O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Cheiro de Livro 11/11/2015

PALÁCIO DE INVERNO
A primeira vez que ouvi falar do John Boyne foi com o seu best seller “O Menino do Pijama Listrado”, o livro ficou rodando na minha casa, fui ver o filme e nada de pegar o livro para ler, acabei desistindo. “Palácio de Inverno” estava indo pelo mesmo destino, estava na minha estante há tempos e nada me fazia pega-lo para ler até que comecei a folhear as páginas e não consegui mais larga-lo.
“Palácio de Inverno” é a história de Georgui Jachmenev, um jovem camponês russo, e como ele sobreviveu a revolução russa e tornou-se um refugiado na Inglaterra. Tudo é contado em dois tempos, o presente, que no caso é 1981, e o passado na Rússia. Os capítulos se intercalam entre esses dois tempos e vão formando a historia da vida de Georgui e sua mulher Zoia. O livro é, de certa forma, uma grande historia de amor que guarda um segredo, um segredo meio fajuto a meu ver, descobri na segunda página, mas mesmo assim, um segredo que perpassa todo o livro.
Eu adoro um romance histórico e ver a revolução russa de dentro do palácio me seduziu. A construção da opulência em que vivia o czar, de como a família real não tinha nenhuma noção do que realmente acontecia em seu país é só pano de fundo e é bem construído. Em tempos de crise migratória na Europa é interessante ver o preconceito que Georgui e Zoia sofrem na França depois da primeira guerra mundial e na Inglaterra durante a Segunda Guerra. O diferente causa medo e preconceito desde sempre e Boyne nos mostra um pouquinho em algumas páginas.
É um bom livro, um bom romance histórico que envolve o leitor, mesmo eu que não me surpreendi em nada om o grande segredo. Boyne me conquistou já nas primeiras páginas e agora estou decidida a ler seus outros livros.

site: http://cheirodelivro.com/palacio-de-inverno/
Fernanda 24/01/2016minha estante
Esse livro fala de Gueórgui, um filho de servo, que fez um ato heróico e por este fato é levado para o Palácio de Inverno, vivendo com a familía do Czar. Este livro volta para o passado, entre os fatos do presente. No presente vivendo com a sua querida esposa "Zoia" enquanto ela está doente.

Livros e Citações 25/02/2016

Apesar do clichê, merece ser lido
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Páginas: 456
Classificação: 4/5 estrelas

O Palácio de Inverno conta a história de Geórqui Jachmenev, um jovem que passou grande parte dos seus dezessete anos em uma aldeia e por um golpe de não muita sorte acaba indo trabalhar no Palácio de Inverno a serviço do czar Nicolau II, sendo guarda-costa do filho deste, Alexei. Assim, descobrimos mais sobre as intrigas palacianas e sobre o que possivelmente acontecia na vida da realeza russa nessa tão conturbada época.

Eu tenho muito problema com livros que são quase universalmente adorados, principalmente porque eu tenho medo de acabar não gostando e geralmente isso acaba sendo uma razão de discórdia entre leitores como um todo. Aqui, nós temos a história de John Boyne, autor mundialmente famoso e um dos queridinhos da blogosfera literária, só isso já me deixou apreensiva de ler o livro.

Mas, devo dizer que eu gostei do livro, não virou um dos favoritos, mas foi uma leitura extremamente prazerosa, John tem uma escrita maravilhosa que mesmo não sendo marcante consegue te envolver na leitura de uma forma muito gostosa e com isso o fim do livro vem muito rápido. Além disso, é interessante ver as ideias que o autor tem sobre as pessoas tão importantes e esse momento histórico Russo.

Assim, eu realmente gostei muito dos personagens, principalmente Geórqui Jachmenev, que mesmo me irritando com o seu idealismo e jeitinho de protagonista, ainda conseguiu me conquistar e me fazer torcer por ele. Ademais, as figuras históricas que aparecem são escritas de modo crível, mesmo que ainda consiga-se perceber que alguns foram baseados na opinião que o autor prefere ter sobre elas.

Voltando ao autor, ele realmente consegue retratar bem a visão elitista, o que combina muito bem com as pessoas que estavam envoltos no cotidiano do Palácio de Inverno, o cenário e personagens de uma época pré-revolução encaixaram-se perfeitamente. Além disso, devo dizer que eu realmente amo a Russia e é um país que amaria visitar, assim, esse livro só ajudou a aumentar o sentimento.

Assim, mesmo que ele seja exagerado no clichê, porque é realmente bem previsível, acredito que o livro mereça sim ser lido, principalmente pela escrita maravilhosa de John e pelo oportunidade de conhecer um país tão fascinante que infelizmente não recebe tanta atenção como a França, Inglaterra ou Estados Unidos, mas teve ações fundamentais durante várias guerras, além de possuir uma cultura rica. Então sim, eu recomendo e até daria uma chance para outros livros de Boyne.

