Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

Bea 22/08/2021

Doce ou armago?
Eu não vou mentir para vocês. De longe esse livro me surpreendeu de uma forma positiva, a escrita, a inocência infantil, os valiosos ensinamentos. Claro, que o livro tem um olha demasiadamente otimista... ele sempre procura disser : " I'm fine with it", "está tudo bem". E assim, encarar ou conformar-se.

Eleanor H. Porter em 1913, sim, estamos falando de um maravilhoso clássico.

Pollyanna é uma garotinha falante e sardenta que vivia com seu pai até ficar órfã aos 11 anos de idade. A única pessoa de sua família viva, é a tia Polly que morava distante da garota, mas que resolveu cuidar da criança por acreditar ser o seu dever e não por uma questão de afeto e/ou solidariedade.
Ela chega a casa de sua tia já começando a transformar o lar amargurado que a tia vive, e o vira, em um lar alegre e cheio de personalidade da garotinha extraordinária.

A forma de Pollyanna enxergar a vida é incrível, temos situações da vida real retratadas no livro que geralmente só conseguimos ver pelo lado ruim, e em tudo que nos acontece sempre tem algo bom, sempre tem uma experiência para ser aprendida.
Esse livro fez meu coração ficar quentinho, e apertado, com pitadas de sorrisos.

Aí, vai algumas frases;

? O que as pessoas querem é encorajamento. Em vez de censurar constantemente os defeitos de um homem, fale as suas virtudes.?

A influência de um belo caráter é contagiosa, e pode revolucionar uma vida inteira? ?

? O que a gente não conhece é sempre mais atraente do que aquilo que temos.?

? Ela, que levara cinquenta tristes anos de vida a desejar o que não podia ter, não tivera tempo de apreciar as próprias qualidades.?

E a minha predileta!

" Se Deus se deu ao trabalho de nos dizer oitocentas vezes para estar feliz e se alegrar, ele deve querer mesmo que façamos isso.? ? Eleanor H. Porter, autora de Poliana

Eae, bora ler?

Vanessa Maia 21/03/2020

Uma dose de Poliana
É lindo.Acredito que todos temos algo para aprender com essa menina. Eu aprendi muito. Não é como aqueles discursos cansativos que deveriam nos incentivar a ser mais positivos. É mais como um aprendizado orgânico: você ri, você chora, você pensa, e no fim conclui que não há alternativa melhor do que viver a vida jogando o "jogo do contente".

Poliana é uma menina que aprendeu com seu pai a ver sempre o lado bom de todas as situações. Ele a ensinou dessa maneira a joga o "jogo do contente" Até mesmo as coisas ruins que acontecem tem o seu lado bom.

Eu quero ser Poliana. Dessa maneira a vida se torna mais fácil de ser vivida. Consigo dessa forma dar mais valor a minhas experiências.

Gente, Poliana é bíblia pura! Não tem como não falar isso!

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28), "Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação" (Filipenses 4:12), " Em tudo dai graças, essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus" (I tessalonicenses 5:18).

Não, não é um livro religioso. Mas não tem como não perceber a familiaridade.

#GoPoliana

Rsrsrrsr
Jessé 21/03/2020minha estante
Uma otaria essa Poliana!

Vanessa Maia 22/03/2020minha estante
O lado bom do Skoob é aprender a aceitar opiniões diferentes da minha, sobre livros e autores.

Jessé 22/03/2020minha estante
Hahahahahahaha calma mana, eu to brincando.

Bruno 06/09/2021

Emocionante!
Esse livro foi o primeiro que li que me fez chorar quando cheguei no final. Fiz questão de fazer um texto no instagram falando minha experiência ao lê-lo. Foi uma indicação maravilhosa da minha esposa e que nunca vou tirar do coração.

Alice 15/04/2021

Pollyanna
Para mim foi um pouco cansativo de ler demorei quase um ano para ler ele, é bem diferente da novela, e não gostei muito da narrativa.

Sophi 26/11/2022

Pollyanna é um criança linda! Sua relação com a sua tia, Nancy e Tonho mostra como ela consegue mudar a percepção sobre a vida. Com esse livro aprendi a ver o lado bom de todas as coisas.

Camila 07/04/2020

Uma lição de vida
Eu ja tinha lido quando era criança, mas lembrava de pouca coisa e podendo ler agora de novo entendi o porquê que eu gostava tanto desse livro. A historia é tao doce e carrega tantas lições de vida... a leitura é bem rápida, nao te prende muito, mas te deixa intrigado com a personagem.

