Cartas para Luísa

Cartas para Luísa Maria Freitas

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juno 03/05/2022

Achei esse livro o mais pesado dos três do romance entre garotas, acho que acabei demorando bastante pra ler por causa disso. É um ótimo livro recomendo a leitura.

thestarlesea 24/04/2022

cartas para luísa.
amo maria freitas e sua escrita, mas acabei enrolando um pouco para começar a ler "cartas para luísa", sabia que seria uma leitura intensa. de fato, eu não estava errada.
"cartas para luísa" é sensível, profundo e real. retrata o quão delicada é a adolescência e suas dores. me fez chorar, rir, passar raiva e, principalmente, refletir sobre muitas coisas. ao mesmo tempo que a história cutucou em feridas minhas há muito esquecidas, ela me abraçou e me acolheu.
antes de ler, é essencial saber sobre os gatilhos, que são vários.
maria, tua escrita sempre mexeu comigo, mas "cartas para luísa" tocou meu coração de uma forma que jamais tinha acontecido. obrigada.

? leitura realizada entre os dias 08.02.2022 e 25.02.2022

lu 07/04/2022

desconforto foi a palavra que define o que esse livro causou em mim. Fui ler esperando uma coisa e encontrei, na verdade, algo bem mais profundo do que imaginava. É uma narrativa que contém vários gatilhos e, em muitos momentos, me peguei agoniada com a história da Rafa e da Luísa, e em outros confusa com o desenrolar das cartas e de tudo aquilo. Mas apesar disso, é um livro muito simbólico e que te cutuca de várias formas.

Juno 26/03/2022

Li tudo de uma vez de tão gostoso e fluido que foi, recomendo muito. Ler livros com temática LGBTQIA+ sempre muito gostoso.

Izabel.Vicente 20/03/2022

Gostei muito do livro. No início achei que iria me entediar por serem cartas, mas acabou que me envolvi e gostei demais da história.

Let 17/03/2022

um turbilhão de emoções
O que foi isso que me atingiu?
Esse livro me fez chorar? me identifiquei TANTO com a protagonista e sua forma nem um pouco saudável de solidão e eu MERGULHEI tanto na história que senti tudinho: amor, raiva, indignação, desconforto, estranhamento, alívio?

Pra quem é parecido com a Rafaela, o livro é desconfortável, mas não de uma forma ruim. De uma forma que fazer pensar sobre situações da sua própria vida (e que talvez você tenha que arranjar uma forma de parar de fugir).

Tudo na história é perfeitamente construído de uma forma que Santa Má alugou um triplex na minha cabeça, com essa e tantas outras histórias da Maria Freitas.

Maria, você acabou de ganhar uma fã incorrigível.

lady hideko 19/02/2022

Cartas para Luísa.
Eu confesso que entrei nessa leitura pra ler mais um clichê com personagens sáficas, mas o livro foi um tanto mais profundo. Possui incontáveis gatilhos, alguns somente citados e outros mais presentes, isso inclui racismo, bullying, gordofobia, transfobia, luto, relações abusivas, transtornos mentais, autoflagelação, entre outros. Apesar da escrita surpreendente e fluída da autora, que me prendeu do começo ao fim, não senti um carisma tão grande pelos personagens. A minha avaliação é em respeito à autora, sua escrita e ao grande leque de representatividade apresentada na obra, mas esse infelizmente não é um livro que eu leria novamente. Os personagens são muito ausentes em suas relações, péssimos amigos, irmãos, namorados, tios, e isso me incomodou um pouco. Como falar de amor se amor é estar presente? Senti uma solidão muito grande ao me colocar no lugar da Luísa, dez anos de cartas escritas não apagam isso, na verdade, não acho que voltar a "cutucar" relações problemáticas como a deles enquanto adolescentes faça bem a alguém. Inclusive não consegui torcer pelo casal principal, mas talvez essa seja uma visão bem pessoal minha e vocês possam enxergar as coisas sob outras perspectivas ao lerem... Só não recomendo a leitura pra quem está passando por momentos sensíveis/difíceis ou para quem procura uma história de amor, acho que essa é uma história sobre dor e dificuldade de se desprender de situações problemáticas do passado.

