Síndrome da impostora

Senhorita b21 01/03/2023

Me identifiquei
Me identifiquei me vi
Me reconheci
Espero muito me livrar de uma vez por todas da minha impostora esse livro meu ajudou muito.

Tianna0 27/02/2023

O livro é bem dinâmico, com exemplos de situações reais, trocadilhos e capítulos mais curtos. Com certeza o jeito que a autora o escreveu fez com que eu tivesse vontade de completar a leitura.

Leticia1310 26/02/2023

Gostei
Eu gostei bastante o livro escrito pela Rafa Brites trata sobre uma síndrome muito recorrente hoje em dia achei importante lê a respeito, comecei lendo esse e gostei bastante ela escreveu um livro de fácil entendimento.

Recomendo...

Cíntia 25/02/2023

Sabe aquele livro que fala com você, então ele é desse estilo, você não consegue para, ele flui e quando você ver acabou, foi assim, comecei a ler ele de madrugada, pois sofro de insônia e quando clareou o dia já tinha acabado.

Ju 24/02/2023

Ótimo
Joga uma luz na nossa insegurança e medo de falhar.

Gostei muito, soa como uma conversa com as amigas, cheia de ideias, puxões de orelha, apoio, elogios e identificação.

Vale muito pra começar a internalizar que muitas passam por isso e é algo a se superar.

Lethycia Dias 24/02/2023

A partir da metade, é perda de tempo
Normalmente eu passaria longe de livros de autoajuda e desenvolvimento pessoal, mas decidi ler esse por saber que a autora partiu de sua própria experiência e de seu próprio incômodo com a sensação de ser incapaz para começar a pesquisar sobre a síndrome de impostor(a).
A parte que ela fala de como já foi afetada por isso, de quantas oportunidades não soube aproveitar ou como se sentiu mal com as próprias conquistas é realmente muito boa, e eu me identifico com quase tudo o que ela menciona nesse capítulo. Até aí, o livro é muito bom. A partir da metade é que o conteúdo começa a ficar duvidoso.
No capítulo seguinte, que propõe reconhecer o problema e aprender a identificar os nossos gatilhos para nos sentirmos impostoras, alguns dos exercícios para combater a "voz" da impostora são muito bons. Mas outras das soluções que a autora propõe são muito presas à realidade da própria autora e não fazem sentido para "mulheres comuns". Planner mensal baseado em como o ciclo menstrual afeta nosso humor? Evitar apresentar projetos no período de TPM, e deixar para começar coisas novas no período fértil? Palhaçada! Essas orientações sobre se conhecer melhor e saber como os hormônios afetam o humor para "ter uma rotina melhor no trabalho" só parecem possíveis para mulheres que ocupam cargos executivos e/ou de liderança em grandes empresas, com rotina de reuniões executivas e etc. Não dá pra uma pessoa normal com emprego normal escolher que tipo de demandas vai cumprir no trabalho porque "durante essa semana o meu ciclo não favorece esse tipo de atividade". Pensar nisso é ridículo!
Até que a autora tenta, ao longo do livro, considerar outros tipos de vivência e realidade - em certo trecho, ela menciona que pessoas de grupos marginalizados ou de minorias sociais, independente do gênero, também são muito afetadas pela síndrome de impostor - mas no fim, as soluções apontadas só parecem possíveis pra quem está na mesma classe social que ela.
O pressuposto de que tantas mulheres são afetadas pela síndrome de impostora por causa do machismo estrutural e do quanto nossas capacidades são subestimadas desde a infância faz todo o sentido, mas não é "dando as mãos" pra todas as outras mulheres que se vence um pensamento retrógrado da sociedade. Em ambientes de trabalho - porque é principalmente desse contexto que a autora fala - também existe mulher babaca, que vê defeito em tudo no trabalho dos outros, que pisa em quem ta embaixo só porque ocupa uma posição de poder, mesmo que abaixo dela estejam outras mulheres. A sugestão de "pedir desculpa a todas as mulheres que você já julgou" parece papo de quem descobriu o feminismo no mês passado e ainda ta deslumbrada com a ideia, sem considerar recortes de raça, classe, orientação sexual ou o próprio fato de que pessoas diferentes pensam de forma diferente e têm objetivos e ideais diferentes.

