Os Melhores Contos de Fadas Celtas

Os Melhores Contos de Fadas Celtas Oscar Wilde...

Resenhas - Os Melhores Contos de Fadas Celtas

nalurodrigues 08/03/2022

Longo, Lento e Nada Surpreendente
É triste vir com uma resenha desesperançosa para um livro cujos contos eu queria ler — muito, muito muito — mas infelizmente é outra geração, com outros parâmetros para escrita e voltado para crianças e adolescendentes de outros povos bem mais antigos. É interessante no quesito histórico, para descobrir o que as pessoas daquela época viriam a gostar e, quem sabe, até serve de inspiração para a sua própria história.
Diferente do Contos de Fadas Tradicionais, quase não há inocência infantil em alguns pontos (talvez por conta da cultura) ou lições de moral bem definidas ou personagens cativantes. É mais a história pela história, como se você estivesse enrolando uma criança até que ela durma.
Não recomendo ler um conto atrás do outro. É bem cansativo, algumas histórias são bem planas (sem profundidade ou rumo surpreendente). Felizmente, a edição é linda e agrega demais ao conteúdo. Vale mais à pena pelo trabalho da editora, pela carga história e pela escrita dos autores que pelos contos em si (ao menos na minha opinião).

site: writemeinblood.tumblr.com

Bianca1210 20/04/2021

Contos que se aproximam dos sombrios irmãos Grimm e nos mostram a origem de muitos contos de fadas da atualidade.

elisa 24/03/2021

princesa leve melhor conto sem sombra de dúvidas, achei que ia ser uma versão de bela adormecida mas princesa sem gravidade é bem mais legal
os contos seguem uma mesma lógica e pode ficar meio cansativo em certo ponto, mas é tudo muito mágico e exagerado, e eu amo

Mika | @mikaela.gaelzer 25/01/2022

Contos de fadas Celtas
O livro no geral é bom, mas eu precisei pesquisar algumas coisas em relação a Irlanda para entender a base de alguns contos.

Além disso, é possível notar a semelhança que alguns contos Celtas possuem com os contos tradicionais que conhecemos, mas que mudam conforme a cultura e eu achei bem interessante.

A edição é linda e muito bem ilustrada ?

Talita Hanna Cabral 22/06/2021

Expectativa
Belíssimo livro com contos escritos no século XIX por autores e autoras escoceses e irlandeses, dentre eles Oscar Wild. É importante frisar que são contos que misturam o mundo mágico com o cristianismo, então para quem espera contos com as raízes celtas anteriores ao cristianismo, pode se decepcionar. Para quem pretende ler pelo valor histórico, vale a leitura.

Maria V 01/08/2022

Decepcionante?
Amo contos de fadas e estava mega ansiosa para ler esse livro, principalmente porque ele é dedicado a contos Celtas, porém vários contos parecem ser repetidos.

Entendo que isso é normal (várias versões de uma mesma história), mas dentro que uma coletânea que faz uma curadoria apurada?

A edição é belíssima e o trabalho não poderia ter sido melhor melhor, porém esperava mais do conteúdo

Carol 13/01/2023

É uma coletânea belíssima!
Tem um ótimo texto de apoio no prefácio e mini biografias dos autores, além de uma extensa lista de fontes bibliográficas.
Para mim, confesso que a primeira parte foi um pouco monótona, talvez por as histórias serem parecidas. O que não deixa de ser menos interessante, pois é curioso observar como a mesma história se move por culturas próximas tendo apenas alguns elementos modificados. Passados esses, há contos e histórias muito interessantes e ricos, meus preferidos são ?O dragão relutante?, ?O gatinho branco? e ?A princesa Finola e o anão?.
Não sei se sou eu apenas, mas achei o último conto, das aventuras de Oisin um pouco confuso.
Merece também todo o destaque possível o projeto gráfico da Editora Wish. Todo o capricho e detalhes na edição fazem da obra um deleite.

Ohara 23/01/2021

Primeiro livro que financiei pelo catarse, e eu não poderia ter iniciado melhor.

O audioconto "O gigante egoísta" narrado por Guilherme Briggs foi maravilhoso, nem sei quantas vezes já escutei. E "A princesa leve" está entre os meus favoritos.

Recomendo muito a leitura, mesmo com alguns contos muito parecidos entre eles.

Bia 07/08/2021

A edição é espetacular, impecável, assim como todas da editora Wish. Algumas histórias são bem agradáveis, porém ao longo do livro percebe-se que começam a ficar repetitivas. Na época era algo comum ter histórias semelhantes, que mudavam apenas um detalhe ou outro, porém acredito que a editora poderia ter selecionado melhor os contos para não dar essa impressão de estar sempre lendo a mesma coisa.
É um livro que entretém, porém sem grandes expectativas.

Ju Harue 29/09/2022

A primeira coisa a ser ressaltada nessa edição é a estética, pois tem um trabalho belíssimo, com detalhes que acentuam a vibes de contos de fadas celtas, com a curadoria de ilustrações preciosas, lindas e originais.
Como a maioria das histórias do gênero contos, podem ser uma versão diferente de um mesmo “esqueleto”, mas ainda assim, eu achei interessante como algumas situações são recorrentes desde aquela época, como a figura masculina muitas vezes sendo equivocada, cometendo erros atrás de erros, não seguindo orientações mais “básicas” ou quando as figuras femininas salvam a situação e tudo que “ganham” com isso é um casamento com o cara que leva a fama de ter conseguido algo. Não são todos os contos assim, mas foi um padrão recorrente que me saltou aos olhos na leitura.
Também é bem interessante observar como, através dos contos, fatores externos foram se embrenhando na cultura celta, como religião, política e afins. Menção especial ao prefácio, que foi excelente, dando um vislumbre do que foi a cultura celta e como os contos já são obras oriundas dos padres e de pessoas posteriores a eles, que transcreveram a sua forma o que pertencia a uma cultura exclusivamente oral, entre outras informações bem pertinentes.
Em suma, não foi uma leitura que me prendeu totalmente - como eu esperava, mas acredito que seja muito por conta de não estar acostumada acostumada ao gênero. Vou seguir lendo as outras edições lindíssimas da Wish.

Milah 20/11/2021

Ao contrário do que se comumente imagina, os druidas não se constituíam como um grupo único. Eles se organizavam em três classes com funções que por vezes se sobrepunham (?)

MykaaMoon 27/01/2023

Maravilhoso
Este livro assim como o outro contos de fadas que li, se tornou um dos meus favoritos.
Eu tenho grande facilidade em me afeiçoar á livros de contos de fadas.

A leitura foi fluída e finalizei antes do tempo que estimei. Gostei de todos os contos mas tive alguns favoritos.

A editora wish é maravilhosa e completa. Amei a explicação no início do livro e também a parte dos escritores. Perfeita demaisss!!!

Helana O'hara 29/09/2021

Contos maravilhosos
📚Primeiramente esse livro é uma coletânea maravilhosa de vários contos, encontramos nele uma série de escritores entre eles Oscar Wilde e sua mãe Lady Wilde.
São mais de 20 contos que você encontra no livro. Entre prosa e poesia, histórias, inclusive que são familiares para nós.

📚Um conto que gostaria de falar e que me ganhou de cara foi o prefácio, a preocupação em trazer para o leitor mais da culta celta, quem foram, onde eram encontrados – uma verdadeira aula de história.

Não tive nenhum conto preferido, mas dois deles me chamaram muita atenção “A Floresta de Dooros” que conta a história de um ser muito pequeno e as frutinhas mágicas deles que chama atenção de um gigante. Essa história em si, me lembrou muito animação Ursinhos Gummy da década de 80, eles precisam proteger a terra mágica e comiam umas frutinhas mágicas também e existe uma grande referência a contos de fadas no desenho.
Outro conto que gostei muito foi “O Caçador de Focas e o Sereiano” – li algumas semas atrás um conto sobre mulher-foca que não sabia de onde vinha. Agora que pude ler um conto sobre elas foi incrível descobrir sua essência.

Os melhores contos de fadas celtas, é um livro incrível, elaborado, detalhado com histórias geniais do povo celta. Fiquei apaixonada!

Larissa.Raduam 19/03/2021

Princesa Leve é o melhor
Gostei muito apesar de demorar muito pra terminar de ler, alguns contos não são tão bons assim e me deram um pouco de preguiça. Meu favorito foi a Princesa Leve que é o último conto. A edição é a coisa mais linda, trabalho gráfico impecável, fico sempre admirando ele ?

Paty 20/12/2021

Tem elementos bem interessantes
Olha, a verdade é que tô meio que com preguiça de ficar falando de conto por conto, mas posso falar num geral que no fundo é só mais do mesmo.

Não que eu não goste de contos de fadas, eu na verdade aprendi a apreciá-los bastante. Acho que são umas das formas narrativas mais interessantes que tem. O que não quer dizer que não acabem se tornando repetitivas.

O que eu posso dizer é que tem alguns contos que se salvam por ter uma dinâmica diferente, ou então alguns contos que tem elementos que são mais interessantes que o normal. Então ficam mais bacanas, e eu visualizei umas coisas bem mais legais na minha cabeça do que a coisa de sempre (príncipe se apaixonando perdidamente pela princesa indescritivelmente bela e tals, os dois ficando juntos no final depois algumas encrencas do barulho e tudo o mais). Dizer que eu me lembro quais são os contos que tem isso é demais, mas se um dia eu pegar pra reler, eu certamente vou identificar os contos diferentes. Mas enfim.

Pra mim, apesar de não ter realmente uma novidade, achei que foi bem válido e valeu cada centavo desse financiamento (olha essa diagramação, neném).