Cartas para Luísa

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bella.pm 07/06/2021

Triste, lindo e representativo
Uma história que tem tudo pra ser clichê mas que no final foi diferente de tudo que eu já li antes, a intensidade com que a escritora descreve o amor da Rafa pela Luísa é a coisa mais linda desse mundo, o que me surpreendeu é que esse é um livro super pequeno e mesmo assim todos os personagens foram mega desenvolvidos.
Passei muita raiva, chorei e sorri e no final recomendo que todos leiam!?
Só senti a falta de algum acontecimento que me prendesse no começo do livro tirando isso foi uma leitura muito gostosa amei dms.
Ps: a representatividade nesse livro é INCRÍVEL

Luci 03/06/2021

Não esperava que eu fosse amar tanto esse livro, mas amei e amei muito
Cartas para Luísa conta a história de uma menina que foi apaixonada por sua melhor amiga por toda sua vida. Quando nova, Rafa escrevia cartas anônimas para sua melhor amiga, Luísa, nas quais contava sobre o quanto a amava. Ela colava essas cartas na escola para que ela pudesse ler. Mas Rafa era uma menina, tinha um namorado, e Luísa era outra menina. Ela sabia que a amava, sabia que era apaixonada por ela, mas não entendia bem esse sentimento.
Já mais velha, Rafa resolve voltar a escrever cartas para Luísa, contando sobre tudo o que sentiu e tudo o que ainda sente. O livro é todo escrito através dessas cartas, que relatam tudo sobre a amizade de Rafa e Luísa naquela época e de todo o contexto social em que estão inseridas. Ele mostra como o ambiente escolar pode ser cruel, como ele pode fazer com que o jovem se sinta mal e diminuído. Mas também mostra como o amor pode superar as barreiras do tempo, e de que ele é capaz de muitas coisas, inclusive de deixar alguém ir por saber que é o certo a se fazer.
Amei a forma como esse livro também é sobre autoconhecimento. Rafa é uma jovem branca e popular na escola, mas que se sufoca com um milhão de sentimentos e que vêm entendendo coisas muito importantes e difíceis sobre si mesma. Luísa é uma jovem negra e gorda que não consegue acreditar que as cartas misteriosas pudessem ser escritas para ela, que elas deveriam ser direcionadas para a menina popular e considerada a mais bonita da escola, e não para ela.
O livro é repleto de questões complexas e importantes de serem faladas. Foi uma das leituras mais importantes do ano para mim até agora, mas é preciso alertar que ela trata assuntos como abandono parental, suicídio, depressão e preconceito. Se esses assuntos forem sensíveis para você, talvez esse não seja o momento de você fazer essa leitura. Caso você consiga ler sobre esses assuntos, dê uma chance para esse livro. Eu dei e foi uma surpresa muito positiva, de verdade.

Juli 30/05/2021

Até que um livro legal
Confesso que não lembro todos os detalhes da história, mas sei que é um romance deveras clichê, não abordam tantas coisas profundas, tem personagens legais, outros não tanto "exclusivos" ou explorados demais.

É aquela leitura de fim de tarde, para torcer para um certo casal, tem seus momentos tristes, engraçados e felizes. Indico para maiores de 12 anos, e gostei com algumas ressalvas(talvez eu leia novamente e refaça a resenha um dia).

Lauriza Maurício 26/05/2021

Cartas para Luisa
Que história mais gostosa de ler, conseguiu me fazer ter vários sentimentos conflitantes. E um final surpreendente.

Iza 22/05/2021

O livro é baseado em cartas escritas pela personagem principal, em 2 décadas diferentes. Nas cartas mais atuais ela conta a história do que ocorreu no passado.
Achei a história bem envolvente, e gostei de como foi escrita. Só senti falta de entender melhor o que estava ocorrendo no presente para ter gerado toda essa situação.

nuesteverywhere 21/05/2021

Bom.
Eu já tinha começado a ler, mas de alguma forma a leitura não me prendeu, daí um tempo depois li uns contos da mesma autora que adorei, resolvi dar uma segunda chance a esse livro. No geral eu gostei. Confesso que esperava outras coisas.

Bruna 12/05/2021

Não achei que seria tão incrível.
Eu comecei a ler esse livro achando que ia ser um cliche fofo.
Me enganei.
Esse livro mexeu comigo de todas as maneiras possíveis. Me vi na Rafa em muitas , muitas circunstâncias. Refleti com os pensamentos dela. Chorei. Me emocionei. É um livro rápido de ler porém tem gatilhos . Eu só posso indicar esse livro pra todo mundo a partir de agora.
Sobre os personagens : gostei da construção de todos, sim tem muitos problemas envolvidos com todos os personagens, mas são problemas que nos fazem refletir muito.
Eu queria mais. Eu queria mais páginas. O final nos faz querer saber oque aconteceu no fim.
Eu amei e favoritei!

