O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Iris.Ucella 23/01/2023

Fascinante
Registro primoroso que nos direciona ao adolescer conturbado de Aglaia. A autora usa com delicadeza um repertório de palavras que são muito bem alocadas nos sentimentos intensos, suaves e obscuros da personagem. É poesia travestida de prosa, escrita contemplativa que muito me agradou.

juliarfs 22/01/2023

ainda não sei o que sentir
a impressão que eu tive é que toda frase nesse livro foi feita pra ser marcante pra gente destacar com post it.

eu gostei da forma que a história foi contada, gostei da escrita e do plano de fundo, mas tem algo que deixa tudo muito entediante e denso.

apesar de ter um grande potencial e quando você reflete sobre a história é uma coisa muito boa, no momento em que eu estava lendo tudo se tornou muito chato, uma tristeza forçada, personagens chatos, frases repetitivas.

sei lá, esse livro se tornou um grande sei lá. tinha tudo pra eu amar, mas não rolou.

Dani 09/01/2023

Um relato triste, mas necessário, para as pessoas terem alguma ideia sobre a depressão e transtornos mentais que podem acabar com a vida de alguém.

filipe 31/12/2022

A perturbação desse pássaro secreto
A história tem começo lento, mas se torna densa, angustiante e perturbadora conforme nos aprofundamos na percepção da protagonista diante da sua nova rotina, mudada de forma drástica, conforme seu "pássaro secreto" (uma sombria imagem de seu medo, sua raiva, sua inveja e, principalmente, sua dor) a leva a caminhos tristes e bruscos, com um final triste e brusco, que nos leva também a refletir sobre nossa realidade, muitas vezes triste e brusca.

Lara 17/12/2022

esse livro me revirou por dentro. é muito sofrimento muita coisa ruim me deixou angustiada, agoniada com vontade de jogar ele num abismo :) se essa era a intenção, parabéns

Andrea170 11/12/2022

Perturbador
Leitura profunda, perturbadora e instigante que me incomodou, mas ao mesmo tempo esclarecedora da mente humana e seus questionamentos.

Mello 10/12/2022

O livro é bem pesado. São faces da depressão e de como ela pode ser destrutiva pra quem vive com a depressão e todos ao redor. Acho que em algum ponto me identifico com a personagem principal, no tocante a auto sabotagem, embora não me deixe levar mais de uma maneira tão intensa. Sinto a descrição da Coisa como algo que eu mesma descreveria.

Cyntia44 24/11/2022

Perturbador
Narrado em primeira pessoa pela protagonista, O pássaro secreto conta a história de Aglaia Negromonte, uma adolescente psiquicamente frágil e perturbada.

De natureza apaixonada e intempestiva, Aglaia vê sua vida de simples prazeres, como andar de bicicleta e fazer passeios ao lado do primo Demian, virar do avesso após a chegada de Thalie, sua meia-irmã cuja existência era, até então, desconhecida.

A narrativa é forte e o estilo de escrita de Marília Arnaud é diferente do que eu estava acostumada. (Gostei).

Trata-se de um drama cujo intuito não me parece ser agradar e, sim, envolver o leitor.

A história é envolvente, porque nos convida a mergulhar na alma de Aglaia, que sofre profundamente ao ver ruir a possibilidade de realizar os poucos sonhos que tinha, e perder o que acreditava ser exclusivamente seu, como o afeto da avó Sarita e a atenção de Demian, o primo por quem nutria uma paixão secreta, mas não correspondida.

É envolvente, mas perturbador, na medida em que nada se pode fazer, exceto assistir ao declínio psicológico de Aglaia e esperar que, com o passar da história, ela possa encontrar a si mesma.

Recomendo àqueles que gostam de dramas sofridos e introspectivos, de uma boa escrita e poucos diálogos. A quem gosta de mergulhar no coração de um personagem e a quem curte a expectativa pelo final.

Moni 19/11/2022

Me agarrou e não soltou mais
Um dos livros que a tag me mandou como parte do combo nordestino, cheguei sem saber de nada e saí sem saber de nada também, mas não necessariamente é algo ruim.

A história de Aglaia é recheada de tristezas e amargura, além de acompanhada por uma escrita que nos faz ver o mundo como ela e odiá-la com uma fúria de uma criança mimada de dois anos.

Aglaia sofre de um transtorno, aparentemente o mesmo que sua tia Clara, o qual nunca é especificado, e isso torna a narrativa envolvente e viciante conforme vemos Aglaia despencar da própria sanidade e sucumbir mais e mais ao seu outro lado, ao pássaro secreto que voa e bica dentro dela, querendo sair.

Um livro surpreendente que te aterroriza quando você percebe que sua moral foi completamente distorcida pela narrativa. É bizarro de tão bom. Aceito mais!