O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Fernanda 01/03/2022

Excelente
Fazia tempo que eu não lia um livro que me envolvesse tanto. Li com aquela ânsia de terminar, que nos traz toda boa história, escrita de forma que arrebata o leitor.
Gostei muito, muito mesmo.

Citações:
John Boyne - O Palácio de Inverno

"Pois querer mudar meu destino seria como querer mudar a cor de meus olhos. As circunstâncias me levaram de uma coisa a outra, e depois a outra, e mais outra, como acontece com todos os homens, e dei um passo após o outro sem questionar.
 E então um dia eu parei. E estava velho. E eles tinham partido."

"Ficamos em silêncio, simplesmente sentados um com o outro, como fizemos a vida toda, felizes de estarmos juntos, contentes de sermos um só."

"- Sua percepção, na hora em que sai do trem, de que sua vida já se acabou, que é apenas uma questão de suportar o tempo pela frente até chegar ao fim... isso não lhe parece familiar?" - Zoya

" ? Vocês não acham que é uma ironia ? replicou ela, avaliando minhas palavras ? que todos aqueles garotos concebidos num grande transbordamento de amor e desejo, quando a Grande Guerra terminou, estarão na idade certa de combater quando começar a próxima? É quase como se Deus só tivesse feito essas criaturas para lutar e morrer. Para ficar na frente dos rifles e tomar os tiros que voam até eles. E realmente uma piada."

"- Mas eles corrompem a história, não sabem nada de nossas lutas. Enxergam a Rússia em termos tão simplistas! Os privilegiados como monstros, os pobres como heróis, indistintamente. Falam de maneira tão idealista, esses revolucionários, mas têm umas teorias tão ingênuas... É muito engraçado." - Zoya

"- Sempre me espantou, Geórgui Danielovitch, que os mais contrários a governos autocráticos ou ditatoriais estivessem entre os primeiros a eliminar seus inimigos depois de chegar ao poder."

" E, quando surgem as lágrimas, eu penso aah...
Então é isso que significa estar sozinho."

Jhosi 16/11/2022

Um dos melhores do meu 2022
Comecei a leitura de forma despretenciosa...

E terminei simplesmente maravilhada!

Porque, sem delongas, que livro incrível!

Geórgui Jachmeneve teve sua vida pacata totalmente revirada após salvar, ainda que não de forma intencional, a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch em 1915.

E décadas depois, enquanto vela pela vida da esposa, sua memória o fará relembrar detalhes, pessoas, lugares já quase esquecidos que o levaram a chegar onde chegou.

As memórias nos levam a uma viagem incrível a eventos históricos que transformaram o século XX.

Eu realmente não vou me estender muito na sinopse/resumo/resenha para não estragar a surpresa que é ler este livro para ninguém.

Só posso dizer que a partir da minha experiência com a leitura eu vivi inúmeras emoções. A desolação, a tristeza, a alegria, o encanto, a admiração e sim, a surpresa que me fez AMAR e favoritar esse livro.

Uma leitura densa e intensa, mas muito fluida e maravilhosa.

Super recomendo!

Ps. Obrigada @livrosdaleka
pelo incentivo direto (nas nossas trocas sobre livros) e indireto (cada vez que o citou como um dos seus preferidos) ?

Millena 30/11/2022

Esse livro foi uma surpresa muito boa, uma amigo da minha mãe mandou ele para eu ler, nunca tinha ouvido falar dele, mas que bom que ele chegou até mim.
A história é muito boa o Geórgui é o tipo de personagem muito real, daqueles que não faz só coisas certinhas, inclusive várias atitudes dele me deram raiva.
Acho que é o primeiro livro que leio com o czar, mas eu amo a história da família Romanov e sou viciada em Anastacia kkkkk, então quando vi a sinopse chamou muito minha atenção.
Terminei o livro chorando horrores, mesmo sabendo o desfecho foi difícil ler o final.
Recomendo de mais.

Giulia.Oliveira 31/12/2022

Fav da vida
Olha só, amigos leitores
Esse livro é uma viajem incrível a Rússia dos Czares, com um romance lindo e muito bem narrado.
O modo como o autor monta a história e organiza os capítulos é per.fei.to.

