Sua Alteza Real

Sua Alteza Real Rachel Hawkins

Resenhas - Sua Alteza Real

Queria Estar Lendo 18/12/2020

Resenha: Sua Alteza Real
O segundo livro da Rachel Hawkins é sequência de Como sobreviver à realeza - mas acompanha outras personagens. Em Sua Alteza Real, da Editora Alt, voltamos à Escócia em um romance sáfico doce, divertido e extremamente perfeito por ser tão importante.

Millie está vivendo o que parece um sonho com a garota por quem é apaixonada, até que ela dá um pé na sua bunda e volta com o ex, deixando Millie à deriva em meio às emoções. Eis que ela decide aproveitar sua chance de ouro e se inscreve para um programa de bolsas em uma conceituada escola na Escócia - uma que, até então, só permitia garotos.

Quando é aceita e se muda para lá, Millie não espera muito além de belezas naturais e muito estudo - isso até conhecer sua colega de quarto, que é ninguém menos do que a princesa da Escócia, a problemática Flora.

No começo, as duas não se suportam. Mas, com o tempo, em meio a provocações e discussões, elas se aproximam e percebem que, ei... Talvez não se odeiem tanto assim.

Eu digo e repito que todo mundo merece viver clichês. Por isso eu amei tanto esse livro. Os héteros cis brancos já tiveram muito espaço em todas as mídias e estabeleceram determinados clichês como "repetitivos", mas isso não se enquadra quando tem personagens que fogem de um desses padrões vivendo essas situações. E é o caso de Sua Alteza Real.

Se Como sobreviver à realeza me ganhou justamente por usar todos os clichês do mundo numa história engraçada e carismática, aqui de bônus nós temos um romance sáfico como protagonista. Ou seja: sim, eu amei. Sim, eu recomendo. Sim, eu achei perfeito.

Tô exaltando esse detalhe porque vi muita crítica em relação à simplicidade da história e à falta de complexidade da trama e assim... É exatamente isso que eu espero de uma romcom. Pra mim, cumpriu tudo que precisava e foi além porque me deu um romance fofo e simpático entre duas garotas - o hate to love que eu tanto amo, mas sáfico.

"- Você está fazendo aquela cara de quem vai cantar."

Millie é uma protagonista bem oposta à Daisy do primeiro livro, que era toda estabanada e "bato de frente mesmo, tô nem aí com as consequências". Millie é contida, vive dentro da zona de conforto, e só se sobressai em discussões quando está confrontando a Flora - a princesa parece despertar nela sentimentos que nem mesmo a Millie consegue controlar.

Ela é apaixonada por geologia - uma grande nerd - e pela ideia de um recomeço lá na Escócia. Ela também não entende nada de realeza e das tretas reais que já aconteciam e continuam acontecendo com a Flora; quando começa a se aproximar da princesa é que Millie entende o que é viver sob os holofotes.

E, nossa, eu amei tanto a Flora. Ela é dura e fria e debochada ao extremo e usa isso como mecanismo de defesa por toda pressão que vive em relação à coroa. Mas, como a própria Millie diz, ela também é um marshmallow fofo e amoroso por dentro conforme conhecemos mais sobre ela.

É uma personagem difícil, mas maravilhosa por isso. Nada de princesa que canta para passarinhos e sorri para as câmeras; Flora é um trem desgovernado, mas é com Millie que ela aprende a se controlar um pouco mais. Elas despertam o melhor (e o pior, no começo) uma da outra. E é divertido demais de acompanhar porque ships hate to love são sempre os melhores.

O desenvolvimento é gradual e, quando o romance chega, te pega de jeito. Eu amei, morri, passei mal, chorei; é tão bom acompanhar um casal sáfico divertido e fofo como essas duas. É tão maravilhoso me apaixonar por uma história onde a princesa se apaixona pela plebeia, onde o conflito principal não tem a ver com preconceito (apesar de a Flora enfrentar isso com a rainha) mas sim por bobagens de adolescentes.

Eu fiquei TÃO SOFT em tantos momentos desse livro, com o coração quentinho de tanto amor pelas duas, que é difícil de explicar.

"Ter o coração partido por uma princesa deve ser um nível completamente novo de sofrimento."

