A  Garota que Lê no Metrô

A Garota que Lê no Metrô Christine Féret-Fleury

Resenhas - A GAROTA QUE LÊ NO METRÔ

Mariana 20/01/2022

É um livro maravilhoso.
Não esperava muito dele, mas me surpreendeu.
Vi ele no feed daqui no Skoob, e me interessei por ser bem curtinho.
Comecei a ler e quando percebi já estava na página 50, né prendeu muito.
Ele não tem resenhas muito boas, várias pessoas falaram que ele não as prendeu e que a história era vaga... Mas, eu amei e recomendo muito.
Juliette é uma leitora desde nova e no caminho para seu trabalho, supermercado ou cinema no metrô, ela observa o que as pessoas lêem.
Um dia, ela encontra uma casa/depósito com um dono um tanto estranho. Soliman, um homem que vive com sua filha, praticamente, isolados do mundo em uma sala abarrotada de livros.

RECOMENDO.
Ótimo para sair de uma ressaca literária.

Patricia.Granado 03/02/2023

Chato...
Meu Deus... As 160 páginas mais demoradas e chatas que eu já li... Apesar do livro exaltar a paixão pela leitura, a história em si caberia em 20 páginas... O restante são divagações sobre citações de outros livros e as viagens da cabeça da protagonista...
Não vou dizer que a história não é boa, mas foi muito enrolada. Deixei esse livro de lado uma porção de vezes, pulei vários trechos,comecei outro livro no meio do caminho, mas resolvi por um fim a essa enrolação e terminei o livro (confesso que as últimas 50 páginas foram mais fluidas do que o começo). Enfim acabei! Bora pra outro!

Cecilia 30/04/2022

Tanto os livros quanto as pessoas precisam viajar.
Juliette é uma jovem e solitaria parisiense que leva uma vida metódica - todas as quartas vai ao supermercado e às sextas ao cinema.
Juliette é uma funcionária de uma imobiliária e na sua rotina ao trabalho ela observa as pessoas do metrô. Ela se diverte reparando nas pessoas e seus livros, tenta adivinhar a pessoa pelo tipo de livro que elas leem. Juliette ama ler e "acumula" livros em sua casa e no trabalho.
Tudo muda quando ela resolve mudar o trajeto do caminho do metrô ao trabalho, passando por outras ruas. Ela se depara com um local parecido com "sebo", onde contém um livreiro. Ele presenteia as pessoas com livros, diz que os mensageiros dos livros sentem a pessoa e entendem de qual livro elas necessitam.
A partir de então o leitor passa a se identificar com as historias contadas, as reflexões e muitas citações discritas no livro. São poucos personagens, onde o protagonista é o livro. Foi interessante ler este livro após" O leitor do trem das 6h27" pois os d ois se passam em um transporte publico e tem o livro como protagonista, a diferença fica sobre um ser homem e outro uma mulher. Soou como uma complemento para mim. Me identifiquei muitas vezes com a Juliette e senti um acolhimento incrível com a História. Para todos amantes do livro eu super recomendo.
"Como é bom ser assim, com a boca escancarada, sem se preocupar com o ridículo uma vez na vida. Rir às gargalhadas morrer de rir, enxugar a saliva que escorre no queixo, e recomeçar."

Giovana Lastori 01/03/2021

Uma grata surpresa
O livro certo para transição de leituras.
Demorou para me cativar, mas a relação das personagens com os livros é tão linda que você quer devorá-lo.
Por muitas vezes, me cansou, mas vale a pena.

?os livros não conhecem limites nem fronteiras, salvo, por vezes, as da língua?

KessyCosta 06/12/2023

Chaaato
Que leitura chata. Que livro chato.
Eu esperava outra coisa desse título fofo e dessa capa legal, mas o livro foi chato. Minha leitura foi em formato de audiobook e mesmo assim foi difícil de terminar.
Não recomendo. Me desculpa os que gostaram.

Sarah 19/11/2021

Juliette também é leitorah
Não serei hipócrita e direi que foi um livro ruim, me diverti em alguns parcos momentos, mas definitivamente não foi a melhor leitura do ano. É algo rápido, para se passar o tempo; você gosta dos personagens apenas o suficiente para caminhar com eles até o fim da trajetória.

Tem uma passagem de tempo estranha, parece que meses se passaram em determinados momentos, porém nas narrações você vê as indicações de que não foi tanto assim. E o fluxo narrativo também é estranho, por algumas vezes me peguei pensando se não teria pulado alguma página.

LuHilst 05/12/2023

Bonitinho
Uma historia sobre leitores e sua relação com livros. Sempre me encantam, mas não vejo nessa nenhum grande diferencial.

