Verdades do Além-Túmulo

Verdades do Além-Túmulo Caitlin Doughty

Resenhas - Verdades do Além-Túmulo

Lola 21/12/2020

Uma série de perguntas doidas com explicações desinibidas
Já li as outras obras da Caitlin pela Darkside, e creio que Confissões do Crematório continua sendo a melhor pra mim.

Em Verdades além túmulo a autora apresenta explicações para uma série de perguntas inusitadas sobre a morte. Se você tem curiosidades sobre o tema, se joga.

Se você prefere trabalhar mais a questão de rituais, "Para toda eternidade" é o caminho.

Se for para reflexões sobre bater com as dez, "Confissões do Crematório" é o que vai contemplar sua demanda
isabellamolkoli 11/03/2021minha estante
Acho um livro o complemento do outro, adoro a obra da Caitlyn :)

Alexlivros 26/01/2022minha estante
Li Confissões do Crematório e o considero um dos melhores livros que já li. Impossível ler o livro e não se envolver e refletir acerca de nossa finitude humana. Ansioso por ler as demais obras da autora.

Luana 04/06/2021

Aprender sobre a morte pode ser divertido!
Foi um livro muito divertido de ler! Gostei de saber informações básicas que não sabemos sobre a morte, pois o assunto é muitas vezes um tabu. Acho que agora tenho um pouco de menos medo sobre as questões relacionadas a esse assunto.

Única coisa de ruim mesmo é que, às vezes, as questões precisam ser respondidas citando leis, algo que muda de país para país, e como a autora mora nos Estados Unidos, ela responde levando em consideração a legislação dos estados norte-americanos. Logo, se você mora em outro país (no meu caso, o Brasil) e quer as respostas para essas perguntas, precisa ir atrás sozinho na internet para obtê-las.
Beatriz 28/07/2021minha estante
nossa deu vontade de ler agora

vbitazi 04/01/2021

O livro trás a verdade por trás de um monte de mitos e lendas que envolvem a morte.
Como sempre a Caitlin é super divertida escrevendo e consegue transformar assuntos pesados em algo leve e gostoso de ler.
Mas mesmo sendo um livro divertido de ler, ele é o pior livro dela que já foi publicado no Brasil.
Acaba tendo algumas perguntas que me cansaram. Mas mesmo assim recomendo para quem já conhece a obra dela.

Carolina Del Corso 16/01/2021

Perfeito
Todos deveriam ler, livro maravilhoso e recheado de bom humor mórbido.

Sol 16/01/2021

Perguntas que às vezes nem passa pela cabeça, mas que não deixam de ser curiosidades interessantes, sobre a morte. Não é todo dia que temos a oportunidade de tirar essas dúvidas com quem sabe mais sobre o assunto.

Guynaciria 27/01/2021

Esse é o terceiro livro da autora publicado no Brasil, pela #darksidebooks .

A Caitlin é uma agente funerária, que fala da morte de forma livre e direta, sem o peso do medo ou dos preconceitos envolvendo o tema.

Nesse livro, ela nos apresenta respostas, para perguntas simples formuladas por crianças a respeito da morte e dos ritos que a envolvem em cada país e época.

Aqui, vamos descobrir a função dos besouros dermestes, que são usados em museus e laboratórios de perícia, para comer a carne de um esqueleto, sem danificar os ossos ( Eles só se alimentam de cadáveres ok, não precisam ter medo).

Também ficamos sabendo um pouco sobre as leis de vilipêndio nos Estados Unidos, e como elas protegem os cadáveres e os familiares do morto, contra possíveis abusos e desrespeitos.

E como os ritos funerários no Japão e na Alemanha, vêem a cremação de uma forma diferente. Enquanto um permite o contato da família com as cinzas, o outro proíbe de forma expressa qualquer aproximação da família.

Sei que esse não é o tipo de livro que agrada a todos, e que algumas pessoas não suportam a ideia de falar sobre a morte, mas garanto a vocês que esse livro é uma fonte de conhecimentos inesgotável e que o jeito mais simples de acabar com o medo é o enfrentando.

