O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Samira 13/12/2023

De embrulhar o estômago...
Forte, intenso e desolador. Quantas histórias parecidas não existem entre tantas famílias? Descasos que tornados patologias acabam por virar de cabeça para baixo um mundo inteiro...

Barbara1291 11/12/2023

MEU DEUS
Incrível seria pouco para falar desse livro, de como ele mexeu comigo, de como essa personagem entra nas nossas cabeças e começamos a entender seu ponto de vista, eu queria tanto conversar com algm sobre ele, o livro ser contado em primeira pessoa já diz muito, é como dom casmurro, não se pode ter certeza totalmente dos fatos, tudo pode ser um pouco manipulado, mas a que ponto?
Esse livro nos faz pensar muito na linha tênue da maldade;
Se ela nasceu assim?
Se ela foi criada assim?
Ela tem culpa?
Tenho raiva ou dó dela?
Acredite isso vai mudar muitas vezes ao longo do livro!
O final dele é bem confuso e até agr não tive uma interpretação muito boa dele;
Mas isso faz jus a ser contado em primeira pessoa ela estava confusa e debilitada.
Jurava que era uma livro comum
Mas AGLAIA não é comum, aglaia é diferente ela tem um pássaro dentro dela, o pássaro secreto.

Carolina.Perdigão 05/12/2023

História torturante de uma garota com sérios problemas psicológicos. Foi bem angustiante acompanhar seus conflitos. História pesada.

Theoempalavras 26/11/2023

JESUS, MARIA, JOSÉ
Que livro complicado, a fofoca é boa, e tem tantas coisas acontecendo que a pessoa se envolve de uma menina muito única, a escrita parece à todo momento que a protagonista está vomitando os fatos enquanto narra tudo. Perde-se na linha entre entender a Aglaia e odiar suas atitudes. Muito triste a relação familiar onde os pais não se responsabilizam por nada. Uma história complexa e complicada, sobretudo horror e tristeza em todos os locais. Fui consumido pela coisa a cada página, até finalmente ler o livro todo e ficar desconcertado pela vida. Espero que onde estiver Aglaia esteja bem.

"Se escurecer, não lamente nem desanime, nada escurece mais do que a meia-noite".

andregustxvo 22/11/2023

Devastador e desconcertante. Escrita incrível, singular, beirando o lírico. Novo favorito!

"A Coisa, gelada feito um polvo de mares siberianos, movia-se pelas paredes do meu estômago, grudando as ventosas e me sugando a alma com ferocidade."

arqueofarias 11/10/2023

Impactante. Profundo. Melancólico. Visceral.
Não há como descrever a profundidade desta narrativa sobre a vida da protagonista que desde jovem sente ?a Coisa? dentro de si, fazendo despertar um turbilhão de sensações angustiantes que não consegue ser lida pelas pessoas ao seu redor. Uma árdua luta para alguém tão jovem percorrer sozinha. Me senti ela um pouco. Queria abraça-la e poder dizer: Aglaia, eu te entendo! ?

Sky 02/10/2023

Surpreendente
Acho que é aquele tipo de história que não pretende um destino mas sim que pretende te trazer sentimentos com o meio, com o processo, com o decorrer. É agonizante ver a trajetória da protagonista e sentir toda a sua agonia e não saber como se libertar. É uma história muito tocante, recomendo!

Ana Barbalho 25/09/2023

Que vida doída a dessa jovem!
A vida toda transtornada e dando sinais de tais transtornos e, ainda assim, cada vez mais afogada nas próprias agonias.
Triste, pesado e cruel.

Lido para o clube do livro Sobre Saúde Mental.

Rossana 06/09/2023

Cacetada!
Caramba? esse livro me prendeu pela escrita e a construção do personagem Aglaia, uma personagem forte, angustiante, cheio de segredos sofridos e que mexeu muito comigo.
Me surpreendeu.

Carla.Cerqueira 23/08/2023

Perfeito
Este livro foi um dos melhores que li neste ano. O sofrimento mental e o seu processo de construção nos faz ter empatia por Aglaia e se perguntar se podemos fazer alguma coisa para amenizar o sofrimento, se é possível dominar o pássaro que existe nela e em nós.

JAnior 20/08/2023

Triste é pesado
Nossa , durante a leitura senti algo que não é bom ter por ninguém . Senti dó do sofrimento da personagem, e fiquei pensando o quão o sofrimento é individual.

Jamila 17/08/2023

Aglaia Negromonte
Teve momentos que detestei Aglaia, e teve momentos que quis pegar ela no colo. Como se desencadeia uma evento psicotico? Será que é isso? Ou Aglaia é apenas uma menina com uma índole má? A chegada da irmã, fruto de um caso do pai fora do casamento desestrutura, e a Aglaia de 40 anos narra a Aglaia de 14. Mto bom! Gostei!

chuwanning 14/08/2023

Me senti num divã fazendo terapia
Quando li esse livro pela primeira vez, estava doente e não me atentei para detalhes importantes, então agora resolvi reler com calma e descobri várias coisas. a escrita é inegavelmente boa, me lembra muito filmes como O castelo de vidro, Capitão Fantástico, Flowers in the Attic, parece algo bem dramático, um drama familiar com peso. meu incômodo aqui é que a premissa não é clara, é um romance de passatempo: você vai lendo e vê no que dá. tem a história da irmã, mas o livro tem umas 200 páginas e até a 100 a coitada só tinha aparecido duas vezes e dito um total de -10 palavras. a autora ia começar a falar sobre a vida dela foi mudada e impactada pela irmã, mas fazia voltas de novo e de novo pra contar mais e mais coisas pessoais sobre os pais. tinha momentos que eu ficava pensando mds é agora que ela vai explicar o que aconteceu, quem a irmã dela era, mas nunca vinha porque ela metia o pé na ré e ia contar outras coisas. isso pra mim é um problema porque não consigo me importar com a irmã dela, fiquei o tempo todo ansiando por conhecer a coitada, mas nada. e a protagonista, então, tem um fluxo de pensamento interessante, mas nessas idas e vindas da narrativa mencionava momentos sla nada a ver da vida dela, quando poderia estar focada no conflito do livro, que em teoria era a relação com a irmã. enfim, me irritei um pouco, mas eu gostei. bom livro.