O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud




Resenhas - O pássaro secreto


378 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Maria 19/04/2022

Passaro secreto
O livro narrado por Aglaia Negromonte que é a filha mais velha de um ator famoso e de uma professora.
Aborda reflexões sobre o limite entre doença e maldade.
Aglaia se sente diferente, desde a infância, nos pensamentos, gostos e ações, ao mesmo tempo que é inteligente, também é muito sensível, triste e angustiada.
Ela vê sua vida divida em antes e depois da chegada de Thalie, que é filha do seu pai fora do casamento. O ciúme e a obsessão chegam a um limite e a tragédia se instala.
Gostei muito da leitura e fica a dúvida se a protagonista seria uma pessoa má, ou apenas uma pessoa muito doente que merece nossa empatia e compreensão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Celia.Mattos 14/04/2022

Mesmo sendo um livro de linguagem muito acessível, O pássaro secreto tem uma narrativa bastante pesada. Seguindo as lembranças de infância e adolescência de Aglaia Negromonte, a personagem nos conduz por seus traumas, tristezas e dores, de forma que variamos entre querer consolá-la, e o choque e repulsa por algumas de suas atitudes.
Aglaia vive com os pais e os irmãos, até que entra em sua vida uma irmã até então desconhecida. O ciúme da irmã que todos parecem amar mais do que a ela, o sentimento de desencantamento com as posturas dos pais, o sentimento de ser traída por eles, a falta de diálogo e preparação para lidar com todas as mudanças que o novo membro da família traz, tornam as atitudes da menina agressivas, e até desproporcionais, desestruturando ainda mais a família que já possuía uma estrutura falha.
A autora nos leva pelos sentimentos de Aglaia de forma poética e até dolorida, por vezes senti necessidade de parar a leitura, respirar, pensar em outras coisas para não sufocar mergulhando nas tristezas da personagem, mas ainda assim é uma leitura que nos encanta. Sem dúvida um dos melhores livros lidos do ano até agora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nathy215 06/04/2022

Por que ?
Não consigo concluir o que achei dessa leitura, acabei de terminar e o final não sai da minha cabeça, só "COMO ASSIM" "QUE QUE ACONTECEU AQUI".
Talvez eu mude a nota depois, mas pra mim foi uma coletânea de sofrimentos, os pais sendo negligentes, todas as perdas que ela teve, todo sofrimento de ter tudo na sua vida mudado do nada, é demais. E O FINAL AAAAAA
comentários(0)comente



isa.dantas 26/03/2022

Leitura difícil e incômoda por conta da temática. Temos uma narradora, Aglaia, contando sua própria história e com isso conseguimos tatear muito bem os sentimentos que passam por sua mente depressiva e perturbada. Há muitas passagens excelentes e sensíveis. Fiquei curiosa para conhecer outros livros da autora.
comentários(0)comente



Ana Bellot 26/03/2022

A menina e sua Coisa
Esse livro causa coçeira, incomoda, perturba.
A protagonista é completamente perdida sobre ela mesma, em delírios que misturam fantasia e realidade.
O que mais amei no livro foi o que muitas resenhas criticaram: os MOTIVOS que fazem a protagonista ter seus rompantes explosivos.
Vejam só: estamos falando da mente de uma menina de 14 / 15 anos que vive em uma intensidade enorme por coisas SIMPLES para nós, adultos. E detalhe: ela passou a vida sendo adultizada pela família.
Amor, sexo, aparência, auto estima, família.
Eu achei fantástico!
comentários(0)comente



Rebeca 25/03/2022

real, consistente e presente
Uma leitura incrível. Histórias e conexões bem amarradas, ponto de vista claro e situações que fazem com que a gente acompanhe o sentido da história.

É envolvente como Aglaia consegue nos fazer ver e entender o que ela sente como se tivéssemos lentes olhando pela sua perspectiva. Além disso, apesar de parecer, não é nada previsível, então a cada passo que pensei que ela daria, a história tomava outros rumos.

É um contexto que nos trás pro presente e pro peso que tem o modo como tratamos nossas crianças. Vale a pena, mas respire fundo e
tenha estômago, pois, não é de leve.
comentários(0)comente



Mi 24/03/2022

Não sei nem o que dizer sobre?
O livro trás a personagem principal, Aglaia, uma menina envolta dos seus livros, filmes e músicas (muito influenciada por seu pai, ator, mas que não é presente na família). É um retrato em primeira pessoa de alguém com transtornos mentais e é muito perturbador. É muito bem escrito, a narrativa é ótima, porém a história não me prendeu nenhum pouco. Não consegui ter nenhuma empatia pela personagem, principalmente depois do incidente que a levam para a clínica pela primeira vez: que repulsa!!! Enfim, ainda não absorvi o livro, mas a primeira impressão que fica é algo que poderia ser mais, principalmente o desfecho de outros personagens. E atentem-se: o livro possui vários gatilhos emocionais!
comentários(0)comente



@admiravel_leitura 18/03/2022

O livro mais perturbador que eu já li!
❝Minha mente é uma floresta escura. Minha mente é uma floresta selvagem.❞

Com um final inesperado e arrasador, meu único sentimento ao terminar a leitura foi de vazio; uma melancolia que eu não sentia tem um bom tempo.