O pano de fundo da Escócia, obviamente, ganhou meu coração porque eu vivo e respiro esse país. Os passeios e os cenários por onde as personagens andavam, eu conseguia ver e babar por cada um deles.

A narrativa da autora é bem jovial e rápida. Assim como o primeiro livro, você passa por esse sem perceber. Se tem um detalhe que me incomodou foi que a revisão parecia um pouco repetitiva demais. Trechos onde "ela" apareciam de novo e de novo e de novo e de novo numa mesma frase; dava pra ter passado um pente fino melhor ali. Mas nada que atrapalhe ou torne a leitura ruim.

Sua Alteza Real foi uma aventura doce pelas colinas da Escócia, acompanhando essas duas garotas de mundos completamente diferentes se entendendo e se apaixonando e se entregando a esse sentimento, mesmo com todos os medos; o final é emocionante e perfeito pra história, assim como tudo que ela promete.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/12/resenha-sua-alteza-real.html
Ray 15/01/2021minha estante
É obrigatório ler esse depois de Como sobreviver à realeza?

Denise 20/01/2021minha estante
Oi, Ray. Não é obrigatório, mas ele te dá spoilers do final de Como sobreviver à realeza.

Mey 07/11/2021minha estante
Os dois livros pode ser lidos separadamente uma história não interfere na outra

maxie 13/12/2021minha estante
nossa amo tanto esse livro, é um romance tão fofo e tão AAAAAAA me deu raiva e confesso que chorei um tico mas nada muito uou eu gostei bastante

Júlia 02/01/2022minha estante
Oi. A classificação indicativa é 14?

Mey 02/01/2022minha estante
Acho q é 12

Marie FS 02/01/2022minha estante
Meu deus, eu comecei a ler agora ?

Larissa 11/01/2023minha estante
Qual a classificação do livro?

Luan 13/01/2023minha estante
13, mais é tão leve que poderia ser lido por a criança de 10

Queria Estar Lendo 13/01/2023minha estante
Gente ele é um YA, ou seja: foi escrito para o público juvenil a partir de +13. Pode ler sem medo!

yasmin 19/01/2023minha estante
primeiro livro sáfico q eu li, eu amei dms é mt lindo é incrível

Nanda !! 28/05/2023minha estante
tem hot?

Nanda !! 28/05/2023minha estante
tem hot?

Denise 28/05/2023minha estante
É um livro juvenil, Nanda. Não.

camii 13/02/2022

Tw: Casal feliz ?
+12 | Tw: Traição, consumo de álcool, morte parental (menção) lesbofobia (menção)

Esse livro é tudo!!! A continuação do livro "como sobreviver a realeza" que tem como personagem principal a Millie e a Flora!! (Que aparece no 1 livro). Os personagens secundários também são muito importantes para a história e principalmente para o rumo do casal

Desde quando li o 1 livro, queria mais desenvolvimento na personagem Flora, e queria entender o pq ela era considera o "problema" da família, já que no 1 livro, isso não foi dito nem desenvolvido

Amei as cenas com o Sebastian e os amigos dele, a relação que eles tem com a Flora é incrível, principalmente o quanto é mostrado que eles se importam com ela e a respeitam

A escrita me agradou, muito leve de fácil de entender, todos os cenários/acontecimentos eram muito bem explicados, parecia que vc realmente estava em uma escola na Escócia

Gostei do final, achei bem fofinho, mas entendo o pq as pessoas não gostarem, achei que a autora não soube aprofundar muito, mas eu gostei :))
Recomendo esse livro como um romance bem levinho para sair da ressaca!!
cecília 14/02/2022minha estante
Aaaaa amei a resenha Cami ?o livro parece ótimo tb

camii 14/02/2022minha estante
Obgg amgg ???, o livro é mt boom ??

Resenha maravilhosa como sempre

eelis 15/02/2022minha estante
AAA SIMMM!! concordo! Só queria q a autora pelo menos se aprofundasse mais na sexualidade da flora, pq em nenhum momento ela menciona a palavra lésbica e nem nada do tipo. Porém o livro é muitooo bom, bem levinho e rápido amo

camii 15/02/2022minha estante
@Lis OBG AMGG ?? sdds de vc einn ???

camii 15/02/2022minha estante
@Lis Exatamente isso ?

eelis 15/02/2022minha estante
@camii AMGG tive uma ressaca literária de 2 meses e esqueci da existência do Skoob ?
Mas já tô de volta???

