Verdades do Além-Túmulo

Verdades do Além-Túmulo Caitlin Doughty

Resenhas - Verdades do Além-Túmulo

Thaís Furlan 23/08/2022

Um livro de perguntas e respostas
O livro é basicamente um pequeno guia de curiosidades sobre cremação e questões funerárias respondidas por um profissional descolado.

Esperava mais. Algumas respostas são tão longas que você quase esquece do que se tratava a pergunta.

Larissa 17/09/2021

Segundo livro da Spring Read 2021 finalizado.
A Caitlin segue sendo a minha pessoa favorita quando o assunto é morte

Lary 15/09/2021

A morte e o luto sempre foram assuntos delicados e difíceis na nossa cultura. Não é tão simples imaginar como assuntos assim podem ser abordados de forma bem humorada e curiosa.

Mas ela consegue, a agente funerária Caitlin Doughty sabe como nos fazer rir e ao mesmo tempo nos informar de situações que parecem muito desagradáveis sobre qualquer coisa relacionada às palavras: morte, cadáver, decomposição, etc, etc...

"Verdades além túmulo" é seu terceiro livro publicado no Brasil, pela editora DarkSide (o primeiro é "Confissões do crematório" e o segundo é "Para toda a eternidade") aqui ela reúne perguntas, vindas principalmente de crianças, sobre o tema.

Como por exemplo: "o que aconteceria com um corpo no espaço?" Ou "quando eu morrer meu gato vai comer meus olhos?". Entre outras, que ela responde de forma hilaria, mas bem explicadas cientificamente.

Eu adoro os três livros dela, então obviamente recomendo a leitura demais deles, além de divertidos pela forma como ela escreve, você aprende muitas coisas sobre todo o processo de um corpo e também de como funciona o mercado/indústria funerária, leis existentes, como cada cultura lida com morte e luto.

Sol 16/01/2021

Perguntas que às vezes nem passa pela cabeça, mas que não deixam de ser curiosidades interessantes, sobre a morte. Não é todo dia que temos a oportunidade de tirar essas dúvidas com quem sabe mais sobre o assunto.

handongoth 03/07/2021

Todos temos encontro com a morte, então não vamos negar.
Todo mundo morre um dia e isso é um fato. Quando comprei o primeiro livro dela: "Confissões do crematório'', eu não achei que iria me apegar tanto. Engano! Eu fiquei muito apegada.

O que é que acontece é sobre o fato de leituras assim ainda serem um tabu, e eu mesma não queria ter pego algo tão pesado! Mas depois que li, até que comecei a entender mais sobre a vida.

Não é uma filosofia e nem um estudo sobre mentes, mas a questão de como podemos enfrentar a morte, o que acontece com corpo e fatos do tipo. É incrível quando lê ele com calma. Eu estou maravilhada.

Enfim, estou pensando em ir na livraria comprar o próximo livro da Caitlin.

Esse livro é de matar. HAHAHAHA

Ayumi 25/03/2021

Túmulos e cadáveres
E entrei nesse livro sem saber muito sobre oq esperar, no começo achei um pouco entediante mas era só virar a página q tudo mudava, é algo macabro de dizer mas eu achei muito divertido este livro, com perguntas sobre mortes feita por criança e com as respostas q as vezes surpreende até demais kkk

Tati- Leitora 09/10/2022

Definitivamente esse é o livro mais "fraco" da autora. O livro é cheio de perguntas que já fizeram a ela sobre a morte e ela as responde com seu jeitinho fofo e meio cômico de sempre.
Ele é muito bom e acredito que seria perfeito para crianças e jovens que estão curiosos sobre a morte mas é o livro mais fraco dos que já li.

Luana 04/06/2021

Aprender sobre a morte pode ser divertido!
Foi um livro muito divertido de ler! Gostei de saber informações básicas que não sabemos sobre a morte, pois o assunto é muitas vezes um tabu. Acho que agora tenho um pouco de menos medo sobre as questões relacionadas a esse assunto.

Única coisa de ruim mesmo é que, às vezes, as questões precisam ser respondidas citando leis, algo que muda de país para país, e como a autora mora nos Estados Unidos, ela responde levando em consideração a legislação dos estados norte-americanos. Logo, se você mora em outro país (no meu caso, o Brasil) e quer as respostas para essas perguntas, precisa ir atrás sozinho na internet para obtê-las.
Beatriz 28/07/2021minha estante
nossa deu vontade de ler agora

ana 06/04/2022

Verdades do Além Túmulo
Leitura rápida e agradável, a escrita da autora é muito dinâmica, o que contribui para ser uma leitura veloz.
Morte é um assunto delicado, e existe um certo tabu em cima desse dialogo, morrer nunca foi um tema muito discutido amplamente, evitamos pensar na morte. Mas por ser um livro de não ficção, onde perguntas feita por crianças são respondidas de uma forma técnica, prática e igualmente bem humorada, faz com que a leitura seja assim tão agradável.

Não sei se é exceção, mas o e-book que li deixou a desejar em alguns pontos, muitos erros de tradução, frases sem nexo, palavras repetidas em sequência e sem uma divisão clara dos capítulos!

Fora isso, foi uma leitura interessante, como as leituras de não ficção sempre são, onde aprendi muita coisa sobre o trabalho funerário em vários lugares do mundo.

Kamila 02/04/2022

?Você pode descrever o cheiro de um cadáver??
Um livro extraordinário, de fácil compreensão assim como seus outros livros. Perguntas interessantes (outras nem tanto).