Talvez o fator determinante para essa história perturbar o leitor, seja o fato de que a protagonista e narradora, possuí ansiedade, depressão, bulimia e porque não, sociopatia.

Aglaia é uma personagem quebrada que vai se autodestruindo aos poucos ao longo da trama e esse, é o ponto central para fazer o leitor refletir sobre a história e sobre todos os sentimentos que a cercam.

É um livro que não é fácil de ler.

Seja pela confusão mental que advém dos sentimentos ruins da protagonista ou por realçar a vida difícil que a garota leva, tendo de conviver em uma família tóxica e desestruturada, com pais ausentes e narcisistas, ou mesmo suportar o bulling escolar constante devido a seu peso e aparência.

Cada página, capítulo, trecho, linha, palavra. É tudo imensamente forte e destrutivo.

E mesmo que o leitor não concorde com as atitudes tomadas pela personagem, visto que são condutas condenáveis por serem cruéis; é quase impossível não sentir nenhum traço de empatia pela garota, mesmo que ela esteja errada.

Afinal, suas dores são reais.

Fato é, que ao final da narrativa eu apenas me senti vazia e com aquela pontada de remorso por assim como todos da trama, também ter falhado com ela. Isso porque, em vários momentos eu a condenei e não me coloquei em seu lugar, não tentei entendê-la.

E é exatamente isso o que a narrativa propõe.

“O pássaro ferido” não é um livro que eu recomendo para todos. É uma leitura pesada, dolorosa, com uma narrativa confusa, mas, ainda assim, uma história que faz o leitor sentir empatia por uma personagem que por estar quebrada, possui as mais diversas e perversas atitudes.

Um livro que choca e perturba.

site: https://admiravelleitura.wordpress.com/
comentários(0)comente



Carla Guerson 06/03/2022

O pássaro secreto
Editora José Olympio

"Como mães sentem o filho no ventre, eu sentia a Coisa em mim (...). Alada e espantosa, era da mesma matéria dos anjos, o que não quer dizer que eu fosse habitada por uma criatura de luz.
Doutor Xisto, um dos tantos psiquiatras com quem me tratei, foi o único a farejar sua presença. Um dia me disse, naquele discurso bonito de médico de almas, que não é o outro quem nos enlouquece, tudo se resumindo à aceitação de si mesmo, e um dia, quando eu conseguisse acolher minha face mais sombria, mais imperfeita, mais bem oculta em mim, finalmente estaria livre para ser feliz."

Aglaia Negromonte convive, desde a infância, com um fortíssimo sentimento de inadequação.

Ainda aprendendo a lidar com os conflitos familiares próprios da adolescência, recebe a notícia de que precisará aceitar a convivência forçada com uma meia irmã desconhecida que é a encarnação de tudo o que não vê em si mesma.

A chegada de Thalie perturba ainda mais a existência de Aglaia, que está a ponto de se perder em meio às tentativas de fazer calar a "coisa" que a habita.

"O inferno não era um lugar. O inferno era eu."

Marilia não doura a pílula. O romance é perturbador em alguns sentidos, talvez em todos. Denso, cheio de gatilhos. Muitíssimo bem escrito. Vencedor do prêmio kindle de literatura em 2021.

As personagens, os lugares, as descrições, me levaram pra dentro dessa história que me parecia tão próxima e tão distante. Na foto, o jardim de uma avó, que poderia ser o da minha avó ou o de vovó Sarita.

Ainda estou anestesiada por Aglaia, tentando digerir o que essa leitura me causou. Recomendo fortemente a quem quiser imergir na mente de uma jovem mulher extremamente angustiada.
comentários(0)comente



Fer2410 06/03/2022

Pesado
A protagonista narra sua própria história.
É doloroso ver tudo que ela passa. Muitas vezes me coloquei em seu lugar, entendi suas dores, mas é inegável afirmar que em alguns pontos, ela foi muito cruel.
Amei o livro, trata de vários problemas familiares, como rejeição, chegada de uma irmã até então desconhecida, falta de conexão entre pais e filhos e etc.
Me fez pensar muito, às vezes as pessoas guardam dentro de si, dores incalculáveis...
comentários(0)comente



Emilly1172 03/03/2022

Não sei nem o que dizer
É difícil expressar todos os sentimentos que esse livro trás. A personagem tem seu problemas e ficamos entre odiar suas atitudes e compreender aquilo que ela faz. Gostaria que ficasse mais claro sobre algumas coisas, mas de mande geral foi um misto de sentimentos a leitura inteira.
comentários(0)comente



Ju 28/02/2022

A mente humana é uma caixa preta.
A mente humana é uma caixa preta. Assustador imaginar que acontecem situações como essa, com pais que pouco conhecem (de fato) seus filhos.

Doença mentais precisam de debatidas amplamente pela sociedade, que infelizmente ainda tem muito preconceito com tratamentos.

Livro forte e com gatilhos.
comentários(0)comente



378 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |