Os Melhores Contos de Fadas Celtas

Os Melhores Contos de Fadas Celtas Oscar Wilde...

Resenhas - Os Melhores Contos de Fadas Celtas

Laura Lavinia 08/05/2023

A humanidade não muda nunca
Muito bom mesmo. Realmente lembra aquelas baladas contadas nos filmes de época. Só queria saber se as pessoas falavam do jeito que eles pintam nos contos. Será que eles tinham paciência mesmo pra falar daquela maneira? Estou duvidando, mas posso estar enganada.

Amei as ilustrações. Queria que as editoras aceitassem que desenhos bonitos nunca são demais. E todos os contos são interessantes e te fazem viajar para as terras dos povos celtas, ainda que eles sejam meio incompletos e superficiais, já que os personagens não podem ver um príncipe ou uma linda donzela, que já se apaixonam e falam que dariam sua vida em troca da pessoa bonita. Tá na cara que é só pela aparência e isso não torna um amor real. Achei esses personagens bem toscos e fúteis, mas é só ignorar eles que o livro fica bom.

O personagem que mais gostei foi o Gatinho Branco e o que menos gostei foi a Deirdre.

Stella.Arndt 09/02/2021

Gostei bastante do livro.
Os contos são bem curtinhos e a leitura deles é bastante fluída. Alguns deles tem o enredo um tanto repetitivo, porém, não prejudica sua qualidade, ao meu ponto de vista.

Ju Ragni 12/02/2021

Amo muito a Irlanda, as lendas Celtas, a Bretanha antiga...Embora os contos de fadas frequentemente sejam repetitivos, porque em geral tem as mesmas origens, é interessante ler as variações, porque elas trazem as características de cada cultura. O primeiro conto é sobre a princesa irlandesa Deirdree, que está bem mais aprofundado no livro OS PRINCIPES DA IRLANDA, de Edward Rutherfurd (ótimo livro). O segundo é uma variação (ou será a raiz?) de OS CISNES SELVAGENS, um conto que marcou minha infância. De todos, o que eu menos gostei é o último, achei a narrativa mais confusa, mas o fio central da história é bom, um herói que fica na terra da juventude enquanto o tempo corre normalmente no mundo exterior (as lendas Celtas costumam falar de como o tempo passa de forma diferente no reino das fadas). Gostei.

Claylson 12/02/2021

Contos Celtas
Histórias cheias de príncipes, princesas e gigantes.
Com certeza os gigantes são a representação de reis não celtas, na maioria das vezes são mostrados como donos de grandes terras e castelos. É interessante que as princesas, mesmo estando em perigo, sempre ajudam de alguma formar o cavaleiro/príncipe, não sendo a típica donzela em perigo.
Sem sombra de dúvida o melhor conto é a do Gigante Egoísta, este conto fica no meio do livro, então quando você chega nele, já está acostumado com a fórmula das histórias, aí você chega do final e é pego desprevenido, é uma história linda e com um grande ensinamento.
Quando citaram Cu Chulainn, fiquei animado, infelizmente foi só citado mesmo, é uma pena.

Carla Forner 28/02/2021

Contos fantásticos, com fadas e duendes reunidos em uma edição maravilhosa e todo um cuidado com a publicação.

Estela 04/03/2021

Exala cultura celta
Amei o livro, a editora Wish caprichou demais! Os contos são maravilhosos, as gravuras, a organização, o design! O livro traz o que promete, contos celtas, já li vários contos, mas acho que o livro conseguiu reunir todos de maneira incrível!

Gabi 13/08/2021

Quando pegamos um livro de contos sabemos que há uma grande chance de não gostar de muitos, acho que a equipe da Wish fez um bom trabalho nas escolhas. Fui ler sem expectativas e terminei satisfeita. É possível ver vários aspectos semelhantes entre os contos, o que já era esperado, visto o tema e época. Então vai do "hmm" até o "ah esse foi bem legal"

A edição está linda, muito bem organizada. Na apresentação de cada conto têm o nome de quem escreveu (há contos escritos por mulheres), o ano, uma pequena sinopse divertida e de qual país é, e, possui belas ilustrações que me ajudaram a imaginar as cenas.

Diria que os contos que mais gostei foram:
O lobo- cinzento, O rei do Deserto Negro, Lis Amarela, O Gigante Egoísta, O dragão relutante, A caverna encantada, Princesa Finola e o Anão.
O Nuckelavee é bizarro kk

Vivi Barini 22/08/2021

O trabalho editorial e gráfico desta edição é simplesmente primoroso. A contextualização histórica e cultural apresentadas são fundamentais para entendermos melhor os contos, fora que as ilustrações dão uma riqueza incríveis para o livro.
Só não sei 5 estrelas porque fiquei confusa com alguns contos.

