O mapa de sal e estrelas

O mapa de sal e estrelas Zeyn Joukhadar

Resenhas - O Mapa de Sal e Estrelas

Dona Suelen 20/03/2021

Um livro lindo na forma e conteúdo
Acho que foi a escrita mais linda que já li até hoje! Cheia de poética! Dá vontade de sair marcando o livro todo. Ao mesmo tempo que é contada de forma simples.
São duas histórias lindas que são contratar ao mesmo tempo, apesar de acontecerem em tempos muito diferentes, que nos faz conhecer sobre a cultura árabe e mulçumana. Me apaixonei!

Manu Boschetti 27/12/2020

Amei uma história, empurrei a outra
Primeiramente o livro demora mto para engrenar, para começar e te envolver.
Quando começa a te envolver, uma das histórias, a história da família da Nur é incrível e merece muitos elogios por toda a sensibilidade e elementos sensoriais.
A história da Rawiya eu não consegui gostar, cada vez que aparecia eu me entediava e tinha vontade de parar o livro, apesar dela ser uma personagem feminina marcante, sua história e contato de um jeito que não me agradou, mto detalhista, tudo em terceira pessoa, me senti lindo um livro de aventura de 1900.

Minha nota é 7 pro livro, mas todas as coisas boas vem da perspectiva da Nur, acho que esse livro podia ser bem melhor, se a aventura da Rawiya fosse secundária e de embasamento e não metade do livro enchendo linguiça.

Amei os finais, sim, ambos, deixou meu coração com esperança.

Apesar de amar livros que tragam novas culturas, acho necessário neles notas de rodapés para palavras completamente diferente provenientes daquela cultura, ter q parar um livro várias vezes para pesquisar significado das palavras me indica claramente que é primordial ter notas de rodapé.

Larissa @laridallabrida 03/01/2021

Que história incrível.
Sem dúvida uma das edições da tag inéditos mais linda que já recebi.
As cores da capa e os detalhes da divisão dos capítulos são lindas.

História maravilhosa, confesso que até chegar na página 100 a narrativa estava cansativa, mas depois que peguei o jeito de cada personagem tudo fluiu rapidamente.

Personagens marcantes e uma história que em alguns momentos doeu o coração ao ler.
Muito triste acompanhar a guerra na Síria e seus refugiados.

Inúmeras são as frases marcantes dessa obra.
Muito linda, valeu a pena.

Gomor 31/03/2021

Mapa de sal e estrelas.
Nur, sua mãe e suas irmãs tentam se refugiar em Ceuta na casa de seu tio após explosões da guerra civil na Síria. Séculos antes, Hawiyla foge de casa para seguir o famoso cartógrafo Al-Idrisi. Uma história muito especial de lutas e conquistas. Nem imagino o que é viver uma guerra civil. Quanta tristeza, quanta vida desperdiçada! Vale mt a pena a leitura.

Leléu Ltd. 12/01/2021

Um lugar que a gente não conhece
Este foi um livro que me levou a uma cultura da qual, em geral, conhecemos menos do que deveríamos. Em minha opinião, o maior mérito da obra é nos colocar do outro lado do problema dos refugiados, de nos fazer sentir as dificuldades e as situações degradantes por que passam seres humanos que querem apenas assegurar o elementar direito de sobreviver.

A parte fantástica da história, por outro lado, é hipnotizante. As viagens me fizeram manter o mapa sempre aberto, acompanhando o roteiro e realizando o quão difícil era a vida do cartógrafo antes da ubiquidade do Google Maps.

Uma leitura diferente do habitual, com muitas palavras novas, muitos detalhes culturais desconhecidos e, por isso, cheia de novos aprendizados.

JojoFlor 21/05/2023

Sinestesia, ressignificação e vida
Nour, uma pré-adolescente que identifica cores e cheiros em cada som, narra a difícil jornada da sua família após a partida prematura de seu baba.
Ao retornarem para a já conflituosa Síria, a família de Nour se vê obrigada a fugir, atravessando mares e fronteiras como a guerreira Rawiya, heroína da histórias contadas Baba.

