O Silêncio da Cidade Branca

O Silêncio da Cidade Branca Eva García Sáenz de Urturi

Resenhas - O Silêncio da Cidade Branca

Jemilly 21/07/2022

um suspense incrível ou apenas muito bom? Eis a questão.
"Aqui acaba a sua caça, aqui começa a minha."

Eu realmente não leio livros de suspense com muita frequência, então no final de cada leitura eu sempre fico com aquele pensamento: será que é uma obra prima do gênero ou algo apenas bom, que não sei diferenciar por não ser especialista? Mas vamos lá, caros leitores, eu não sou especialista nem nos gêneros que leio constantemente, sou apenas uma leitora que tem muito o que falar, ou escrever no caso. Mas chega de suspense (piadinha), vamos ao livro.

"Quando quem sai matando em série é um baita de um gênio, só o que resta é rezar para que não sorteiem seu número na loteria da morte."

Como disse, não leio tanto suspense, não por não gostar, é por não aguentar a ansiedade de esperar um livro inteiro para saber quem é o grande assassino, mas sempre acaba me prendendo na leitura, e O Silêncio da Cidade Branca não foi diferente, fiquei em um estado caótico enquanto não o terminei. Então posso garantir que mesmo que não for seu tipo de livro, dificilmente você vai conseguir desgrudar aqui, isto porque, além das camadas da história que nos levam a eventos do passado e do futuro, se deve também a personagens muito intrigantes.

"Estava fascinado com a estranha simetria dos acontecimentos. Vítimas pares, com idades terminando em zero ou cinco... Um assassino e um policial idênticos... Os crimes terminaram quando Tasio foi para a prisão e haviam recomeçado quando ele estava prestes a sair..."

O livro tem por cenário a cidade de Vitoria, no País Basco, duas décadas depois que ocorreu crimes duplos, em que casais começaram a aparecer mortos em pontos históricos da cidade, todas as vítimas tendo idades múltiplas de cinco, sobrenomes compostos originais da região, e seus corpos expostos sem roupas nesses espaços, colocados em uma posição ritualística. Na época dos crimes, Tasio Ortiz de Zárate foi preso pelas mortes, e agora 20 anos depois, quando ele está prestes a sair da cadeia, os crimes recomeçam, cabendo ao especialista em perfis criminais Unai López de Ayala resolver esse mistério. Quem está por trás dessas novas mortes?

"Este sujeito é um superdotado social, um camaleão, alguém que sabe atrair as pessoas para o seu terreno sem provocar receio ou suspeita."

A estrutura do livro trabalha em grande parte as investigações de Unaí que se passam em 2016, mais alguns trechos de uma história de 1970 que, conforme o livro vai se desenvolvendo, você começa a entender como o passado e o futuro se conectam e como acaba sendo essencial para a resolução do caso. Eu gostei bastante dessa mistura de passado e presente, a autora conseguiu que as duas partes fossem interessantes sem que o ritmo da leitura se perdesse.

"Não era só o mimetismo social, havia algo muito patológico na sua transformação. Ele não tinha apenas se adaptado ao meio. Ele o havia imitado..."

Em relação aos personagens individuais, Unai acaba sendo um protagonista interessante, com um passado ainda sendo superado, o que acaba fazendo com que ele fique obcecado no trabalho. Os gêmeos Ignácio e Tasio Ortiz de Zárate são duas figuras que não tem como eu descrever de outra forma que não excêntrica. A subdelegada Alba Díaz de Salvatierra é uma figura bem mais misteriosa no início, mas achei a relação dela com Unaí, apesar de não ser o grande foco, razoavelmente boa, para quem curte as migalhas de romance, mas não gosta exatamente que esse seja o principal ponto aqui, vai estar satisfeito (risos). Acho que tive sentimentos complexos apenas com a parceIra Estíbaliz Ruiz de Gauna, a parceira de trabalho de Unaí, não que ela não tenha bons momentos, mas ela era uma personagem muito precipitada e impulsiva em algumas vezes, um temperamento que podia atrapalhar a investigação, um jeito que não cabia com o cargo, era como se a autora a tivesse escrito para não ser tão inteligente quanto o protagonista.

