O apanhador no campo de centeio

O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

Manu 09/10/2023

Para onde vão os patos do central park no inverno?
Que livro genial! Antes de começar a leitura eu nem imaginava o que me aguardava... Uma história tão singela e ao mesmo tempo tão completa. O mundo pelos olhos de um adolescente é assim mesmo, por mais que o livro tenha seus 60 anos, a adolescência ainda é a mesma. Holden, crê ser muito crescido, quando não passa de uma criança grande. No geral gostei muito da obra, só fiquei meio descontente com a falta de desfecho sobre Jane, mas, no todo, foi uma história muito incrível e acolhedora. Super recomendo!

Edilene Freitas 19/04/2021

Comecei a ler esse livro sem conhecimento nenhum a respeito e fui pega totalmente de suspresa pela história que nosso protagonista Holden Caulfield nos conta, principalmente pela forma como ele o faz, com uma linguagem super informal, utilizando até mesmo palavras de baixo calão.

Holden é um adolescente rico, desajustado, talvez até bastante deprimido, que acaba de ser expulso da escola. Seguimos então a história pelo final de semana após a expulsão e pelas várias desventuras que ele viverá nesse período ao andar aleatoriamente por Nova York.

Percebemos que Holden é insatisfeito com a sociedade, acha praticamente todos os adultos hipócritas e falsos e critica constantemente a forma de viver que os adultos têm, com suas diversões e relações superficiais.

Em muitos momentos fiquei bem irritada com o Holden, pois ele parece um adolescente mimado, que critica a superficialidade do mundo, mas que gasta dinheiro sem sequer ver e que nunca está feliz em lugar nenhum e nem na companhia de ninguém. Mas, ao mesmo tempo, também senti um pouco de compaixão, pois ele está deprimido por causa das perdas que vivenciou. Não tem como não se identificar com o personagem. Amei a leitura.

Giovana1126 07/05/2024

O apanhador no campo de centeio ??
Que bomba!
Tinha tudo pra ser um livro bem legal e, não vou mentir, no início eu tava realmente achando a história interessante. Acontece que com o decorrer do livro, a história foi ficando difícil porque o protagonista é muito descritivo. Tanto que a história inteira se passa em menos de uma semana. Só terminei porque foi uma leitura obrigatória. Fiquei chateada porque poderia ser um livro muito bom (realmente achei que fosse), mas quando cheguei no último capítulo e vi escrito "FIM!", eu quase chorei de emoção por ter finalmente terminado de ler. Provavelmente entrarei em ressaca literário depois disso, mas valeu a experiência ?

Arianeolga 22/09/2020

Gostei mas me irritei
As gírias do Holden me irritava de uma forma que eu falava que não iria continuar, mas não fechava o livro. No final das contas, acabei gostando da historia e torcia para que algumas coisas não acontecessem.
Germana 04/10/2020minha estante
Também me irritei com as gírias.

Ádila 08/05/2020

Grande clássico Y. A.
O Apanhador no Campo de Centeio, original em inglês: The Catcher in the Rye, do autor J. D. Salinger, é um grande clássico da literatura estadunidense.
Considerado o primeiro livro a tratar das angústias da adolescência e da juventude, foi este que possibilitou o surgimento do gênero Young Adult (jovem adulto) que hoje em dia faz tanto sucesso com seus personagens entre os 16 e os vinte e poucos anos.

A história se passa na década de '50, em Nova Iorque. Holden Caulfield está com 17 anos e narra uma história que lhe ocorreu ano passado, quando tinha 16 e foi mais uma vez expulso de um colégio interno. Mas ele não quis contar isso à família e então decide fazer as malas, se hospedar em um hotel barato de Nova Iorque e perambular pela cidade. Ir à bares, cinema, central park, conversar com as pessoas... E no meio disso tudo vamos conhecendo esse garoto, suas angústias, seus valores, sua relação com os irmãos (que é muito importante pra história dele!).

Holden é um menino inquieto, crítico da sociedade, que se sente deslocado no mundo. Ele tem opiniões fortes, mas ao mesmo tempo se sente perdido na vida, sem saber que rumo tomar pra vida adulta. Ainda mais por causa de seu desprezo ao mundo dos adultos, que ele vê como um mundo de muitas hipocrisias, falsidade, gente pervertida e maldosa... Enquanto, em contrapartida, ama as crianças, pq vê nelas a pureza e qualidades como inteligência e bondade que ainda não foram corrompidas.

