Cartas para Luísa

Cartas para Luísa Maria Freitas

Resenhas - A Grande Chance de Ana Luna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carolina 26/03/2021

"Me leia! Estou escrevendo para você!"
As cartas foram tão cruas e sinceras que tive CERTEZA que o nome da autora também era Rafaela e que ela de fato escreveu aquelas cartas para Luísa. Se as cartas foram reais ou não, não sei. Mas de qualquer forma, fez um bom trabalho em passar os sentimentos, as confusões, as angústias, as dores... E o amor.
"Existe alguém para amar todas as suas cores. Não tenha medo delas."
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
"As palavras não ditas também têm poder. As minhas ainda me sufocam. Elas são como água, abrem buracos profundos. E sou uma grande cova aberta, cheia de dúvidas que não tive coragem de esclarecer."

"Ninguém sabe, mas sinto que estou afundando. Afogando nessa tentativa de agradar quem nem me conhece, de chamar a atenção de quem não liga para mim. Enquanto isso, afasto as pessoas com as quais realmente me importo. Deixo de fazer o que amo para fazer o que agrada os outros."

"Eu transbordo. Escapo por entre as frestas. Não caibo dentro de mim mesma. E, mesmo
assim, sou vazia."

Luds 21/03/2021

Lu,

Eu nos vi dentro dessa história que se assemelha muito com o que vivemos 10 anos atrás. Assim como a Rafa, eu também não estava lá quando vc mais precisou (apesar do contexto ser completamente diferente, o sentimento é similar). Hoje eu escrevo essa resenha em forma de uma carta mais pra mim do que pra vc, já que essa história me fez lembrar com muito carinho de nós e de quem fomos naqueles tempos. Espero que ainda nos encontremos pra conhecer quem nos tornamos.

Com afeto,
Lud

Citações:
"Queria poder te abraçar e, secretamente, roubar a sua dor." p. 30
"Luísa, por que você trazia tanta vida para a minha existência? Essa vida me faz tanta falta hoje. Eu queria te ver, poder te tocar. Mesmo que a gente brigasse de novo, mesmo que tudo ruísse mais uma vez. Seria algo para sentir. E sinto falta de sentir. Algo que não seja dor e silêncio. Algo que não seja solidão." p. 69
"Hoje, avaliando tudo com frieza, percebo: Como a gente foi trouxa!" p. 76
"Por que nos culpamos pelas coisas que os homens fazem? Por que somos punidas pelas escolhas deles?" p. 148

Giulia 18/03/2021

Terminei com lágrimas nos olhos
Não estava nem nos meus planos pegar pra ler esse livro agora, mas li a primeira página e me vi completamente presa àquela narrativa sem conseguir soltar. Li em dois dias porque já estava me sentindo tão parte daqueles personagens, tão envolta na for da Rafaela, que simplesmente não conseguia soltar. Geralmente quando leio livros tristes me vem a vontade de abraçar a personagem, dizer que vai ficar tudo bem. Desta vez, foi a personagem que me abraçou. Acho que, em muitas instâncias, eu me identifiquei com a Rafaela, com o sentimento de solidão mesmo cercado por tanta gente (exceto a parte de não gostar de milho, isso daí eu não posso perdoar). Cartas para Luísa não é um livro feliz, e nem por isso é um livro que não trás conforto. Às vezes a gente precisa mais que nos digam que, apesar de tudo, ainda dá pra ficar tudo bem do que ver as coisas se desenrolando tranquilamente para outras pessoas. Essa história trás conforto ao dizer que a gente não está sozinhe. Conquistou o meu amor justamente porque me fez chorar.

Susan.Kelle 18/03/2021

Confesso que demorei um pouco prs entrar no ritmo da história. Apesar do enredo simples os sentimentos que o livro carrega são absurdamente intensos. Ver Rafaela descobrindo sentimentos e tentando entende-los foi incrível. Uma história sem vilões (quer dizer exceto o monstro) mas cheia sim de pessoas se descobrindo e descobrindo o universo que os outros são. Ps. Amei a vibe musical e emo.

