Pollyanna

Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

Hayana 25/04/2021

Eu achei uma lindíssima história de superação e aprendi uma lição realmente importante: Veja o lado bom da vida! Ela passa e dura apenas 1 segundo, não tem porque viver uma vida amarga e cheia de dor e sofrimento quando se pode transmitir alegria para o mundo. Então apenas vá lá e aproveite cada instante da maneira mais alegra possível!!

Eyshilinha 21/06/2020

Pollyanna
Um livro maravilhoso,onde ensina enxergar o lado bom de toda nossa vida! Um livro perfeitooo, leitura leve!!! Estou apaixonada ??

@LorenaSilriaBooks 01/07/2020

Coisinha encantadora
Li esse livro no Clube do Livro que organizo na escola.
E foi uma maravilhosa escolha. Estávamos (estamos) precisando de uma boa dose de Pollyanna.
Pollyanna é perturbadoramente alegre e transforma vidas por onde passa.
A leitura é leve e encantadora.
Recomendo muito a leitura.

Yllocin.Osodrac 14/06/2021

Doçura e Alegria
"Em tudo há sempre uma coisa boa para se ser grato se você procurar o suficiente para descobrir onde está."
A história é de fácil entendimento, embora seja um clássico, e os acontecimentos sucessivos a tornam rápida.
Todos os personagens são cativantes, assim como a querida Pollyanna, e trazem lindos ensinamentos a quem ler.
É o meu livro favorito! Muito sensível e tocante.

bella 30/04/2021

Jogo do Contente
insta: @atocadaraposa

"Poliana" (Pollyanna), livro da escritora Eleanor H. Porter, foi publicado em 1913 nos EUA e é considerado um dos clássicos da literatura infanto-juvenil, com razão.

O livro conta a história de Poliana, uma criança que vê seu mundo girar ao se mudar para casa de sua tia Paulina (tia Polly). A menina, órfã, perdeu os pais e os irmãos, porém, apesar de toda a tristeza de sua vida, tem uma forma muito bonita de enxergar as coisas.

Tia Paulina, uma senhora de idade, rica e amargurada por desventuras de sua história, fica em choque ao saber da chegada da sobrinha e se irrita facilmente por qualquer atitude que a menina tome.

Um exemplo é quando, no começo da história, no dia em que Poliana chega à casa de sua tia, esta lhe acomoda no sótão, um quartinho escuro, empoeirado, sem decoração ou luz. A criança, ao chegar no quarto exclama de felicidade ao dizer que está feliz em ter um quarto só pra ela, e como está feliz de seu quarto não ter quadros para que possa apreciar a vista da janela.

Este é o jogo que Poliana joga durante todo o livro, o Jogo do Contente, ensinado pelo seu pai, no qual ela pega as situações, as examina e tenta encontrar o lado positivo desta, o lado contente das coisas. A menina, muda a vida de todos que a cercam ao lhes ensinar como é simples e bom ver o lado feliz de tudo, mesmo das situações mais complicadas.

Já havia lido o livro quando eu era criança e reler agora trouxe pra mim muitos bons sentimentos e me fez lembrar do meu eu infantil. Aliás, ganhei o livro quando menor porque minha tia dizia que eu parecia muito com a protagonista. ;)

Um livro encantador, ótimo para crianças e adultos, com uma lição de moral importante, para que ficar se magoando pelas situações quando se pode achar uma solução e ficar contente com elas?

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Anna 08/06/2021

Felicidade tóxica.
Talvez eu esteja enganada mas sempre achei o joguinho da pollyana meio trouxa. Quero dizer, eu não acho que nós temos que ver o lado bom de tudo. Algumas coisas em nossas vidas são completamente ruins e nós temos que fazer algo para mudar essas coisas, mas em vez de tentar mudar as coisas, Pollyana simplesmente aceita tudo como é, já que é mais fácil assim. E eu não gostaria de ensinar para os meus filhos que o melhor jeito é aceitar tudo. Simplesmente aceitar não resolve nada, acredita que devemos tentar mudar o mundo a nossa volta para a melhor. Então esse não é um livro que recomendo para nenhuma crianças e que nunca recomendaria para um filho meu.
Para mim, Pollyana não é feliz e sim acomodada, sendo assim, considerado a suposta felicidade dela tóxica.

mahzoca 29/06/2021

já não esperava muita coisa
Gostei, mas já não esperqava muita coisa por ser um livro paradidático. O início da história é fluído e bom, mas a partir da metade do livro ele se torna repetitivo e parado. Achei o acidente no final da história meio deslocado e sem clímax (o que, confesso, deixou a trama bem chata).
Dei as três estrelas mais pela caracterização da personagem, que é muito boa e dá muita identidade pro livro (inclusive a poliana lembra muito a anne de green gables).