Mariana 23/02/2023

Um livro escrito de mulher para mulher
É como ler uma matéria num blog, ou na revista Capricho ou até como tomar um café com a melhor amiga. AMEI o jeito que o livro está escrito, sem um vocabulário rebuscado de quem quer impressionar, de quem quer provar que é bom, coisa que tanto me irrita nesse tipo de livro. A Rafa é o máximo! Sempre bem humorada, nos apresenta situações práticas e acolhe nossas dores. Dá para sentir carinho a cada frase (não sei se deu pra ver mas terminei de ler e virei fanática pela autora) (obs: amava o programa dela) . Saio dessa leitura com uma injeção de auto estima e confiança. Sempre foi uma insegurança minha não ser uma figura de autoridade na minha profissão, como todas as pessoas dentro dela são. Mas obrigada por acolher a mim e a inúmeras mulheres que sofrem com auto sabotagem, é muito bom ser eu mesma e saber que não preciso me vestir de um personagem para estar no caminho certo. Já preciso de um livro parte 2!!

marinayukie 21/02/2023

Um abraço quentinho ?
Um livro leve, tranquilo e muito acolhedor.
É um abraço quentinho e confortável, mas com uns tapas nas costas para acordar e olhar para si.
A linguagem é super casual, ajudando na conexão com a Rafa.

Um passo incrível para quem não se acha bom/boa o suficiente, para quem constantemente se sabota, não acredita em si mesmo, tem medo de falhar, tem medo do julgamento alheio e sempre tem aquela sensação que está fazendo absolutamente tudo errado com a vida.

Permita-se mergulhar nesse livro e entregar-se ao processo de autoconhecimento, acolhimento e controle.

?Você não é melhor nem pior do que ninguém, você é única.? ?

Fernanda 18/02/2023

O livro é bem interessante. Embora eu não sofra desse mal foi bom ler um pouco sobre como algumas pessoas podem se sentir...

Lusiania0 16/02/2023

Impostora
No início me senti mal por me identificar tanto com os relatos da autora, mas quando terminei, pensei: "Por que não li esse livro antes?"

Me chamou a atenção os relatos de mulheres famosas que se sentem assim, as formas como nos autossabotamos e como vencer isso.

Gostei do livro e recomendo muito a leitura.

"É preciso se reconectar com sua história e seus talentos para resgatar seu valor."

NaiMelo 14/02/2023

Síndrome da impostora
Achei esse livro por um acaso no Kindle e resolvi da uma chance e que bom que eu dei. Uma reflexão que fale a pena parar para pensar e começar a reparar nas ações do dia a daí e como deixamos as vezes a impostora nos sabortar principalmente em grandes decisões.

Larissa.Guedes 11/02/2023

"Todo julgamento é uma confissão"
Gostei mtt do livro, comprei justamente por me identificar bastante e por já ter lido sobre a síndrome da impostora.

A Rafa Brites escreve de uma forma bem gostosinha, gostei mt de ler. Uma leitura rápida e divertida.

Aacho que poderiam ter mais detalhes no livro em relação a essa síndrome e como supera-la, mas ela consegue passar a ideia principal

Gostei muitoo

Eduardo 10/02/2023

Razoável
A autora apresenta alguns pontos interessantes, como transição de carreira e autoconhecimento.
Mas achei um tanto superficial a maioria das colocações, tratando como regra as suas experiências pessoais....

Luluzinha 06/02/2023

Muito bommm!
?Enquanto você não se reconectar com sua história e reconhecer sua singularidade e seu valor, não estará cumprindo seu propósito.
E ai, vai se frustrar por tentar caber no espaço que é do outro.
Sua beleza e seu valor estão na sua singularidade, e não no quanto você se esforça, se dedica, se empenha.
Enquanto não se assumir e não se aprofundar em si mesma, para potencializar o seu eu, você sempre será o fake de alguém.?

Auxilia no autoconhecimento e nos ajuda a olharmos para nós com menos rigidez.