Resenha por: Débora

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Stephanie 28/08/2016

Maravilhoso!
Confesso que no começo não dei muito crédito, achei que seria uma leitura arrastada. Mas o autor surpreende na forma como conta a história, misturando oassado e presente sem confundir a leitura. Super Recomendo!

Lineee.oliver 29/08/2016

Como conter as lágrimas?!
Guerras, personagens históricos, romances proibidos; fatos reais e fictícios misturados em uma trama que nos transporta e nos envolve ao século XX, despertando interesse e curiosidade sobre esse século tão marcante na história da humanidade.

De uma maneira inovadora e envolvente, a narração desta brilhante obra é realizada em dois momentos. O primeiro se inicia na década de 80 e vai seguindo uma ordem decrescente enquanto o segundo momento vai evoluindo linearmente acompanhando o protagonista desde sua juventude.

Em um determinado momento essas narrativas irão se encontrar e é justamente esse o momento mais esperado da obra.

No presente, em 1981, Georguie Danielovitch Jachmenev, um senhor aposentado, zela por sua esposa Zoia que enfrenta um câncer em fase terminal. Enquanto vive a dor de estar prestes a perder o grande amor da sua vida, esse senhor de mais de 80 anos permite que sua memória viaje por diversos momentos aleatórios ligados direta ou indiretamente a sua amada e a momentos marcantes do século XX.

No passado, aos 17 anos, vivendo com mais três irmãs e os pais em uma aldeia no interior da Rússia em uma situação de extrema pobreza, Georguie até sonhava com uma vida melhor, mas sabia que era algo impossível; contudo, em um dia como outro qualquer a vida desse jovem mudaria para sempre.

De passagem por Cáchin (aldeia onde vivia Georguie), o grão duque Nicolau Nicolaievitch sofre um atentado e em um ato involuntário Georguie salva sua vida. Como pagamento ao seu ato heroico, nosso protagonista recebe a proposta de se mudar para São Petesburgo e fazer parte da corte imperial como guarda costas do futuro imperador da Rússia Alexei Romanov e, com isso, sua vida muda completamente.

Já no Palácio de Inverno em São Petesburgo, os relatos do jovem Georguie são envolventes e ricos em detalhes.

Em um cenário que mescla a riqueza da família imperial e a miséria da população russa, somos apresentados a personagens históricos como a família Romanov, Rasputin, entre outros. Além disso, conhecemos um pouco mais sobre os acontecimentos históricos como a Revolução Russa e o que levou ao brutal assassinato de toda uma família.

Nos relatos presentes, há algumas mudanças de cenário, ou seja, somos levados da Rússia para a França e a Inglaterra, por exemplo e também, em mais uma dose de fatos históricos, acompanhamos a coroação da rainha da Inglaterra, a morte de Stalin, o horror enfrentado durante a Segunda Guerra e até Hitler fazendo um de seus famosos discursos é exibido durante uma seção de cinema.

Em meio a diversos fatos e acontecimentos conturbados e caóticos, repleto de guerras, conflitos, perdas e medos, o que chama mais atenção em qualquer momento ou situação é o amor. Seja na relação entre o jovem Georguie e Anastácia Romanov ou entre o velho Georguie e sua esposa Zoia, o amor que se revela puro e verdadeiro é a chave para superar as adversidades e buscar um novo sentido para a vida.

"... Vamos fechar a porta e ficar juntos, como sempre deveríamos ter ficado. Só nós dois. GeorguieZoia."

Com uma história envolvente e apaixonante daquelas em que você pensa ?só mais um capítulo? e quando vai ver já está no final do livro, John Boyne nos conquista novamente e consegue arrancar mais um monte de lágrimas.