Memy 08/02/2022

Saí com depressão
Cara.... O que falar sobre este livro, foi algo que me agarrou no fundo da minha alma. Eu, quando encontrei o box na amazon para o kindle unlimited, comecei a surtar por que eu amo ler livros gays e tal. Mas eu achei que ia ser só boiolagem e tal, mas, SPOILER ALERT: não foi
Eu ainda tô processando esse livro, to sem palavras, a escrita é maravilhosa, e a história é perfeita

Camila 04/01/2022

Como sempre lindo, como sempre terminei chorando. Esse estilo de livros em carta me ganhou, e eu não parei de ler até ter a resposta que precisava do que aconteceu, ou seja, não dá pra parar de ler até acabar.
É ler sobre o primeiro amor e sobre as nuances de sexualidades e gênero que todo livro deveria ter, mas com um toque especial pela fluidez das cartas. Dá pra imaginar tudo como se fossem cenas de filmes.
Incrível!!!!

aly 01/01/2022

arte.
cartas para luísa é o melhor livro que eu já li, com todos os exageros honestos e elogios possíveis porque ele merece!!
eu presenciei a história mais bonita de amor. o quanto eu chorei, ri, me emocionei e torci para luísa e rafaela terem um final feliz não tá escrito kkkkkkk

(aliás, rio do fato de sempre pegar o final do livro para reler as cenas de luísa e rafaela e acabar chorando, mas terminar com um sorriso genuinamente esboçado no rosto. até porque é exatamente a forma que Cartas para Luísa te deixa, né? com um turbilhão de emoções para lidar e vibrar.

maria freitas, você me destruiu e eu agradeço por isso!
aly 01/01/2022minha estante
ja faz 1 ano que eu li, mas tá valendo hahah

Vitoria Ondina 09/12/2021

Bom livro, alguns desconfortos
A escrita de Maria Freitas é muito boa e eu terminei o livro em lágrimas. Porém, fui me conectar com as personagens da metade para o final da história.
O início me trouxe desconfortos. Me atraí por essa leitura não apenas pela representatividade ace, mas também com a expectativa de ver uma personagem preta sendo desejada e amada.
Logo no início me decepcionei porque o contexto da adolescência da Luísa é solitário, ambientado numa cidade pequena com uma família cheia de questões complexas e que deixam marcas. Fiquei incomodada e irritada com a Rafaela descrevendo tudo que a Luísa passava para depois dizer que "não entendia porque ninguém via o que ela via, que ela era linda". Foi muito angustiante para mim ler isso porque sei que alguém te amar e respeitar não cessa a dor de não se sentir amada e respeitada pelo resto do mundo.
Mais tarde a protagonista vai amadurecendo nessas interpretações e o relacionamento delas fica mais complexo, é como se a Luísa finalmente tivesse pensamento próprio para além da angústia, ela reage e também erra, tem impulsos e desejos.
No fim eu me apeguei às duas e me vi na história delas, chorei horrores kkkkk É um bom livro.

Alessandra.Oliveira 30/10/2021

Nossa...
Fazia tempo eu que não lia um livro assim, me prendeu totalmente e me deixou em pedacinhos. Senti todo acontecimento, todo sentimento como se fosse meu...

zenik 17/09/2021

Nunca tinha lido um livro como esse, em formato de cartas, e foi uma experiência muito legal! Sofri demais com a leitura, só queria elas juntas e felizes mas isso NUNCA acontecia enfim gostei bastante.
As cartas eram tão reais!! Parecia que sei lá alguém tinha escontrado essas cartas com uma história que realmente aconteceu e colocou no livro sabe.
A história também trouxe críticas ao racismo, machismo e gordofobia. E levantou outros temas tão importantes quanto que devem ser discutidos, como transtornos mentais.
Recomendo para quem gosta de friends to lovers e histórias com representatividade
zenik 17/09/2021minha estante
ps a ambientação desse livro tb eh mt legal pq tem mts gírias brasileiras, trechos de música e etc

Jessica858 20/06/2021

Clichê adolescente, não me prendeu tanto como os outros dois. Mas é uma leitura agradável e interessante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6