Os Lusíadas

Os Lusíadas Luís de Camões

Resenhas - Os Lusíadas

Regina 04/09/2023

Gostei
Já havia lido Os Lusíadas em outra oportunidade. É um livro que eu gosto. Muitas histórias. Gosto da leitura. Recomendo

Tati.Lima 18/08/2023

Um clássico da literatura...
Com certeza um livro rico em informações, uma obra fundamental para a literatura. Mas q infelizmente, não teve a mesma fluidez comigo. Sua linguagem é absolutamente antiga, um português praticamente arcaico, q pra mim, foi de difícil entendimento. Nunca irei desmerecer uma obra dessa grandeza. Certamente, eu não tive o alcance suficiente para acompanhar essa leitura. Infelizmente, este livro foi uma obra q não fluiu muito bem comigo. ???

Dear Moon 14/08/2023

Lusíadas
Eu tinha terminado de ler o livro antes, mas esqueci de fazer a resenha e marcar a leitura. Li esse livro como leitura obrigatória e achei um livro divertido, porém uma leitura meio lenta. A parte mais engraçada é o final do livro

Brenda 09/07/2023

Mais uma leitura por obrigação, mas por incrível que pareça eu até gostei. Dá muito trabalho entender, porém com um bom professor fica muito interessante.

Helô 09/07/2023

Eu sou muito infantil mesmo
Esse livro é fantástico demais, tive que ler para a escola e me apaixonei demais nele porém toda vez que eu lia 'Capitão Vasco da Gama' eu ficava rindo muito e com toda a razão. Os Lusíadas merece ser lido por todos e eu recomendo muito. Só uma dica: Lê com algum vídeo do YouTube do lado, você vai precisar mais do que acha!!!

Thiago275 06/07/2023

Uma verdadeira aventura, em mais de um sentido
Publicado pela primeira vez em 1572, Os Lusíadas é um poema épico composto de 10 cantos e 8816 versos de decassílabos, em que Luís de Camões narra a história de Portugal até o período das grandes navegações.

Ao contrário da Eneida e da Odisseia, inspirações de Camões, e que são epopeias com um herói protagonista, em Os Lusíadas o herói é o próprio povo português, que, encurralado na ponta da península ibérica, não teve outra opção a não ser singrar por mares nunca dantes navegados.
Camões se utiliza da viagem de Vasco da Gama para a Índia, contornando a costa da África (um trajeto nunca antes feito e, por si só, heroico) para glorificar a história de Portugal e, mais especificamente, de seus reis e navegadores.

Embora o poema seja, na sua maior parte, uma ode a Portugal, é de se notar que em alguns trechos existem críticas à busca da glória e da fama, que resultarão na guerra e na morte. Sem falar nas agruras passadas em alto mar, como as tempestades e o escorbuto, a horrível doença que acometia os marinheiros e que é descrita em alguns versos.

Os Lusíadas não me arrebatou como A Divina Comédia ou a Ilíada, mas devo reconhecer que o poema tem passagens belíssimas, como o trecho em que as naus estão deixando Portugal rumo às Índias, a descrição do reino de Netuno, etc.

Não é um texto fácil, no entanto. As inúmeras referências à mitologia, além das citações a personagens históricos ou lendários fazem com que seja imprescindível uma edição anotada. Não achei o vocabulário particularmente difícil, mas a construção das frases, que muitas vezes invertem objeto e sujeito, requer atenção redobrada.

Apesar de tudo isso, acho que vale a pena o esforço. Pensar que Camões escreveu essa obra em meio a batalhas e naufrágios, e mesmo assim conseguiu contar uma história em versos, coerente, e rimando, só pode ser motivo de admiração.

Além disso, não precisamos nos valer de traduções para lê-lo. Afinal, essa é talvez a obra mais importante da nossa linda (inculta e bela) língua portuguesa.

Todo leitor que se preze deve, um dia, ler pelo menos trechos dessa epopeia e atirar-se no Oceano dos versos camonianos. Vasco da Gama ficaria orgulhoso.

Romeu Felix 29/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Lusíadas" é uma obra icônica escrita por Luís de Camões e publicada pela primeira vez em 1572. Considerado um dos maiores épicos da literatura portuguesa e mundial, o poema narra as grandiosas aventuras dos navegadores portugueses durante a Era dos Descobrimentos.

A obra é composta por dez cantos e aproximadamente 1102 estrofes em estilo épico, no qual Camões celebra os feitos dos navegadores portugueses liderados por Vasco da Gama, que partiram em busca do caminho marítimo para as Índias. O poema abrange desde a partida de Portugal até o retorno triunfante, retratando encontros com deuses, seres mitológicos e eventos históricos.

A escrita de Camões é caracterizada por uma linguagem exuberante e rica, com versos rimados e métrica complexa. O autor utiliza uma variedade de recursos literários, como metáforas, hipérboles e descrições vívidas, para criar uma narrativa poética de grande impacto. Sua habilidade de descrever paisagens exóticas, batalhas emocionantes e personagens lendários é notável, e a poesia de "Os Lusíadas" é considerada uma das maiores realizações artísticas da língua portuguesa.

O poema não se limita apenas às aventuras marítimas, mas também explora temas mais amplos, como a glória da pátria, a coragem dos navegadores, o amor e a fé. Camões entrelaça eventos históricos com elementos mitológicos, proporcionando uma visão épica da história de Portugal e das conquistas dos portugueses no período dos Descobrimentos. Além disso, o autor apresenta uma visão crítica sobre os vícios humanos e a busca do conhecimento, mostrando uma reflexão profunda sobre a condição humana.

Esta edição da Melhoramentos, publicada em 2011, permite aos leitores contemporâneos desfrutarem da poesia de "Os Lusíadas" em uma tradução acessível e preservando a beleza da linguagem original. A obra é acompanhada de notas explicativas que ajudam a contextualizar os elementos históricos e mitológicos, tornando-a mais compreensível para leitores que não estejam familiarizados com o contexto histórico de Portugal.

"Os Lusíadas" é uma leitura desafiadora, mas recompensadora. Através das palavras de Camões, somos transportados para uma era de exploração e descobertas, vivenciando as emoções e os desafios enfrentados pelos navegadores portugueses. A obra é um testemunho da grandeza da língua e cultura portuguesas, além de ser uma fonte de inspiração para futuras gerações de escritores.

Em resumo, "Os Lusíadas" de Luís de Camões é uma obra-prima da literatura mundial, um épico poético que retrata os feitos heróicos dos navegadores portugueses. Com sua linguagem poética e narrativa envolvente, a obra continua a encantar e inspirar leitores ao longo dos séculos, mantendo-se como um dos pilares da literatura portuguesa. Esta edição da Melhoramentos oferece uma oportunidade única para explorar e apreciar essa obra clássica em toda a sua grandiosidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

monihauschild 26/06/2023

Bem confuso mas depois fica um pouco mais fácil de entender.
?Ele engrandece bastante a nação portuguesa

asabrxna 11/06/2023

é um livro muuito difícil de entender, principalmente por ter uma linguagem muito rebuscada, que pouco se vê usar hoje em dia, principalmente no vocabulário mais jovem então achei a leitura bem arrastada.

lara 06/06/2023

Durante muito tempo eu detestei esse livro, e toda vez que Camões era mencionado nas aulas de literatura eu simplesmente revirava os olhos. Mas posso dizer que após ler Os Lusíadas calmamente, finalmente consigo entender o porque do livro ser tão aclamado.
Hoje, afirmo que de fato Camões era genial, e que a partir da combinação de grandes clássicos gregos ele criou seus personagens lusos e nos mostrou que possuía uma grande consciência social e política da época.
Se a história de Portugal existe, é porque Camões a salvaguardou em sua memória.

Dai Solyom 02/06/2023

Reis, homens e Deuses
Mais um clássico riscado da lista.

Camões nos apresenta seu amor e patriotismo por sua terra natal, grande nação que dominava e dividia o mundo com a Espanha, as duas grandes potências da época.

Camões mistura religião, cultura e mitologia nessa aventura marítima épica.

Fica claro o pensamento da época sobre religião e o preconceito absurdo contra os seguidores de Maomé, vistos como vilões.

E para variar os cristãos são os heróicos desbravadores.

danielatxrr 22/05/2023

Sinceramente, horrível, muito cansativo e é um porre ter que saber tanta coisa sobre essa obra pra fazer provas de português. Me dá um sono terrível ter que escutar a professora ler episódios de os lusíadas todo dia ? masss vida que segue né

anniechase_br 10/05/2023

Minha professora de Português me obrigou
Camões, nessa epopeia, canta as aventuras do povo Português no caminho para a Índia. Não sirvo de parâmetro para comentários sobre esse livro pois não curto poesia, mas, no que toca a História, é muito envolvente e nos ajuda a compreender mais o homem dos Descobrimentos