Pollyanna

Pollyanna Eleanor H. Porter

Resenhas - Pollyanna

rafaela1789 17/12/2022

clássico fofis
Amei! Poliana é um livro "infantil", que te dá um tapa na cara com o fato de mesmo com tantas coisas negativas, Poliana contagia a todos com a sua felicidade, e as vezes nós com tão poucos somos rancorosos, mal educados e ingratos!
Enfim, um livro incrível.
Bruna 29/12/2022minha estante
Larguei na página 10 de tão cansativo que é... acho que é a escrita que n me pegou

rafaela1789 30/12/2022minha estante
hmmm, também tinha, mas depois eu voltei r amei

Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Poliana
Há muito tempo eu ouço falar dessa história e, como recentemente andei me encantando com narrativas que envolvem crianças, achei que estava na hora de conhecer a história de Eleanor H. Porter. E, mesmo sendo um clássico de seu tempo, o livro ainda assim apresenta traços semelhantes com histórias que vieram antes, como Anne of Green Gables, que foi publicado alguns anos antes.

Então, é claro que não foi uma história inovadora ou completamente imprevisível pra mim, afinal, se estava presente em livro mais antigos, reflete também como inspiração para muitas histórias que vieram depois. Um exemplo é A Guerra Que Salvou a Minha Vida, da autora Kimberly Bradley.

O que temos aqui é a menina “rejeitada” que acaba parando em um lar que não necessariamente a quer, mas que através de suas atitudes, carisma ou humor acaba cativando aqueles ao seu redor, nos passando uma grande lição sobre a vida.

Por si só, é uma história leve e bem humorada, mas não vá achando que serão só momentos felizes, pois há alguns momentos onde a trama dá uma guinada e nos enche de tristeza e apreensão, o que, ao meu ver, acaba acrescentando bastante, por tirar o leitor do ritmo confortável da leitura.

Essa edição da Nova Fronteira é toda cheia de detalhes e, claramente, voltada ao público mais jovem que pode se interessar pela leitura através da novela do SBT que foi inspirada no romance: As Aventuras de Poliana. De qualquer forma, é uma diagramação muito bonita, com detalhes em todas as páginas e em papel revista. A capa é acolchoada e possui aplicação em gliter.

E ai, tanto a própria história como a edição acabam por colaborar para uma leitura rápida de poucas horas ou, se você for ler com um pequeno, uma narrativa encantadora e que vai render bons momentos para ambas as partes.

Eu, mesmo já tendo lido coisas semelhantes, adorei a experiência de conhecer Poliana e sua força de vida. É uma pequena inspiração para aqueles momentos onde achamos que nada da certo ou que não somos suficientes para realizar algo. Você termina esse livro com aquele quentinho bom no coração e com energias renovadas para encarar o mundo. E, caso ainda queira acompanhar mais um pouco, a autora lançou também um livro continuação que mostra nossa protagonista aqui um pouco mais velha e vivendo coisas diferentes.

Então, se é um livro fofo, leve, mas com boas lições e conteúdo para passar o tempo, Poliana é uma boa escolha e eu tenho certeza que você vai dar algumas risadas, ficar intrigado e se emocionar com essa menina cheia de vida que também pode mudar a vida do leitor.

site: http://resenhandosonhos.com/poliana-eleanor-h-porter/

mahzoca 29/06/2021

já não esperava muita coisa
Gostei, mas já não esperqava muita coisa por ser um livro paradidático. O início da história é fluído e bom, mas a partir da metade do livro ele se torna repetitivo e parado. Achei o acidente no final da história meio deslocado e sem clímax (o que, confesso, deixou a trama bem chata).
Dei as três estrelas mais pela caracterização da personagem, que é muito boa e dá muita identidade pro livro (inclusive a poliana lembra muito a anne de green gables).

Jeeh @jeehtc 17/08/2020

E finalmente eu li esse clássico!
Confesso que foi impossível não comparar Pollyanna com Anne de Green Gables, quem leu os dois livros vai entender as muitas coisas em comum que as duas personagens tem.
Pollyanna é uma menina encantadora que não se deixa abater pelas dificuldades da vida, procurando sempre ver o lado bom de tudo, ela e seu "jogo do contente" conquistam à todos ao seu redor.
Achei muito linda a mensagem que a história passa, e com certeza depois dessa lição de vida eu vou tentar jogar o "jogo do contente" também!
Já vou começar a ler Pollyanna Moça, pois estou ansiosa pra saber o que aconteceu com essa personagem tão querida.
Lívia 19/08/2020minha estante
Verdade essa comparação é real mesmo

Jeeh @jeehtc 19/08/2020minha estante
Né? Achei muito igual kkkk

Muninn - IG @corvosdeodin 01/02/2021

Uma leitura para aquecer seu coração
Ler Pollyanna foi uma ótima maneira de começar 2021, graças a personagem e seu jogo do contente vou poder encarar de uma forma melhor os desafios do ano e as amarguras que a vida pode vir a trazer. Só tenho a agradecer!

site: https://www.instagram.com/p/CKuWdigjuBC/

Anne 17/03/2021

Eu me apaixonei por Pollyanna, apesar de ter achado ela um pouco chatinha no início.
Mas não adianta, a menina me cativou e eu me emocionei muito com a sua história.

