Verdades do Além-Túmulo

Verdades do Além-Túmulo Caitlin Doughty

Resenhas - Verdades do Além-Túmulo

Lola 21/12/2020

Uma série de perguntas doidas com explicações desinibidas
Já li as outras obras da Caitlin pela Darkside, e creio que Confissões do Crematório continua sendo a melhor pra mim.

Em Verdades além túmulo a autora apresenta explicações para uma série de perguntas inusitadas sobre a morte. Se você tem curiosidades sobre o tema, se joga.

Se você prefere trabalhar mais a questão de rituais, "Para toda eternidade" é o caminho.

Se for para reflexões sobre bater com as dez, "Confissões do Crematório" é o que vai contemplar sua demanda
isabellamolkoli 11/03/2021minha estante
Acho um livro o complemento do outro, adoro a obra da Caitlyn :)

Alexlivros 26/01/2022minha estante
Li Confissões do Crematório e o considero um dos melhores livros que já li. Impossível ler o livro e não se envolver e refletir acerca de nossa finitude humana. Ansioso por ler as demais obras da autora.

Queria Estar Lendo 23/01/2023

Resenha: Verdades do Além-Túmulo
O primeiro livro da lista de desencalhados que saiu no sorteio foi Verdades do Além-Túmulo. O título é da Caitlin Doughty e foi lançado pela Editora Darkside. Eu não sabia nem do que se tratava essa obra, e qual foi minha surpresa ao começar a ler e encontrar uma conversa irreverente sobre a morte.

O livro é bem simples. Caitlin está respondendo as perguntas mais criativas e inusitadas a respeito da: morte. Ela é uma agente funerária, então entende bastante a respeito. E as perguntas vieram de pessoas de todas as idades, e dizem respeito a basicamente qualquer coisa sobre a morte. Curiosidades sobre cadáver, exumação, múmias, enterros conjuntos; coisas que eu nem imaginava que havia sobre o que perguntar aparecem aqui.

E Caitlin Doughty responde de maneira irreverente, o que torna toda a leitura um passeio surpreendentemente divertido a respeito de tudo que você pode imaginar (e além disso) depois que alguém morre.

"eu nunca falei para você comer o cadáver."

Verdades do Além-Túmulo é uma leitura bem rápida. Dividida em perguntas, que são os capítulos do livro, a obra é um ensaio Q&A da autora tirando dúvidas de todo mundo. Usando seus conhecimentos como agente funerária e também das pessoas ao seu redor que trabalham no ramo, a autora responde tudo bom muito bom humor e muitas informações.

As perguntas são as mais bizarras e criativas possíveis. Toda hora eu me pegava com pontos de exclamação e interrogação na mente porque "como alguém pensou nisso a ponto de perguntar pra uma agente funerária a respeito?". E essa é a beleza do livro.

O fato de a gente poder sorrir e se divertir quando falamos da morte é um ponto muito positivo. Ela ainda é um tabu e ainda perturba muito, mas nem tudo sobre o falecimento precisa ser sombrio e depressivo. É interessante saber mais sobre o processo que envolve... bem, tudo, depois que alguém morre.

Caitlin fala sobre questões funerárias, sobre corpos embalsamados, sobre mumificação, cemitérios, sobre os processos legais e criminosos que aconteceram na história envolvendo cadáveres. Fala sobre enterros com seu bichinho de estimação, peculiaridades em caixões, situações que pareceram o retorno de um morto do pós-vida.

Ela divide histórias e informações concretas com muita irreverência, e é impossível não rir no decorrer da leitura. O que é surpreendente, porque mostra como ela encara seu trabalho com leveza. Nunca é desrespeitoso ou sarcástico, é só uma informação dita com bom humor. O que acaba por nos levar a diversão também.

Quando precisa ser séria, Caitlin também é séria. Momentos em que fala sobre crimes históricos, tragédias mortíferas, abandono de soldados. Verdades do Além-Túmulo fala literalmente sobre tudo no que concerne a morte e suas miscelâneas.

"É ruim para o meio ambiente se eu for enterrado usando uma fantasia de dragão?"

Gostei muito da edição da Darkside, que tem esse formato menorzinho e compacto. A tradução ficou por conta da Regiane Winarski, que é um ás no que faz. A diagramação tá bem confortável, com uma revisão excelente e detalhes muito bonitos no interior do livro - as caveirinhas no fim de cada capítulo, os gatinhos nas aberturas, o jeito como as perguntas aparecem antes de cada capítulo começar.