Manu 11/05/2021

Leiam! (Mas saibam que contém gatilhos)
Sem muito o que contar aqui, além de que gostei muito da experiência de ler esse livro. Me prendeu do início ao fim e fiz tantas marcações nele que perdi as contas. A personagem é muito intensa em suas palavras e você se afoga junto com ela em todos aqueles sentimentos e conflitos internos.
É um livro que me deixou com vontade de reler (e isso acontece pouco) mesmo tendo sofrido com a Rafa e estando agora no fim com o coração apertado.
Gatilhos: perdas, abusos (o monstro), racismo... Pode até ter outros que não me lembro agora.

bibliotecadajordana 05/05/2021

Sofri e amei
Li o livro bem rapidinho, e adorei demais, já conhecia a escrita da Maria Freitas, por conta dos contos dos clichês, e de As razões de Cris, mas sempre me surpreendo. O meu lado emo fã de Fresno e Nx Zero se sentiu muito representado nessa história, que me trouxe tantas lembranças e nostalgias, tantos sentimentos como sempre Maria entrega uma história que cativa a quem ler de muitas maneiras.

literatats 21/04/2021

li esse livro em um dia, leitura super fluída principalmente por ser escrita em cartas, mas ainda não sei dizer o que senti, estou em cima do muro.

a escrita da autora me emocionou no livro inteiro, me vi em vários pensamentos da protagonista e definitivamente quero ler algo a mais da autora.

por outro lado, eu achei um livro com tanta "tragédia" que me deixou meio pra baixo, era um livro que pensei que iria me deixar animada. os personagens também me desagradaram, achei eles bem problemáticos e insensíveis mas pode ser porque eles eram adolescentes e nessa época somos muito imaturos.

para finalizar, digo que é uma leitura que vale a pena, não só por ser curta mas também porque é uma das poucas representações sáficas que temos na literatura brasileira.

giu 19/04/2021

precisamos falar sobre as problemáticas desse livro
Lí Cartas para Luisa em uma maratona de leitura porque achei que seria um romance bobinho e bem rápido de ler (sim, eu nunca leio sinopse) e não poderia estar mais errada. O livro trata sobre memórias dolorosas de uma paixão de adolescência que não deu certo, fala sobre descoberta e principalmente como as amizades podem ser complicadas nessa fase da vida.

Em geral eu gostei dessa leitura, ela de fato foi muito rápida e apesar de não conseguir me envolver muito com a protagonista a história me prendeu já no primeiro capítulo e eu não consegui parar de ler as cartas que Rafaela escrevia, no geral me lembrou muitas vezes um filme de colegial e foi algo muito envolvente.

Porém depois de terminar a leitura eu parei pra refletir sobre alguns pontos tratados dentro do livro e minha avaliação caiu muito, primeiramente o fato da pp falar várias vezes de arthur como o único de "olhinhos puxados" na cidade me incomodou bastante e não acredito que isso seja uma representatividade satisfatória para pessoas amarelas, a transgeneridade de Luna também foi tratada de uma forma bem esquisita e, pra mim, soou como se a autora quisesse colocar isso como um plot twist para história. Outra coisa que eu achei que foi tratada muito irresponsavelmente é a saúde mental da Rafaela, em um momento ela simplesmente decide "se livrar" do problema que ela tem e tá tudo certo, isso não é mais um problema e foi realmente muita mancada dar a entender que coisas assim são resolvidas da noite pro dia.

Cartas para Luísa é um livro gostoso de ler, mas não sei se todos os outros pontos negativos compensam isso.

Gabi 10/04/2021

Estou sem palavras
Eu estou completamente sem palavras, eu me vi tanto na Rafaela, nas dores dela, no isolamento dela, nos sentimentos mais puros e verdadeiros. Meu coração chega tá pesado como se eu estivesse sentindo tudo junto com ela! Não costumo gostar de livros com esse formato de cartas ou diário, mas ele foi tão bem escrito que nem senti diferença. Adoraria uma continuação!

Sami 01/04/2021

Meu deus Rafaela, tu quase me mata com tanto amor demonstrado nessas cartas. Essa história me emocionou, me fez sorrir boba e chorar. Me fez me apaixonar por Rafaella e Luisa .. essa história... Eu não sei o que dizer , só sentir. Realmente me deixou sem palavras. Abaladissima . Um livro que tem tudo, uma representatividade de todos os lados , assexual , bissexual, gay, lésbica , trans; tem também seus lados ruins como abusos , depressão , diagnósticos psicológicos. Mas tudo foi abordado de uma forma que ...não sei dizer .. me tocou demais. É impossível achar um defeito nesse livro. IMPOSSÍVEL. SIMPLESMENTE AMEI.

Malu 30/03/2021

Eu amo cartas
Nunca imaginei que romance epistolar fosse algo que eu fosse realmente gostar. Mas depois de ler A cor púrpura e agora lendo Cartas para Luísa eu definitivamente me considero fã desse gênero literário.

Lôlô 29/03/2021

Cartas Para Luisa
Um livro em forma de cartas para um amor não correspondido.
O Amor entre Rafaela e Luisa é incrível de se ver porém sofrido.

Gênero: LGBTQIA+

Que lindo incrível, leiam, vale a pena demaaais.Super indico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6