Letícia 21/08/2022

lindo!!
é daqueles livros que da um conforto no coração, tão bom que as vezes até dá vontade de chorar kkkkkkkk
gostei muito, queria uma continuação porque flora e millie são simplesmente muito lindas e muitos meus amores, af.
o final é lindo, embora eu esperasse um pouco mais, mas o conforto no coração compensa tudo, amei esse clichê.
Boa noite

Victoria 21/08/2022minha estante
Amor, esse livro tem hot?

Letícia 23/08/2022minha estante
Oi, Victoria!
Tem não, apenas cenas que elas se beijam, mas nada evolui para o hot.

Hummm

Ok

Obrigada querida

Permaculata 27/12/2021

Bonitinho...
Esse livro me fez sentir tanta raiva, eu não consegui ter uma leitura leve, muito pelo contrário, foi uma leitura arrastada demais, eu odiei a protagonista e até os 60% do livro, era só a MESMA coisa, Escócia e mais Escócia, sempre o mesmo papo. Por volta dos 65% eu comecei a gostar um pouquinho mais, e consegui ler mais rápido, apesar de que em alguns momentos a leitura voltou a ser arrastada e chata.
É um romance clichê, mas eu não consegui gostar de muito coisa além da Flora (eu achei ela muito legal desde o início) e os amigos da Millie.
Aquele final foi muito corrido, enrolaram a história toda pra fazer um final corrido daqueles, não entendi.
O livro não foi pra mim, só continuei lendo por ser um presente pra uma amiga.
Haruzinha 27/12/2021minha estante
ave eu comprei ele hoje

Permaculata 27/12/2021minha estante
NAO SEI RESPONDER COMENTÁRIO Q ODIO AIDJKAKS

Permaculata 27/12/2021minha estante
VOU TORCER PRA QUE VC VEJA AKHDKAJSKS
Não é ruim! Só não é pra mim sabe, eu adorei a Flora e leria por causa dela, mas eu achei muito arrastado sei lá, mas lê que quero acompanhar suas reações!
E eu tbm não sou muito fã de romance, pode ter influenciado!

Haruzinha 28/12/2021minha estante
Até hoje não aprendi responder comentário KSKSKSKKKKKKK

Haruzinha 28/12/2021minha estante
Talvez seja o lance do romance mesmo, masss dei uma broxada agora (aka muito influênciada)

Vou ler sss

Permaculata 29/12/2021minha estante
KAJDKWKSK espero que tenha uma boa leitura

Bea¡ 09/07/2022

clichê que todo mundo gosta
é um livro bom e clichê, um pouco parado no começo, mas eu gostei da escrita e sinceramente valeu a pena, Millie é um doce e uma ótima personagem principal, e a Flora é um "amor" e eu amei o desenrolar da história ?
sofi5 09/07/2022minha estante
vc leu como sobreviver a realeza??

Bea¡ 09/07/2022minha estante
ainda não, pq muda muito o contexto da história?

sofi5 09/07/2022minha estante
não muda não!!! é q é meio q do msm universo q esse

sofi5 09/07/2022minha estante
e eu preferi como sobreviver a realeza

Bea¡ 09/07/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK entendi, ele seria a minha próxima leitura :)

cilis 09/01/2022

Muita fofura e clichês...
...do jeitinho que o Brasil ama!

Confesso que para mim é difícil me apegar à qualquer protagonista, mas senti um carinho muito grande pela Millie. Ela foge bastante de seus problemas, mas vê-la crescer e aprender a resolver isso me deixou genuinamente emocionada.

O romance é muito leve e bem construído, passando pela fase de inimigas, para amigas, para apaixonadas. Com certeza a narração da Millie contribuiu para enxergarmos as diferentes faces da princesa e isso me deixou muito feliz, já que amo conhecer histórias que soem como pessoas reais com problemas reais (não só no sentido da realeza kkk)

Amei como as duas foram se apaixonando de forma gradual e lenta, o que, apesar de me deixar ansiosa (no bom sentido), também fez tudo parecer ainda mais sincero. A única coisa que senti falta foi de mais detalhes sobre os dias entre os grandes eventos da narrativa. Mas, no geral, a história foi muito bem contada.

