O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Mariana.Gentil 20/01/2023

Que livro, meus amigos, que livro!
Uma história bem contada, que te leva ao passado e te traz ao presente (do protagonista) de forma fluída. Uma mistura de ficção e dados históricos, que me fez pesquisar sobre os acontecimentos. Me antecipei na pesquisa (não faça isso) e acabei tirando um pouco das surpresas do livro? mas não o fez deixar de ser interessante e envolvente e surpreendente, por que não?

Fer 26/03/2020

Apaixonados pela história da Rússia vão amar, eu amei!
Esse livro é definitivamente um dos melhores que já li, envolve muitos acontecimentos históricos de uma época que definiu muito do que pensamos hoje. É sim uma história de amor, amor pela vida, pela própria história e mostra o amor que é construído aos poucos, um casal com dificuldades reais.
Mas, acima de tudo é um livro sobre superar suas tristezas e seguir em frente, mostra o quanto conflitos mudam as famílias e que é possível sobreviver apesar deles.
Claro, as descrições da vida no palácio, os locais onde se passam a história são um deleite a parte -sempre amei viajar através dos livros-e essa é uma vantagem que esse livro tem, detalhado de uma maneira leve, nos envolve ao ponto de imaginar-se em diversos locais e situações. Já Zoia é uma das minhas personagens favoritas de todos os livros , não tem como admirar a história dela, mesmo que seja uma ficção.

Kety 03/09/2011

O Palácio de Inverno lembra muito Amor em São Petersburgo, do Konsalik, lembra muito mesmo. A queda do regime czarista e a Revolução Russa apesar de serem temas já explorados ao máximo, ainda exercem um grande fascínio nos leitores, acho que o mérito do John Boyne foi não só colocar os personagens diretamente ligados ao centro do poder e participando ativamente dos acontecimentos, mas principalmente deter-se em algo que precede tempo e lugar, o amor e seus obstáculos, e não apenas obstáculos externos, mas focando nas agruras e nas venturas da convivência, de como as pessoas têm de abnegar-se, perdoar, ceder, reconstruir, auxiliar... para viver um grande amor. Tanto O Palácio de Inverbno como Amor em São Petersburgo são ótimos livros.

Kriss 29/01/2012minha estante
Adorei a leitura deste livro por apresentar linguagem de fácil entendimento e retratar todo esse período de Revolução Russa. A história é linda e intrigante. REcomendo

Rosa Daré 24/06/2020

Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família do czar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difíceis da Segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior mesmo que a própria história.

Mariane 14/07/2022

O livro é muito bom e os capítulos alternados no tempo prendem muito a leitura. Recomendo pra quem gosta ou quer saber mais sobre a história dos Romanov. Só não ganhou 5 estrelas porque achei a história fantasiosa demais, algumas cenas são muito forçadas.

Marcela Reis 13/02/2012

Fabuloso
Como fã de romances históricos com uma atmosfera crível, como os de Ken Follet e Phillipa Gregory, sou extremamente crítica em relação a tudo que leio dentro do gênero. Em especial a história das monarquias, que sempre me atraiu, e sempre foi tratada com ênfase na sexualidade, intrigas e fofocas palacianas, excluindo ou minimizando a política e raciocínio.

Não conhecia o autor. Não li o menino do Pijama listrado. Desenvolvi preconceitos acerca dessas obras que se auto proclamam "O Novo Sucesso que vai abalar as estruturas..." e por aí vai. Na minha concepção, seriam todas iguais seguindo uma fórmula idêntica.Encontrei o Palácio de Inverno dignamente escondido em uma prateleira secundária, e a sinopse me interessou, por se tratar da revolução russa e guerras mundiais. Mas a sinopse escondia o melhor de tudo, a sensibilidade absurda que o autor incutiu nas personagens, a credibilidade que conferiu aos personagens históricos.

Ao invés de abusar dos clichês que envolvem a família real russa, Boyne foge deles e constroi uma narrativa surpreendentemente original. Churchill, Rasputin e Nicolau II são meros figurantes de uma linda história de amor, verossímil e sutil.

Não imaginei que encontraria um livro tão sensível, doce e apaixonante. A sinopse não revelava mais do que a temática, e o final, apesar de não ter me surpreendido, me fascinou pela doçura e condução.

Terminei essa obra em um dia apenas.

E me despedi dela com o pesar de quem se despede de um grande amigo.
Ana Ferreira 12/03/2012minha estante
Concordo com cada uma das suas palavras! Bela resenha!