O enredo em si é muito bom, tem algumas referências a pontos históricos e artísticos da cidade, além de celebrações culturais e, apesar de isso ser usado pelo serial killer nos seus assassinatos, não vi como algo que precisava se atentar tanto. Teve conexões que deixou com certeza o livro mais emocionante, mas outras não achei tão factível as coincidências, claro que por ser um livro de ficção é livre para isso, mas gostaria de que me fizessem acreditar mais que seria possível.

"Foi aterrador ver um cara tão normal, tão afável, tão educado e boa gente apontar contra sua cabeça e disparar. A gente espera um homem sombrio, de traços terríveis e conduta ameaçadora."

Enfim, apesar de alguns pontos não tão positivos que citei, eu achei realmente uma leitura muito boa, foi uma história dentro de uma história que me deixava fascinada enquanto lia, aquela sensação de que por melhor que o personagem seja não dava para confiar em ninguém, toda vez que Unai revelava alguma coisa para outro tinha aflição que podia ser para o assassino (risos). Indico muito a leitura e, apesar do livro ser o volume 1 de uma trilogia (Cidade Branca), ele é bem fechado, acredito que todos podem ler individualmente. Não deixando de acrescentar que ele já foi adaptado para o áudio visual, e o filme está disponível na Netflix, então conheça essa história por qual meio tiver preferência (quem sabe nos dois). Boa Leitura.

Leia mais resenhas minhas em: clubedofarol.com

Biblioteca Álvaro Guerra 13/07/2022

Com ares sobrenaturais e elementos de romance policial e ficção histórica, um thriller hipnótico que explora como os erros do passado podem marcar profundamente o presente.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551006689

AngelMix 17/06/2022

"Às vezes só é preciso escutar"
Uma história... histórica. Isso resume bem O Silêncio da Cidade Branca. A narrativa nos leva a uma cidade cheia de momentos marcantes para a história Espanhola. E devido a uma série de assassinatos, somos transportados para monumentos, igrejas e museus. Participamos dos festejos que só vemos na TV e nos sentimos andando por aquelas cidades de arquitetura antiga, com casas de pedra e moradores centenários.

Aliás, esse livro não é nada sem os senhores da história de um povo. Diversas vezes, Kraken - o narrador policial - enfatiza a quantidade de idosos acima dos 100 anos. E são eles e suas memórias, de uma época em que escutar e observar eram ações melhotes, que guardam a chave para o mistério das mortes que ocorreram há 20 anos e que voltaram agora, no momento em que o então assassino, Tásio, está prestes a ganhar liberdade.

Tásio, aliás, é a peça de outra história. A que divide com seu gêmeo e sua real origem. Ambos retomam o passado de sua mãe e descobre que eram mais que gêmeos...

Nesse passeio de multiverso de histórias, acabamos desconfiando de várias pessoas. E somos enganados também pelo assassino. O "aaaaaaaah" que fiz na revelação, só foi superado pelo "aaaaaah" do capítulo seguinte. Às vezes, é realmente só preciso escutar. Mas o silêncio também é uma respostas - e aqueles que parecem mais amigos ou mais calmos, ou aqueles de quem nunca ouvimos falar, podem ser os mais perigosos.

labritoo 17/05/2022

É um livro extremamente envolvente, onde você acompanha toda a investigação e o pensamento do Unai.
Não existe um momento do plot twist, existe toda uma construção pra então você perceber o que aconteceu.
Adorei o livro!

Samy.Pinheiro 18/03/2022

O que achei do livro
O livro retrata alguns pontos da cidade, então é aqueles livros que é bom dar uma paradinha para pesquisar os locais pra não ficar meio perdido na descrição.

Mas em relação a história, gostei bastante. Teve um momento no livro após os primeiros crimes que ele deu uma enrolada mas logo ele engrena novamente e não consegui parar.

A solução do crime foi bem surpreendente mas factível, cheguei a pensar por um momento no verdadeiro assassino mas acabei descartando, entretanto ainda acertei um ponto em relação a ele. Então surpreende mas o motivo e o assassino estão bem justificados no resto da história.

