Meu corpo minha casa

Meu corpo minha casa Rupi Kaur

Resenhas - Meu corpo minha casa

larissaamora 23/04/2021

intenso
poemas que sinceramente foram um soco no meu estômago, eu como mulher me vi em vários testemunhos da autora, refletiu várias coisas e me tocou de uma forma inimaginável, além de assuntos como imigração que me comoveram muito.

jailxon 05/07/2021

MEU CORPO MINHA CASA
Rupi Kaur é O NOME quando o assunto é maestria na escrita de poesias sensíveis e profundas. Alguém discorda?

Meu corpo minha casa reúne textos um tanto quanto difíceis de serem lidos, principalmente por trazerem temáticas como: ansiedade, depressão, estupro, relacionamentos abusivos (amor e amizade), autoestima, produtividade, autocobrança, racismo, machismo, entre uma lista finita de assuntos que vão tocar profundamente em feridas abertas.

A coletânea é dividida entre quatro capítulos, que são mente, coração, corpo e despertar.

Durante a leitura é possível perceber uma certa bagunça na questão da catalogação das poesias, fazendo com que estas, por vez, acabem por parecer não fazerem sentido de estarem no capítulo em que estão inseridas. Mas fiquem calmos. Isso não prejudica em nada a essência dos textos e o peso do livro em geral.
giiox 05/07/2021minha estante
rupi kaur faz tudo sempre!!!!!!

Karol409 13/10/2022

"...Nossas versões mais plenas não estão no futuro
estão aqui mesmo
no único momento que existe
eu não preciso de conserto
eu vou procurar respostas para o resto da vida
não porque eu vim com defeito
mas porque tenho a sabedoria de continuar crescendo tudo o que eu preciso para levar uma vida intensa
já existe aqui dentro"

yasmin.santtori 28/10/2021

Li esse livro super rápido. Eu realmente amo poemas e a Rupi aborda temas muito interessantes. Recomendo.

Carol 26/04/2021

Lindo
Assim como todos os livros dela, não é a toa que tem o título de autora favorita para mim
Amo a forma como ela se expressa e me identifico tanto
É perfeito. Sem palavras.
fefe 26/04/2021minha estante
fala sobre oq esse livro amg? adorei o título mas nunca ouvi falar

brunapcorreia 24/04/2021

Profundo! A melhor obra da autora. Eu nunca havia me conectado tanto com um livro de poesias!

Jules 05/01/2021

Perfeito
Os livros da Rupi Kaur são perfeitos e esse não podia ser ao contrário! Livro maravilhoso, escrita perfeita, apoiando as mulheres e inspirando outras pessoas.
Depressão, ansiedade, estrupo, amor próprio, entre outros, são os temas tratados nos poemas dessa autora, espetacular, além de falar sobre temas como imigração e família.
"Meu corpo, minha casa" toca o coração, a alma, do leitor, nos faz pensar e reavaliar nossas vidas e a sociedade em que vivemos.
Vale muito a pena ler e conhecer um pouco sobre a Rupi Kaur, feminista, artista e autora, que nos faz sentir na pele e um pontada no coração, as coisas que ela viveu e que outras mulheres viveram ou vivem.

Babi159 21/04/2021

“Por que tudo passa a ser menos bonito quando se torna nosso?”
Este é o terceiro livro que li da Rupi, então afirmo categoricamente que nem sequer uma mulher, independente de suas particularidades, passa ilesa por seus seus poemas. Nesta obra, Kaur aborda temas comuns em seus livros: a mulher em corpo e alma, o amor, a sociedade patriarcal e seus abusos, a causa dos imigrantes e dos oprimidos (o poema descrevendo o trabalho de seu pai é um dos mais tristes que já vi na vida).

Rupi tece algumas belas e ferinas críticas ao feminismo branco e elitizado, ao capitalismo, embora o que ela defenda seja bem pior que ambos. No entanto, eu amei, entre muitos poemas com o tema “trabalho and produtividade”, o texto que destaquei a seguir:

“eu me cobro demais
acho que todo mundo se esforça mais que eu
e que vou acabar ficando para trás
porque não trabalho tão rápido
nem com tanta disposição
e que é tudo em vão
eu não tomo café da manhã com calma
eu vou comendo no caminho
eu ligo para a minha mãe quando dá tempo – se não
qualquer conversa me atrasa” (p. 101).

De todas as poetisas contemporâneas com um pé (ou os dois, ou o corpo inteiro) no feminismo e outras drogas, a Rupi é a única que consegue capturar a essência feminina em seus versos de forma desvinculada ao referido movimento social e seu discurso acadêmico, completamente inacessível às mulheres verdadeiramente excluídas. Apesar de discordar da cosmovisão da Rupi, a forma que essa mulher escreve sobre mulheres me cativa deveras. Recomendadíssimo!

Ali 31/01/2022

Não quero falar.
"por meio do sexo as pessoas saem de si mesmas e se misturam às outras e depois se separam satisfeitas uma expressão tão mundana e bonita mas eu por meio do sexo vi minha infância assassinada ele dizia que era hora de brincar mas sempre trancava a porta sempre ditava as regras quando eu pedia para ele parar ele dizia que eu gostava mas eu não sabia nada sobre orgasmos involuntários e agência e consentimento aos 7. 8. 9. 10 anos."

"você está solitária mas não está sozinha - é diferente"

"eu não sou minhas fases ruins eu não sou o que me aconteceu - lembrete"

GiovannaSãoPaulo 31/08/2023

Amei
A Rupi tem a habilidade de me tocar em pontos que eu nem lembrava que eu tinha. Maravilhosa ela ????

lee 12/07/2022

SEM PALAVRAS
Esse livro fala muito sobre relações com as pessoas, amizades/relacionamentos tóxicos, o que é mais natural de se encontrar por ai e a gente as vezes nem percebe.

A Rupi Kaur, fala sobre isso e muito mais, como isso afeta a gente (tudo com poesias). E simplesmente como eu já sabia, foi incrível, todos os livros dela são maravilhosos, nada a reclamar.

tha.97 24/06/2022

PERFEITA COMO SEMPRE ??????
GENTE!!!! Recomendo 100% todo e qualquer livro dessa mulher maravilhosa. Uma das minhas autoras favoritas com certeza!
Amo a escrita dela, amo/me identifico com a forma de poesia e de ilustrações, e de poemas e de tudo. Ela é linda, maravilhosa e fala de tudo o que é necessário.
Fala sobre inclusão (em diversos sentidos), autoconhecimento, feminismo (inclusive lindas críticas ao feminismo que não se preocupa com a inclusão), questões sociais, traumas, saúde mental, enfim...
Comprem e leiam, amigos. É isso, beijos ??

na vasques 23/07/2021

intenso
li em literalmente 1 hora e alguns minutos.
amo livro de poesia e foi minha primeira experiência com a autora. é rápido e impactante. tem muitos gatilhos. leiam com cuidado

Maria Brenda 20/03/2021

Gostei bem mais do q ?outros jeitos de usar a boca?, ainda mais com essa proposta de trazer o ponto de vista de uma imigrante e toda bagagem por traz disso, bem interessante