Jessy 07/12/2021

Além da edição ser linda, com belas ilustrações originais, os contos são incríveis e podemos ver como a oralidade vão transformando a história. De acordo com as informações de origem de cada conto, é possível para perceber que alguns provavelmente tiveram a mesma origem, mas por terem sido coletados em diferentes regiões, a moral da história permanece, mas como ela se desenvolve, nome e quantidade de personagens e o quão longa é muda bastante.
Tenho a primeira edição, com o conto "A Princesa Leve", que é bem como os contos de fada clássicos que viraram filme/animação: a princesa é amaldiçoada por uma bruxa e apenas o amor verdadeiro (que geralmente vem na forma de príncipe) pode reverter. Mesmo assim é uma história bem interessante.
Um bom livro para saber sobre a origem de alguns contos que chegaram até os dias de hoje (mesmo depois de tantas mudanças) e para conhecer um pouco de outra cultura, e o que eles julgavam como um aprendizado necessário.

emlindh 06/04/2022

Contos Celtas
Terceiro livro da coleção de Contos de Fadas da editora Wish, e esse é tão perfeito quanto os outros.
Para ler contos de fadas antigos tem que lembrar que é isso mesmo, eles são antigos, então não condizem mais com as noções de ?realidade? que temos hoje, por isso muitas vezes eles parecem não apenas surreais no quesito fantasia mas também no social e religioso.
Claro que a leitura é excelente para ter esse gostinho de literatura antiga e um maior contato com uma região de histórias tão ricas e fantásticas.

Eduarda.Breancini 22/04/2022

O livro conta com 24 histórias da literatura celta, então é tranquilo e não fica tão pesado. Gostei bastante da leitura, a escrita é simples então é fácil pra entender. O livro tem várias imagens nele o que deixa o entendimento da história melhor e mais descontraído.
Todos os contos de fadas falam sobre duendes, dragões, bruxas, princesas, fadas, etc? o que torna a leitura agradável para os amantes de fantasia.

Nati Gaiewski 16/07/2022

Vistoso
Um colírio para os olhos, de fato. É difícil olhar para esse livro e não cair de amores pela edição, vendo o enorme zelo da Editora Wish com os detalhes. Além disso temos diversos contos com animais que falam, maldições a serem quebradas e castelos a serem libertados, em resumo tudo o que eu adoro dessa pegada medieval fantástica. Apesar desses pontos ótimos eu não senti aquele êxito ao concluir o livro, acho que isso se deu em parte porque eu mergulhei de cabeça na cultura nórdica, que me conquistou, e fez a celta parecer um tanto apagada, normal. Mesmo com essa sensação de fracasso eu gostei das histórias, com aquela pitada de irrealismo que dá um charme as ideias dos antigos.

Isac 16/01/2023

Cheio de referências atuais
O que gosto em livros como esse é que está cheio de histórias e referências que são usadas até hoje. Muitas vezes pensamos que um autor escreve sua obra do nada, mas na verdade está se baseando em contos milenares.

Vivianne19 24/04/2023

Bom, mas esperava mais
O livro em si é maravilhoso, tanto pela bela edição, quanto pelo seu conteúdo. É interessante conhecer um pouco mais sobre a cultura celta, seus contos, porém alguns contos são repetitivos. Não vou citar algumas familiaridades com contos de fadas clássicos, pois acredito que se derivam ou podem ter sido fonte de inspiração, porém algumas histórias, principalmente no início são extremamente parecidas, acho que deveriam ter trago mais variedades, para não se tornar repetitivo. No mais, mesmo que alguns contos tenham sido maçantes, o livro vale muito a pena.

Bianca (@fallandfox) 15/05/2023

Como o próprio titulo já diz esse é um livro que reúne vários contos de fadas selecionados pela editora wish.
Eu comprei a minha edição como todas as outras dessa serie por meio do financiamento coletivo da editora e tive o prazer de poder escutar um dos contos narrados pelo Guilherme Briggs (escrito pelo meu autor favorito Oscar Wilde).

E algo que eu ja esperava então não me deixou surpresa ou cansada foi o fato de que muitos dos contos possuíam uma escrita similar e ate mesmo estrutura de historia por ser algo que foi passado em alguns casos de boca a boca e também em outros sendo variações que foram feitas modificações para se encaixar com o local onde estava sendo contada a historia.

Eu tenho da opinião que contos são uma parte importante no desenvolvimento das pessoas tanto para exercitar a criatividade como também para treinar o senso critico usando sua própria visão de mundo em relação aos personagem.