Verdades do Além-Túmulo foi uma grata surpresa. Um livro divertido sobre as peculiaridades da morte e tudo que a cerca, que vale a leitura pelas informações e pela leveza que deixa na gente. Como eu disse, nem tudo sobre a morte precisa ser ruim.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/01/resenha-verdades-do-alem-tumulo-caitlin.html

ewylly 16/03/2023

HISTÓRIAS PRO MEU FILHO DORMIR
Comprei esse livro por impulso na bienal do ano passado, a capa é maravilhosa.
Comecei a leitura quando meu tio faleceu e acredito que me fez passar pelo luto de uma maneira mais leve.
Caitlin Doughty é maravilhosa, nunca me diverti tanto lendo sobre a morte, as perguntas das crianças tão inocentes e respostas tão ironicamente sinceras.
Virei phd em assunto post mortem, com certeza vou ler essas histórias p meu filho (quando eu tiver um)

Eduarda.Silva 03/01/2023

Perguntas malucas com respostas curiosas!
A autora desde livro é uma agente funerária e escritora que teve a brilhante ideia de responder perguntas malucas e curiosas sobre a morte.

Ela nos passa tranquilidade escrevendo dessa maneira, tira um pouco daquela angústia que tenho ao pensar sobre a morte.

O intuito do livro é mostrar que "tá tudo bem" falar sobre a morte, algum dia teremos que lidar com isso e é necessário estar preparado.

Uma coisa bem legal é que no fim, a autora conta com a ajuda de uma psiquiatra e monta um "guia" de como devemos ajudar as crianças a lidar com a morte.

Recomendo muito!

Clari.Monise 08/11/2022

A forma como ela fala sobre a morte realmente deixa a gente mais confortável com a idéia, ela consegue tirar aquele peso e deixar a imagem pesada que a gente tem. Recomendo esse e todos os livros dessa autora.

Carla513 04/05/2021

Verdades do Além Túmulo
Um tema tão sombrio é abordado com uma pitada de humor. A morte e seus desígnios, nos é apresentada através de diversos questionamentos por meio de situações bastante incomuns. Muito interessante. Recomendo a leitura.

Simone de Cássia 07/11/2021

Gosto muito do jeito bem humorado e natural com que a autora lida com a morte. Falando sobre um assunto nada tranquilo para a maioria de nós, ela consegue deixar a gente à vontade com os medos e as angústias que cercam o fato. E as perguntas desse livro são muito divertidas...rs rs Gostei!

Giovanna 05/12/2022

Admito que dei umas risadinhas lendo!
Caitlin Doughty é uma agente funerária, ela desmistifica a morte, nesse livro ela responde perguntas sobre a morte muito comuns na internet como:
?O que acontece se você comer um saco de milho de pipoca antes de ser cremado??
"Meus gatos vão comer meus olhos quando eu morrer?" "Posso ficar com o crânio dos meus pais pra mim?"

Recomendo que você leia esse livros após conhecer outros mais interessantes da autora como o ?Confissões do crematório? e o ?Para toda a eternidade?. Só naturalizando a morte poderemos lidar com o luto de forma mais saudável!

Julauch 30/03/2023

Perguntas que não temos coragem de fazer
A curiosidade de uma criança nada mais é que a curiosidade de um adulto, mas sem filtro.

Em algum momento da minha vida eu tenho certeza que já me perguntei diversas das coisas mencionadas pelas crianças. ?

O problema é que mesmo agora, como adulta, mesmo eu podendo ir atrás das respostas, eu evito, assim como maioria das pessoas. Há muito medo envolvendo a única certeza que todos temos em vida: que iremos morrer.

Eu amo os livros da Caitlin, usei todos como referência no meu trabalho de graduação (um projeto arquitetônico de um Cemiterio/Crematório/Funerária) e recomendo a todos que quiserem saber mais sobre a morte, mas não sabem por onde começar e como entender os termos difíceis e as etapas do processo, além das possibilidades. ?

O livro é narrativo, tem exemplos, é divertido, mórbido e educativo. Algumas respostas ali eu tranquilamente daria às crianças da minha vida.

10/10!!!!