Uma história densa, de narrativa leve e muito descritiva, aparentemente pode ser interpretada como superficial, mas ao notar nuances vemos que a ressignificação da dor e a capacidade de resiliência do ser humano ficam expressas nesse livro como nos momentos difíceis de nossas vidas.

@juliaavictorino 29/12/2020

Evolução, superação e amadurecimento
O livro nos coloca em uma realidade completamente diferente da nossa e acompanhamos Nur e sua família fugindo da Síria devido à guerra civil no país. O livro segue intercalando as histórias de Nur (no presente) e de Rawiya (personagem de uma história que o pai de Nur contava para ela quando criança).

No começo estava bastante interessada pelo arco de Rawiya, que apresentava bastante dinamismo se comparado com o de Nur, ainda bem infantil, mas logo mudei de opinião.

Por apresentar uma realidade e cultura tão diferentes, essa intercalada constante de histórias dificultava a minha ambientação, apego aos personagens e tornou a leitura bem lenta. Me arrastei bastante até chegar na metade do livro. A partir daí, já mais por dentro das duas linhas do tempo, a história começa a fluir mais e se intercalam melhor. Mesmo assim achei um pouco repetitivo. Sei que o objetivo era exatamente fazer a analogia entre as duas historias, mas as partes de Rawiya passam a ser extensas demais, afinal ela está ali para acompanhar a de Nur, e não ter o protagonismo que teve.

De qualquer forma a leitura é interessante. Não foca tanto da realidade macro da Síria e outros lugares da aventura de Nur e Rawiya, mas sim o amadurecimento das duas pelas vivências que tiveram.
Lorena 04/01/2021minha estante
Demorei 36 dias para ler esse livro ! É bom, mas se não tivesse a história Rawiya, para mim, seria melhor !

@juliaavictorino 04/01/2021minha estante
Demorei um bom tempo tb, mais do q tinha planejado pra ele, mas tb achei mt extenso o arco da Rawiya, ainda mais depois da metade. Ficou um pouco cansativo..

BrunnoBetten 31/05/2021

Passa tempo..
Eu demorei exatamente 26 dias para terminar leitura, as páginas viravam com dificuldade, não senti um "êxtase" para continuar e sim terminar leitura mais rápido possível. Gostei das personagens principais e o que elas significaram para história ao todo. Não leria novamente, quem sabe no futuro?

Felipe 12/12/2020

O Mapa de Sal e Estrelas
É o segundo livro que leio de um escritor sírio e mais uma vez, me veio aquele turbilhão de sensações com relação a tudo que vem acontecendo na Síria desde 2011. Mais de 10 anos de uma Guerra estúpida e que parece sem fim.

Nesse livro temos duas narrativas que acontecem de forma paralela mas com quase 1000 anos de distância entre elas. Nos tempos atuais, conhecemos a jovem Nur e sua família que é forçada a deixar sua casa na Síria por causa da guerra e iniciar uma jornada de muitos desafios e perigos em busca de um novo lar, de um asilo. Na outra ponta, conhecemos a jovem Rawiya, aprendiz de cartografia, inicia uma jornada com seu tutor para tentar elaborar o mapa, das terras então conhecidas, mais completo de seu tempo. As duas histórias nos trazem muito amadurecimento nos caminhos que foram traçados e também muita emoção. Cada capítulo vai mostrar o que aconteceu, com cada personagem, ao passar por um determinado país.

Nur tem um tio que mora em na cidade autônoma de Ceuta e para chegar lá vai enfrentar diversos perigos. O primeiro país para qual fogem é a Jordânia e depois atravessam, de balsa, para o Egito. Quando está próximo do Egito, a balsa começa a pegar fogo e afunda, mas Nur e sua família conseguem sair vivos e depois de alguns dias andando e algumas horas de ônibus, chegam ao Cairo. Da capital egípcia partem para a Líbia, Argélia, Marrocos para enfim, chegarem a Ceuta. A história é fictícia mas retrata, acho que posso dizer isso aqui, baseado nas notícias que chegam para nós, extremamente parecida com as histórias de refugiados que tentam se mudar para a Europa atrás de paz e uma terra que possam chamar de lar. E é muito sofrido, triste imaginar que pessoas passam horas andando, sem comida e sem água para terem o simples direito de se manterem vivas.

