O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

skuser02844 12/11/2022

O pássaro secreto
Quando eu vi o nome do livro fiquei bastante curiosa pra saber do que se tratava, a princípio pensei se tratar de um livro de poesia, ainda que não deixe de ser poético, mas logo descobri que se tratava de um romance. Romance este que narra a história de Aglaia Negromonte, uma personagem complexa e perturbadora, que tem sua vida marcada por distúrbios de cunho familiar psicológico e alimentar. A história é dolorida e tocante. Expõe o oculto e o sombrio que todos nós queremos esconder. A leitura em alguns momentos ficou maçante, mas nada que uma pequena pausa não resolvesse, e logo voltasse a fluir. No geral o livro é bom e a narrativa é comovente e intrigante, carregada de um certo mistério nos desfechos dos acontecimentos, hora narrados no passado hora no futuro, o que aguça ainda mais a curiosidade para a revelação do desfecho final.
Emerson Meira 12/11/2022minha estante
???????

JAssica.L.S.P 10/11/2022

Um livro excelente! Mas não é para qualquer leitor.

A história é pesada, lida com muitos problemas familiares, psíquicos, traumas, negligências... além de passar uma visão poética, o que pode não agradar a todos.

Mas a mim, agradou. Justamente por ser assim, bem pesado mesmo. Pude experimentar muitas sensações ao ler, desde raiva da protagonista, até mesmo empatia pelas dores dela.

Adorei o livro, mas não indico para qualquer um.

Ingrid752 04/11/2022

Quando um livro desperta sentimentos controversos significa que a leitura é interessante!
Esse livro me despertou sentimentos diversos. Mas isso significa que me identifiquei com a leitura. Por vezes senti raiva da personagem, e por tantas outras vezes senti empatia e compaixão. Acho que inclusive me identifiquei com ela em algumas situações vivenciadas. Gostei bastante do livro, principalmente da relação dela com a avó.

Magnus 10/10/2022

romance de (de)formação
A escrita é bem metafórica e densa, não há diálogos então a leitura pode parecer arrastada em diversos momentos e os capítulos vão alternando em presente e futuro (as passagens do futuro são bem curtas ? 1 página ? e não fazem muito sentido numa primeira leitura, mas após terminar o livro, é muito interessante revisitá-las). Então a forma de como ele é escrito consegue ser bem diferente do que estou acostumado, mas não me fez desgostar dele.

Bom, nesse livro você assiste ao processo de degradação de uma menina negligenciada e doente, vê o ciúmes corroendo ela que, sem saber lidar com isso, procura ferir os outros (a ferida dela sangrava em todos) e com suas vinganças acaba se condenando. Ela era autodestrutiva e por muitas vezes odiável, mas pela família disfuncional e situações é quase compreensível suas atitudes. Em vários momentos me peguei dividido, quis deixá-la de castigo da mesma forma que quis acolher essa menina, e acho que no fim era só disso que ela precisava rralmente...
Magnus 10/10/2022minha estante
ah, acho válido alertar sobre um gatilho [spoiler a frente, caso não tenha nenhum gatilho, ignore] ....
há um abuso sexual que não tem como pular por ser relevante na história

Biga 10/10/2022minha estante
Me senti da mesma forma que você lendo, ao mesmo tempo-quente tentava compreendê-la e sentir pena, tinha noção que as coisas que ela fazia só afastava as pessoas dela.

Magnus 11/10/2022minha estante
no fim ainda não tenho uma conclusão se como deveria me sentir em relação a Aglaia, só sei q dá muita pena dela :(

pode ser tbm q o objetivo da autora fosse deixar esses sentimentos mistos mesmo

gabo 10/10/2022

é uma pessoa que não encontra paz não encontra sossego

esse livro é quase uma missa. talvez uma missa seja mais tragável. odiei. mas a versão da tag tem a arte bem bonita.

Márcia 01/10/2022

Um livro que traz muitas reflexões acerca da intensidade emotiva vivida na adolescência, que chega a ser camuflada nos transtornos depressivos. Aglaia, a personagem principal, monstra-nos, minuciosamente, o seu sentimento, desde a rejeição por parte da família e dos amigos, a graves atitudes em busca de atenção. Não é um livro fácil de ser lido, pois somos mergulhados em um ambiente psicólogo que, por vezes, cansa, pela falta de outra perspectiva. Fica o gostinho de querer saber a história da irmã falecida de Heleno, assim como a da própria mãe de Aglaia e de Thalie, a meia-irmã. Por mais que, muitas vezes, nos sintamos sozinhos no mundo, na verdade, não estamos, há sempre alguém próximo, que o nosso olhar não alcança, devido a carga emocional vivida. E foi esse olhar do outro, que, na minha percepção, faltou no romance.

Zeca 28/09/2022

Belíssimo livro, prosa poética impactante, alguns capítulos brilhantes. Me lembrou em alguns momentos o Milton Hatoum, atmosfera parecida, mas Marília tem voz própria e original. Um pouco de exagero nas referências, mas não compromete. Personagens complexos e instigantes: Thalie é a única q não se revela.

De onde se desperta a obsessão, a paranoia, a loucura?

Julia Romão 25/09/2022

Colocando o skoob em ordem: Leitura de fevereiro! Foi a única leitura do mês e achei extremamente cansativo. A escrita foi fluída e o tema interessante, mas achei os capítulos longos e meio confusos. Não gostei do final.

Henrique 18/09/2022

com ótimas referências à arte e à botânica, O pássaro secreto é a saga de um sentimento devastador q deixaria até françoise de A convidada boquiaberta. criatura subcutânea gestada nos lamaçais do espírito humano, a inveja aqui queima, trucida e destroça. marilia arnaud mostra q a paraíba tem literatura contemporânea foda.

Andrea 13/09/2022

Arrebatador
O livro conta a história de uma garota que tem problemas, onde ela passa por diversas mudanças em sua vida familiar que fazem com que seus problemas piorem e ela se perca de si, levando-a a conhecer segredos, medos e conflitos familiares que atravessam gerações
É um romance belíssimo e comovente, que faz uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a complexidade das relações familiares.Um livro pesado e triste, mas muito bom.

Marina 08/09/2022

A leitura é muito envolvente e a história é desoladora? terminei o livro com o coração na mão. Lindo e forte!

Bárbara 07/09/2022

Fantástica leitura
Me fascina mto esse tipo de leitura que fala sobre distúrbios da mente, se assim posso dizer. O livro trata tema forte mas mto bem escrito. Eu realmente não sei se tenho pena da personagem principal ou sinto ranço, mas o fato que pode acontecer com qualquer um de nós, uma vez que ninguém está a salvo das peças que a mente pode nos pregar.

Edilaine.Turvollo 03/09/2022

Um dos meus favoritos com certeza.
Uma história tensa, triste, com tantas coisas a se apontar. Uma família com problemas, uma adolescente com problemas, péssimas decisões, egoísmo, frustração etc.... com certeza o lerei novamente.
As vezes vejo comentários dizendo "eu queria que o livro..."
Ler um livro assim é muito mais do que "eu quero" é um livro a ser degustado e aproveitado com o que a autora quis passar. Para mim, foi incrível.