Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Brenda 09/07/2023

Mais uma leitura por obrigação, mas por incrível que pareça eu até gostei. Dá muito trabalho entender, porém com um bom professor fica muito interessante.

Helô 09/07/2023

Eu sou muito infantil mesmo
Esse livro é fantástico demais, tive que ler para a escola e me apaixonei demais nele porém toda vez que eu lia 'Capitão Vasco da Gama' eu ficava rindo muito e com toda a razão. Os Lusíadas merece ser lido por todos e eu recomendo muito. Só uma dica: Lê com algum vídeo do YouTube do lado, você vai precisar mais do que acha!!!

Thiago275 06/07/2023

Uma verdadeira aventura, em mais de um sentido
Publicado pela primeira vez em 1572, Os Lusíadas é um poema épico composto de 10 cantos e 8816 versos de decassílabos, em que Luís de Camões narra a história de Portugal até o período das grandes navegações.

Ao contrário da Eneida e da Odisseia, inspirações de Camões, e que são epopeias com um herói protagonista, em Os Lusíadas o herói é o próprio povo português, que, encurralado na ponta da península ibérica, não teve outra opção a não ser singrar por mares nunca dantes navegados.
Camões se utiliza da viagem de Vasco da Gama para a Índia, contornando a costa da África (um trajeto nunca antes feito e, por si só, heroico) para glorificar a história de Portugal e, mais especificamente, de seus reis e navegadores.

Embora o poema seja, na sua maior parte, uma ode a Portugal, é de se notar que em alguns trechos existem críticas à busca da glória e da fama, que resultarão na guerra e na morte. Sem falar nas agruras passadas em alto mar, como as tempestades e o escorbuto, a horrível doença que acometia os marinheiros e que é descrita em alguns versos.

Os Lusíadas não me arrebatou como A Divina Comédia ou a Ilíada, mas devo reconhecer que o poema tem passagens belíssimas, como o trecho em que as naus estão deixando Portugal rumo às Índias, a descrição do reino de Netuno, etc.

Não é um texto fácil, no entanto. As inúmeras referências à mitologia, além das citações a personagens históricos ou lendários fazem com que seja imprescindível uma edição anotada. Não achei o vocabulário particularmente difícil, mas a construção das frases, que muitas vezes invertem objeto e sujeito, requer atenção redobrada.

Apesar de tudo isso, acho que vale a pena o esforço. Pensar que Camões escreveu essa obra em meio a batalhas e naufrágios, e mesmo assim conseguiu contar uma história em versos, coerente, e rimando, só pode ser motivo de admiração.

Além disso, não precisamos nos valer de traduções para lê-lo. Afinal, essa é talvez a obra mais importante da nossa linda (inculta e bela) língua portuguesa.

Todo leitor que se preze deve, um dia, ler pelo menos trechos dessa epopeia e atirar-se no Oceano dos versos camonianos. Vasco da Gama ficaria orgulhoso.

Romeu Felix 29/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Lusíadas" é uma obra icônica escrita por Luís de Camões e publicada pela primeira vez em 1572. Considerado um dos maiores épicos da literatura portuguesa e mundial, o poema narra as grandiosas aventuras dos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.

A obra é composta por dez cantos e aproximadamente 1102 estrofes em estilo épico, no qual Camões celebra os feitos dos navegadores portugueses liderados por Vasco da Gama, que partiram em busca do caminho marítimo para as Índias. O poema abrange desde a partida de Portugal até o retorno triunfante, retratando encontros com deuses, seres mitológicos e eventos históricos.

A escrita de Camões é caracterizada por uma linguagem exuberante e rica, com versos rimados e métrica complexa. O autor utiliza uma variedade de recursos literários, como metáforas, hipérboles e descrições vívidas, para criar uma narrativa poética de grande impacto. Sua habilidade de descrever paisagens exóticas, batalhas emocionantes e personagens lendários é notável, e a poesia de "Os Lusíadas" é considerada uma das maiores realizações artísticas da língua portuguesa.

O poema não se limita apenas às aventuras marítimas, mas também explora temas mais amplos, como a glória da pátria, a coragem dos navegadores, o amor e a fé. Camões entrelaça eventos históricos com elementos mitológicos, proporcionando uma visão épica da história de Portugal e das conquistas dos portugueses no período dos Descobrimentos. Além disso, o autor apresenta uma visão crítica sobre os vícios humanos e a busca do conhecimento, mostrando uma reflexão profunda sobre a condição humana.

Esta edição da Melhoramentos, publicada em 2011, permite aos leitores contemporâneos desfrutarem da poesia de "Os Lusíadas" em uma tradução acessível e preservando a beleza da linguagem original. A obra é acompanhada de notas explicativas que ajudam a contextualizar os elementos históricos e mitológicos, tornando-a mais compreensível para leitores que não estejam familiarizados com o contexto histórico de Portugal.

"Os Lusíadas" é uma leitura desafiadora, mas recompensadora. Através das palavras de Camões, somos transportados para uma era de exploração e descobertas, vivenciando as emoções e os desafios enfrentados pelos navegadores portugueses. A obra é um testemunho da grandeza da língua e cultura portuguesas, além de ser uma fonte de inspiração para futuras gerações de escritores.

Em resumo, "Os Lusíadas" de Luís de Camões é uma obra-prima da literatura mundial, um épico poético que retrata os feitos heróicos dos navegadores portugueses. Com sua linguagem poética e narrativa envolvente, a obra continua a encantar e inspirar leitores ao longo dos séculos, mantendo-se como um dos pilares da literatura portuguesa. Esta edição da Melhoramentos oferece uma oportunidade única para explorar e apreciar essa obra clássica em toda a sua grandiosidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

monihauschild 26/06/2023

Bem confuso mas depois fica um pouco mais fácil de entender.
?Ele engrandece bastante a nação portuguesa

asabrxna 11/06/2023

é um livro muuito difícil de entender, principalmente por ter uma linguagem muito rebuscada, que pouco se vê usar hoje em dia, principalmente no vocabulário mais jovem então achei a leitura bem arrastada.

lara 06/06/2023

Durante muito tempo eu detestei esse livro, e toda vez que Camões era mencionado nas aulas de literatura eu simplesmente revirava os olhos. Mas posso dizer que após ler Os Lusíadas calmamente, finalmente consigo entender o porque do livro ser tão aclamado.
Hoje, afirmo que de fato Camões era genial, e que a partir da combinação de grandes clássicos gregos ele criou seus personagens lusos e nos mostrou que possuía uma grande consciência social e política da época.
Se a história de Portugal existe, é porque Camões a salvaguardou em sua memória.

Dai Solyom 02/06/2023

Reis, homens e Deuses
Mais um clássico riscado da lista.

Camões nos apresenta seu amor e patriotismo por sua terra natal, grande nação que dominava e dividia o mundo com a Espanha, as duas grandes potências da época.

Camões mistura religião, cultura e mitologia nessa aventura marítima épica.

Fica claro o pensamento da época sobre religião e o preconceito absurdo contra os seguidores de Maomé, vistos como vilões.

E para variar os cristãos são os heróicos desbravadores.

danielatxrr 22/05/2023

Sinceramente, horrível, muito cansativo e é um porre ter que saber tanta coisa sobre essa obra pra fazer provas de português. Me dá um sono terrível ter que escutar a professora ler episódios de os lusíadas todo dia ? masss vida que segue né

anniechase_br 10/05/2023

Minha professora de Português me obrigou
Camões, nessa epopeia, canta as aventuras do povo Português no caminho para a Índia. Não sirvo de parâmetro para comentários sobre esse livro pois não curto poesia, mas, no que toca a História, é muito envolvente e nos ajuda a compreender mais o homem dos Descobrimentos

madalenab14 09/05/2023

Os Lusíadas
Se eu não tirar bom no domínio desta desgraça, eu queimo este livro ?.

questa merda oh Camões, podias ter perdido o cérebro em vez do olho, filho.

update: tive muito bom no domínio desta merda ??

Regina 03/05/2023

Sensacional
Os Lusíadas trata da epopéia portuguesa. Um livro fascinante. Uma história bem amarrada. Não é fácil de ler e demanda tempo e foco para leitura. Favoritei.

Maria10430 24/04/2023

Leitura obrigatória de escola já não é algo que me agrada muito, ainda mais quando a leitura é de época e um pouco difícil. Mas a versão adaptada do Rubem Braga me ajudou a dar uma chance pra ele, eu gostei.
Os capítulos são bem pequenos, você consegue se prender na história por um tempo, mas eu me perdi muito, já que os fatos foram contados muito rápido, mas é um bom livro.

Julia Manjko 18/04/2023

Curto mas mesmo assim cansativo
Uso esses livros como uma amostra grátis , se gosto sempre vou procurar a versão completa no futuro, porém esse foi extremamente cansativo e entediante, parecia que tinha 1000 páginas.

Quase não consegui terminar, e olha que algumas partes pareciam que tinham muito potencial.

Acredito que o livro original trás muitos relatos importantes e sei que o livro foi um marco na literatura, porém não é um livro que vou buscar agora, quem sabe mais pra frente.