Cartada final

Cartada final John Grisham

Resenhas - Cartada Final

Mariana113 22/09/2020

Livro diferente do que estou habituada e gostei bastante. Muito interessante ver que foi baseado em fatos reais e de como é retratado o sistema penitenciário e jurídico dos EUA.

Bia @biaeseuslivros 21/09/2020

Uma história instigante sobre o advogado Dr. Cullen Post que trabalha na ?Guardiões da Inocência? - uma organização sem fins lucrativos - defendendo prisioneiros inocentes. Nesta narrativa intensa, acompanhamos toda a trama envolvida na condenação de Quincy Miller, um rapaz negro condenado injustamente há 23 anos. Em busca de um julgamento justo e da libertação de seu cliente, Dr. Post investiga uma organização perigosa e sem escrúpulos. Uma narrativa bem escrita, fluida e que você não consegue parar de ler. Impressionante como John Grisham ainda consegue nos prender em mais uma história surpreendente.

Leo Rosas 21/09/2020

Preso inocente
Livro de suspense de um dos melhores autores do gênero da atualidade. Neste volume conhecemos a história de um advogado que tem como objetivo de vida libertar presos condenados injustamente. Leitura que te prende do começo ao fim.

Selennie 21/09/2020

Acho que criei expectativas demais. Conseguiu fugir do meu gosto apesar de tudo. Mas é bem feito. Acredito que vai fazer mais e mais sucesso.

Manu Boschetti 20/09/2020

Sai da minha zona de conforto e amei
Eu fiquei fascinada pela história do Post, o livro demora alguns capítulos pra ficar mais viciante, mas em certo ponto não consegui mais larga-lo.
Fiquei ansiosa e nervosa para saber o desenrolar das histórias.
Com certeza lerei mais do John Grisham e adorei mais histórias sobre o Post, sobre os novos casos e os casos em aberto, além de ver sua própria vida pessoal.

deiadietrich 20/09/2020

Pensar que muitas pessoas estão nessa situação.
Gostei muito da história. Me prendeu do início ao fim. Terminei agora de ler e só consigo pensar que muitas pessoas estão na mesma situação dele agora, com quem realmente deveria estar preso, solto por aí. É triste.

Mari.Alves 08/09/2020

Muito bom, leitura muito envolvente não tem como parar de ler antes de terminar.

Fernanda 23/09/2020

Quero ler mais do autor
Sempre ouvi falar do autor, mas nunca tirei os livros da wish list. Essa foi uma boa oportunidade que eu amei. Foi realmente uma experiência gratificante conhecer mais sobre o sistema prisional e jurídico americano

Flá 19/09/2020

Uma obra muito interessante q aborda assuntos polêmicos como a pena de morte a a prisão perpétua em meio a graves erros judiciais q ocorrem frequentemente. Resultado da irresponsabilidade e negligência, tirando a liberdade e a vida dae pessoas inocentes. A leitura é clara e suave o q torna o livro bastante acessível. Senti falta alguns momentos apenas de mais emoção, de mais ação.

andrea.lima.399 19/09/2020

Gostei
Cartada Final foi o livro de setembro/20 da TAG. Creio que não compraria se não tivesse no clube, pois não é o meu gênero favorito. Mas me surpreendi positivamente com a experiência.

Na trama principal, o advogado Cullen Post luta contra o tempo para libertar o preso Quincy Miller, jovem negro condenado injustamente por um julgamento repleto de falhas. Através desse pano de fundo, aborta temáticas necessárias como pena de morte, injustiças do sistema penitenciário e racismo.

Considero um livro fluido, de fácil leitura. Entretanto, por vezes o senti arrastado. Às vezes acho trazia vários personagens irrelevantes para a trama, mas talvez fosse intencional, pois Post, em sua corrida contra o tempo, também se sentia desperdiçando tempo com algumas testemunhas e apenados. Senti falta de uma melhor construção dos personagens e não me senti conectada a eles. O desfecho também deixa várias pontas soltas.

Apesar de não ter sido livro que me tocou, o livro é interessante, me tirou da minha zona de conforto e trouxe bom entretenimento. No geral, gostei do livro e recomendo a leitura.

8,5/10.

SubaLivros 19/09/2020

Espetacular
Esse foi meu primeiro contato com o autor John Grisham com o box enviado pela Tag Livros. A experiência foi espetacular do início ao fim, desde a chegada da caixinha, a perfeição da edição do livro, os brindes e o mais fascinante: a leitura dessa obra maravilhosa! Com certeza irei ler outros livros do John Grisham, essa leitura me conquistou. Obrigada Tag pela experiência.

