteiro 15/09/2023minha estante
coitado do Werther. Depois desse livro eu percebi que acreditar no impossível é de uma ingenuidade idiota e de uma autossabotagem cega. É o famoso dar murro em ponta de faca. Tu sabe o buraco que está se enfiando mas quer cavar mais. Werther era um otário. pobrezinho

Vitoria.Ravenna 11/09/2023

Um livro curtinho, que pensei que leria rápido. Porém a sua segunda parte é maçante e isso tornou a leitura chata e cansativa. O final vai se tornando previsível, mas nem por isso é menos chocante devido a um fato inesperado no destino/desfecho de Werther. Algo que me impactou. Minhas expectativas foram altas ao começar a ler, porém não foi nem de longe minha melhor leitura desse ano até agora. Apesar das críticas que teci recomendo a leitura, pois é daquelas que te submergem.

Yuri 08/09/2023

A Droga da Paixão
Cientistas já fizeram uma pesquisa com pessoas apaixonadas e tiveram como resultado que o cérebro de um apaixonada se assemelha ao cérebro de um viciado em entorpecentes. Ao longo da leitura, podemos captar o efeito dessa droga (a paixão) na vida do jovem Werther. Ele se apaixona pela Lotte, seu entorpecente, não pode tê-la pois é comprometida a outro, entra em abstinência e, infelizmente não consegue sobreviver ao vício.