Rillary Figueiredo 17/04/2021

Um livro leve sobre a morte
Caitlin consegue falar sobre a morte de uma forma leve e natural que me deixa encantada. Nesse livro ela responde perguntas de crianças sobre a morte e, o que acontece em alguns casos com os corpos de seus entes queridos. As respostas são leves, descontraídas e sinceras. Então, se você não se sente muito confortável com a morte, esse livro é pra você! Pois, você vai ter uma boa dose de informação não assustadora!

Ana 01/03/2021

Eu nunca tinha lido nada da Caitlin Doughty — até porque quem acompanha o blog há mais tempo sabe muito bem que esse tipo de livro é muito mais a cara da Jess, que inclusive adora a autora. Apesar de ter Confissões do Crematório na minha pequena coleção, preferi começar o meu caminho com a morte através do Verdades do Além-Tumúlo simplesmente porque eu amo qualquer escrito voltado para o público infantil.

O livro consiste em, basicamente, várias perguntas que as pessoas fazem para a autora, principalmente crianças e adolescentes — ah, para quem não sabe, Caitlin Doughty é agente funerária, por isso ela tem tanto contato com a morte e, obviamente, cadáveres —, respondidas de forma muito verdadeira e sincera, tudo com base na ciência e nas coisas que ela mesma presenciou enquanto trabalhava. Pode até parecer um pouco mórbido falando assim, mas eu juro para vocês que não é. As crianças são incríveis e têm cada curiosidade engraçada que só lendo para acreditar. E é claro que, apesar de ser técnica em vários momentos, Doughty responde tudo com muito bom humor, o que facilita bastante as coisas.

As perguntas variam bastante:
"Quando eu morrer, meu gato vai comer meus olhos?"
"O que aconteceria se alguém engolisse um saco de milho de pipoca antes de morrer e fosse cremado?"
"Nós comemos galinhas mortas. Porque não comemos pessoas mortas?"
E por aí vai... Só para vocês terem noção do nível de criatividade. Mas, sim, são curiosidades comuns de crianças como quaisquer outras... Crianças são naturalmente curiosas, por que seria diferente com um tema como a morte?

Acho que a maior reflexão de Caitlin Doughty em Verdades do Além-Tumúlo é exatamente essa. Se a morte é algo normal, que vai acontecer com todos nós, deveríamos tratar do assunto com naturalidade, né? Acontece que a morte ainda é um tabu, de certa forma. É difícil e muito triste em quase 100% das vezes, porque a gente não quer de jeito nenhum que uma pessoa que a gente ama muito morra... Mas assim como a autora, acredito que aprender sobre ela pode ser um exercício divertido, e por isso esse livro é tão bacana.

Além da forma como a autora responde as perguntas, suave porém honesta, gostei especialmente de um capítulo no final do livro em que ela conversa com uma especialista sobre ser normal essa curiosidade nas crianças. E... Sim, é muito normal! A psiquiatra Alicia Jorgenson, aliás, aconselha que nós, adultos, falemos com clareza e sinceridade com as crianças, principalmente por ser um conceito complicado para elas... Afinal, um ente querido que morre não vai voltar e elas precisam entender isso, por mais triste que seja.

Me apaixonei perdidamente pela escrita de Caitlin Doughty, porque ela consegue realmente deixar um tema tão delicado muito gostoso de ler. Então se vocês estão se perguntando se podem dar esse livro de presente pro afilhado ou sobrinho sem que os pais pensem que você quer matar a criança de medo, saibam que ele tem o "selo de aprovação Roendo Livros para livros infantis". Mas vale lembrar que a obra é indicada para todo mundo que tenha curiosidades sobre a morte que ainda não foram respondidas. E, ah, não vejo a hora de ler Confissões do Crematório e Para Toda a Eternidade!

site: https://www.roendolivros.com.br

Sheila.Ferreira 18/09/2021

Verdades além tumulo
O livro é bom, pensei q fosse outra coisa. Ela da algumas explicação e responde algumas perguntas( tudo bem tem uma resposta q são bem nojentas)mas fora isso era bem o eu esperava.

Gab 27/08/2021

Curiosidades do Além-Túmulo
Nesse livro a agente funeraria norte-americana Caitlin Doughty tira algumas dúvidas sobre temas relacionados à morte, cremação, rituais funerários e outras curiosidades sobre esse assunto que ainda nos dias de hoje é tabu em muitas sociedades.

May 09/08/2021

Em verdades do além-túmulo, Caitlin trás respostas para várias perguntas que algumas crianças fizeram para ela, mas que facilmente poderiam ter sido feitas por adultos. Algumas perguntas são feitas por muitas pessoas há muito tempo, como "os cabelos continuam crescendo depois da morte?" e "depois que morremos o corpo ainda se mexe?", mas também existem perguntas mais específicas como "posso preservar meu corpo em âmbar?" e "podemos fazer um funeral viking para a vovó?". E Caitlin, como só ela consegue fazer, responde de forma completa mas com uma linguagem fácil para todos, inclusive os pequenos, entenderem, além de usar muito humor em todas as respostas. Caitlin já tem mais dois livros publicados aqui no Brasil, e o que mais me faz amar a escrita dela é justamente essa capacidade de transformar um assunto - a morte - que muita gente teme, em algo educativo porém muito bem humorado, por isso a leitura é extremamente fluída, e além de sair dando várias risadas terminamos com muita informação interessante, e muitos mitos desmistificados. Além das perguntas, no final a Caitlin fez uma entrevista com uma psiquiatra infantil, para explicar o porquê é interessante explicar a morte de forma direta para as crianças desde cedo, para que elas cresçam sem esse medo que assola a maioria das pessoas, afinal, todos nós morreremos um dia.

"A maioria das pessoas na nossa cultura não sabe nada sobre a morte, o que as deixa com maiis medo ainda."

Classificação indicativa: +10