Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Matheus Luckas 09/02/2023

Viva o SUS
Essa leitura é essencial, especialmente, pra todos os profissionais de saúde, na tentativa de construção de uma atenção integral à saúde que seja atenta, afetuosa e revolucionária. Cuidar é transformador e perceber o papel de cada um, como um trabalho de formiguinha pra construir um mundo melhor a partir da vida dos pacientes é fundamental. Que bela e emocionante obra.

Aline 01/02/2023

Para todo estudante de medicina
Terminei minha primeira leitura de 2023.
Não poderia ter escolhido melhor
Chorei do começo ao fim e me lembrei de todos os motivos que me fizeram querer medicina

Uma leitura pra ser revisitada de tempos em tempos pra reaflorar a humanidade que o tecnicismo da faculdade me tira.

Julia.Harumi 29/01/2023

PROTEJA O SUS
Esse livro é essencial para estudantes de medicina. Mostra o contato não com o paciente, mas com a alma por trás de cada um. Mostra a sensibilidade que essa profissão requer, e que na maioria das vezes nos falta.

Me senti orgulhosa por ter dentro de mim essa visão e empatia mostradas pela autora Julia (mal de nome rs), por vezes acreditei não pertencer à área médica pois sinto a dor e sofro junto com cada paciente que me toca (e o "bonito" no meio médico é ser o mais direto, rapido e produtivo, deixando a desejar no quesito de humanidade e respeito).

Mostrou também a importância do SUS para nosso país tão desigual, garantindo um acesso universal a saúde a todos. Os centros de saúde são refugios, onde as pessoas que as vezes não tem absolutamente nada, encontram o conforto e atenção que precisam.

A SAUDE É UM DIREITO DE TODOS E UM DEVER DO ESTADO!!!!!!!!!

Iza Santos 27/01/2023

Quanta sensibilidade da Júlia, que profissional comprometida.
Que o sentido de saúde em sua integralidade seja respeitado por todo e QQ profissional de saúde.

jordana 23/01/2023

Pacientes que curam
Achei um livro ótimo, necessário e verdadeiro. Gostei da escritora, a maneira como ela contou as coisas e como dividiu as histórias. Porém, não gosto muito de ?crônicas?.

Mari 20/01/2023

Por mais pessoas que cuidem do SUS como a Júlia cuida ??
Na minha infância e adolescência fui uma leitora ávida - cultivar o hábito da leitura sempre foi algo que a minha mãe estimulou. Mas depois que entrei na faculdade de Medicina, o imenso volume de conteúdo a ser estudado acabou fazendo com que eu deixasse a leitura de lado. Agora já formada, não poderia ter escolhido livro melhor pra retomar esse hábito.

Extremamente fácil de ler, com uma narrativa costurada por inúmeras histórias de pacientes dos mais variados. Não só histórias boas, mas para quem é médico, de um raciocínio clínico de invejar e também cheio de aprendizados pra minha própria prática. Júlia, se eu for 1/3 da médica que você é, já vou ser muito feliz!

Eu sei (e como sei) que o SUS pode ser bem difícil. Profissionais que não estão nem aí pros pacientes, muitas vezes com evidente tocação de serviço, sem se importar com a pessoa por trás da doença. Procedimentos e exames que demoram a serem realizados. Mas me enche de esperança ver que sim, tem profissionais como a Júlia que realmente se importam! E que cuidam do SUS com o zelo que ele merece, que a população merece!

Encantador. Com certeza lerei novamente ?

Gabs 18/01/2023

Esse livro é tudo
Cada história, cada crítica, cada demonstração de interesse genuínoe respeito por todas as vidas, me fazem ter esperança num futuro em que a medicina humanizada será a regra e não a exceção.

Ana 16/01/2023

Achei que o conteúdo do livro seria diferente do que encontrei. Apesar de, como estudante de enfermagem, adorar as histórias que são contadas aqui, achei que essas seriam abordadas de jeitos diferentes para os leitores.

Fefa 14/01/2023

Com certeza vou ler de novo durante o curso e durante a minha vida. Livro forte e impactante, mostra a medicina além da medicina. Cuidar vai muito além do físico e enfrenta obstáculos gigantescos e revoltantes.

Beatriz 12/01/2023

Vários relatos de uma médica e seus pacientes. Evidenciando a necessidade da atenção básica e da humanização do tratamento médico. As vezes o indivíduo só precisa de alguém para escuta-lo realmente.

Karol @karolinereads 11/01/2023

Um livro para ser lido e relido
Esse livro é um lembrete de 304 páginas sobre como a medicina, além de baseada em evidências, precisa ser baseada em empatia, escuta e acolhimento. Perfeito, tocante e real.
Se eu me tornar 1/3 da médica que Júlia Rocha é, eu já estou feliz. Que exemplo de profissional e humanidade!

Julia.Mota 09/01/2023

Todo mundo deveria ler esse livro, simplesmente maravilhoso.

A autora trata com cuidado o cada de cada paciente retratado no livro, além de mostrar a desigualdade e a negligência que acontece com a população carente e negra do país.

Adorei ler o livro, muito sensível, educativo, político e necessário. Além de ser uma leitura fácil e fluida.

amandsmp 04/01/2023

?Cuidado é singular. Assim como as pessoas também são?

?Não se trata machismo com antidepressivo. Não é efetivo. Não funciona?

?As pessoas que mais precisam de recursos em saúde são as que menos recebem?

?Na lista de prioridades de Glória, sobreviver ao marido e à falta de recursos vem antes da insulina?

?Era só ligar os pontos! Mas para ligar os pontos é preciso conhecer os pontos. Tem que ouvir, tem que ver, tem que escutar e enxergar?

?Ser médica é um grande privilégio, mas também é uma grande responsabilidade?

Um livro para levar para a vida!!!

Vit 31/12/2022

Sinceramente, muito bom. Não há um defeito nesse livro só que ele acaba. As histórias são simplesmente incríveis e te deixam tão vulneráveis vendo a realidade dos pacientes. Achei bem envolvente querendo saber cada relato, sou um pouco suspeita para falar por conta da faculdade que estou fazendo, mas mostrando algumas partes pra minha mãe que é professora, a reação foi a mesma. É isso.

Myllena 30/12/2022

Sofrimento e esperança
A autora retrata com delicadeza o cotidiano de milhares de brasileiros que sofrem com o racismo, a miséria, o machismo, a falta de educação e segurança... São histórias que me tocaram e me fizeram desejar ainda mais um futuro de igualdade para nossa sociedade tão sofrida. A revolta, já sentida por nós nesse cenário político atual, cresce ainda mais por presenciar o privilégio dos ricos e o empobrecimento da população carente.
Que num futuro próximo todos tenham acesso a saúde de qualidade e conheçam mais médicas como Júlia Rocha, para que assim, suas vidas sejam transformadas!
VIVA O SUS!