No começo eu lembrei muito de Anne with an E, as tranças ruivas, as sardas (e o desgosto da personagem por elas), falar o tempo todo, ser órfã, ver beleza em quase todas as coisas, ter gratidão por tudo e todos... mas a diferença entre elas é que Anne é uma garota forte e determinada ela vê a realidade e quer mudá-la, ja Pollyanna é uma garota doce e gentil que quer sempre ver o lado bom de tudo, sua visão inocência simplifica os problemas da vida.

Nani 12/04/2020

Como não amar Poliana
Um livro maravilhoso e emocionante que mostra uma garota incrível que consegue influenciar uma cidade inteira com seu jogo do contente. Aprender a enxergar o lado bom das coisas talvez nos torne pessoas melhores.

Leticia2513 14/10/2020

Simplesmente incrível. Uma personagem doce, carismática, gentil, um símbolo de empatia. Amei a história e toda a mensagem que ela passa. Recomendo esse livro principalmente aos adultos, pois às vezes esquecemos de coisas que são realmente importantes na vida e precisamos resgatar nossa criança interior. Ótimas lições o livro traz.

Daienne.Cardoso 21/07/2021

Adoro Pollyanna! Um livro infanto-juvenil, que pode trazer uma sensação de ser um pouco repetitivo pelo jeito da menina de se comportar e de enxergar o mundo, mas muito necessário! Apesar de ser um livro adolescente, é encantador. Com sensibilidade a leitura nos faz repensar alguns aspectos e valores da vida, e como podemos quebrar certos paradigmas que parecem não ter um outro ponto de vista. Li os dois livros (Pollyanna e Pollyanna Moça), achei o primeiro melhor do que o segundo, mas amo os dois! ?

Carla 13/04/2022

Superou as minhas expectativas.
Li e gostei muito da série da Anne de Green Gables.

Quando fiquei sabendo da Série da Poliana, fui atrás para saber e vi que os temas são bem parecidos, menina órfã, 11 anos de idade que é adotada e vai morar no sótão da casa. Com a diferença que a Anne foi publicado dez anos antes.

A princípio, não tive interesse nenhum na leitura do livro da Poliana, mas sou professora do 5o ano do ensino fundamental e trabalhamos com o sistema Mackenzie de ensino e a editora indica essa leitura para os alunos, então, ?fui obrigada? a fazer a leitura em conjunto com os alunos.

As meninas em geral criaram altas expectativas com a leitura devido a novela do SBT.

Apesar do meu ranço inicial, achei que após a leitura, não foi de tudo ruim. A história fica presa no jogo do contente. Enfim, dei 3 estrelas por ter superado minhas expectativas, mas não pretendo fazer a leitura da Poliana moça.

Anjuf 25/06/2021

Os personagens são muito bem escritos, e eu adorei as situações em que a Poliana entrou para ajudar a todos. Com o tempo, nós vamos entendendo o objetivo de cada personagem, nos apegando a eles. Acho que é um dos melhores livros que já li.

shinju__ 01/05/2022

Meu Deus...
O que dizer de um livro que eu terminei de ler aos prantos??

Eu já havia lido ele há um bom tempo atrás mas claramente não tinha maturidade suficiente pra entender boa parte do que o livro quer passar.

Um livro que traz de volta em nós o sentimento de querer ser feliz a todo custo, até mesmo nos momentos mais difíceis.

Recomendo muito??
Beca 06/05/2022minha estante
Amo

Lores 19/07/2021

Um clássico infantojuvenil que vem encantado pessoas de todas as idades a muito tempo. Pollyanna é simplesmente fofo, cativante, cheio de coisas a nos ensinar.
Pollyanna é uma garotinha de onze anos, que após a morte de seus pais vai morar com sua tia em uma pequena cidade. Pollyanna, com sua alegria, sua forma diferente de sempre ver a vida, acaba transformando a vida de todos naquela cidade com um simples jogo, o Jogo do Contente, um jogo ensinado por seu pai e que simplesmente consiste em sempre achar algo bom independente da situação. Pollyanna ensina a todos uma nova forma de enxergar e viver a vida ?

Nanda 12/08/2020

Amei!
Escuto falar dessa história a muito tempo mas demorei pra de fato ler.
Achei que ia só achar uma história infantil ok, mas na verdade eu amei!!
É fofo, é encantador e passa um ensinamento muito legal! É mais do que um livro infantil, é pra todas as idade.
Pensamento positivo sempre! ♥
Mas sempre é bom lembrar, viva suas emoções, elas são importantes independente de qual seja!