A  Garota que Lê no Metrô

A Garota que Lê no Metrô Christine Féret-Fleury

Resenhas - A GAROTA QUE LÊ NO METRÔ

Monalisa.Ludwig 08/11/2022

A história fala sobre uma garota chamada Juliette, que vive uma vida simples na França. Ela trabalha em um imobiliária e sua vida é monótona. Todos os dias ela pega a mesma linha do metrô e observa outros passageiros. Ela ama ler (fala sobre muitos livros ao longo da história) e observa também o que os outros passageiros lêem. Um dia ela decidi ir por um caminho diferente do habitual e encontra um casa que lhe chama atenção porque tem um livro no portão. Lá ela conhece Soliman e seu projeto com os livros. Depois disso a vida dela muda de rumo e ela encontra um novo caminho através dos livros.

O titulo me fez ter muita vontade de ler, fiquei muito curiosa. Porém não era o que eu esperava, a história não me prendeu.

May 06/01/2023

L/C
?Para formar um mundo tudo é necessário, até mesmo um mundo de livros?. Bom, gostei da personagem Juliette, porém em alguns momentos me sentia perdida na leitura, achei difícil compreender alguns momentos. Gostei também da parte que envolve os livros.

Nathalia 20/02/2023

Esperava mais
Um bom livro, porém minhas expectativas mais altas do que o livro entregou, na minha humilde opinião.
Juliette tem uma vida previsível e monótona, até se encontrar com a pequena Zaïde e sua vida muda drasticamente, levando-se a se reencontrar consigo mesma. O livro trata de temas delicados de forma muito sutil e a narrativa por vezes fica meio atropelada - demorei um pouco pra "pegar o ritmo" do livro, porém esperava mais da história, mas valeu a leitura!

Sarita.Talmeli 15/09/2023

Um livro, uma história, pata quem acredita no poder da leitura, em como os livros podem nos mudar, nos transformar...De maneira poética e sensível, a autora nos presenteia em poucas páginas com uma declaração de amor aos livros, e em cada capítulo é possível encontrar frases daquelas que a gente leva pra vida.

Carol.gx 15/10/2023

Para quem ama o poder da literatura
Apesar de interessante, o enredo é lento. Sinto que a verdadeira mensagem se perde um pouco nos devaneios da protagonista. No geral, é uma leitura bonitinha, mas nada me tocou verdadeiramente.

MaferHs 17/02/2024

Um livro incrível, que descreve sentimentos, momentos e lugares de uma maneira tão delicada e preciosa que é surreal, além da forma que mostram como os livros podem nos levar a conhecer pessoas, histórias, momentos e lugares, sem nem sequer sair do lugar, mas que também, livros precisam viajar, sair do lugar, assim como as pessoas, Soliman, Leônidas, Juliette e Zaïde construíram uma história comigo enquanto estive lendo esse livro, e sei que vão construir com outros leitores que o lerem, afinal, é um livro de sensações, de emoções, de alegria e tristeza

Lane Landim 20/02/2024

O livro não é ruim, porém em alguns momentos me senti perdida e confusa. Apesar disso, a leitura é rápida e fluída. Confesso que a história é bem interessante, mas não me ganhou tanto assim.

Diana 25/03/2024

Premissa que todo amante de literatura quer ler, mas com enredo fraco
'A garota que lê no metrô' tem uma premissa boa, mas totalmente desperdiçada. Nesta história, acompanhamos Juliette, uma corretora de imóveis conformada com a rotina, que encontra algum refúgio nos livros, e uma sucessão de citações lindas, que não ornam com o desenvolvimento da obra.

Com a típica jornada do herói, a protagonista decide fazer um trajeto um pouco diferente para o trabalho e conhece uma criança especial, que a apresenta a um novo estilo de vida e propósito: distribuir os livros certos para as pessoas certas nas horas certas.

Maravilhoso, não? Eu mesma tenho vários livros que parecem ter me escolhido ao invés do contrário. Mrs Dalloway, de Virgínia Woolf, foi a mais recente experiência, mas a lista é gigante. Uns me auxiliaram a me compreender e também aos outros, certos livros me incentivaram a seguir em frente e todos, sem exceção, me fizeram companhia de alguma forma.

A princípio, parece uma bela homenagem à literatura. O quentinho de citações familiares, a garantia de que as pessoas realmente vão ler nossas indicações (quase nunca acontece), fazer amizades através da leitura (felizmente tive essa oportunidade), parece a fórmula mágica para uma leitura de sucesso.

Imagine aqui o professor criando as meninas super poderosas: amor, estrelas e tudo o que há de bom. Mas ele não tropeça e não derruba o elemento X, que garante sucesso ao empreendimento.
Juliette é totalmente sem sal e esquecível. Ela observa só umas três pessoas no metrô, que estão sempre com os mesmos livros e reações. Na maior parte do tempo, ela sequer está no transporte público. As personagens secundárias são igualmente rasas e há muito pouca coisa verossímil para uma obra que não investe no sobrenatural.

Alguns plots são simplesmente absurdos. (SPOILER, PULE ESTE PARÁGRAFO SE FOR PROBLEMA) Quem coloca uma desconhecida para morar na sua casa e ser babá da sua filha enquanto vai para o hospital em uma cirurgia de risco? Quem aceita mudar de casa e ser babá de uma adolescente sem nenhuma pergunta básica? Que órfã, na verdade, tem a mãe morando na mesma cidade e se correspondendo com ela na maior naturalidade? Forçado!

Enfim, prometeu muito e entregou quase nada. Aceito o índice de livros citados. Passo o resto.

SocorroBaptista 27/03/2024

Gosto da ideia de encontrar livros em lugares inesperados, ou de deixa-los em lugares diferentes onde possíveis leitores possam encontrá-los. Entretanto, achei a narrativa um pouco triste, não sei dizer porque.

Débora 26/04/2024

Quando se gosta muito de leitura...
Esse é um livro( ou novela, nn sei) bem bom, sem sombra de dúvidas. Acompanhar o desenvolvimento de Juliette, de deixar de ser aquela moça fechada, que somente observava as pessoas, até se transformar numa mensageira foi realmente mt bom. Eu confesso, as descrições no livro por vezes me irritaram muito, mas depois de superar essa parte, a história torna-se acalentadora