Gabriela1612 19/09/2021

Extremamente fraco
A garota mal lê no metrô, nada que acontece no metrô é relevante pra história, tem parágrafos tão grandes que no meio tu já não lembra do que está sendo descrito - e, prepare-se, pois tem muitas descrições. Se vende como um ode à literatura, mas não merece um lugar na prateleira ao lado das obras citadas. Não consegui nem criar algum sentimento pela protagonista de tão vago que é tudo.

Marina 09/04/2021

Leve e fluido
Mudar de lugar. Fazer um esforço para mudar de lugar. E não só no metrô.

site: https://ultimaprateleira.com/2021/04/09/a-garota-que-le-no-metro/

Jane.Mello 31/08/2021

Um livro que fala de livros...
Não pensei que iria gostar desta leitura, mas acabei me surpreendendo... Uma história rápida de ler porém com um sentimento único de coração quentinho pra quem ama livros ??
A busca da personagem do seu lugar no mundo.
As citações que tem tudo haver com os apaixonados por livros ...
Afinal a leitura muda sim o mundo ... ??????

Leti 20/08/2021

Juliette, a personagem principal, leva uma vida normal como corretora de imóveis, todo dia ela pega o mesmo metrô e observa as mesmas pessoas, sua rotina é pacata e sem grandes expectativas. Porém, um dia ela decide mudar seu trajeto e acaba conhecendo uma livraria, cujo dono é o iraniano Soliman. A partir deste ponto a história começa a se desenvolver, uma vez que Soliman oferece um cargo: encontrar as pessoas certas para determinado livro, Juliette precisa observar as pessoas, entendê-las e descobrir suas necessidades, para assim, escolher um livro para elas.
Inicialmente, não consegui me conectar muito com os personagens, admito que não foi um livro com o qual me identifiquei plenamente com a história e as pessoas envolvidas, porém eu adoro livros que falam sobre livros, acho que eles sempre nos ensinam algo, e com este não foi diferente.
Juliette está perdida, desanimada e sempre na mesma rotina, e ela encontra nos livros um refúgio, e neste ponto, eu senti uma conexão com ela, eu também encontro refúgio na leitura, apesar de não ser da mesma forma que a personagem, os sentimentos envolvidos são iguais.
A leitura mudou a vida de Juliette e ela quer compartilhar isso com as pessoas, deseja mostrar ao mundo como os livros podem nos transportar para diferentes universos, viver diversas situações e sempre nos ensinar coisas boas. Ela quer tanto isso, que acaba mudando completamente sua vida, e acompanhar essa transformação, a mudança de sua rotina e sua evolução pessoal, foi o que mais gostei do livro, A mudança dela é gradual, doce e gostosa de ler.
A escrita de Christine Féret-Fleury é leve e rápida, em alguns momentos o cenário muda completamente, o que pode fazer com que o leitor se perca um pouco, então é necessário atenção para não perder nenhum detalhe importante. A garota que lê no metrô foi o meu primeiro contato com a literatura contemporânea francesa, fiquei perdida em relação aos lugares citados, então, pesquisei algumas fotos no google e realmente ajudou para que eu me conectasse melhor com o livro.
Eu indico para quem está de ressaca literária e precisa desesperadamente de um comfort book, a leitura me salvou depois de ficar dentro do mundo de ACOTAR por quase um mês inteirinho, impedindo a tão temível ressaca literária.

site: https://www.instagram.com/letiliterando/

Pollyana 04/02/2023

Uma leitura aconchegante!
"A Garota que Lê no Metrô" não fala só de livros, mas também de mudanças, aprendizados e no quanto uma simples história pode impactar nossas vidas.
Cada um dos personagens têm seus próprios dilemas e problemas, mostrando que todos têm dificuldades a serem superadas, um passado doloroso ou uma importante decisão a ser tomada.

Nossa pequena, mas significativa história começa com uma garota chamada Juliette. Uma gentil e educada, porém solitária jovem, que percorre as ruas de Paris, tendo como maior e principal passatempo observar o que as pessoas estão lendo no metrô.
Sua rotina é um tanto monótona, e sua única amiga é sua colega de trabalho, Chloé.
Sua vida, no entanto, ganha um novo sentido após se deparar com uma missão um tanto inusitada: virar uma mensageira, fazendo do mundo uma inesgotável biblioteca, distribuindo livros não para pessoas aleatórias, mas sim, para aquelas que julgar ser a escolha ideal.

Juliette é aquela protagonista que a princípio não damos nada por ela, mas no final já estamos todos apegados com seu jeitinho especial, sendo as vezes alguém totalmente tímida e em outras, um tanto emburrada, reclamando das pequenas trivialidades da vida.
De modo geral, acredito que foi a personagem que mais amadureceu ao longo do tempo, especialmente após fazer amizade com o "o homem de chapéu verde" e conhecer a história de Soliman (comentários sobre ambos personagens mais abaixo).
Juliette deixou, aos poucos, de ser aquela jovem que vivia apenas para observar as pessoas e esquecia de si mesma. Ela se permitiu conhecer e descobrir o que queria fazer, quais eram seus sonhos, suas motivações... E de certa forma os livros a ajudaram nesse processo. Em cada passo eles estavam lá, servindo como uma espécie de resposta para suas perguntas, ou um ombro amigo em uma situação difícil.