Priscila 19/09/2020

Muito bom!
História boa e instigante. Embora tenha muitos personagens, o que pode gerar uma confusão por parte do leitor, o autor conseguiu conduzir isso muito bem.

salcedo_fer 18/09/2020

Embora eu estivesse empolgada para realizar a leitura de "Cartada Final", por ser meu primeiro contato com John Grisham, autor conhecido por escrever sobre questões jurídicas de maneira crítica, infelizmente o livro não me prendeu da forma que eu gostaria.

Acredito que meu principal obstáculo foi a maneira com que a narrativa foi delineada, adicionando muitos personagens à história, sem uma construção profunda sobre eles, deixando de focar em questões que eu consideraria efetivamente relevantes.

Importante observar que o livro gira em torno de um advogado que luta no tribunal para reverter a condenação injusta de um sentenciado negro à prisão perpétua, e que mesmo eu tendo achado a leitura bastante "arrastada", as críticas ao sistema judiciário, reflexões sobre o exercício da advocacia e ponderações sobre a influência do racismo nas condenações criminais (e na sociedade em geral) foram de extrema relevância.

Feitas as reflexões sobre o livro, também acho importante mencionar (e enaltecer) o quão incrível é a experiência proporcionada pela TAG. Embora a leitura não tenha sido das mais satisfatórias para mim esse mês, costumo acompanhar as opiniões dos demais assinantes pelo APP, e percebi que a grande maioria dos leitores AMOU "Cartada Final" (a avaliação está em 4.5 estrelas, enquanto eu dei 3), e é justamente essa divergência de opiniões que me deixa cada vez mais empolgada com o clube.

Optei por fazer parte da TAG para sair da minha zona de conforto literária, e não tenho como esperar que todos os meses chegue um livro na minha casa que eu ame, não é?

De qualquer maneira, indico a leitura, pois mesmo sendo uma narrativa que não me prendeu, isso é uma questão extremamente subjetiva... E no fim das contas, a temática do livro é de extrema relevância.

Butakun 18/09/2020

De Volta ao Ar (Livre)
Uma das coisas que me fazem manter a assinatura do TAG Inéditos é que sempre que paro para ler o livro do mês - às vezes pulo dois ou três, por conveniência - me surpreendo positivamente - aliás, quase sempre, porque "Apenas um Olhas", do Coben, e "A Única Mulher", da Marie Benedict, foram leituras bem tediosas e aquém do desejado. O Grisham já estava no meu radar literário há alguns anos, por causa de "A Firma", mas era mais um daqueles casos em que o tempo vai passando, passando, passando, e... enfim. Considerando que o gênero investigativo não é tão presente aqui no clube (se não me engano, o único outro desse gênero que deu as caras por aqui foi "O Quarto em Chamas", do Michael Connely), essa é uma obra muito bem-vinda, porque apesar de não costumar ser nada tão complexo ou profundo sempre traz uma boa discussão à tona, seja sobre corrupção policial, racismo estrutural e até institucional, e também sobre a injustiça do sistema judiciário - estadunidense, no caso em questão. "A Cartada Final" tem isso tudo, e com um mérito adicional: aqui não há reviravoltas mirabolantes, nem coisas absurdas acontecendo nos momentos mais inoportunos. A trama nos conduz por uma narrativa extremamente ágil, coisa que me surpreendeu um pouco, essa velocidade nos acontecimentos e seus desdobramentos, em que aquilo que é pretendido simplesmente é alcançado, e não surpreendentemente, porque o autor consegue nos deixar envolvidos com e atentos aos passos dos membros da Guardiões da Inocência (que curiosamente passa a ser chamado pelo nome original - Guardians Ministries - um pouco a metade da obra... Erro de tradução? Deslize da revisão? Não sei), fazendo com que seu caminho não nos seja estranho ou inesperado. Ainda como ponto positivo, cabe mencionar que o momento desse romance no clube foi bem assertivo, considerando a atual tensão social de viés racial/étnico que estamos vivenciando atualmente. Já como negativo, percebi apenas uma coisa, que é o fato de haver uma certa repetição desnecessária de apontamentos em determinados pontos do livros, principalmente na primeira metade, mas não chega a ser algo que possa comprometer a experiência de leitura e/ou o andamento do texto. Fiquei bastante satisfeito com o livro, como um todo, e até já encomendei outros romances do Josh.

Ah, e uma última observação: há um ótimo filme do Clint Eastwood, chamado "Crime Verdadeiro", baseado em "True Crime", livro do Andrew Klavan, que segue essa mesma linha, de alguém injustamente condenado por um crime que, já às portas da execução, encontra um guardião que tenta encontrar respostas e provar sua inocência.