Romeu Felix 03/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Palácio de Inverno" de John Boyne, publicado em 2010 pela editora Companhia das Letras, é uma obra de ficção histórica que narra a vida de Georgy Jachmenev, um jovem russo que cresce na sombra do Palácio de Inverno, a residência oficial dos czares russos em São Petersburgo.

Com 456 páginas e escrito em português, o livro é dividido em quatro partes e se passa em diferentes períodos da história da Rússia, desde o final do século XIX até os dias atuais. A história começa com Georgy ainda criança, quando ele é salvo da morte por Nicolau II, o último czar da Rússia, durante uma viagem de trem.

Na primeira parte do livro, Boyne descreve a infância e adolescência de Georgy, sua relação com seus pais e irmãos, e sua amizade com Zoya, uma jovem órfã que também vive nas proximidades do Palácio de Inverno. Georgy se torna um homem culto e inteligente, e consegue um emprego como tradutor no Palácio de Inverno, onde conhece a família imperial.

Na segunda parte, o autor descreve o início da Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa de 1917. Georgy é convocado para lutar na guerra e é gravemente ferido, ficando em coma por vários anos. Enquanto isso, a família imperial é deposta e executada pelos bolcheviques.

Na terceira parte, Georgy acorda do coma e retorna à Rússia, que agora está sob o regime comunista. Ele tenta reencontrar Zoya e descobrir o que aconteceu com a família imperial. Georgy se envolve em atividades clandestinas e acaba sendo preso e condenado à morte.

Na quarta e última parte do livro, Georgy já é um homem idoso que vive nos Estados Unidos. Ele recebe uma visita inesperada que o leva de volta à Rússia, onde ele finalmente descobre a verdade sobre a morte da família imperial.

"O Palácio de Inverno" é uma obra de ficção histórica envolvente e emocionante, que oferece uma visão fascinante da vida na Rússia czarista e dos eventos tumultuosos que levaram à Revolução Russa. John Boyne é hábil em criar personagens cativantes e em descrever as transformações sociais e políticas que marcaram a história da Rússia no século XX.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Helena.Stroparo 10/07/2023

Gostei muito do livro mas, por já conhecer a história real e algumas teorias sobre, acabei "estragando" a surpresa do livro logo no começo.
Mesmo assim o livro proporcionou uma imersão deliciosa nos últimos anos do império russo e uma viagem entre presente e passado nas narrativas que me agradou muito!

Thays777 28/07/2023

Uma viagem histórica para quem ama a Rússia Imperial
Vou começar já falando do autor: esse homem só sabe escrever desgraça! Mas brincadeiras a parte, sim esse livro, bem como o ?Menino do Pijama Listrado?, é muito triste, por retratar eventos históricos bem conhecidos e sabidamente sinistros já é de se esperar o choro ao final, porém a sua escrita faz com que vc se imerja nos sentimentos dos personagens fictícios o q faz com q seja ainda mais triste! É uma escrita boa, fluida e condizente com os personagens retratados.

Quanto aos personagens achei ok, São multidimensionais, realistas e não são caricatos nem clichês! Apesar disso digo q o q mais me incomodou no livro foi a falta de desenvolvimento em algumas partes, pois o que eu mais queria saber era da vida, juventude e felicidade dos anos passados antes da revolução, mas isso foi muito pouco aprofundado. Além disso achei a faísca do romance principal muito rasa, era um amor adolescente, um primeiro amor, sem razão, apenas uma paixonite a primeira vista, poderia ter desenvolvido mais isso tbm! Porém a parte histórica é retratada com maestria, desde os personagens históricos até os eventos reais com aquele toque fictício!

Quanto ao enredo achei muito interessante a fuga do linear, se tivesse sido linear certamente não seria tão encantador ou dinâmico! Sair da ordem cronológica fez com que ficasse muito interessante, pois vc vai preenchendo as lacunas da história aos poucos e descobrindo mais as motivações e sentimentos dos personagens, o que te leva ao plot twist no final q, apesar de previsível, continua interessante e se torna um marco de uma história bem escrita que deixa as pistas que levam a conclusão sem ser ordinário tentando enganar ou surpreender sem embasamentos!