Raffafust 02/07/2023

Você certamente já escutou falar a frase "você precisa fazer a Poliana", se ainda não, aproveite para entendê-la lendo o livro que originou-a. Poliana, escrito em 1913 é uma ode à esperança, a enxergar o mundo de um maneira muito positiva em focar nas coisas ruins, e com lições vindas de uma criança de 11 anos que a vida maltratou para ela pratica através de um jogo ensinado por seu pai, a tirar o melhor dos dias ruins.
O livro marcou gerações e sua autora chegou a escrever uma continuação. Como não se encantar com uma menina que veio muito antes dos coach motivacionais, quando tudo era grama e segue sabendo enviar sua mensagem aos leitores sem precisar vender cursos no Instagram.
São através de atitudes e palavras que a protagonista vai nos ganhando e nos fazendo refletir sobre se o que reclamamos diariamente é de fato importante. Muitas vezes nossos dias são repletos de coisas para se agradecer, mas gastamos nossa energia com o que não deu certo, Poliana tem uma forma mais suave de viver a vida.
Gostei muito. E o final eu deixo para vocês conhecerem.

site: https://youtu.be/TsJ7OvjvlR8

Mariana.Lopes 01/09/2020

Meu livro favorito
Eu sou suspeita para falar porque esse livro é o meu favorito a mais de 10 anos. O livro me cativa de uma forma que eu não consigo parar de ler, ele é leve, mas a empolgação da personagem principal também é transmitida para quem está lendo. Eu li em diversos momentos da minha vida e sempre é um soco no estômago. O jogo do contente faz repensar e dar valor até para as pequenas coisas e por mais que o livro seja direcionado para o público infanto-juvenil, seu ensinamento é algo que eu levo para a vida.
(Entretanto, é um livro não muito profundo e todo guiado pelo otimismo, quem não gosta muito disso vai achar Pollyanna EXTREMAMENTE irritante kkkkk.)

Malu Percontini 29/08/2021

Inspirador, positivo, e necessário
??A influência de um belo caráter é contagiosa, e pode revolucionar uma vida inteira? ?

?Eu li esse livro a muito tempo, mas ele marcou minha vida de tal forma que não poderia deixar de falar dele, ele me emocionou muito. Eu era pequena, mas me transformou, me ensinou a ver o lado bom das coisas, a alegria e emoção da Pollyanna me inspirou e me inspira até hoje.
O livro foi escrito em 1913 pela escritora Eleanor H. Porter, mas tem uma leitura fluida e leve, os personagens são bem construídos e cada um tem uma parte fundamental na história, que conquistou meu coração e me fez entender o significado de positividade e alegria. Vale muito apena ler essa encantadora história com uma personagem tão forte e fascinante.

@marileitora 05/04/2020

Depois que perdeu os pais, Poliana se vê diante de diversas situações muito difíceis. Foi para um abrigo, aonde ficou um tempo e passou por vários percalços. Depois de um tempo, descobriu-se a respeito de sua tia, irmã de sua mãe, que se tornou sua responsável. Desde então, novas dificuldades a atingiram, principalmente por sua tia nada afetuosa. Mesmo assim, sempre via algo para agradecer e comemorar, por pior que parecesse na hora. Com seu jeito que foi conquistando todos a sua volta, começou com seu “jogo do contente”, o qual o desafio é sempre ver algo de bom em qualquer situação.

Sabe quando você lê o livro na hora certa? Posso dizer sem sombras de dúvidas que este livrinho se tornou um dos meus favoritos da vida! Esse infanto-juvenil, publicado em 1913, me marcou de uma maneira muito especial. Órfã de pai e mãe, Poliana nos ensina a ver o lado bom da vida, mesmo com tantas adversidades e dificuldades. Doce e cativante, Poliana encanta a todos por onde passa, e com o “jogo do contente”, ensinado pelo pai, sempre encontra algo de bom em qualquer situação.

Li Poliana sem muitas pretensões, mas me surpreendi com o quanto amei ter feito essa leitura! Vi que muitas pessoas leram esse livro na infância\adolescência e foram muito marcadas com o livro. Acredito muito que temos momentos certos pra ler alguns livros, e isso definitivamente aconteceu comigo. Mesmo não tendo lido mais nova, foi incrível ter tido essa experiência um pouco mais velha. Recomendo demais, principalmente se sua intenção for ter uma leitura leve e que dê aquele quentinho no coração!

site: https://www.marileitora.com/resenha-2-poliana-eleanor-h-porter/

Ângela 05/04/2021

Extremamente sensível, leve e de tocar a nossa alma. Em pequenos detalhes Poliana nos mostra como devemos ser gratos e contentes por tudo que temos e tudo que somos.

Jeeh @jeehtc 17/08/2020

E finalmente eu li esse clássico!
Confesso que foi impossível não comparar Pollyanna com Anne de Green Gables, quem leu os dois livros vai entender as muitas coisas em comum que as duas personagens tem.
Pollyanna é uma menina encantadora que não se deixa abater pelas dificuldades da vida, procurando sempre ver o lado bom de tudo, ela e seu "jogo do contente" conquistam à todos ao seu redor.
Achei muito linda a mensagem que a história passa, e com certeza depois dessa lição de vida eu vou tentar jogar o "jogo do contente" também!
Já vou começar a ler Pollyanna Moça, pois estou ansiosa pra saber o que aconteceu com essa personagem tão querida.
Lívia 19/08/2020minha estante
Verdade essa comparação é real mesmo

Jeeh @jeehtc 19/08/2020minha estante
Né? Achei muito igual kkkk

13/06/2021

Livro leve
Eu amei a história,me lembrou muito Anne. Linguagem fácil,história cativante,me embalei e terminei rapidamente.

Fabio Ferreira 29/07/2020

Emocionante
O livro mostra uma história muito bonita, que ensina que não devemos ficar reclamando o tempo todo da nossa vida, mas sim de ver em tudo algo de bom e ficar contento com isso. Tudo tem um porquê de acontecer. Só achei que ficou faltando como mensagem final que além de ficarmos sempre contentes devemos também lutar para que nossos problemas sejam resolvidos, e não apenas ficar aceitando tudo por aceitar. Mas não desmerece o livro e vale muito a pena a leitura. Recomendo.