Tori 17/03/2021

Comecei a ler Cartas Para Luisa sem ler a sinopse, então, mesmo tendo alguma ideia sobre a trama, meu conhecimento sobre o plot ainda era mínimo. No entanto, desde o início, as palavras de Rafaela e a escrita da Maria me cativaram e me encheram de curiosidade. Cada carta criava uma nova dúvida na minha cabeça, uma vontade de descobrir mais sobre o que se passava na cabeça da Rafaela e, com o desenvolvimento do plot, podia me ver cada vez mais na Rafaela. Quando cheguei no fim, nem podia acreditar. Que leitura fluida, mal consegui ver o tempo passar.

juliarfs 17/03/2021

apaixonada
meu deus, eu sofri o tempo inteiro lendo a vida da rafa e da luisa com aflição, estava doida pra entender e ir encaixando tudo, é escrito de uma forma linda e o livro é todo em cartas, eu amo

deu para sentir a luta interna que a rafa passava, e isso foi o que mais me pegou, a solidão foi tratada de uma forma tão real

"está todo mundo tentando viver e vencer as próprias batalhas para se preocupar com a dor dos outros"

apaixonada por essa história e por todos os personagens dela
Karol.Araujo 27/08/2021minha estante
É lgbt?

juliarfs 28/08/2021minha estante
simm karol, e é perfeitoo ?

Ivy 14/03/2021

o livro foi completamente diferente do que eu esperava quando me interessei por ele, mas acabou sendo uma surpresa interessante. críticas importantes, profundidade e sentimento são três características desse livro, sem duvidas. confesso que fiquei so um pouquinho decepcionada porque queria ver mais romance, mas é uma boa história mesmo assim.

rafa. 10/03/2021

cartas para luísa
"as palavras não ditas também têm poder. as minhas ainda me sufocam. elas são como água, abrem buracos profundos. e eu sou uma grande cova aberta, cheia de dúvidas das que não tive coragem de esclarecer."

Débora Eloy 09/03/2021

Não tenho nem palavras para o título.
Sabe o clichê de todas lésbicas? Se apaixonar pelo menos uma vez pela melhor amiga, acho que é um pré-requisito nosso (para o nosso total sofrimento kkkkk).

"Cartas para Luísa" me tocou em tantos lugares que nem sei. Ele tocou por que eu me vejo/vi tanto em Rafaela, essa dificuldade de colocar para fora, de conseguir passar da cabeça para a boca em palavras certas e precisas. Tenho essa dificuldade há 27 anos kkkk louco, né?

Mas que bom que nós duas conseguimos diminuir essa dificuldade, ela na escrita e eu em listas.

Essa livro é muito incrível.
É muito intenso.
É esclarecedor.
É gente.
É nós.

Maria, você me tocou.

PS: sim, eu voltei uns 3 capítulos e realmente não tem "ponto final" kkkkkk.

m.gebara 08/03/2021

valeu muito a pena
eu curti bastante o livro, tive muita dificuldade no começo pra me familiarizar com a escrita da autora, mas no final eu estava totalmente imersa na grande chance de ana luna e sua trajetória!
gostei bastante do final e amei o livro ser um grande clichê, é o que preciso nesses dias

Karol Rodrigues 07/03/2021

Um livro emocionante, íntimo e cheio de sentimento. Personagens intensos e profundos que fazem a história fluir e nos envolvem de maneira sutil em recordações e reflexões.

Vale muito a leitura.

Raissa698 28/02/2021

Série Amor entre garotas
A grande de Ana Luna foi o primeiro livro sáfico que eu li, depois disso foi só ladeira abaixo. Eu conheci livros incríveis depois desse, então obrigada! Amélia sem filtros e Cartas para Luísa foram livros favoritadíssimos, o tanto que eu torci pela Bárbara e pela Amélia e o tanto que eu chorei em cartas para Luísa não tá escrito. Os três livros são super rapidinhos, então por favor leia!

Raissa698 28/02/2021

Série Amor entre garotas