Rawiya tinha esse sonho de confeccionar mapas e vai atrás desse sonho. Ela mora no que hoje é a cidade de Ceuta e parte para Fez, uma cidade no interior do Marrocos e se encontra com Al-Idrisi (cartógrafo famoso que realmente existiu e confeccionou o mapa mais completo de seu tempo) para partir em sua companhia. Eles passam pelos mesmos lugares que a família de Nur e enfrentam vários perigos, incluindo uma luta com uma ave gigante que devora seres humanos, além de enfrentar o exército de az-Zafir, califa fatímida. Foram muitos perigos para conseguir retornar e finalmente escrever e desenhar mapas e um atlas.

O que fica para mim desse livro, é o sofrimento dos refugiados. Sofrimento esse, que posso ter uma ideia e nunca sentir. Posso, de longe, ter empatia por todos que perderam suas casas, precisaram passar horas andando, fugindo de sua terra, enfrentando desertos, contrabandistas para tentar encontrar um lugar com paz e tentar reconstruir a vida. Um livro desses me deixa ainda mais sem esperanças com o ser humano. Fico me perguntando como chegamos nisso? Anos de história para vermos uma guerra destruir, em segundos, tantas vidas, tantos lugares, tanta história. É pedir muito para simplesmente viver? Em um ano tão difícil como esse por causa da pandemia do covid-19, as pessoas ainda precisam lidar com essa guerra, que volto a dizer, é tão estúpida e só trouxe destruição.

O livro é ótimo, um pouco lento nas primeiras 50 páginas, mas depois fica bem mais dinâmico e profundo. O autor consegue nos colocar em cada situação como um observador, o que trás bastante realidade a história. Conseguimos vivenciar todos os perigos, desafios enfrentados por Nur e Rawiya.

Amy 13/02/2021

Bom entretanto...
A leitura desse livro começa superlenta, você tem que se forçar a ler até a página 200 no mínimo para conseguir enfim ter um fluxo legal de leitura.

Entendi que era para ser um livro com duas histórias, mas preferia que fosse apenas uma mesmo, duas tornou o enredo pesado, e sem diálogos durante o começo do livro, era quase impossível se manter acordado.

É um livro bom? É sim, mas não indicaria para alguém que sofre (como eu) se não tiver diálogos.

joedsonfrl 05/01/2021

Sentimentos, redescobertas, ancestralidade e reencontros.
O livro traz a história de Nur, sua mãe e suas irmãs enfrentando dificuldades e percalços como refugiadas da guerra da Síria de 2011. Intercalando, o autor nos insere também na vida de Rawiya (que se passa 800 anos no passado), esta que é a personagem favorita de uma lenda cujo pai de Nur sempre lhe contava e que muito tem relação com as dificuldades que ela e sua família estão passando.
A história é um pouco arrastada no início, devido a inserção de muitas informações pelo autor, contudo depois a narrativa se solta e a experiência é maravilhosa.
Extremamente delicado e cheio de sentimentos, sofrimentos e felicidade que são transmitidos pelos olhos de uma criança. É uma jornada de redescobertas, ancestralidade e reencontros.

Mandy 02/04/2021

Poderia ser melhor
Sabe quando há uma história que tem todos os elementos para dar certo, porém peca demasiadamente no seu desenvolvimento? O mapa de sal e estrelas é exatamente assim!

É perceptível que o autor se empenhou nos estudos sobre Oriente Médio para escrever a obra. No entanto, a escrita é extremamente maçante e ao escolher trabalhar com duas histórias completamente distintas, ele acaba não desenvolvendo bem nenhuma delas.

Tawana 30/01/2021

Interessante
Um livro que une uma história infantil, em meio a outra da fulga de refugiados em zonas de guerra.
O início como de costume foi um pouco complicado, pois o contexto é narrado de forma rebuscado como uma amiga bem sinalizou e até engrenar na leitura demorei um pouco.
Mas é uma história com diversas reviravoltas e gostoso de ler depois que pega o ritmo.

Sarah 30/03/2021

Esse livro é lindo e aborda um tema que não é muito falado. O autor soube trabalhar muito bem e eu me emocionei diversas vezes ao longo do livro.