Me apeguei muito mais ao segundo livro do seguimento "royals", pelo enredo sempre ativo, sempre tendo algo de interessante acontecendo.

E, por fim, só tenho uma pergunta: ESSE CASAMENTO ENTRE ALEX E ELLIE NÃO VAI ACONTECER NUNCA????
tô doida pra ler

cilis 09/01/2022minha estante
É muito pitico!!!!??

soso!! 09/01/2022minha estante
comprei os dois da duologia por só 20 reais cada na bienal!! acho que não vou me arrepender

cilis 09/01/2022minha estante
CARAMBA QUE COMPRA FANTÁSTICA!!!! Se tu gosta de romance clichê adolescente cê com certeza vai gostar

soso!! 09/01/2022minha estante
SIMM (inclusive comprei outros dois por 20 reais também)
e eu amoo!! acho que vou amar

Lauraa Machado 16/09/2020

Raso, forçado e corrido, um desperdício de uma boa premissa
Sabe, eu já estou cansada de livros YA rasos e forçados com a desculpa de que, se não é para adulto, não precisa ser bem feito. Não aguento mais encontrar livros adolescentes sem substância e com personagens absurdamente bidimensionais, imaturas e dispensáveis, mas é pior ainda quando a ideia por trás da história é boa e você sempre quis um livro como ele. Foi assim para mim. Maior decepção do ano por enquanto.

Não sei dizer qual foi exatamente o problema por trás de tudo. Seria pressa da autora e da editora para lançar os livros dessa duologia? Fica difícil perdoar mesmo se for, porque eu conheço dezenas de autoras que teriam feito um trabalho muito, mas muito melhor com poucos meses, brasileiras inclusive. Se Rachel Hawkins estava sem vontade para escrever o livro, não precisava escrever, sabe? Tudo aqui parece que foi feito só por fazer, sem qualquer envolvimento da autora e possivelmente do editor, o que impede qualquer envolvimento dos leitores. Não tem nada que cative em essa história feita às pressas e com a narrativa mais superficial que eu já vi em muito tempo.

Como é possível alguém ter a premissa de uma garota meio nerd que ama geologia (pelo amor de deus, gente, é a parte mais chata da geografia) ter um romance com uma princesa meio problemática, principalmente quando as duas se odeiam no começo e são obrigadas a dividir um quarto? Estou revoltadíssima pela autora ter jogado essa história fora desse jeito! Todas as cenas incríveis, instigantes e tensas que ela poderia ter criado só pelo fato das duas se odiarem e terem que conviver foram completamente ignoradas. Sempre que tinha alguma oportunidade de um desenrolar mais interessante, a autora resumia mais ou menos em uma cena rápida e cortava para o próximo ponto da história. Deu para ver o descaso e a preguiça de desenvolver as cenas além do superficial e criar uma intimidade maior entre as personagens e também entre o leitor e a história.

Minha frustração aumentou rápido, mas logo desapareceu, porque eu desisti de vez de encontrar qualquer coisa na história que me satisfizesse. Minha nota é exclusivamente pela premissa e por não ter nada ofensivo de verdade no livro.

Sabe, a autora não conseguiu nem criar personagens suficientemente interessantes. Na primeira metade do livro, Flora parece ter doze anos, e não dezessete. Ela é, para ser indelicada e honesta, burra. Simplesmente burra, inconsequente, sim, mas burra também. É diferente você não se importar com nada e querer sempre fazer tudo do seu jeito de você não ter a mínima inteligência para a autopreservação básica de um ser humano. Na segunda metade, Flora magicamente vira outra pessoa completamente diferente, como se tivesse envelhecido anos em poucos dias e sem qualquer desenvolvimento.

O problema é que tudo aqui é clichê, todos os mínimos detalhes basicamente, mas também é tudo raso e passado por cima. A tensão do ódio das duas foi forçada, não teve a menor base e nem deu para eu ficar animada com esse ódio que eu sabia que viraria amor. Todos, absolutamente todos os conflitos e suas soluções neste livro foram forçados, exagerados e nada convincentes. Não sei se a autora não esperava que seus leitores fossem minimamente inteligentes e que fossem exigir um pouco mais do que entretenimento vazio (que aqui nem consegue fisgar o leitor a ponto de ser divertido e realmente entreter), só sei que foi essa a impressão que ela passou.

