Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

gabo 31/07/2021

O livro é bom, sinto que a história poderia ter sido mais trabalhada, mas a Jéssica Jung com certeza se inspirou em algum dorama e fez algo mais "bobinho".
Uma das coisas que mais me irritaram, foi a infantilização na irmã da Rachel, ela muita das vezes era citada como uma criança que fazia você se esquecer que ela tinha 13 anos.
A Rachel é uma protagonista MUITO irritante, por mais que ela tenha bastante insegurança em diversos aspectos, é chato o fato de ela sempre se culpar por tudo e nunca tentar resolver nada dos assuntos. Se ela sentasse e conversasse por dois minutos, o livro teria -50 páginas.
Ele remete sim a um dorama, mostra (eu acredito) a realidade de como é a vida de trainees de kpop e como o machismo ainda é tão presente nos dias atuais. Não curti o final, pois senti que faltou muitas coisas, mas pelo o que vi tem um segundo livro, então espero que ela consiga abordar os assuntos que não tiveram explicação.

bibioslivrosecia 31/12/2021

Amei demais?
O livro é perfeito do começo ao fim, muito bem escrito e a história é ótima, principalmente porque acompanho o cenário do k-pop já há alguns anos e me interesso muitíssimo por esse tema. Aguardando ansiosamente a sequência!

l a u r y n 20/07/2022

Não *brilha* mas entretém
A escrita não é constante e os dois primeiros capítulos são dignos de uma fanfic que eu escreveria (com pelo menos uma frase entre parênteses a cada parágrafo), mas devo admitir que li o livro em apenas um dia. Gostei de alguns personagens, mesmo achando a maioria exageradamente ingênua. O livro termina com inúmeros ganchos para o próximo e mais parece que não chega em nenhuma conclusão. Não é uma história que me interessou tanto a ponto de querer ler a continuação. Recomendo para quem quer algo leve e principalmente para adolescentes fãs de kpop.
maria20065 21/07/2022minha estante
Concordo!

Ariel.Zacarias 17/06/2021

Leve
É um livro engraçado, leve e divertido. Você se envolve facilmente com a história e os personagens, é um livro que provavelmente vai te ajudar a sair de uma ressaca literária.

Sophia.Campos 23/06/2022

Uma luta para brilhar!
Tenho que ser sincera, eu não sabia da existência desse livro até conferir na Amazon algumas promoções que estavam rolando e fiquei muito surpresa ao saber que a Jessica tinha um livro! Ele é tão bonito, tinha jacket e brindes, tudo isso por menos de 15 reais, eu não perdi a oportunidade e comprei.

Comecei essa leitura sem muita expectativa mas muito curiosa, e me surpreendi bastante.
A história é bem clichê, mas aborda temas muito importante de uma forma incrível, isso me conquistou muito. Jessica tem uma escrita doce e marcante!

Dei essa nota por conta de não ter muitas surpresas na leitura, algumas coisas tem furos de informações e outras acontecem rápido de mais, mas o livro ainda é bem fácil de ler e é muito legal!

Como uma pessoa que gosta de kpop e consumo conteúdo da área, esse livro se tornou como uma casa, muitos termos que são do kpop e da cultura coreana aparecem aqui. Se você não conhece kpop, é preciso pesquisar na internet, mas se você gosta, isso deixar tudo mais legal.

Alguns pontos da história são muito parecidos com a real história da Jessica, que, para aqueles que não sabem, fez parte de uns dos mais famosos grupos de kpop: Girls Generation. Esse fato deixa a leitura mais intrigante, pensar que a Jessica pode ter vivido isso ou visto alguém passar por isso.
Saber a realidade que as pessoas passam até chegar a fama dentro dos moldes coreanos é surreal.
Como Kpopper, ler esse livro mudou muito a minha perspectiva sobre a indústria.

Foi muito bom, em certo ponto até meio reflexivo, mas fofo e emocionante ao mesmo tempo, recomendo muito, se você gosta ou não de kpop ?

gattelli 02/06/2021

Eu estou completamente apaixonada por esse livro, Jessica se tornou minha autora favorita e não vejo a hora de lançar o próximo.

Independente se for uma continuação dessa história ou o começo de outra, eu lerei qualquer coisa que ela escrever.