Gabrielle.Quinlan 05/02/2023

Lindo!
O livro conta a história de Poliana, uma menina de 11 anos que ao ficar órfã, vai morar com sua tia.
Poliana é uma menina muito resiliente, e leva outros personagens a terem uma visão mais positiva da vida, através do que ela chama de "jogo do contente".
É ótimo para ler com criança, recomendo muito.

Eyshilinha 21/06/2020

Pollyanna
Um livro maravilhoso,onde ensina enxergar o lado bom de toda nossa vida! Um livro perfeitooo, leitura leve!!! Estou apaixonada ??

@LorenaSilriaBooks 01/07/2020

Coisinha encantadora
Li esse livro no Clube do Livro que organizo na escola.
E foi uma maravilhosa escolha. Estávamos (estamos) precisando de uma boa dose de Pollyanna.
Pollyanna é perturbadoramente alegre e transforma vidas por onde passa.
A leitura é leve e encantadora.
Recomendo muito a leitura.

Bia 25/04/2021

Depois de muitas indicações no clube de leitura do qual eu participo, pude ler e entender o amor que elas tem por esse livro tão delicado e cheio de ensinamentos.

bella 30/04/2021

Jogo do Contente
insta: @atocadaraposa

"Poliana" (Pollyanna), livro da escritora Eleanor H. Porter, foi publicado em 1913 nos EUA e é considerado um dos clássicos da literatura infanto-juvenil, com razão.

O livro conta a história de Poliana, uma criança que vê seu mundo girar ao se mudar para casa de sua tia Paulina (tia Polly). A menina, órfã, perdeu os pais e os irmãos, porém, apesar de toda a tristeza de sua vida, tem uma forma muito bonita de enxergar as coisas.

Tia Paulina, uma senhora de idade, rica e amargurada por desventuras de sua história, fica em choque ao saber da chegada da sobrinha e se irrita facilmente por qualquer atitude que a menina tome.

Um exemplo é quando, no começo da história, no dia em que Poliana chega à casa de sua tia, esta lhe acomoda no sótão, um quartinho escuro, empoeirado, sem decoração ou luz. A criança, ao chegar no quarto exclama de felicidade ao dizer que está feliz em ter um quarto só pra ela, e como está feliz de seu quarto não ter quadros para que possa apreciar a vista da janela.

Este é o jogo que Poliana joga durante todo o livro, o Jogo do Contente, ensinado pelo seu pai, no qual ela pega as situações, as examina e tenta encontrar o lado positivo desta, o lado contente das coisas. A menina, muda a vida de todos que a cercam ao lhes ensinar como é simples e bom ver o lado feliz de tudo, mesmo das situações mais complicadas.

Já havia lido o livro quando eu era criança e reler agora trouxe pra mim muitos bons sentimentos e me fez lembrar do meu eu infantil. Aliás, ganhei o livro quando menor porque minha tia dizia que eu parecia muito com a protagonista. ;)

Um livro encantador, ótimo para crianças e adultos, com uma lição de moral importante, para que ficar se magoando pelas situações quando se pode achar uma solução e ficar contente com elas?

site: https://www.instagram.com/atocadaraposa/

Vitorinha 01/11/2021

Muito bom, incrível, adoro, o primeiro é incrível, segundo nem tanto.
Ótimo livro
Chapéu de palha, vestido xadrez vermelho, e cabelos loiros??

Paty 19/02/2023

Eu amei o livro , li uma versão mais antiga a de 1979 então tinha muitos erros e tals , achei o livro muito parecido com a novela claro não idêntico e óbvio esse era mlr , o início é meio chato mas dps fica legal , amei que os capítulos são curtinhos ou seja fica uma leitura mais fluida . A poly as vezes tbm é meio inconveniente e irritante mas nd q ela já n seja na novela msm

Larissa 21/03/2021

Fofo e marcante.
A história tem uma linguagem simples devido ao fato de ser direcionado para o público infanto juvenil, porém é uma leitura para todas as idades.

Acredito que todos em algum momento deveria ler, apesar de ser uma historia que conhecemos por alto. Possui uma bela mensagem e um modo de viver que deveríamos ao menos tentar.

@Mihleituras 11/11/2020

Amei a mensagem do livro. A história simplesmente te prende e surprendente.