Eu por exemplo, não posso ver um novo livro da #caitlindoughty sendo lançado, que já corro para adquirir. Esse inclusive adquiri na pré-venda, coisa que nunca faço, só pela certeza de que iria amar a leitura, e não deu outra.

Já leram a autora? O que acham do tema abordado?

Nathuz 29/01/2021

Matando a curiosidade
Um livro divertido e inteligente, que nos explica coisas sobre a morte física, de um jeito não cruel e sem agredir.

Andrea 01/02/2021

Divertidamente bizarro
? Resenha: Verdades Além do Túmulo ?

"A morte é uma noite bravia e uma estrada a desbravar" Emily Dickinson

? Verdades Além do Túmulo nos traz algumas perguntas curiosas e peculiares sobre o processo da morte: desde o momento fatídico até o que irá acontecer com o nosso corpo depois.

? Caitlin Doughty tem uma linguagem simples e bem humorada sobre um assunto que é tabu na nossa (e de várias) sociedade.

? Perguntas como "Posso ficar com o crânio dos meus pais depois que eles morrerem?" ou então "Vou fazer cocô quando morrer?" deixam um tema que poderia ser bizarro/nojento/assustador deixam o tema mais leve e descontraído.

? O livro não é exclusivamente direcionado para crianças, mas as perguntas foram feitas por elas! A morte nunca foi "misteriosa" na minha família. A pessoa morre e é enterrada. Eufemismos como "ir para o céu " e "virar anjo" nunca foram utilizados. Mas, caso você se utilize deles com crianças ou consigo, esse livro é para você!

? Gosto muito das obras de Caitlin, e essa será mais uma edição para a minha coleção ?

Ana Costa 13/02/2021

Verdades do Além-Túmulo
O que acontece se alguém engolir um saco de milho de pipoca e morrer e for cremado? Essas e outras perguntas no mínimo inusitadas sobre morte são respondidas nesse livro de Caitlin Doughty.

site: https://youtu.be/mjJEi-4nEFU

Wiliane.Franca 23/02/2021

Caitlin Doughty e seu bom humor para a morte
Acredito que Verdades Além do Túmulo é um ótimo livro para quem tem duvidas e questões a cerca da morte mas tem medo de procurar saber sobre. A autora lida de maneira muito leve e até engraçada com as perguntas feitas no livro, creio que até por terem sido feitas por crianças. Kkkk
Pra quem já leu os livros anteriores dela, vai se deparar com algumas informações já conhecidas. Porém ela não trás essas informações apenas como um "tapa buraco", ela também as complementa e torna-as mais interessantes.
Caitlin é uma autora incrível e a cada livro me apaixono mais por ela e por esse assunto.
Memento Mori ?

Ana 01/03/2021

Eu nunca tinha lido nada da Caitlin Doughty — até porque quem acompanha o blog há mais tempo sabe muito bem que esse tipo de livro é muito mais a cara da Jess, que inclusive adora a autora. Apesar de ter Confissões do Crematório na minha pequena coleção, preferi começar o meu caminho com a morte através do Verdades do Além-Tumúlo simplesmente porque eu amo qualquer escrito voltado para o público infantil.

O livro consiste em, basicamente, várias perguntas que as pessoas fazem para a autora, principalmente crianças e adolescentes — ah, para quem não sabe, Caitlin Doughty é agente funerária, por isso ela tem tanto contato com a morte e, obviamente, cadáveres —, respondidas de forma muito verdadeira e sincera, tudo com base na ciência e nas coisas que ela mesma presenciou enquanto trabalhava. Pode até parecer um pouco mórbido falando assim, mas eu juro para vocês que não é. As crianças são incríveis e têm cada curiosidade engraçada que só lendo para acreditar. E é claro que, apesar de ser técnica em vários momentos, Doughty responde tudo com muito bom humor, o que facilita bastante as coisas.