A protagonista narradora é tão esquecível que quase nem me lembrei de falar dela. E tudo que eu tenho para falar é que não consigo me importar com ela ou com o que acontece com ela. Pelo menos eu tinha algo para comentar sobre a Flora, ainda que fosse uma crítica, né?

Já li fanfics muito melhores do que este livro, com bem mais substância. Definitivamente não teria sido difícil enriquecer essa premissa maravilhosa com uma história que valesse a pena, que tivesse algo a acrescentar à vida dos leitores, algo a dizer, e que ainda conseguiria ser leve, fofa e divertida como esta devia ter sido.

Acho que vou desistir dos livros da Rachel Hawkins daqui para a frente. Este é o quinto dela que eu leio e, de todos, só um deles realmente me cativou. Todos os outros entraram para a lista de decepções. Então, não, eu não recomendo. Ela tem ideias ótimas, sinopses atraentes, e enredos desperdiçados. Chega de frustração, sabe? Cansei.
Taynara Lima / @taaynaralima 23/09/2020minha estante
Laura do céu. Kkkkkk eu tava na maior expectativa ?

Lauraa Machado 23/09/2020minha estante
Nossa, boa sorte então haha vai já esperando achar ruim que quem sabe você se surpreenda!

Aninha 06/11/2020minha estante
Qual o livro dela que gostou?

Lauraa Machado 06/11/2020minha estante
O único que eu gostei mesmo foi o Rebel Belle, o primeiro da trilogia!

Boa noite

Victoria 21/08/2022minha estante
Amor, esse livro tem hot?

alice.1 22/08/2022minha estante
tem não

Ok obrigado

cine 25/07/2021

sinceramente? alguém devolve às horas que eu gastei lendo isso.. que livro ruim. queria voltar no tempo e não ter gastado meu dinheiro comprando ele. personagens insuportáveis, história parada do começo ao fim, sem desenvolvimento do romance, sem desenvolvimento dos personagens, e da história em si. final super corrido e mal feito, na boa, a única coisa boa do livro todo são as rochas ( o nível de ruim)
Fernanda 25/07/2021minha estante
Scr medoo
Li o primeiro e amei
agr tô com medo do segundo
Vc gostou do primeiro?

gi. 25/07/2021minha estante
primeira vez que vejo alguém falando mal desse

cine 25/07/2021minha estante
amg eu real nn li o primeiro.. comprei so sua alteza real e minha irma falou q nn interferira mt nn ler o 1° . mas sério pior livro q ja li

cine 25/07/2021minha estante
eu achei pessimo

comidaazulexiste 02/08/2021

ok
esse livro não me prendeu, e esse foi o meu maior problema com ele. acabou se arrastando e só peguei o ritmo lá pelos 65%. os personagens não são bons, não tem desenvolvimento nenhum e faltou muitas coisas. mas é divertido e o romance foi fofo, dava borboletas na barriga, sabe? uma das coisas que eu mais gostei foi a flora já ser assumida; eu achava que por conta dela ser princesa ela não era, mas eu estava enganada e isso me agradou muito na leitura. mesmo assim, não acho que o livro mereça o hype e não gostei tanto assim dele.
Renée 17/09/2021minha estante
tava pra ler esse livro mas vi vários comentários sobre ele ser só mediano, então até perdi a vontade kkkk

comidaazulexiste 17/09/2021minha estante
eu só nao fui com muita expectativa pq ja tinha visto gente falando... se não me decepcionado bastante

Renée 18/09/2021minha estante
ah sim? você acha que vale a pena ler ainda ou nem?

comidaazulexiste 18/09/2021minha estante
eu acho que vale a pena pra tirar as próprias conclusões

Ana 02/11/2020

Poxa vida.
Gostei tanto do primeiro livro e me sinto ligeiramente desapontada por esse.
Eu sou absolutamente apaixonada por livros LGBTQIA+ (já li vários). Eu pensei que amaria mais a Millie e a Flora mas achei o romance delas tanto quanto raso e meio sem graça?
Não me levem a mal, existem vários momentos engraçados no livro mas eu não senti meu coração palpitar.
Miles e Daisy aparecendo foi o ÁPICE da minha leitura.
Aliás eu li os dois livros em 1 dia (riso nervoso).
Acho que faltou algo que me fizesse me apaixonar mais...

