Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Julia4889 19/12/2023

Meio ehhh
Eu li porque eu fui obrigada na escola então foi na força do ódio mas a história é boa para crianças

Eliezer 19/12/2023

"Os Lusíadas", obra épica do poeta português Luís Vaz de Camões, é uma jornada literária que imortaliza as conquistas e desafios dos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos. Escrito no século XVI, este épico é considerado uma das obras mais importantes da literatura portuguesa e uma das grandes epopeias da literatura mundial.

A narrativa é centrada em Vasco da Gama e na sua tripulação, que enfrentam uma série de obstáculos na busca por uma rota marítima para as Índias. O poema é construído em forma de cantos, seguindo a tradição épica clássica, e é permeado por uma profunda reverência ao heroísmo, à pátria e aos feitos dos navegadores portugueses.

A linguagem exuberante de Camões é uma das marcas distintivas de "Os Lusíadas". Seus versos rimados e a riqueza das descrições revelam uma maestria poética que transcende o tempo. Camões utiliza uma variedade de formas métricas, como sonetos e o verso decassílabo, para criar uma musicalidade envolvente que cativa os leitores.

A epopeia não se limita apenas às aventuras marítimas; ela incorpora elementos mitológicos, históricos e alegóricos que acrescentam profundidade à narrativa. O episódio da Ilha dos Amores, por exemplo, destaca-se como um interlúdio de beleza e encanto, adicionando uma dimensão artística à epopeia.

"Os Lusíadas" é mais do que um relato histórico; é uma reflexão sobre a condição humana, o destino e a glória. Camões explora temas universais, como o amor, a honra, a virtude e a inevitabilidade da mudança, enquanto celebra a grandiosidade da nação portuguesa.

Ao longo dos cantos, o poeta revela seu profundo conhecimento da mitologia clássica e das tradições literárias, criando uma obra que é ao mesmo tempo erudita e acessível. "Os Lusíadas" é um tributo às conquistas de Portugal, mas também uma meditação poética sobre a efemeridade da grandeza humana.

Em resumo, "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões é uma obra-prima que transcende as fronteiras do tempo e da cultura. Sua riqueza lírica, complexidade narrativa e profundidade temática continuam a encantar leitores e a solidificar o lugar do poema como um dos pilares fundamentais da literatura portuguesa e da tradição épica global.

Aline.Silva 27/11/2023

Uma história épica que prende o leitor desde o início. Cheio de alegorias que ora remetem ao amor ora as imensidão do universo. Sempre transmitindo algum ensinamentos.

Eduardo 19/11/2023

Ótima obra, edição ok
Uma ótima obra, muitíssimo bem escrita e que se preocupa acima de duto em exaltar os portugueses (de forma até cômica algumas vezes kkk). Sobre a obra em si a leitura não é muito fácil, toda a história é recheada de referências mitológicas, históricas e muitas especificidades da história de Portugal.
Sobre essa edição específica da Pé da Letra para mim ela peca na ausência de notas explicativas, existem poucas em alguns momentos para orientar o leitor, mas na maioria das vezes se quiser etender bem algo vai ter que pesquisar.
Acredito que haja edições melhores, mas a leitura da obra super recomendo

mari fig 19/10/2023

Ótimo para inserir a história ao fundamental, de ligeira leitura, e interessante devido temática importante.

Breno.Franco 27/09/2023

A grande epopeia da língua portuguesa
Os Lusíadas é um poema épico de primeiríssimo nível. Contudo, para conseguir apreciar a beleza da obra, não basta apenas gostar de narrativas épicas (francamente, quem não gosta?). Camões escreve poesia com metro e rima e se esforça por um estilo elevado, solene, e de alta sofisticação, como é típico da epopeia. Isso torna a leitura bastante difícil e talvez enfadonha pra quem não está acostumado com as técnicas da poesia clássica (particularmente com a métrica). Mas uma vez que nos acostumemos com a poesia de Camões, bem como com o seu português quinhentista (que às vezes soa quase como um idioma estrangeiro aos nossos ouvidos), então conseguimos fruir a leitura dos Lusíadas. Junto com O Uraguai de Basílio da Gama e algumas outras obras, Os Lusíadas está no topo da minha lista de melhores poemas narrativos da língua portuguesa.

jucoaio 17/09/2023

? os lusíadas
julho/2020 ??

??:: eu entendo porque é um marco literário e etc, mas nossa que soninhooooo
João 07/10/2023minha estante
Nunca imaginei ver um comentário tão ignorante e miserável como o seu.

analuukkkjk 13/09/2023

Os Lusíadas
Cabe ressaltar sempre que não li este livro por livre e espontânea vontade, logo não darei nota alta. É um clássico, valorizo isso, não sou burra ao ponto de negar sua importância. Porém, a única coisa que me divertiu foram os deuses e a mitologia, claro, outras coisas chamaram um pouco da minha atenção. A história de Portugal foi até interessante de ler-se. Um povo banhado de glória e vitórias por tantos anos foi exposto a vergonhas e fracassos, pobres colonizadores imperialistas, pobre amante e patriota, Luiz Camões, que viu Portugal sucumbir à desgraça nos anos após sua morte.

Sophia.DaAvila 06/09/2023

Sinceramente, não foi o melhor livro poético que eu já li? porém, é lindo. E clássico, e te da uma sensação de inteligência nível Rory Gilmore, sabe?

Regina 04/09/2023

Gostei
Já havia lido Os Lusíadas em outra oportunidade. É um livro que eu gosto. Muitas histórias. Gosto da leitura. Recomendo

Tati.Lima 18/08/2023

Um clássico da literatura...
Com certeza um livro rico em informações, uma obra fundamental para a literatura. Mas q infelizmente, não teve a mesma fluidez comigo. Sua linguagem é absolutamente antiga, um português praticamente arcaico, q pra mim, foi de difícil entendimento. Nunca irei desmerecer uma obra dessa grandeza. Certamente, eu não tive o alcance suficiente para acompanhar essa leitura. Infelizmente, este livro foi uma obra q não fluiu muito bem comigo. ???

Dear Moon 14/08/2023

Lusíadas
Eu tinha terminado de ler o livro antes, mas esqueci de fazer a resenha e marcar a leitura. Li esse livro como leitura obrigatória e achei um livro divertido, porém uma leitura meio lenta. A parte mais engraçada é o final do livro