Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

may.reader 28/02/2023

Sofrimento, esse título resume bem o que o livro traz, desilusões amorosas de um jovem que sempre amou pessoas que estavam comprometidas.
Tem muitas reflexões interessantes no livro, maravilhosa na vdd, um clássico que deu indicaria de olhos fechados.
A primeira desilusão influenciou a vida toda do personagem principal, as vezes da vontade de dar umas chacoalhadas nele, pra ver se mudaca de marcha.
Gostei bastante da escrita do autor, tentarei ler outra obra sua.

VeraCyntia 12/10/2021

Razoável
Conheci está obra quando estava no curso de psicologia através da teoria: efeito Werner. Na qual fala de como um suicídio pode afetar outras pessoas. Pois, segundo a história de Johann Wolfgang Goethe levou a um grande problema na época: o suicídio de muitas pessoas na Europa que se mataram usando uma pistola e roupas parecidas com as do protagonista.
De tão significativo, o caso foi usado para nomear o Efeito Werther, que é quando ocorre um aumento do número de suicídios depois de um caso amplamente divulgado. O termo foi proposto pelo pesquisador americano David Phillips, em 1974.
Entretanto, a leitura do livro não foi tão agradável, pois tem uma linguagem rebuscada, arrastada e cansativa. Confesso que quase não termino de ler. Mas, enfim, cheguei ao fim.

Carlinha 12/07/2022

Intenso com poucas páginas
Gostei da experiência desse pequeno romance.
Aqui acompanhamos os relatos do joven Werther em suas cartas para o amigo Wilhelm.
Percebemos a transformação do protagonista no momento em que encontra seu amor (platônico).
O autor consegue expor com delicadeza e em poucas páginas toda a paixão, todo o desespero, toda a agonia, todo o sofrimento...
Me surpreendi com o fiel relato da depressão, mesmo sendo uma obra do século XVIII.

Alessandro 08/11/2021

Fraqueza
O jovem apaixonado sucumbe aos desejos proibidos concedidos, complacentemente, pela mulher merecedora de seu amor. Lassidão, complacência e letargia são as culpadas pelos funestos desdobramentos inevitáveis experimentados por todos. Se houvesse mais atenção e presteza moral? resultados diferentes seriam experimentados.

Ju 31/01/2023

surpreendentemente maravilhoso e triste.
Os sofrimentos do jovem Werther é uma leitura epistolar - narrada por meio de cartas - em que werther as envia para seu amigo. Por meio das cartas é possível perceber que Werther é um jovem que gosta de viver e é intenso com suas relações e sensível a vida e tudo a sua volta. Entretanto, ao conhecer Lotte, uma jovem já comprometida, ele se apaixona perdidamente e sofre a cada dia que se passa por não poder viver esse amor.

Mesmo horas depois de ter terminado esse livro, ainda consigo sentir cada sensação única que ele me proporcionou. Incrivelmente melancólico e bem descrito. Vale muito a pena a leitura.

?contém gatilhos!
manel T 31/01/2023minha estante
Vou ler esse mês... Digo, esse mês apartir de amanhã?

Ju 01/02/2023minha estante
é muitooo bom!!!!

Lavínia 27/03/2013

"A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir."
Um livro que faz jus a sua época. Repleto de Segunda Geração Romântica em cada página. Goethe conseguiu fazer com que Werther fosse um dos mais cativantes personagens das obras literárias com as quais já tive contato. E com que Charlotte parecesse mesmo a mulher que qualquer um deseja. Apesar de a colocar um único defeito: pertencer a outro homem, a não a Werther.
Descrito através de cartas, o amor de Werther nasce e mata.
Werther já se apaixona por Charlotte sabendo que a mesma é prometida a Albert. Sabendo que mesmo que se for algum dia correspondido, nunca terá Charlotte como deseja.
Sufocado pela dor desse amor impossível, Werther sofre ao ver Charlotte se casar com Albert. Werther sofre ao acreditar que Charlotte o ama, quando é beijado pela mesma, momentos antes de Charlotte dizer que nunca mais desejava vê-lo. Charlotte também sofre, ao amar Werther e saber que vive um amor impossível.
Werther então, parte. E com o passar do tempo, resolve suicidar-se. Goethe ainda resolve ser irônico ao ponto de fazer com que Werther peça as pistolas a Albert, com a desculpa de que irá viajar e precisa de proteção. E Charlotte envia para Werther as armas que matarão seu amado.
A morte de Werther representa a pior face do amor. Representa os estragos que o amor é capaz de fazer em alguém. E Werther deixa claro isso no decorrer do livro, fazendo suas reflexões sobre o espírito humano e sobre seus sentimentos, enquanto explicitava o estrago que esse amor estava fazendo em seu ser.