P.S.: A autora tem um canal perfeito no YouTube e ela é hilaria, apesar da sua profissão não ser fácil. Assistam!

Renata.Takahashi 24/05/2022

Perguntas e respostas
Esse livro foi escrito pela agente funerária Caitlin Doughty, onde ela responde por volta de trinta e poucas perguntas, todas feitas por crianças.

Não é o tipo de leitura que eu gosto, como não tenho o costume de ler sinopse, eu achei que seria contos sobre o trabalho dela, mas a realidade era outra, não que o livro seja ruim, mas realmente não me prendeu, pensei em desistir várias vezes, mas consegui ler até o final!

Se você hosta de perguntas doidas, esse é uma bom livro pra você!

Ley 28/03/2021

Se eu morrer meu gato vai comer meus olhos?
Caitlin Doughty se tornou uma autora querida para mim. As edições de seus livros sempre são impecáveis e dessa vez não foi diferente. O livro carrega uma morbidez pela edição e pelo conteúdo, mas não de uma forma ruim. Em Verdades Além do Túmulo, a autora trás mais uma vez um tema sério, de forma acessível, para seus leitores.

Fora reunidos algumas perguntas feitas por crianças com alguma dúvida sobre a morte em geral. Pode parecer um pouco radical perguntar a alguma criança o que ela espera da morte, mas descobri, nessa leitura, que eles tem perguntas bem excêntricas que despertou também a minha curiosidade.

As respostas para essas questões são dadas por Caitlin, com base no seu conhecimento como agente funerária, enquanto outras informações possuem dados científicos citados pela autora. As informações apresentadas para cada questão são discorridas de maneira simples, sempre com humor e comparações que ficam acessíveis para o leitor.

Quem já é acostumado com a escrita da autora, vai continuar adorando seu humor corriqueiro pelas páginas. Ela brinca com o assunto, e deixa a obra mais leve a ser absorvida. Não é fácil falar de morte, esse continua sendo um tema delicado, principalmente para quem passa por perdas. Por isso aprecio que as obras da Caitlin sempre me arranque sorrisos e tragam leveza.

Prometo que a escrita e a forma de conversa da autora, compensam o tema ter um cunho pesado. Com um aprendizado enorme sobre luto, aceitação da morte e curiosidades, é impossível não ficar envolvido com a leitura.

Também é interessante que o livro seja lido por pais de crianças que tenham passado recentemente por uma perda. Essa leitura pode ajudar a entender algumas perguntas estranhas que a criança pode fazer nesse processo

vbitazi 04/01/2021

O livro trás a verdade por trás de um monte de mitos e lendas que envolvem a morte.
Como sempre a Caitlin é super divertida escrevendo e consegue transformar assuntos pesados em algo leve e gostoso de ler.
Mas mesmo sendo um livro divertido de ler, ele é o pior livro dela que já foi publicado no Brasil.
Acaba tendo algumas perguntas que me cansaram. Mas mesmo assim recomendo para quem já conhece a obra dela.

LisboaPB 29/03/2022

Eu gosto tanto da autora. Eu aprendi cada coisa nos últimos dois livros e esse foi mais um acréscimo. E espero que possa ter mais livros com mais e mais informações que só quem é especialista em agência funerária poderia responder.

O único problema neste livro é que tem umas perguntas muito irrealistas que podiam ter sido substituídas por outras mais comunmente curiosas.

Ana Lee 08/04/2022

Eu amo A Caitlin Doughty
Nesse livro, ela responde a várias perguntas sobre a morte (ela é agente funerária) e tem perguntas de todo tipo! O bom humor dela na dose certa e nos momentos certos, fazem a leitura mais leve e muito fluida.
É o terceiro livro que leio dela e infelizmente parece que não tem mais nenhum outro no momento.

Rute_ 22/05/2022

Esse eu li por diversão!!
Eu ganhei esse livro de presente a mais ou menos duas semanas atrás, e o meu irmão só decidiu me dar ele pq eu achei a capa bonita rsrs... Fiquei um pouco curiosa de como essas perguntas seriam abordadas, já que são feitas por crianças. Eu li uma por acaso e quando me dei conta já estava lendo o livro todo... Eu gostei de como a Caitlin Doughty respondeu essas perguntas, o senso de humor dela é legal e proporcionou uma leitura leve.
Esse livro eu li por pura diversão e gostei demais, é muito bom para passar o tempo!!