Por fim, para aqueles que são fãs de história e curtem uma ficção ou romance histórico bem feito esse livro é uma boa aposta, apesar de melancólico ele também consegue ser bonito e otimista, com uma vibe bem ?Era uma vez em Hollywood?!

Recomendo! 4 ??

Ju * 04/08/2023

Uma das melhores leituras
Esse ano fiz a releitura deste livro que é um dos meus preferidos.

É uma obra de ficção histórica, em que viajamos para a Rússia pouco antes da Revolução de 1917 (verídico) e conhecemos Geórgui Jachmenev (fictício) e, depois, a família imperial.

Afinal, a ficção historica faz isso mesmo: mistura elementos verídicos da História com outras coisas ficcionais.

Mas, voltando: como outros livros do autor, a escrita é extremamente sensível e apresenta um drama muito envolvente.

Embora a história comece na década 1910, os capítulos se intercalam entre o ?presente? do protagonista, na década de 1980 e seu momento na Rússia.

Aos poucos, as histórias vão se encontrando e tudo passa a fazer muito mais sentido sobre a vida de Geórgui e Zóia.

A construção desses personagens é de uma sensibilidade imensa. As pessoas são realmente pessoas, sem a utopia de todos serem perfeitos ou os defeitos não serem tão defeituosos assim.

Nós conhecemos Geórgui e vemos atitudes que ele toma que podem ser reprováveis. Mas logo na sequência o autor nos leva a pensar que também somos humanos.

Talvez não agiríamos daquela forma, mas temos ações que nos envergonham, carregamos sentimentos que não são belos.

Por outro lado, Zóia carrega muitos complexos e pensamentos que, olhando de fora, não fazem sentido. Ela se culpa por pessoas que perdeu, acha que quem se aproxima dela irá sofrer.

Talvez nós não pensemos dessa maneira, mas quantas vezes carregamos outras ideias tão falsas quanto?

O Palácio de Inverno apresenta um lado humano da família imperial russa, que foi assassinada para pôr fim à dinastia Romanov.

É claro que eu não sei como o czar, sua esposa e filhos eram, mas na obra tudo faz muito sentido.

O livro de Boyne é sensível ao extremo e mostra o desenrolar de uma vida. Dá pra pensar muita coisa, principalmente que os seres humanos são complexos, com várias camadas de qualidades e defeitos.

Depois dessa releitura, lembrei porque esse é um dos meus livros preferidos - e quem sabe não pode ser o seu também?

Bcoralli 28/10/2023

Não é pra mim.
Não adianta, esse autor não é para mim.
Li quando bem jovenzinha O Menino do Pijama Listrado e gostei, mas depois de mais velha já não me prendeu.
Tentei o garoto no convés e não gostei, pensei que fosse o tema que não me agradou e tentei esse por indicação, mas também não rolou.
Não sei, acho que a escrita não me prende, parece muito simples, os personagens já são bem delimitados e parece que não me surpreende, mas acho que é questão de gosto pq vejo muita gente elogiando, enfim, tente e veja por si mesmo.

Flavia Flavitchia 20/11/2023

Romance histórico
Minha expectativa era maior do que me foi entregue, mas de todo modo foi uma excelente leitura.

Palácio de inverno foi um livro que desejei muito e a escrita do autor não me decepcionou. Como eu não sabia/lembrava da história dos czares e bolcheviques, fui surpreendida e imaginava um outro desenrolar.

Misturar história real com ficção foi uma grande sacada e deu um up, mas para mim, ficou faltando algo.

No geral, adorei a leitura!

Alisson 06/05/2024

É um livro que pode ser cansativo a maior parte do tempo, mas a minha sugestão é: não desista! No final, tudo fará sentido.

Vivi 07/05/2024

Geórgui impediu um atentado contra a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do Czar Nicolau II, que ficou grato e o nomeou como guarda-costas oficial de seu filho Alexei, que seria o próximo czar. Entretanto, com a revolução de 1917, ele acabou fugindo com a caçula do Czar, Zoia para salvá-la dos Bolcheviques.
Uma narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, na Inglaterra e na época dos czares russos.