Os Sofrimentos do Jovem Werther, na época de sua publicação na Europa, teve uma influência tremenda em jovens. Jovens começaram a se vestir como Werther, e até mesmo se suicidavam, dando assim início a uma onda de suicídio. Por esse motivo, alguns governos tentaram impedir a circulação da obra.
Isso nos mostra o quão impactante o livro é. O quão impactante a literatura pode ser em nossa sociedade.
Sem dúvidas, Os Sofrimentos do Jovem Werther foi um dos (se não o maior) marcos da escola literária Romantismo. E continua marcando vidas até hoje. Um dos maiores legados da literatura europeia.

Sarah 19/08/2020

Leitura obrigatória
Depois de toda a influência na literatura ao redor do mundo, não esperava menos do que uma influência em mim!
Definitivamenre existe um leitor antes e depois de conhecer Goethe!
Que obra maravilhosa!
Sua escrita em cartas trás um tom pessoal a toda trama nos fazendo sentir confidentes de Werther ( este com o qual por vezes conseguia me identificar de tal forma que passava pela minha mente "só você para conseguir exprimir isso que sentimos em palavras", e em outras era tão absurdo que só queria agarrar-lhes pelos ombros e o sacudir até voltar a realidade).
A paixão do personagem me fez questionar por vezes suas afirmações sobre sinais de reciprocidade, me perguntando a cerca de sua sanidade.
Mas no final ao revelar sua inspiração e trechos de cartas reais, tudo se torna mágico e minha admiração pelo autor cresceu!!!

Dani 27/03/2017minha estante
Ótima resenha!

Cristian 27/03/2017minha estante
A Dani tem razão, ótima resenha

Obrigada. :)

Márcio_MX 27/03/2017minha estante
Só acho que deveria ser marcado como spoiler, principalmente pelo último parágrafo.

Natalie Lagedo 27/03/2017minha estante
Kkkkkkkk isso ainda é spoiler? '-'

Eu acho.

Márcio_MX 27/03/2017minha estante
Eu acho. Eu por exemplo, não conhecia o final.

:O

Dani 27/03/2017minha estante
Hahaha é spoiler, mas tá perdoada.

Natalie Lagedo 27/03/2017minha estante
Agora marquei que tem spoiler, mas não sei se aparece o aviso.

Márcio_MX 28/03/2017minha estante
Apareceu sim. No seu perfil, na seção de resenhas já está o aviso de spoiler a resenha só aparece se a pessoa clicar em visualizar.
Valeu, Natalie

Wagner 29/03/2017minha estante
Gostei muito da resenha. É uma certeza absoluta que Goethe não irá entrar na minha estante. Principalmente por causa dos Sofrimentos do Jovem Werther. Na juventude evitei e hoje está totalmente descartado.

Joao.Pedro 26/02/2018minha estante
Não entendo nada de história da literatura ou crítica literária, mas me pareceu, ao terminar a leitura, que o Jovem Werther era já o indicio de um niilismo em gérmen, um desencanto com a criação e um sentimento de abandono pelo Criador. Tudo isso por não conseguir aceitar que o mundo não funcionasse de acordo com suas predileções individuais! Pior, esse movimento da alma do jovem Werther parece ser universal! Tal é a força do desejo humano! Incrível! Senti certa dificuldade em Goethe em submeter o sentimento do dever e da nobreza a esse estado de espírito, é um gênio esse Goethe! Gênio!

cafecomleituraetc 09/03/2023

Os sofrimentos do Jovem Werther ✨

✨Essa obra foi inaugural do gênero romântico na Alemanha

✨É um romance epistolar, ou seja, em formato de cartas.

✨Claramente o livro é dividido em dois momentos. A primeira parte mais filosófica, onde narra os acontecimentos e tormentos de Lotte. Já na parte final é mais descritiva, expondo as sensações paradoxas e complexas que estão presentes na obra.

✨ Carlota simboliza o ideal de mulher culta da época, educada para se casar.

