Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Tamara Mendes 04/05/2023

Humanizar!
Julia Rocha é médica, escritora, mãe, mineira entre vários outros atributos. As crônicas presentes nesse livro são emocionantes, são várias famílias que no contesto social sofre as mazelas da vida, são mulheres que por várias gerações sofrem agressões dos familiares, dos companheiros e que com uma conversa, uma escuta ativa elas se libertam dessas amarras impostas pela sociedade e percebem que o que estão vivendo não é normal, que colocar a mulher como louca e a base de remédios não é a solução, são mães, pais, filhos, irmão que nem sempre precisam de medicamentos, mas sim um acompanhamento de profissionais dedicados e competentes na área de atuação. Eu como profissional da saúde acredito que é uma leitura para despertar a empatia, que mesmo na rotina exaustiva perceber que cinco minutos de atenção você consegue ajudar uma pessoa que há anos procura ajuda e sem solução. É um livro com histórias lindas que aquece a alma.

AmandaRabelom 30/04/2023

Achei os relatos muito necessários, e mostram uma visão que os profissionais da saúde deveriam ter. É uma leitura que deve ser feita aos poucos, pois o tom pode "enjoar" digamos assim, então ler cada história e tirar o que tem para tirar em cada uma

Tai 29/04/2023

E esse livro prova que não tem como não se apaixonar pela Medicina de Família e Comunidade. Recomendo esse livro principalmente se você for da área da saúde. A autora traz com sensibilidade temas e situações delicadas, mas que em muitas regiões é a realidade mais comum, e que acaba muitas vezes passando despercebido devido a estarmos presos a uma bolha de privilégios

Maria 28/04/2023

Amei!
O livro é de leitura simples e fácil, muito gostoso de ler e faz com que o leitor entenda como é difícil a situação das pessoas que usam e dependem do sus.
júlia faz com que a gente veja a medicina com mais humanidade ainda e mostra o valor da especialização q ela fez e do próprio sus.

Amanda Ladislao 17/04/2023

Pacientes que curam, compaixão cura.
Nesse livro, a médica da família, Júlia Rocha, que trabalha pelo SUS, em centros de saúde, conta a história de vários pacientes de regiões de periferia de Belo Horizonte.
Nele ela fala de como o preconceito, a discriminação, a desigualdade, a exploração, o assédio, o abuso e as várias violências existentes, afetam a saúde da população, principalmente da mais carente e vulnerável.
Os médicos precisam olhar para essas pessoas com mais humanidade. Saber ouvi-las.
Eu como médica veterinária, sempre falo com meus estagiários: converse com o tutor, escute seu relato. 95% dois seus diagnósticos saíram dessas conversas.
E não e diferente da medicina humana. Escute o paciente, preste atenção no que ele tem a dizer. Ele para a sua cor, mas olhe para sua alma. Esqueça um pouco o peso, o sexo e afins.

Nik 17/04/2023

Essencial
Esse livro foi escrito pela doutora Júlia Rocha, ela é médica de família e nesse livro ela relata em crônicas situações com pacientes de todos os tipos. Histórias que nos emocionam, nos fazem refletir e que nos tiram da ignorância e insensibilidade. Ela trouxe em cada relato a face da pobreza, das mazelas sociais, do racismo, do machismo, da violência doméstica, da luta em colocar comida na mesa e sustentar uma vida de dores, doenças, precariedades e lutas. Indico demais, livro essencial!!!!??

Jaque.Medeiros 20/03/2023

O SUS salva vidas!
Livro traz vários relatos de pacientes por trás de suas doenças, muitas delas emocionantes e pesadas.

Ótimo livro, recomendo. Me despertou a vontade de voltar a ler, o que havia parado há algum tempo.

Lara141 19/03/2023

Comecei achando a autora extremamente egocêntrica. Do meio para o final, continuei com a mesma opinião, mas passei a enxergar? as histórias dos pacientes com outros olhos.

Luiza2527 08/03/2023

Pacientes que Curam
Recomendo muito, pessoal! Sou bastante adepta das crônicas. Acho que esses pequenos textos passam muito em tão poucas palavras. Não foi diferente aqui. Acho que a autora reflete muito bem sobre questões relacionadas a pobreza, desinformação, violência, atendimento humanizado, dentre outras coisa. Achei bastante importante dentro dessa perspectiva de refletir sobre ser HUMANO. Considero uma leitura bastante válida, sendo super rapidinha de ser feita e que, com certeza, não se limita aos que trabalham como saúde. Enxergar o ser humano em sua complexidade deve ser feito em todo e qualquer ambiente.

Ana Caturelli 24/02/2023

Todo médico devia ler
Um livro muito inspirador, onde a Dra. Júlia relata suas consultas aos pacientes do sistema único de saúde - SUS, pessoas pobres, perifericas e muitas vezes vítimas de racismo.
Um atendimento humanizado e inspirador.

Nathalia.Brito 21/02/2023

Incrível!
Livro simplesmente maravilhoso, vários relatos tocantes e cada caso tem uma reflexão necessária, um livro para ser digerido em doses, pois em alguns momentos fica bem pesado, eu amei, indico muitooo e acho que todos deveriam ler??

Raissa Carolina 19/02/2023

Maravilhoso!
Um livro sensível e delicado cheio de histórias bonitas, tristes, emocionantes e reais! Um passeio por uma pequena parte desse país tão desigual e aos mesmo tempo uma série de motivos para agradecermos a existência do SUS. No fim, uma verdade que trago comigo se confirma: não dá para falar de saúde onde impera a pobreza, o machismo, o racismo e o descaso... Vamos em frente! Não é um livro sobre desistir, mas sobre ampliar o olhar, se munir de esperança e avançar.

Francielle 13/02/2023

Por mais profissionais como Julia
Esse livro é simplesmente maravilhoso.

O olhar da autora para além da doença e sim para a vida de seus paciente permitindo um diagnóstico verdadeiro é de tirar o fôlego. Um dos pontos altos do livro também são as críticas políticas e sociais, evidenciadas durante o raciocínio clínico, como um dos motivos pelos quais o paciente se encontra ali.

Todas as histórias contadas no livro nos tocam de alguma forma, e nos mostram como de profissionais capacitados e interessados em ouvir podem transformar vidas a longo prazo.

É emocionante.

tassy 11/02/2023

Viva o sus e os profissionais que teimam em mudar o mundo!
Essa leitura representou muito do que eu acredito sobre o papel dos profissionais de saúde, e o quanto profissionais interessados, capacitados e com elevada consciência política e social fazem a diferença na vida das pessoas que dependem dessa assistência para viver e/ou sobreviver. Júlia Rocha, você nos ensina que atuar profissionalmente com humanidade, ética e amor é um dos caminhos mais possíveis para se realizar como pessoa e, ao menos tentar, melhorar a vida de indivíduos reais... Além disso, acredito que esse livro seja indicado não só para pessoas que desejam atuar na área da saúde, como também entender a importância de estudar mais, conhecer mais, ler mais e aliar tudo isso a escuta atenta, ao olhar empático para o outro e a acolhida sincera que despensa status. Para fechar, como você mesma diz: ?é um livro para pessoas que sentem muito pelas injustiças sociais e que teimam em mudar o mundo?.