Esse livro me trouxe tanta nostalgia dos meus 13 anos, quando eu era aficcionada tanto por kpop quanto por fanfic.

Eu não consigo colocar em palavras o valor sentimental que fui capaz de atribuir a este livro, especialmente por ser um livro sobre uma trainee ascendendo como ídolo escrito por alguém que já passou por todas as fases da vida de uma idol.

Mayra 16/09/2021

Estava animada para a leitura, mas infelizmente me surpreendi negativamente. Alguns acontecimentos eram dignos de fanfiction de baixa qualidade.
Apesar disso, há pontos positivos, como a exposição e crítica ao machismo tão presente na indústria do K-Pop e as impressões pessoais de Jessica na personagem.

Valzitinhaaa 04/01/2023

Nossa como eu amei esse livro, parece que estou lendo um roteiro de dorama e ao mesmo tempo tendo uma conversa casual com alguém próximo.

Tive o mais diverso emaranhado de emoções enquanto lia, e apesar de as vezes terem algumas provocações bobinhas ou cenas cliches, Jessica conseguiu transformar tudo isso em algo mágico, é uma leitura fácil e a história flue muito bem.

Além disso, vários acontecimentos relacionados a indústria do kpop me deixam curiosa sobre o quanto dessa história é fictícia e o quanto são coisas reais, que a autora sentiu na pele.

Enfim, estou super empolgada para continuação e a possibilidade dessa história chegar as telas.

PS.: eu NECESSITO ouvir a Rachel e o Jason cantando algum dia

visionsofyas 15/09/2021

a rachel de cada uma de nós
"somos corajosas. somos poderosas. quando sentimos que não aguentamos mais, lembramos que já fizemos isso antes e vamos fazer de novo."

a protagonista vive naquela fase cheia de incertezas quanto ao seu lugar no mundo e em luta constante com o julgamento e a competitividade da indústria de kpop. o livro permite que a gente conheça mais sobre a vivência de um membro da indústria, as fãs de kpop e os curiosos vão gostar. o romance é meia boca, já que o foco é na jornada da protagonista e no desenvolvimento da resiliência necessária pra sobreviver num lugar tóxico. algumas questões ficaram em aberto. no geral vale a pena e lembre-se: "ajeite a postura e sorria como se o mundo inteiro fosse o seu melhor amigo".

Natine 19/10/2021

Jessica Lenda
Li o livro inteiro em um dia, talvez por saudade, ja que igual a Rihanna, Jessica Jung também desistiu de vez de agradar os fãs com música.

Jennifer 17/04/2021

bom.
Desde que comecei a ter contato com a cultura asiática, através de doramas e kpop, sempre quis ler algum livro que falasse sobre algo desse meio, então esse livro veio em boa hora pra mim. O fato de a autora ter feito parte de um dos grupos mais consolidados do kpop me animou bastante. Claro que eu sabia que a escrita é ficcional, mas se tem alguém que tem propriedade pra falar algo, é Jessica Jung.
O livro é um típico caso de clichê adolescente (em livros de protagonistas famosos), com romances, celebridades, etc... mas, teve partes em que eu ficava me perguntando "será que é assim a vida de um trainee?". No mais, a historia é rasa, não tem muitas reviravoltas mesmo, mesmo assim tem seu charme.
Se alguém próximo a mim quisesse ler uma historia descompromissadamente, sem muita enrolação, e com garotas malvadas, eu recomendaria esse (caso a pessoa gostasse de kpop, ou algo do tipo).

Leandra.Miyuki 03/12/2022

Pura fanfic
Eu não leio fanfic, mas amo a Jessica linda, maravilhosa e tudo de bom
Amo o SNSD tbmmm (Yoona utt com orgulho)
Enfim o livro é pura fanfic quem gosta de fanfic eu recomendo ler.

Sofia 22/01/2022

Livro leve, cheio de surtos e verdades duras
Eu gostei muito desse livro, no começo achei um pouco chato mas logo a leitura se torna leve e rápida.
Livro PERFEITO pra quem ama kpop, o fato de ter sido escrito por jessica Jung, ex membro do girls generation, torna certos pontos do livro mais pesados por sabermos que tem um fundo de verdade.
É um livro que recomendo super.