Identidade

Nella Larsen

Resenhas - Identidade

@lidosporwendy 17/04/2021

O colorismo e o racismo
Sabe aquele livro, que quando acaba de ler, precisa sentar e refletir sobre a leitura. Então, essa obra é assim.

Identidade conta a história de duas mulheres negras de pele clara nos EUA, uma cansada de conviver com o racismo, se passa por mulher branca, a outra vive suas origens como uma mulher negra.
Uma se casa com um homem branco racista e a outra é casada com um homem negro de pele escura.
Uma vive um sonho de mulher branca, rica, mas com segredos e a outra vive livre sem a pressão de está mentindo para seu marido.
Até um momento que as duas se esbarra e suas vidas viram de ponta a cabeça.

É uma história para pensar nas sutilezas (ou não) do racismo. E como o colorismo pode ser determinante numa sociedade racista. Onde a cor da pele é mais importante.

"- Não sou idiota a ponto de não perceber que, se um homem me chama de crioula, a culpa é dele da primeira vez, mas que passa a ser minha se ele tiver a oportunidade de fazer isso de novo." p. 71

Isabella.Luiza 13/04/2021

Não entendi nada. Não sei se sou burra ou se é dificil mesmo.
Achei uma história meio confusa e bem superficial mas com certeza deve ter alguma metáfora por trás que não entendi.
Isso me fez não gostar da história, quase abandonei. Só não abandonei porque ele é curto.
Thami 13/04/2021minha estante
Uma coisa que me deu muita agonia foi a protagonista, principalmente do meio pro final mds, já não tava aguentando mais ela

Lili 11/04/2021

?"Você ficaria surpresa, Rene, se soubesse como as coisas são mais fáceis com os brancos do que com a gente. Talvez porque haja tantos deles ou talvez porque eles se sentem seguros e não precisam se preocupar. Nunca cheguei a uma conclusão." (p. 23)?

Identidade - 127 p.
Nella Larsen
Editora @harpercollinsbrasil

Relato de duas amigas de infância, Irene e Clare, negras com um tom de pele que podem se passar por brancas facilmente. As duas se separam e tomam rumos diferentes ao longo da vida. Anos depois se reencontram e dividem suas vidas e desafios como mulheres negras em uma sociedade de 1929.
Irene se casou com homem negro e vive sua cultura e cultiva suas raízes. Por outro lado, Clare casou com um branco, racista e chega a ter medo de ter um filho de pele escura.

?"O livro é muito mais do que a história de uma mulher negra que se arrisca ao se passar por branca para alcançar certos privilégios e capitais." (p. 113)?

Uma obra grandiosa, que trabalha temas como racismo, miscigenação, opressão e a supremacia branca. A autora discorre sobre a #Identidade de cada protagonista e a importância de zelar por suas características e ancestralidade, mostrando, ao mesmo tempo, a dor e sofrimento que a discriminação e o racismo trazem ao coração e vida da população negra e ainda feminina.

Nella foi revolucionária por abordar estes assuntos quase que proibidos naquela época (1929), mas que ainda são (infelizmente) atuais!

?Segue uma maravilhosa indicação de leitura, com assuntos tão ricos e necessários!

bmt 11/04/2021

Várias camadas
O livro conta uma história com várias camadas, e com uma virada interessante. A conclusão foi algo que eu não esperava, mas foi satisfatória.

Tatiane 11/04/2021

À frente do seu tempo...
Uma história curta, mas com muito conteúdo! Com certeza, muito à frente de seu tempo!
A temática não poderia ser mais atual!
Incrível autora americana!

Fernanda2477 09/04/2021

"Identidade" conta sobre duas mulheres negras de pele clara, Irene Redfield e Clare Kendry, que cresceram juntas, mas seguiram caminhos muito diferentes após a adolescência. Enquanto Irene seguiu fazendo parte da comunidade negra, Clare começou a se passar por uma mulher branca. Após anos sem notícias uma da outra, as duas se encontram por acaso e Clare sente aflorar em si a vontade de voltar a ter contato com suas raízes.
É um livro de leitura rápida, muito bem escrito e que traz críticas que se mantém atuais mesmo tendo sido escrito em 1929. É uma ótima leitura.

Thata.Romano 04/04/2021

Necessário
Pela visão de Irene nos deparamos com o racismo e o colorismo dentro da sociedade americana de 1920 e infelizmente tão atual. A narrativa te leva para dentro dos sentimentos de Irene que você não consegue parar de ler de tão fluído e profundo.