É isso ..
martem 09/01/2021minha estante
eu também li em um dia tanto esse quanto o primeiro! eu compartilho da sua opinião e sentimento - o segundo não é tao bom quanto o primeiro

Ana 09/01/2021minha estante
KKKKKK. Logo vemos que estamos um tanto quanto livres, lendo os dois num dia só. Eu esperava tanto desse. Principalmente por serem duas meninas. Fiquei triste pq acabou não sendo tão bom ??

martem 09/01/2021minha estante
eu também fiquei muito ansiosa por esse! uma pena sabe? uma pena mesmo

Sara 13/09/2021

Sua alteza real : direto das fanfic de qualidade
Senti uma pitada de fanfic, daquelas que a gente ama com cliche, o casal se perdendo no acampamento e tendo que conviver juntos, um enemy to lovers no começo, millie tem uma personalidade que eu gostei logo de cara, a flora demorei um pouco mais pra gostar, me apeguei a ela do meio livro pro final, uma princesa diferente da que estamos acostumados, o desenvolvimento acontece gradualmente, a princesa e a plebeia como você nunca viu.
CarolDamaso 13/09/2021minha estante
Hmmmmm fanfic safica? Aí juro, alguém me segura, eu tô na beira de fazer uma besteira

Sara 13/09/2021minha estante
Leia é tão gostosinho de ler

CarolDamaso 13/09/2021minha estante
Eu preciso de um romance safico bonitinho pra melhorar minha vida, vou ler sim

ali 06/10/2021

clichê adolescente
não me decepcionou porque eu já esperava um clichezão, mas não consegui me apegar aos personagens. não achei algo super cativante mas é uma leitura legal!! o final que decaiu um pouco, porque foi muito embolado e rápido.

é uma vibe meio tarde de domingo onde só quer ler/ver algo bem leve que não precisa ser muito bem construído, apenas para ter a alegria de um final feliz.
Mandy0444 06/10/2021minha estante
Senti isso em Como sobreviver à Realeza

ali 06/10/2021minha estante
deve ser coisa da autora entãokkkkkkkk

ali 06/10/2021minha estante
deve ser coisa da autora entãokkkkkk

duda.magno 27/06/2021

"Você é um desastre real"
Nossa, duda, 5 estrelas? Sim. Deixei o senso crítico na casa do- pq mesmo sabendo que esse livro não é perfeito eu amei DEMAIS kkkkkkkkkk
Ele me pegou logo na primeira página, eu já fiquei viciada e apegada na personagem principal logo no primeiro capítulo.
É um clichezinho muito amorzinho e extremamente leve e fofo.
Os capítulos são curtos, a escrita é gostosa de ler, os personagens divertidos, é tudo muito fluído, com certeza virou um comfort book.
O casal principal é tudo, eu me identifiquei muito com a Millie e hora que acabei, pensei "Já?"
Então sim, 5 estrelas kkkkkkkk
alice 27/06/2021minha estante
amg qual a classificação indicativa??

duda.magno 27/06/2021minha estante
amg eu tbm n sei, pesquisei e n achei nd... mas acho q +12, ele é super leve e clichê, bem comédia romântica

alice 01/07/2021minha estante
aa obgg amg

camsbooks 27/06/2021

? mas ela não é apenas uma princesa.
ela é a minha princesa.?

eu de verdade não tenho palavras pra esse livro. ele é aquele clichê totalmente gostosinho de se ler, inclusive eu li ele todo em um dia porque não conseguia largar.
esse livro é tudo de bom e tem tudo oq eu AMO em um livro, é sáfico, é enemies to lovers e é levinho de ler, e acabou se tornando um comfort book pra mim!
só acho que faltou um epílogo, eu só queria mais uma boiolice delas depois daquele final?
mariisthela 27/06/2021minha estante
o fav??

mariisthela 27/06/2021minha estante
só fiquei com gostinho de quero mais no final?

camsbooks 27/06/2021minha estante
siim?