DIRCE 08/07/2012

Corpo e alma
Quando adolescente, assisti ao filme Dr. Jivago(até hoje, não li o livro), e esse filme me marcou muito intensamente. Não daria para ser diferente – um filme maravilhoso: lindas músicas (enfatizando, claro, Tema de Lara) paisagens exuberantes, o apaixonante romance vivenciado pela linda Lara e o lindo Omar Sarif – nãooooooooo - o lindo Yuri (já nem me lembrava mais o nome da personagem do Omar Sharif, tive que pesquisar). Bem o que eu quero dizer, é que esse filme despertou em mim uma paixão por filmes e livros que trazem como cenário a Rússia. Minha paixão era tamanha que, quando eu estava grávida da minha filha, pensei no nome Karina ( por causa de "Anna Karenina" , livro que eu li anos depois de ter assistido ao filme Dr. Jivago)- na hora de registrar minha filhota, optei por outro nome.
A Rússia me fascinava, e ,ao ler "O Palácio de Inverno" , deduzi que ela continua me fascinando até os dias de hoje.
Confesso que , quando assisti "Dr. Jivago" e li "Anna Karenina", pouco ou nada sabia sobre os aspectos históricos da Rússia , hoje, com certeza, sei pouco, mas o bastante para afirmar que "O Palácio de Inverno" é um livro onde há um casamento, hã, hã... há muito mais que um casamento: há um junção entre o corpo e a alma, onde ( no meu entendimento) o corpo é a ficção, e a alma é parte histórica da Rússia Czarista - mais precisamente no período em que Nicolau II foi o imperador.
Sobre os desígnios e mitos que envolve a última Dinastia Romanov, John Boyne cria, com genialidade, um romance recheado de mistério, de beleza, de luxo, de dores – dor da perda, dor do trauma, dor do medo.
Um romance que acompanha, de modo não linear, a vida de Geórgui ( o narrador) desde menino, quando ainda vivia com sua família ( na pobreza) em Cáchin, até que um involuntário ato de bravura o leva ao Palácio de Inverno, em São Petersburgo, ocasião em conhece Anastácia por quem ele passa a nutrir um amor tenaz que perdura até a sua velhice.
Sem dúvida, quando John Boyne escreveu " O Palácio de Inverno", quis presentear seus leitores ( apaixonados ou não pela Rússia) com um romance digno de 5 estrelas.

Thais 01/07/2021

É um livro muito bom, mas não esperava menos de John Boyne.

Apesar do final não ter sido uma surpresa, o modo como ele escreve o livro te deixa sempre curioso, já que ele cita fatos, mas só conta como realmente aconteceu várias página depois.

Recomendo!

Magda 24/10/2021

Leitura agradável, o autor consegue nos levar a épocas diferentes como se fosse o nosso pensamento viajando no tempo. Um romance lindo sem ser meloso, com personagens tão reais q conseguimos acreditar q está narrando um acontecimento e não uma obra de ficção.

Elisama.Godinho 18/11/2021

Lindo
Que livro lindo e história emocionante.
Você fica até quase o final do livro imaginando o que vai ser das histórias pararelas e que final maravilhoso John Boyne deu a ele.
Eu gostei demais da leitura e recomendo.

fabio.orlandini 10/06/2023

Lindo
Esse foi meu primeiro contato com o escritor. Ele escreve com uma linguagem simples, entretanto muito bem elaborado. O livro é narrado em primeira pessoa e cheio de flashbacks não necessariamente em ordem cronológica. Adorei ver a história dos Romanov sob a perspectiva de um russo do povo, que pode analisar com olhos diferentes todos os acontecimentos que levaram ao fim do czarismo na Rússia. Um lindo livro, emocionante e cheio de surpresas

brina.sa 26/02/2022

em minha primeira leitura de John Boyne, me senti extremamente extasiada. é uma leitura fluída, mas ao mesmo tempo com seus pesos. sou amante da história Russa, então por vezes tive que parar e respirar.
o livro é perfeito

Ester 02/03/2013

Uma leitura sem igual
Não sei o que dizer...Quais palavras.Esse livro é demais.Apesar de tantos conflitos,tantas lágrimas, tristeza, fugas,Geórgui e Zoia sempre estiveram lá um pelo outro.Zoia com seus segredos e cicatrizes que nunca chegaram a calcificar.Geórgui com seu imenso amor e lealdade(não só por ela mas pelo Czar e pelo pequeno Alexei) sempre ali.
Uma história cativante que só John sabe produzir.Sou a partir de hoje mais do que já era, sua fã.O enredo dos conflitos, as guerras, os acordos, a percepção da Guerra de um modo que ninguém vê, só aqueles que vivem sabem como é. Nem sei se estou falando bobagens, me desculpem se estiver,mas ainda não recobrei meus sentidos depois de ler e me apaixonar por Palácio de Inverno.Só sei que... Todos deveriam ler esse livro. E sei, tenho completo conhecimento que não estou obedecendo nenhuma regra que se diz respeito a como redigir uma resenha.Só precisava falar um pouco do que senti e do que estou sentido ao ler essa obra maravilhosa.