O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Raquxlis 28/07/2023

Mas que carvalhos?
Me senti acompanhando um psicopata em formação, não consegui compreender muito bem como ela se sentia, mas no geral o livro é muito cativante e me prendeu até o final. Só não é muito prazeroso de ler.

Sara 30/06/2023

Pra mim, este livro é sobre os cotidianos e sofrimentos de uma adolescente que se sente à margem da própria família. Que se sente traída, isolada, errada.
É dolorido sentir tudo que Aglaia sente! É dolorido não poder fazer nada sobre.

Wanessa_Gabriela 19/06/2023

Uma escrita poética garante uma leitura gostosa
Marília Arnaud tem um dom maravilhoso ao escrever poeticamente e não ser enfadonho, como muitas vezes ocorre com esse tipo de escrita.
O livro prende o leitor com força, muitas vezes nem tanto ao enredo, mas sim à forma como é narrado. A todo momento me deliciei com as referências aos livros, autores, passagens e músicas. A sensibilidade de colocar elementos conhecidos me agradou bastante!
A narrativa me levou a sentir o peso desse pássaro ?coisa? dentro da protagonista e sentir empatia com altas doses de esperança de melhora por essa garota tão despreparada emocionalmente para essa conturbação que foi sua vida. Despreparo esse que não se remete a nenhuma fraqueza, mas sim a um ser que nasceu sensibilizado com a natureza da vida.
Aglaia veio ao mundo com uma responsabilidade enorme, a de ser uma Graça, a Graça da claridade e da beleza. Claridade referenciada à clareza, à inteligência, ao poder criativo e intuição do intelecto. Uma responsabilidade que parece ter pesado nela no instante em que foi registrada assim. Rogava por ser ?normal?, mas nada de comum sairia de alguém com tal objetivo cósmico sobre os ombros.
Aglaia é o tipo de filha que precisa de total compreensão, acolhimento e atenção daqueles que seriam seus genitores. Não mimida, mas criada em um mundo onde não fosse ignorada. Um mundo mais parecido com o que sua avó ergueu para ela e que foi seu porto seguro por muito tempo.

Ótima leitura!! Triste em muitos momentos, pesada em outros, mas ótima em sua completude!

Carolina2600 09/06/2023

Livro impactante!
Aglaia narra sua história complexa, sem esconder todos os sentimentos e atos.
Impactante!

Alê 28/05/2023

Inquietante
Não é um livro fácil. Comecei a ler porque vi em algum lugar alguém recomendando, e estava disponível no Kindle unlimited. A história é narrada em primeira pessoa, e se em um primeiro momento as angústias adolescentes, vergonhas, ansiedades, parecem ressoar, a personagem acaba sendo consumida por isso e segue um caminho diferente. É desconfortável, é trágico, é solitário.
É um livro triste. Lembrei do incômodo que senti ao ler capitães da areia na adolescência.

Fabio.Nunes 26/05/2023

Cuidado com os gatilhos
O pássaro secreto - Marília Arnaud
Editora: José Olympio, 2022

Uma excelente obra da literatura nacional contemporânea. Um livro escrito em primeira pessoa, onde conhecemos Aglaia, uma personagem complexa, conflituosa, disfuncional, depressiva e com séria neurose de abandono.
Um livro pesado, que te joga para dentro da mente da personagem, numa melancolia sem tamanho. Por isso, não deve ser lido em períodos difíceis da vida.
Uma maravilha da nossa literatura.
Um livro que mexeu com minhas entranhas e gerou uma ressaca literária.

"A vida me empurrou para escuridão ou eu nasci com a escuridão dentro de mim?"
"Talvez o tempo tenha sido inventado para dar às pessoas algo que as mantenha vivas. Perdi-me de mim mesma. E o que resta a alguém que chega a esse ponto?"

Daianebcs 19/05/2023

Angustiante
Um dos livros mais intensos que já li.
Aqui lemos as memórias de uma adolescente que não consegue se encaixar no mundo. Atormentada por não se sentir amada torna-se capaz de cometer crueldades com quem se ama e principalmente consigo.
O desfecho casa perfeitamente com com a angústia que sentimos durante toda narrativa mas ainda assim surpreende.

Marcello Ramalho 18/05/2023

Denso, profundo e complexo. A autora nos convida a mergulhar no mundo de Aglaia, uma adolescente intrigante. Somos presididos a nos identificar com e menina inteligente e perspicaz: mas na sequência, vemos a personagem se distanciar da normalidade. Livro do jeito que eu gosto: personagens inteiros, reais.

Jo Stein 11/05/2023

O pássaro secreto conta a história de Aglaia
Negromonte, uma adolescente psiquicamente frágil e perturbada, e que vê sua vida virar do avesso após a chegada de Thalie, sua meia-irmã cuja existência era, até então, desconhecida. Diante disso, vemos Aglaia despencar da própria sanidade e sucumbir cada vez mais ao seu outro lado, ao seu pássaro secreto.