Apesar da história ser da década de '50, tudo nela continua muito atual, talvez até mais do que naquela época, pois hoje em dia há um sentimento generalizado de desesperança, de angústia, principalmente entre os jovens e por isso muitos de nós, em alguns momentos, nos identificamos com o Holden.
Mesmo assim, ele não é muito fácil do leitor gostar o tempo todo. Holden Caulfield é um personagem que divide muito a opinião dos leitores, e por isso mesmo é tão interessante.

A capa + o título não são icônicos à toa. Tudo faz sentido. Cada detalhe da capa faz referência à história e o título é explicado na segunda metade, em uma conversa que ele tem com sua irmã mais nova.

É um ótimo livro para discutir e trocar ideias, pois algumas coisas ficam em aberto e cabe à nós, leitores, termos a nossa própria interpretação. Mas mesmo assim, achei esse livro muito bem feito! Recomendo.

site: Instagram @trechoseresenhas_

Joao.Alessandre 22/07/2022

Muito bom ****
Livro acelerado, alucinante. Os desdobramentos acontecem de forma errática, dando impressão de psicografia, não de escrita. A ação se passa em poucos dias. O narrador destrincha eventos pessoais sucessivos de forma ininterrupta, viciante, é difícil não terminar o livro no mesmo ritmo. Talvez seja algo pessoal ou toque cada pessoa de forma diferente mas minha experiência foi extremamente positiva. Salinger sabiamente escreveu apenas este romance (além de novelas e contos) e alçou sua narrativa ao nível dos clássicos essenciais da literatura universal.
Adriana.Lopes 01/07/2023minha estante
Não sei o que aconteceu, mas não entendi e desisti.

Marcus Klinger 28/08/2020

Quem foi Holden Caulfield?
O livro conta a história de Holden Caulfield - um jovem que se difere de seus irmãos que levam uma vida idealizada socialmente - relatando em primeira pessoa as frustrações acerca da vida adolescente e o ?fracassado? rumo em que a vida do personagem tem caminhado. Com um discurso anticapitalista, o romance conta com gigantes críticas acerca de comportamentos sexuais, religiosos e condutas socialmente aceitas no ano em que foi escrito mas que se seguem até os dias atuais, feitas por um adolescente problemático e frustrado que esconde toda sua genialidade em meio ao seu vocabulário jovial e chulo.
Com pensamentos extremamente fortes e marcantes, Holden foi o apanhador no campo de centeio que fez história na literatura e fomenta críticas válidas e extremamente necessárias, sendo o protagonista deste clássico que com certeza levarei em minha trajetória de entender os comportamentos sociais.

Gabriel Varizi 20/05/2020

"O Holden pode ser meio chato às vezes"
Comecei o romance sem saber quase nada sobre, apenas por recomendação de alguns amigos e o seguinte aviso "O Holden pode ser meio chato às vezes". E era. Ô se era. Em grande parte do início do livro revirei os olhos com seu comportamento temperamental, revoltado, odiando tudo e a todos (salvo algumas exceções). Mal sabia eu que essa pessoalidade com a qual são narrados três dias de sua vida seria exatamente o que me prenderia e me fizesse ter essa obra como uma de minhas favoritas.
A história é narrada em primeiríssima pessoa, com muitos elementos da linguagem oral, tais como gírias, repetições de palavras, e tantas digressões que, em alguns momentos, até parecem um fluxo de consciência. Mas é importante ressaltar que esse estilo de escrita, além de ser equilibrado a ponto de não ser cansativo, aproxima o leitor do personagem principal, então por mais que algumas de suas ações sejam moralmente questionáveis ou apenas não muito agradáveis, você entende o narrador e o que faz agir de tal maneira.
Ao longo dessa narrativa masculina, Holden te conquista, com uma sensibilidade que se vela ao início e chega ao seu ápice nos acontecimentos finais. Em qualquer momento da vida, é possível olhar para essa específica passagem da adolescência para a vida adulta (típico dos romances de formação) e se identificar com o personagem e suas questões. Afinal, quem nunca ficou muito confuso e pressionado com o questionamento "O que você quer mesmo fazer?".
Holden dá voz aos desajustados e essa voz não é necessariamente agradável, mas sempre sincera, com seu dialeto e jeito muito específico de falar. É a única voz que ele tem e é o instrumento que usa para ser ouvido e compreendido. Foi incrível a capacidade desse livro de me prender e sempre olharei com carinho na minha estante como um velho amigo.

Vanessa 15/02/2020

esperava mais ...
reconheço que não sabia nada do livro, além de que é um clássico, achava que tinha algo extraordinário na história

tiagua 22/07/2020

o apanhador no campo de centeio
Uma leitura intimista, um retrato do adolescente da época, sem grandes tramas e desfechos.

Holden é um adolescente excêntrico, pessimista que depois de ser expulso da escola vaga pela cidade afim de esquecer dos problemas que o aguarda. E acaba encontrando muitas pessoas e passa por situações nunca imagináveis.

Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro. Além de ser um clássico, um professor ja me indicou ele. Eu tive expectativas muito grandes e me decepcionei.

Entendo por que de ter feito sucesso na época. Vaga por temas corriqueiros no universo adolescente.

O mais legal que eu achei foi a relação dele com a irmã. No geral, foi uma leitura arrastada. Acabei quase obrigado. Não tem uma narrativa certeira, é sem pé e sem cabeça, acaba e termina num grande vazio.

Não foi uma história boa de se ler, mas ainda sim valeu a experiência.

ltsalviolo 09/09/2021

Não importa muito o que vou escrever aqui, porque esse é um daqueles livros cuja qualidade é subjetiva. Deve ser por isso que divide opiniões com tanta frequência.

Adianto o seguinte: o Holden é um protagonista que reflete muito, tem uma opinião sobre tudo e geralmente essa opinião é bastante crítica. A narrativa é em primeira pessoa, respeita a linguagem do personagem e o Holden é um adolescente né, com vááárias características da idade. O livro é despretensioso e se não rolar o mínimo de identificação, talvez seja um desafio gostar dele, mas tenho certeza que vocês não vão desistir da leitura porque a escrita é muito fluida!

Esse livro influenciou o pensamento de mais de uma geração, o que por si só já vale a espiada, mas meu conselho é que vocês ignorem todas as resenhas (boas e ruins) e se permitam a experiência. É como eu disse: a qualidade é subjetiva, depende muito de como ele te toca.

Eu amei o livro, amei as particularidades do Holden, me identifiquei e repensei algumas questões, mas a cereja do bolo é que achei ele muito parecido com o que eu imagino do meu pai na adolescência (não é por ser clássico gente, por favor).

Bruna.Duailibe 04/06/2023

Holden Caulfield é o típico adolescente que se acha diferente e melhor em tudo por odiar qualquer coisa ao seu redor. É assim que vejo nosso querido protagonista. Não que isso me faça rejeitar o livro, mas é a parte evidenciada da obra inteira. Sem dúvidas, é uma história que traz lembranças da nossa adolescência.

Holden nos lembra do sentimento de inadequadas, revolta e indiferença ao mundo. É uma importante amostra para a ponta do iceberg do mundo dos jovens, ao passo que nos traz um protagonista autêntico... porém, chato pra caramba!

A verdadeira vontade do nosso narrador é que o mundo não pareça hipócrita aos seus olhos. Digo "parecer" porque a única visão que temos é do nosso narrador não muito confiável. É um alguém que precisa de ajuda e de vivência real. De certa forma até me lembrou um pouco o Alex de Laranja Mecânica, porém, sem a rendição gloriosa final.

caroline.marielli 17/12/2022

?? superestimado? nem tanto
Comecei o livro com expectativas totalmente contrárias à narrativa principal e, não vou negar, abandonei duas vezes antes de lê-lo por completo.
Eu era mais nova quando comprei, então não tive muita paciência para o ?textão? que preenche o livro - parágrafos longos, linguagem enrolada e uma linha de raciocínio confusa.
CONTUDO, após ler essa obra (e pesquisar sobre), consigo entender o motivo de ser tão aclamada.
Para a época, J. D. Salinger realmente causou um furdúncio literário. Me diz, quem da época dele ousou escrever um enredo na visão de um adolescente revoltado com a vida? (Sério, se conhecerem, me indiquem!).
O fato é: Salinger é um gênio. O livro chega a ser chato justamente pelo personagem principal ser CHATO, CHATO QUE DÓI, e isso é o ?brilho? de tudo. Como ele diria: GRANDES COISAS, sabe, AQUILO ME MATOU.
Fiquei intrigada depois do início confuso e devorei o livro em pouco tempo depois.
Vale a pena ler! Tem um valor único.

Aquela bibliotecária 31/12/2021

O apanhador no campo de centeio
Gostei do livro, me fez rir e achar ele louco. Lembrando que foi escrito em 1945 então já era de se esperar que fosse conter frases preconceituosas mas mesmo assim o livro foi divertido de ler

Letícia Medeiros 31/08/2020

Horrível. Decepcionante.
A prova de que nem todo clássico tem algo bom para ser compartilhado. A leitura pela qual mais me arrependi na minha vida. Comecei a ler às cegas, sem nenhuma referência da história. Vi algumas pessoas dizendo que era bom e resolvi ler. Terminei por não conseguir deixar um livro pela metade.
Alaska 31/08/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkk foi assim comigo tb, eu comecei sem saber nada.. e terminei num nada sem entender Nada de nada ..