Só teve um porém, achei ali o "encontro final" entre o assassino e Unai meio fraco. Já começamos a história sabendo que o investigador está no hospital entre a vida e a morte mas o embate é retratado de uma forma muito rápida.

IG @aleitoradomundo

Roberta Irds 17/03/2022

Me surpreendi
Confesso que fiquei interessada pela capa e não estava esperando muito da história. Ai que felicidade estar enganada!
Esse livro é muito bom! Achei o mistério e a trama extremamente envolvente!

leiturasdaursula 15/03/2022

O livro é muito interessante. Fazia tempo que não lia um livro assim. Tem o mistério de quem é o assassino, mas o autor vai reconstruindo a história do assassino ao mesmo tempo que nos vai dando fatos históricos reais de Vitória e também flashs de situações anteriores. O mais interessante é que os leitores estão um passo à frente do investigador da história e eu amei isso! Recomendo!

leferraz 11/03/2022

Que livro incrível!!!! Já fazia tempo que queria ler, pois já tinha assistido a série na Netflix.
Escrita envolvente, história policial-suspense do jeitinho que gosto.
Vale muito a pena a leitura

livrotonina 26/02/2022

#livrotonina
A cidade de Vitoria, na Espanha, é conhecida por seus diversos assassinatos macabros que aconteceram há 20 anos. Os crimes eram marcados por casais desconhecidos, com nomes compostos e idades de 5 em 5 anos, começando com recém-nascidos e parando num jovem casal de 25 anos. Caso encerrado. Ou não... 20 anos depois, a cidade volta a ser assombrada pelos crimes iguais ao passado, mas com um detalhe: o assassino está preso. O detetive Unai dá início à caçada e as suas investigações o levam a mergulhar a fundo na história da cidade, dos seus mitos, lendas e segredos. O Silêncio da Cidade Branca é o primeiro volume de uma trilogia intensa e cheia de mistérios.

“A gente espera um homem sombrio, de traços terríveis e conduta ameaçadora, mas ele, na sua normalidade, nem sequer atirou a sangue-frio. Disparou como respirava, como tomava café, como devia fazer amor com ela. Era mais um ato da sua natureza tranquila, serena e calma. A mesma que tinha seduzido a mulher que eu amava...” pág. 396

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Dejair.Campos 19/02/2022

Adorei a leitura um livro, de suspense do início ao fim, onde a autora consegue fazer você ficar emocionado e aflito durante toda leitura!!!

Nowhere¿ 29/01/2022

"Aqui termina a sua caça. Aqui começa a minha."
Intrínseca lança o livro dois logooo que eu preciso urgente da continuação.
No início o livro não me prendeu tanto, mas depois eu não conseguia mais largar.
A leitura é fácil e fluída, e a narrativa é perfeita e não deixa a história se tornar chata.
Os capítulos não são grandes e a autora não enrolou com cenas desnecessárias, todos os capítulos são de extrema importância.
A obra possui muitos fatores históricos, eu me sentia dentro da cidades de Vitória, o que ajudou muito na imersão.
Os personagens são muito cativantes e bem contruídos, me apeguei muito a eles.
A autora criou muito bem os cenários do crime e nos foi introduzindo aos poucos pistas de quem poderia ser o possível assassino (me senti o próprio Sherlock Holmes por ter acertado quem era).
Esse livro é perfeito, apenas. Me senti a detetive lendo ele, gastei quase todos meus post-it. Tive vários surtos, passei raiva, chorei, me empolgava quando acertava alguma teoria.
Indico demais, vale muito a pena ler. E vamos de ver o filme da Netflix né.
(Pesquisem sobre os gatilhos antes de ler)
euindy 29/01/2022minha estante
uai tem filme? é o msm nome?

Nowhere¿ 29/01/2022minha estante
@pereira_ingr simm, é o mesmo nome

Alice 08/01/2023minha estante
É filme ou série?

Nowhere¿ 08/01/2023minha estante
@Alice filmeee

Julia 02/02/2023minha estante
Alguém sabe algo sobre o lançamento do livro dois? Vi que tem um volume dois de outra editora, mas não achei para vender.