A autora aborda de uma forma bem sensível e realista o quanto algumas palavras, bons personagens e uma emocionante história pode mexer conosco, fazendo-nos repensar alguma atitude, refletir sobre uma determinada ação do passado ou até mesmo sobre o caminho que queremos percorrer a partir de agora.

Quando Juliette resolve, em uma manhã de Fevereiro, fazer um desvio numa rua vazia, sombria e ladeada por prédios rabiscados, ela se depara com algo peculiar que lhe chama atenção: uma placa de metal esmaltado com letras garrafais onde se estava escrito "Livros sem limites". Ela ainda não sabia, mas a partir deste dia tudo iria mudar, e digo isso não só pelas novas surpresas que apareceriam na sua vida, mas também pelas belas amizades que faria, inclusive com o dono do local, Soliman, e sua filha, Zaide.
Misterioso e pai afetuoso, já esperava gostar de Soliman desde o começo, porém, não imaginava que fosse me apegar tanto ao personagem. Acredito que isso deve-se ao fato dele nos lembrar de alguém querido... Talvez um professor que sempre sabe o que dizer e
passe aquele ar de "sabe tudo", ou então um pai, tio, avô, que esteja conosco na medida do possível, dando o seu melhor para mostrar que se importa com nossos sentimentos, mas do jeito dele, com uma personalidade característica.
Já Zaide, é uma garota extrovertida, alegre, esperta...Parece ser mais velha do que é devido a algumas de suas falas maduras. Seu sonho é conhecer o mundo e sair um pouco da "prisão" que o pai lhe colocou, temendo que algo de ruim acontecesse com ela, chegando a protegê-la demais.

"O homem de chapéu verde", ou melhor, Leonidas, é um homem virtuoso e sábio. Começa a desenvolver uma certa amizade com Juliette após conhecê-la. Ele é quem dá os melhores conselhos e sempre parece dizer a coisa certa. Embora o personagem não tenha tido tantos momentos na primeira etapa do livro, ele foi fundamental para o desenvolvimento da protagonista e para o desfecho final da obra.

"A Garota que Lê no Metrô" possui vários outros personagens significativos, mesmo que apareçam brevemente e tenham uma participação curta, como por exemplo, a idosa que folheia todos os dias um livro italiano de culinária e sorri; a garota dos romances que caí em lágrimas quando chega na página 247; o seu chefe, dono da imobiliária que trabalha e sua amiga, Chloé, dona de uma personalidade forte e entusiasmada.
Descobrir quem eles são, ou melhor: qual desfecho irão decidir para si mesmos é o melhor da história. A todo momento a autora nos lembra que nós quem decidimos o nosso final. Somos os protagonistas da nossa vida. O que decidimos têm consequência e afeta não só nosso futuro, como o presente.

Em geral, a obra é leve. É aquele tipo de leitura que trás certa paz, especialmente para um leitor sonhador, apaixonado por todos os livros empilhados na estante. É aquele tipo de história que nos toca pela veracidade e delicadeza, cativando pela sensação que transmite de aconchego, de pertencimento.
Contendo ainda uma ambientação repleta de referências, o leitor se sente dentro das ruas de Paris, percorrendo cada trajeto ao lado de Juliette. Indico a leitura para todos os leitores, dos mais variados gêneros, afinal, esse livro é para você: o investigador, o romancista, o aventureiro, o dramaturgo, o caçador de recompensas, o futurista...

Por fim, agradeço a Editora Valentina por mais um mês de parceria. "A Garota que Lê no Metrô" com toda certeza entrou na lista dos meus queridinhos! E espero que entre na de vocês também! Um forte abraço e até a próxima resenha.

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Vladia Castro 05/05/2021

A garota que lê no metrô (Christine Féret- Fleury) ???
Paris. Julieta vai ao trabalho na linha 06 do metrô. Ela gosta de ler e fica observando o que as outras pessoas estão lendo; imaginando o porquê daquele livro. O vizinho iraniano, que tem uma biblioteca, pede que ela fique com a filha dele, enquanto faz uma viagem. #agarotaquelênometrô #christineféretfleury #editoravalentina

veronicasfx 14/06/2021

Uma história simples e cativante.
Não é nenhum best-seller, mas é um livro que conta sobre a paixão por livros e também fala bastante sobre o processo da leitura. O enredo menciona muitos outros livros famosos, fazendo várias referências a autores consagrados.