A narrativa é forte e o estilo de escrita é diferente do que eu estou acostumada. Bem metafórica e densa, não há diálogos, então a leitura pode parecer arrastada em diversos momentos, e os capítulos vão alternando em presente e futuro (as passagens do futuro são bem curtas e talvez não façam muito sentido numa primeira leitura, mas após terminar o livro, é muito interessante revisitá-las).

E embora o livro seja recheado de gatilhos ao abordar temas como transtorno alimentar, bullying, depressão, problemas familiares, dentre outros, você sente em cada linha o desassossego de Aglaia. Não há como não se comover e muitas vezes não se identificar com o sofrimento dela. Você a vê transtornada, obsessiva, mas também a exerga complexa e humana.

Não foi uma leitura fácil de digerir, muito pelo contrário. E se o tivesse lido em outro momento, sem ser atingida em cheia por tantos gatilhos, muito possivelmente teria dado as 5 estrelas que ele definitivamente merece!
Thaiza.Vianna 11/05/2023minha estante
Arrasou!

Thaiza.Vianna 05/05/2023

Um brinde à literatura nacional
Uau! Perturbador, triste, denso, visceral e extremamente reflexivo!
Esse livro é um mergulho em apnéia por uma mente humana que carrega e transborda diversos transtornos, e que acompanhamos nos mínimos detalhes.
A protagonista Aglaia Negromonte narra em primeira pessoa a história de sua adolescência: sua dificuldade em se encaixar socialmente, sua vontade de ser vista por seus pais, a relação com seus irmãos e o carinho encontrado na companhia de sua avó. E o seu mundo, que já era pequeno e cheio de defeitos, desaba quando eles recebem em casa uma irmã, fruto de um caso extraconjugal, que até então era do conhecimento apenas de seu pai.

Com certeza um livro que não agrada a todos, com capítulos longos, muitas referências de livros, autores, músicos e artistas, e sua escrita como num monólogo, onde não temos a leveza de diálogos, precisamos nos conectar por completo com Aglaia para entender suas lamúrias e compreender o estopim que engatilha seus atos.

Eu comecei o livro esperando nada e ele me entregou tudo. Impecável a construção da protagonista. Lindíssima narrativa com uma grande carga lírica, com uma linguagem bem poética. A associação entre o desfecho do livro e os capítulos curtos, e também o por quê foi feito dessa forma foi a cereja do bolo.

Um brinde à literatura brasileira! À Marilia Arnaud
Soliguetti 06/05/2023minha estante
Vou precisar ler mesmo, hein! Vou tentar encaixar na meta desse ano! :D

Thaiza.Vianna 06/05/2023minha estante
Por favor!!! Estou super curiosa pra ver seu parecer. Acho que esse é um ama ou odeia!!!

Aylane Nunes 30/04/2023

Nossa ... Que livro...
Um livro daqueles que não promete nada mas entrega tudo.
Esse livro pode mexer com muitas pessoas mentalmente vulneráveis e que estão passando por depressão e afins..
A trama é texto corrido, que nos faz transportar para a mente da personagem e que nos leva a refletir junto com ela , provocando a empatia de sentir a dor que é sentida.
Muito triste, mas é bom e vale a pena a leitura.

~ Coletânea 03/04/2023

Impactante . . .

A forma como ela narra a sua história, o relatos dos acontecimentos de forma atemporal, dá a impressão de que ela está em um monólogo sobre si, em o seus sentimentos criem uma atmosfera melancólica e reflexiva sobre a sua vivência e a vida. O que torna a narrativa profunda e poética.

Outra coisa que chama atenção é as referências que a personagem vai fazendo sobre a literatura, música e o cinema, a torna mais real e próxima do leitor.

Simplesmente amei a forma como a autora construiu e desenvolveu os personagens e o enredo dessa história. Super recomendo!!!
( Se vc não tiver gatilhos sobre os assuntos abortados)

Raphaela 02/03/2023

Gostei bastante da escrita, fiquei bem envolvida e interessada. A narradora não é confiável e isso torna o livro ainda mais interessante.
A forma como ela descreve as relações familiares e seus transtornos mentais são muito reais e em alguns momentos angustiantes.
Senti compaixão pela personagem, senti raiva e senti compaixão mais uma vez.
Não é um livro para qualquer pessoa e nem para qualquer momento de vida. Conforme a história vai evoluindo vai ficando cada vez mais perturbadora.

Jessica 24/02/2023

Leitura incrível
Eu nunca me identifiquei tanto com uma personagem quanto com essa.
Em um romance cheio de intrigas e intrigaas e sentimentos mal resolvidos .
Por muitas vezes da raiva da personagem , por suas atitudes e pela motivaçao pifia.
Mas quantas vezes nos não desejamos uma vingança por muito menos?