O apanhador no campo de centeio J. D. Salinger

Resenhas - O Apanhador no Campo de Centeio

juliaalves 07/10/2020

Um adolescente típico, no duro.
Uma aventura de poucos dias em NY, mas cheia de histórias (muitaaaas mentiras) e um protagonista no auge da aborrescência (aquele típico adolescente que não consegue gostar de nada do que está acontecendo e reclama de tudo ao redor). Confesso que Holden me despertou carisma. Tenho seguido a tendência de gostar dos personagens problemáticos, talvez por se tornarem possivelmente reais. Os pontos altos do livro foram os diálogos com o professor e, principalmente, com sua irmãzinha Phoebe. Esse último relacionamento demonstra sua grande preocupação em proteger a infância, seja do 'foda-se' da vida ou do abismo no campo de centeio.

Três estrelas porque faltou um grande desfecho, ou melhor, porque era isso que eu esperava de uma obra com tanto impacto social.

angela 05/01/2022

acho injusto tentar "avaliar" o apanhador no campo de centeio. esse não é um livro que possa ser dito como bom ou ruim, justamente por não ter um significado totalmente claro. ele pode ser muitas coisas, e depende só do olhar de quem o lê. pra o que eu vejo nele, é um livro incrível.

Jackie! 31/12/2023

"Aquilo me matava!"
Se tem uma coisa que eu amo é um clássico que não tem cara de clássico. Tipo assim, que escrita atemporal! A técnica de narração do Sallinger era impecável.

Gostei muito de acompanhar o protagonista, o seu cotidiano e todas as suas peculiares. Tem partes bem marcantes, que dificilmente irei esquecer! Amo também que apesar da carga emocional e dos pensamentos intrusivos dele, que remetem muito a alguém que sofre de depressão* - a história ainda me tirou algumas risadas.

Algumas partes que eu não entendi direito, mas acho que era parte da história deixar essas coisas para interpretação do leitor mesmo.

giulia! 28/10/2023

nunca me passou pela cabeça ler esse livro. li exclusivamente por conta de um clube de leitura, e felizmente me surpreendi. foi uma das gratas surpresas literárias de 2023 para mim.

de início, confesso que tinha achado extremamente entediante a narrativa de j. d. salinger, que não passa de um retrato simples do dia a dia: um adolescente de saco cheio de tudo e todos, após descobrir que vai ser expulso novamente de sua escola, decide fugir do colégio. vai a nova york e passa alguns dias lá, apenas esperando o momento certo para contar aos seus pais que foi expulso novamente. é a partir desse ponto que a história se desenvolve.

a verdade é que holden caulfield é apenas mais um adolescente com problemas em seu núcleo familiar e social, fazendo fácil o nosso reconhecimento nele. holden é um exemplo claro e simples de muitos dos adolescentes de hoje em dia que, diga-se de passagem, continuam tendo os mesmos problemas que o personagem. por esse e tantos outros motivos acredito que essa seja uma leitura atemporal, que sempre vai continuar englobando e retratando boa parte dos adolescentes.

durante o meio tempo em que está em nova york presenciamos diversas situações inusitadas junto ao protagonista, que envolvem uma prostituta e um cafetão, brigas com os seus colegas de quarto, encontros e desencontros com freiras, taxistas, senhoras, namoradas e com sua irmã mais nova, devaneios... tudo isso abordado de uma forma casual e cotidiana, com uso até mesmo de gírias, que creio que é um dos principais motivos do livro ser comentado até os dias atuais. a forma como o autor aborda a adolescência e seus dilemas é muito real até hoje, e falo isso sendo uma adolescente em 2023.

de modo geral, gostei muito da leitura. demorou pra engrenar? demorou, mas depois que engrenou, fluiu rápido até demais. não via mais nem as páginas passarem. quando percebi, já tinha finalizado-o. recomendo a leitura a todos, sem exceção. mesmo que não seja seu tipo de leitura (como eu também achei que não era o meu), dê uma chance. muito provavelmente você não vai se arrepender.

Vanessa 15/02/2020

esperava mais ...
reconheço que não sabia nada do livro, além de que é um clássico, achava que tinha algo extraordinário na história

Jrdncst 06/11/2021

Releitura.
?Entre outras coisas, você vai descobrir que não é a primeira pessoa a ficar confusa e assustada, e até enojada, pelo comportamento humano. Você não está de maneira nenhuma sozinho nesse terreno, e se sentirá estimulado e entusiasmado quando souber disso. Muitos homens, muitos mesmo, enfrentaram os mesmos problemas morais e espirituais que você está enfrentando agora. Felizmente, alguns deles guardaram um registro de seus problemas. Você aprenderá com eles, se quiser. Da mesma forma que, algum dia, se você tiver alguma coisa a oferecer, alguém irá aprender alguma coisa de você. É um belo arranjo recíproco. E não é instrução. É história. É poesia.?