Miry 31/03/2021

Esse livro me fez sentir muita coisa
Conhecer essa história me deixou bastante mexida. A gente conhece Claire e Irene. As duas se conheciam desde crianças até que tomam rumos bem diferentes.

Doze anos depois, elas se reencontram. E Claire fingiu ser branca para ter maiores privilégios na sociedade dos anos 1930 e Irene seguiu sua vida normal.

Até que Claire se sente sedenta em voltar as suas raízes como mulher negra. Mas isso implica em grandes perigos.

bellanoronha 29/03/2021

?Você ficaria surpresa, Rene, se soubesse como as coisas são mais fáceis com os brancos do que com a gente. Talvez porque haja tantos deles ou talvez porque eles se sentem seguros e não precisam se preocupar. Nunca cheguei a uma conclusão.?

Tayana Alvez 28/03/2021

O que é que foi que aconteceu aqui?
Li identidade esperando uma coisa e recebi outra.
A história apresenta o reencontro de duas amigas negra de pele clara e nos mostra onde elas se estão na vida naquele momento.

Daí pra frente temos de lidar com Irene, uma mulher negra casada com um homem negro, que tem filhos e vive sua vidinha no bairro negro no qual cresceu

E Clare, uma mulher que se passa por branca é casada com um homem abertamente racista e tenta se conectar com a sua ancestralidade a partir do reencontro com a amiga.

Gostei do livro, ele tem muitas camadas, é reflexivo, provocador...

Diferente do que muita gente tenta fazer parecer, não é um livro sobre rivalidade feminina, é um livro sobre idolatria da identidade.

Irene tem um pé atrás muito intenso com Clare, ao mesmo tempo que se deixa ser envolvida por ela; e Clare desenvolve um afeto que beira o homossexual pela figura de Irene, pela mulher negra que vive como negra.

É intenso, dói e destrói.

Independente do final, se sim, se não, o fato é que Clare era apaixonada pela vida de Irene e isso me chocou muito.

Marcia.Santos 24/03/2021

Identidade
Um livro intenso, e trata de um assunto muito presente ainda hoje: o preconceito na sociedade, ontem e hoje.

Marielly.InAcio 21/03/2021

Te faz pensar sobre o racismo e suas diversas formas de manifestação.
No livro são apresentadas duas amigas de infância de origem negra, que em razão da tonalidade da pele, podem facilmente se passar por brancas. Elas se afastam durante a adolescência e perdem o contato por anos. Já adultas, estas mulheres, que seguiram caminhos opostos, se reencontram.
Irene Redfield se orgulha de pertencer a comunidade negra, ao passo que Clare Kendry tira proveito da tonalidade mais clara da pele, pra se passar por branca e manter um casamento por conveniência com um racista, que obviamente desconhece a árvore genealógica da esposa.
A história se desenrola abordando questões como preconceito racial e o embranquecimento. Tudo isso é apresentado nas interações sociais entre as protagonistas e os demais personagens do livro, o que acontece após a reaproximação um tanto forçada entre duas mulheres com personalidades bem diferentes.
O final foi repentino, confesso que não esperava o desfecho escolhido pela autora, mas ainda assim, gostei bastante.
A leitura foi válida, principalmente, por expor como alguns negros miscigenados negam sua ancestralidade e buscam o branqueamento dos seus descendentes, mostrando o quanto o racismo está entranhado na sociedade, ainda que às vezes ele não pareça explícito. Mesmo porque, o desejo de um negro ser branco nasce do medo de não ter oportunidades, de ser rejeitado, de não ter livre acesso a determinados locais, de sofrer preconceito e discriminação.
Basicamente, é o racismo que sustenta a tese do branqueamento e se não fosse por ele, nenhum negro teria vergonha da cor de sua pele ou negaria suas raízes culturais. É um livro que te leva a reflexão.

Laris 20/03/2021

Ancestralidade e negritude
Identidade traz um conceito de livro muito potente, em poucas páginas a narrativa descreve a complexidade da negritude, sobre como a saude mental é afetada por viver em uma sociedade que nos massacra e violenta de forma explícita e implícita, por isso algum dos nossos tentam se afastar do coletivo. Mas a ancestralidade pulsa no sangue e busca caminhos de trazes de volta.

Danielly.Clezar 19/03/2021

Eu gostei muito desse livro porque me mostrou algo que eu nunca presenciei e nem tinha escutado falar mas é muito comum: o negro que nega sua identidade. Passei a história toda tentando intervir em situações e chacoalhar todo mundo hehehe