ale 03/10/2016

Sessão da tarde?
É um livro interessante. Baseada em uma dúvida que persistiu durante alguns anos sobre a morte da grã-duquesa Anastacia, a história aborda o período final do czarismo russo. O narrador é um jovem membro da guarda imperial, encarregado da proteção do filho caçula do czar Nicolau II, que se vive uma secreta história de amor com Anastácia. Embora seja considerado um romance histórico, o contexto histórico aparece como que apagado pela trama amorosa, o que acaba tornando a narrativa superficial. Por fim achei que embora os personagens apresentem traços de complexidade, essas características são pouco aprofundadas, descaracterizando-os, assim o protagonista acaba sendo sempre apresentando-se como ingênuo, puro, leal, fiel, e, no fim, como que sai quase ileso de todos os conflitos e tem seus sonhos mais ítimos realizados – os vilões da história, por sua vez são também caricaturados de forma exagerada, o que cria uma sensação de distanciamento de uma realidade histórica. Ou seja, embora as contradiçoes sejam apresentdas, sempre ficam em um estado de suspensão e acabam se resolvendo positivamente para o protagonista quase de fornam natural. Apesar disso, a leitura é muito agradável, o escritor tem muita perícia em construir frases que beiram o poético, e de permanentemente criar nexos entre diferentes memórias e sentimentos do protagonista. Achei que, para a história que é, o livro poderia ter sido mais condensado, e confesso que lá pelas tantas já estava enjoada da leitura do livro, tendo pulado algumas páginas ou lido de forma superficial vários parágrafos só para acelerar o término do livro.
newton16 06/01/2018minha estante
Nunca saberei o que pode pode nos levar a "pular páginas" e "ler de forma supercicial" um livro para depois nos sentirmos habilitados a analisar um livro. Desta forma o julgamento da obra só pode ser mesmo superficial e incompleto.

Simone Brito 11/01/2017

Belíssimo romance histórico!
Livro: O PALÁCIO DE INVERNO
Autor: John Boyne
Literatura Irlandesa

O livro nos conta a história de vide de um jovem camponês russo Geórgui Jachmenev que consegue impedir um atentado ao irmão do czar. Em nome desse ato de bravura, o Czar transformou Geórgui em uma espécie de guarda-costas de seu filho, Alexei, o futuro Czar.
Geórgui é obrigado a abandonar sua família para servir ao Czar e respeitar suas ordens. Esse, por sua vez, leva Geórgui para sua casa, o Palácio de Inverno.
Em face a sua nova vida, Geórgui estreita os laços com a família do Czar a ponto de apaixonar-se pela irmã de seu protegido, fato inadmissível em uma sociedade czarista.
No entanto, o amor vence barreiras e o livro nos reserva belas surpresas tendo como pano de fundo a Rússia czaista.
Belíssimo romance histórico, vale a pena ler.

Andréia 25/01/2017

Final surpreendente
No começo o livro demora a prender, por isso durante a leitura dei nota 3. Mas como o final foi surpreendente e emocionante, aumentei a nota.
O livro conta a estória sempre em duas etapas (presente e passado) de Geórgui, um camponês que, devido a um ato heroico, passa a viver no Palácio de Inverno e a servir o czar, cuidando de seu filho menor. Aí acontece o desenrolar de tudo em sua vida, que está entrelaçado ao presente, onde é casado com Zoia. Recomendo, adoro os livros do John Boyne.

Anna Araújo 20/01/2018

Um desfecho diferente para uma história trágica. Gostei bastante!

Nick 21/02/2018

Um livro incrível!
A estória é simplesmente envolvente, apesar de desde o começo você já saber qual vai ser o final não tira a vontade de lê-lo ou a curiosidade de saber como eles chegaram até ali.
Esse foi meu 4º livro desse autor e me surpreendo sempre com seus livros, quem nunca leu nenhuma obra dele sugiro esse e ''O Garoto no Convés''.

B. S. Furlan 31/07/2018

Perfeito!
Sem palavras, livro maravilhoso!!!
Adoro romances que misturam história com ficção. Livro muito bem escrito e enredo envolvente

Vivi 15/09/2018

Fim

O Palácio de inverno- John Boyne

Sabe aquele livro que você lê em seu tempo normal mas, de repente você reduz o ritmo porque não quer que ele acabe. Mesmo você louca pra desvendar um misterio ai ( Se bem que eu ja suspeitava).
A história toda é contada por Georgui Jackmenev em dois tempos 1915 ( jovem) e 1981 ( idoso) e em meio esses dois tempo sua linda história de amor, cheio de lealdade, amizade, dedicação e renúncia.
Quando jovem por uma peça do destino o rapaz vai parar na Rússia com 16 anos e passa a ser um guarda-costas do filho do Czar ( que tem pouca diferença de sua idade) Alexei Romanov depois de salvar a vida do grão- duque Nicolau Nicolaievitch. Mesmo ele vivendo a sua vida toda na miséria com sua família e indo parar nesse lugar ( o famoso Paládio de inverno) cheio de luxúria, abundância de comida e tudo mais o rapaz tem profunda admiração por essa familia. Esquece de sua família ( isso me intrigava um pouco toda esssa dedicação e admiração mesmo ele vendo esse contraste terrivel e da luxúria mas...)
Fatos históricos são encaixados nesse romance como a família real da Rússia, Revolução Bolchevique e segunda guerra mundial.
O autor trabalhou de maneira surpreendente todo esse globo somado ao romance e também o desabrochar e toda a perda da inocência de Georgui. Fiquei arrasada com o que houve com os Romanovs e o quanto foi difícil em tudo a vida de Zóia. Cheia de perdas. Mas é aquele tal negócio.... Amar e ser amado nos faz enfrentar qq guerra que a vida nos manda.
Eu me despeço já com saudadea dessa escrita maravilhosa e desse amor sem igual. Obrigada mais uma vez querido John Boyne