✨Werther se sente cada vez mais impossibilitado de seguir sua vida (não vou falar o motivo para não dar spoiler kkk). Ele narra de modo dramático o seu sofrimento.

✨O final do livro é um choque. (Sem spoiler).

Super indico a obra 😉

#literatura #ossofrimentosdojovemwerther #goethe #romantismo #leitura #booksgram

site: https://amzn.to/3JqSZW1

Lívia GM 15/10/2020

Werther, tão intenso como uma tempestade
A obra ?Os Sofrimentos do Jovem Werther? é constituida por cartas que Werther, o protagonista do livro, escreve ao seu amigo Wilhelm, nelas o personagem narra as suas aventuras em sua nova moradia, localizada em um pequeno vilarejo. É nele que Werther conhece Lotte, a moça que conquistara o seu coração e que passara a receber os seus afetos. No entanto, a jovem já estava comprometida com Albert e se casaria pouco tempo depois com este, fato que impediu Werther de ter muito mais do que sua atenção como amiga. Audacioso como era, Werther buscava constantemente estar na companhia de sua amada, não medindo esforços para encontrá-la e mesmo depois que Lotte firmara o seu compromisso com o noivo, ele não deixava de visitá-la quase que diariamente, procurando sempre a ter por perto. E assim se passa o enredo, o sentimento que Werther nutre por Lotte meche fortemente com ele, ela passara a ser a inspiração de sua vida, fato que determinará todas as suas ações ao longo da história.

Nícolas 26/10/2020

Uma obra prima perigosa
Se você estiver passando por um momento turbulento em sua vida eu desaconselho completamente a leitura!

Este livro é sem sombra de dúvidas um marco na literatura mundial. Foi meu primeiro livro do autor e não levou muito para perceber que Goethe foi um gênio.

O livro conta a história de um jovem que vive um romance correspondido mas que não acontece por sua amada já ser comprometida.

A escrita é brilhante e Goethe sabe como passar a sensação descrita ao leitor, da para sentir a desilusão do personagem.

Confesso, como estória não faz muito meu estilo de livro, até porque não me considero muito sentimental, mas não posso deixar de elogiar toda a estrutura desta obra.

O livro ainda faz críticas profundas a respeito da importância que damos a certas coisas que nos faz refletir a respeito dos nossos valores.

Como não deve ser spoiler para ninguém o que acontece ao fim, continuarei com a minha resenha.

A romantização do suicídio é algo extremamente perigoso podendo servir se gatinho a pessoas que estejam passando por momentos complicados. A leitura deste livro deve ser feita com muita cautela.

Nat 03/02/2023minha estante
É uma leitura necessária

Cleber.Laia 01/06/2023

Apesar do tema ser bem sensível, Os sofrimento do jovem Werther é um romance incrível. Deve ser lido e relido. As pessoas com problemas psicológicos devem evitar essa obra.

AYUMI 25/11/2020

Apesar de ser um personagem extremamente dramático, lembrei-me de seu contexto histórico, e tentei enxergar o lado de Werther, por fim acabei gostando e achando a história bem bonita

mmmainieri 23/04/2021

nada na espécie humana possui data de validade
"o tema do livro é a paixão, mas não a paixão disciplinada. [...] É a paixão sofrida até a mais absoluta destruição, até a aniquilação das forças vitais, na qual as barreiras da moral vêm totalmente abaixo."

Não consigo ignorar o quão notável é o contraste da narrativa na parte um e dois. Nas primeiras cartas, eu lia o livro me perguntando "por que o nome do livro é os sofrimentos do jovem Werther????" ele parecia visivelmente feliz, saciado. Tudo o que ele descrevia havia beleza, alegria, admiração. Tudo ele admirava, até o mais simples. É devastador o desenvolvimento da vida dele, da personalidade e do humor. Sério, nunca tinha lido uma perspectiva tão sensível. Chega a ser doloroso no leitor, testemunhar a dor de uma pessoa como o Werther. Eu fico admirada em ler um livro assim, com tantas coisas importantes, escrito em 1700...A humanidade sempre foi e sempre será a mesma. E ver como o modo que a impressão que a depressão e o suicídio ainda tem nas pessoas hoje em dia, faz a gente se perguntar se há assuntos que o ser humano realmente consegue encarar, discutir e "desbanalizar" mesmo com séculos entre o tempo.

O livro é lindo, mas é uma beleza crua e amarga. Não é um conto de fadas nem possui final feliz. É a beleza da natureza e do real.