Toda releitura é uma nova possibilidade de interpretação. Não sou a mesma pessoa que era quando li esse livro pela primeira vez. Portanto, considero que a segunda leitura foi um complemento do meu primeiro contato com J.D. Salinger.

Sobre o livro, encontramos uma história que retrata três dias da vida de um adolescente de 16 anos, que acabou de ser expulso do colégio. Holden é um personagem, aparentemente, chato (como todo adolescente é). Mas, caso você se conecte com suas sensações, será possível entender seus posicionamentos.

Salinger construiu um personagem repleto de nuances, que rejeita tudo e quase todos ao seu redor. Holden é plural, confuso, perturbado e melancólico. E tudo isso pode ter sido ocasionado por sua infância conturbada.

Enfim, esse livro foi um dos primeiros a retratar a adolescência e dar destaque para as individualidades de um garoto confuso e sem muitas perspectivas. Dessa forma, foi possível, através da literatura, expressar sentimentos dos jovens (nunca antes pontuados).

É interessante, também, o porquê do título ser ?o apanhador no campo de centeio?. Mas não vou desenvolver sobre isso, para evitar spoiler, rsrsrs. ;)

tiagua 22/07/2020

o apanhador no campo de centeio
Uma leitura intimista, um retrato do adolescente da época, sem grandes tramas e desfechos.

Holden é um adolescente excêntrico, pessimista que depois de ser expulso da escola vaga pela cidade afim de esquecer dos problemas que o aguarda. E acaba encontrando muitas pessoas e passa por situações nunca imagináveis.

Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro. Além de ser um clássico, um professor ja me indicou ele. Eu tive expectativas muito grandes e me decepcionei.

Entendo por que de ter feito sucesso na época. Vaga por temas corriqueiros no universo adolescente.

O mais legal que eu achei foi a relação dele com a irmã. No geral, foi uma leitura arrastada. Acabei quase obrigado. Não tem uma narrativa certeira, é sem pé e sem cabeça, acaba e termina num grande vazio.

Não foi uma história boa de se ler, mas ainda sim valeu a experiência.

skye 26/02/2024

200 páginas que parecem 2000
Achei muito chato, desculpa gente, sei que amam e se divertem bastante com a história do holden mas nossa senhora, que leitura sofrida que foi pra mim, entediante e super repetitivo

pra mim foi tudo meio que jogado sem começo nem fim só o meio e dane-se, ?ah mas é o conceito tu que não entendeu? F0D4 SE não aguentava mais ler a mesma frase no mesmo parágrafo 3/4 vezes cara

Bruna.Duailibe 04/06/2023

Holden Caulfield é o típico adolescente que se acha diferente e melhor em tudo por odiar qualquer coisa ao seu redor. É assim que vejo nosso querido protagonista. Não que isso me faça rejeitar o livro, mas é a parte evidenciada da obra inteira. Sem dúvidas, é uma história que traz lembranças da nossa adolescência.

Holden nos lembra do sentimento de inadequadas, revolta e indiferença ao mundo. É uma importante amostra para a ponta do iceberg do mundo dos jovens, ao passo que nos traz um protagonista autêntico... porém, chato pra caramba!

A verdadeira vontade do nosso narrador é que o mundo não pareça hipócrita aos seus olhos. Digo "parecer" porque a única visão que temos é do nosso narrador não muito confiável. É um alguém que precisa de ajuda e de vivência real. De certa forma até me lembrou um pouco o Alex de Laranja Mecânica, porém, sem a rendição gloriosa final.

Beatriz3697 15/05/2022

O apanhador no campo de centeio
Li o livro para escola, e sinceramente não gostei. O livro não me prendeu em nenhum momento, muito menos me deixou interessada.
Como a história de passa em três dias achei que teria algo de emocionante acontecendo em pelo menos um deles.
Não teve.
Não recomendaria o livro. Mas isso é apenas minha opinião.

Livia.Gabriela 22/04/2024

Nem acredito que terminei. ??
Uma leitura lenta, arrastada. Não entendi praticamente nada que essa história fala.
Rafa 23/04/2024minha estante
Valha Jesus kkk passada kkkk ainda nem comecei

Livia.Gabriela 23/04/2024minha estante
Kkkk

Aquela bibliotecária 31/12/2021

O apanhador no campo de centeio
Gostei do livro, me fez rir e achar ele louco. Lembrando que foi escrito em 1945 então já era de se esperar que fosse conter frases preconceituosas mas mesmo assim o livro foi divertido de ler

Letícia Medeiros 31/08/2020

Horrível. Decepcionante.
A prova de que nem todo clássico tem algo bom para ser compartilhado. A leitura pela qual mais me arrependi na minha vida. Comecei a ler às cegas, sem nenhuma referência da história. Vi algumas pessoas dizendo que era bom e resolvi ler. Terminei por não conseguir deixar um livro pela metade.
Alaska 31/08/2020minha estante
Kkkkkkkkkkkk foi assim comigo tb, eu comecei sem saber nada.. e terminei num nada sem entender Nada de nada ..