Karmille 06/10/2018

Ambientado em uma Rússia às vésperas da grande revolução, o autor retrata muito bem toda a opulência e magnificência dos Czares, mostrando tanto a adoração deles como deuses, como a indignação com uma vida com baixas perspectivas de sobrevivência.

Entretanto esse foi dos livros de John Boyne o que menos gostei, até me decepcionei um pouco. Além da obviedade da história o personagem principal, Georgui, encontra-se preso a seu próprio egoísmo, vendo muito pouco além do que sua própria sombra, sempre nos mesmos problemas pessoais, tornando a leitura um pouco maçante.

Além disso, apesar de ser o principal, ele apenas existi, não tomando de fato nenhuma atitude que faça real diferença na história, a não ser claro o que o colocou na afortunada posição de guarda real, seus demais momentos parecem serem constantemente roubados por personagens secundários e até terciários, esses sim que apresentam uma carisma maior.

Terminei o livro desejando saber muito a história até pelo ponto de vista de outros personagens e triste pela pequena evolução do personagem mesmo se passando tantos anos.

bia prado 16/01/2019

Comprei esse livro em 2013. Estamos em janeiro de 2019 e não tenho nenhuma boa desculpa para não ter lido antes.
Comecei a ler no finalzinho de 2018 sabendo que se tratava de uma história de amor na guerra e tinha alguma coisa a ver com a realeza. E sim, agora que acabei, posso confirmar que possui esses elementos. Porém trata sobre tantas coisas mais. Guerra, pobreza, riqueza, luto, culpa, conflitos no casamento, morte, trauma, família, xenofobia, segredos, esperança…

O livro intercala sobre o passado e o presente da vida extraordinária de Geórgui Jachmenev. A escrita de Boyne realmente te faz conhecer o personagem e me vez sentir lisonjeada por ter o prazer de conhecer essa história. Parece insano dizer isso, mas é verdade. Ele era um jovem sem grandes sonhos na vida, nem expectativas. Morava com suas três irmãs e os pais numa vila rural na Rússia, e , de repente, um ato inconsequente transformou tudo. Ele quis essa mudança e passou a acreditar que poderia ter mais na vida. E, meu deus, que vida ele teve. Realmente não foi fácil passar pela Revolução Russa e esse livro me deixou curiosa para conhecer mais a história desse país que, até hoje, parece perdido.

Em em varias partes do livro, Geórgui fala sobre ações que o fizeram ser exilado e minha curiosidade me impulsionava a continuar. Dava para ter uma ideia, mas por toda a narrativa pairava sobre mim aquela angustia sobre a Revolução Bolchevique em 1917 e o assassinato iminente daquela família que comecei a me afeiçoar. Sinceramente, eu estava mais interessada no passado e nas cenas dos Romanov. Gostei da forma como o autor retratou eles e me parte o coração saber o fim que tiveram. Também gostei como ele trabalhou esse “mito” sobre a princesa Anastasia.

O relacionamento de Geórgui e Zoia é linda linda. Parece que eles tem uma devoção muito grande um pelo outro, chegando a ser inocente em algumas partes. Mesmo depois de tanto tempo, o Geórgui parece idolatrar tanto a Zona e é meio cego para os defeitos dela. Não sei… parecia que ele a colocava num pedestal, justamente pelo passado dela, e não se considerava um igual, pois ela sempre seria superior a ele. Apenas uma possível interpretação.
Também foi interessante ver a batalha mental da Zoia, tendo que lidar com a fuga, luto, trauma e, por fim, culpa. Realmente parecia muita coisa para se carregar e ainda bem que ela tinha o Geórgui ao seu lado.

Livro emocionante que te deixa com o coração apertado no final. Super recomendo!

[SPOILER]
Acho que minha única reclamação é o fato de não terem perseguido o casal. Pareceu uma ponta solta no enredo, pois pareceu que eles nem se deram ao trabalho de procurar por ela (???). Pelo menos, o autor não falou nada sobre isso, só o medo constante do casal de ser descoberto. No final, parecia mais paranoia do que outra coisa.

Letícia 20/05/2021

Quanta dor um amor pode suportar? Estou encantada com a força desses personagens que entre erros e acertos, vivem a sombra do passado projetando o futuro.