Nowhere¿ 02/02/2023minha estante
Não sei amg, tbm tô louca para ler a continuação

Julia 02/02/2023minha estante
Choremos

Aninha52 28/01/2022

aqui acaba sua caçada, aqui começa a minha
O silêncio da cidade branca se passa em Vitoria, uma cidade que teve os holofotes sobre si 20 anos atrás, após crimes bizarros ocorrerem em seus locais históricos. Agora, quando Tasio Ortiz de Zárate, antiga celebridade local e o homem preso pelas mortes, está prestes a sair da cadeia tudo parece se repetir. Casais começam a aparecer mortos, e o especialista em perfis criminais Unai López de Ayala- que a duas décadas era apenas um jovem obcecado pelos misteriosos homicídios- é chamado para ficar à frente do caso, mesmo passando pela sua própria tragédia pessoal.

Que livro bom!! Ele tem a mesma vibe do "O código da Vinci" (Dan Brow). Recheado de mistério e simbolismos, ele vai te prender com a curiosidade desde a primeira página. A história é intercalada entre acontecimentos recentes e do passado, contando histórias distintas, mas que em certo momento vão se unir, dando aquele BUM na cabeça (agora todas as peças se encaixaram). O suspense é incrível, isso junto das quebras de expectativa foram me deixando louca pra descobrir logo quem é o assassino skskksksks nenhum personagem escapou da minha desconfiança. Ocorrem reviravoltas o tempo todo.
Apesar de previsível em alguns quesitos, me surpreendeu muito o desfecho. Esperei um pouco mais da "batalha final", poderia ser melhor. Não é aquele thriller completamente frenético, achei perda de tempo tanto destaque para o romance, eu particularmente prefiro o foco na investigação. Mesmo assim gostei de toda a história dramática, maaaas queria mais do sobrenatural prometido na capa.
É uma leitura "leve" e rápida.

Achei a história razoavelmente bem escrita, apesar de ter me confundido com tantos nomes de lugares/pessoas, em alguns momentos foi difícil acompanhar. Seria interessante que houvesse observações explicando as palavras em espanhol, eu pelo menos falo português e precisar pausar a leitura para pesquisar acaba interrompendo o fluxo de raciocínio. Para alguém que conheça região com certeza é muito mais fácil, não custava nada colocar também um mapa da cidade pra situar os leitores

Queria muito que o resto da trilogia fosse lançada no Brasil para acompanhar outras aventuras do inspetor Ayala, fico aguardando.

Recomendo.

obs: tô precisando de uma plantação de maçãs hehe

giu 26/01/2022

O livro começa meio monótono, e até as vezes muito cheio dos detalhes que deixa o livro cansativo. Mas atenção a esses detalhes e a todas as informações! Eles serão MUITO importantes para ligar os pontos no fim do livro e descobrir quem é o assassino! E eu fiquei PASMEM quando descobri quem é!
A escrita da autora não é a das mais fluidas, mas ainda sim ela conseguiu criar uma história genial no cenário e na cultura do País Basco!

Vanessa 15/01/2022

"O mundo precisa de homens maus" - True Detective
A história se passa em 2016, em Vitória, Espanha, quando uma série de assassinatos (um tanto estranhos) voltam a tona, depois de 20 anos. Na época, foi declarado que o assassino era um dos renomados gêmeos Ortiz de Zárate, contudo, os casos voltam antes desse ser liberto. Sendo assim, seria ele o verdadeiro autor desses crimes? O que ele deseja com isso?

Eva García Sáenz fez um trabalho incrível com o gênero thriller (meu gênero preferido, inclusive). A autora conta que foi muito sentimentalista ao escrever a história, uma vez que se passa na cidade em que nasceu, nos lugares que frequentava, as pessoas que convivia e que deram origem a certos personagens. Consegui captar esse sentimento nas descrições feitas por ela e me senti, de certa forma, acolhida.

No geral, a história é muito boa, com uma escrita ótima e citações de lugares históricos no município basco. Criei diversas teorias ao longo da leitura e me surpreendi com os plot twists. Achei um pouco parecido com os casos de Robert Langdon, de Dan Brown, então recomendo muito para quem gosta desse tipo de história.