As perguntas variam bastante:
"Quando eu morrer, meu gato vai comer meus olhos?"
"O que aconteceria se alguém engolisse um saco de milho de pipoca antes de morrer e fosse cremado?"
"Nós comemos galinhas mortas. Porque não comemos pessoas mortas?"
E por aí vai... Só para vocês terem noção do nível de criatividade. Mas, sim, são curiosidades comuns de crianças como quaisquer outras... Crianças são naturalmente curiosas, por que seria diferente com um tema como a morte?

Acho que a maior reflexão de Caitlin Doughty em Verdades do Além-Tumúlo é exatamente essa. Se a morte é algo normal, que vai acontecer com todos nós, deveríamos tratar do assunto com naturalidade, né? Acontece que a morte ainda é um tabu, de certa forma. É difícil e muito triste em quase 100% das vezes, porque a gente não quer de jeito nenhum que uma pessoa que a gente ama muito morra... Mas assim como a autora, acredito que aprender sobre ela pode ser um exercício divertido, e por isso esse livro é tão bacana.

Além da forma como a autora responde as perguntas, suave porém honesta, gostei especialmente de um capítulo no final do livro em que ela conversa com uma especialista sobre ser normal essa curiosidade nas crianças. E... Sim, é muito normal! A psiquiatra Alicia Jorgenson, aliás, aconselha que nós, adultos, falemos com clareza e sinceridade com as crianças, principalmente por ser um conceito complicado para elas... Afinal, um ente querido que morre não vai voltar e elas precisam entender isso, por mais triste que seja.

Me apaixonei perdidamente pela escrita de Caitlin Doughty, porque ela consegue realmente deixar um tema tão delicado muito gostoso de ler. Então se vocês estão se perguntando se podem dar esse livro de presente pro afilhado ou sobrinho sem que os pais pensem que você quer matar a criança de medo, saibam que ele tem o "selo de aprovação Roendo Livros para livros infantis". Mas vale lembrar que a obra é indicada para todo mundo que tenha curiosidades sobre a morte que ainda não foram respondidas. E, ah, não vejo a hora de ler Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade!

site: https://www.roendolivros.com.br

Paola66 13/03/2021

o único livro q conseguiu prender minha atenção ultimamente
A escrita da Caitlin é muito gostosinha, mesmo que ela esteja falando sobre putrefação e coisas do tipo
Esse livro é mais focado em crianças, mas também é bem bom
Sla, é isso

Eu tô numa ressaca literária agr ou algo assim, nenhum livro consegue prender minha atenção o suficiente pra eu terminar, mas a Cait conseguiu me fazer terminar esse livro em menos de uma semana

thamiis 19/03/2021

Divertido
Neste terceiro livro, Caitlin Doughty responde perguntas de crianças e adolescentes sobre morte, cadáveres e temas afins.
O capítulo introdutório é muito divertido e a narrativa espirituosa da autora está presente no livro todo, bem como suas respostas bem-humoradas e bastante técnicas sobre o assunto, mas confesso que eu esperava algo mais na linha do ?Confissões do Crematório? e talvez isso tenha me feito achar o modelo ?pergunta e resposta? meio maçante, mas não pelo conteúdo em si.
É um ótimo livro para presentear crianças e/ou adolescentes, na minha opinião, pois a linguagem é bastante acessível à elas e a maneira de explicar da Caitlin ajuda a quebrar o peso do tabu acerca do tema. Recomendo!

Jéssica 22/03/2021

Realmente curioso
A Caitlin é dona do meu coração com essa escrita que faz um tema pesado se tornar algo tão normal quanto deveria ser para nós. Eu amo a forma como ela faz tudo ficar interessante!

Nesse volume temos a apresentação das perguntas mais curiosas sobre o tema e ela responde de forma prática, mas com conhecimento o suficiente para que qualquer pessoa possa ler sem se incomodar, apesar de as questões terem sido feitas por crianças. Uma das coisas que me chamou a atenção é, mais para o final do livro, ela ter falado exatamente sobre como crianças podem lidar com a morte junto com uma psicóloga. Válido lembrar que em "Confissões do Crematório" ela nos conta como ela mesma viu a morte quando era criança então eu entendo perfeitamente bem quando ela voltou sua atenção para fazer esse livro aqui. Vale muito a pena!