Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Giovanaacampos 06/07/2023

Essa resenha aqui vou escrever até com certo receio, mas não tive conexão alguma e temo em dizer que de alguma forma gostei do livro.
Foi muito difícil conseguir terminar essa leitura. Eu não sou da área da saúde e talvez isso justifique minha falta de apego aos relatos, mas apesar da sensibilidade da autora em contar seus relatos de atendimento e seu cotidiano, eu vi diversas vezes os tratamentos sendo colocados de formas “idealizadas”.. tudo ali se resolve com facilidade, com uma cesta básica, com uma troca de conversa e, convenhamos, na vida real o buraco é bem mais embaixo.
Me incomodou bastante, também, que a cada 3 histórias, duas ela estava militando sobre raça/feminismo/machismo, e nem tudo é sobre isso. Muitas vezes a gente problematiza demais algo simples e eu senti isso na leitura.
Enfim, não é ruim, ela escreve bem, é sensível.. mas não sei se eu leria algo no mesmo sentido no futuro.

Sylvia 29/06/2023

Quanta sensibilidade em um livro!!

Como é duro saber a realidade de uma enorme, gigante parcela da população, quanta tristeza, crueldade.

Mas como é bom saber que a humanidade persiste!

Lindo livro!

Ellenzita ð 29/06/2023

As vezes os pacientes também curam.
Cara eu tinha algumas expectativas pra esse livro, embora não soubesse de como seria a escrita dele eu esperava aprender um pouco mais sobre o cotidiano e as histórias de uma médica do SUS, confesso que o meu objetivo inicial era me preparar com a realidade dela de médica, coisa que espero eu será a minha realidade futura...
Esse livro, entretanto, me surpreendeu demais!

Sua escrita é formada por histórias de pacientes que a Júlia atendeu durante a vida e cara tudo que passava na minha cabeça enquanto eu lia era o quanto sou privilegiada e o tanto de situações que bem sequer passavam pela minha cabeça são uma realidade diária na vida de milhares de brasileiros. Fui levada a questionar-me se "pode I subalterno falar" e a refletir acerca da importância de dá voz a essas pessoas!

Cada história é uma história, não dá pra julgar sem conhecer o que o outro passa, as vezes o melhor que podemos oferecer é um ouvido disposto a escutar o outro. Aos futuros médicos, aos atuais médicos e a todo ser humano que ainda possui o mínimo de humanidade: leia esse livro, você vai se apaixonar!

Cecilia Climério 22/06/2023

Gostei!
Adoro livros que mostrem a perspectiva e realidade dos profissionais de saúde no Brasil, vi na autora alguém em quem me espelhar como futura profissional da saúde. Não é fácil lidar com as diversas adversidades que existem no Brasil, não é fácil lidar com a fome, a violência, o abandono e a doença em suas formas mais crua. Mas com o SUS e com fé, coragem, formação é muito AMOR seguimos caminhando abrindo espaços para pessoas que necessitam de acolhimento.

Millanni 06/06/2023

Esse livro eu leria em um dia, mas ele é emocionante demais pra se ler de uma vez, então eu parcelei kkkkk. Eu nem gosto de fazer resenha de livro, mas esse eu nao poderia deixar de falar. Acho que não sou capaz de descrever o quão necessário é esse livro, trazendo pessoas reais e nao personagens, falando da realidade que essas pessoas enfrentam, mostrando que nem todo mundo é privilegiado! Eu fico fascinada com o olhar que Júlia tem sobre o outro, esse livro fez eu me emocionar várias vezes e como estudante de enfermagem, me fez querer ser uma profissional como Júlia é, além de fazer eu querer ter uma médica como ela na minha equipe e também ser atendida por profissionais assim (acho que todo mundo queria). Enfim, esse livro é maravilhoso e agora eu sou uma fã. Obrigada, Júlia, por dividir um pouquinho dos seus pacientes nesse livro e por ser a profissional que você é!

cecilivros 05/06/2023

O livro que cura
Impossível ser a mesma pessoa que eu era antes de ler este livro. Não consigo imaginar jeitos melhores para relatar histórias tão singulares dos pacientes, que humanidade! Meu sonho é um dia ser pelo menos 10% da profissional que a Júlia Rocha é, independente do caminho que eu seguir. Foi uma lição gigante sobre o (verdadeiro) feminismo, racismo, exploração e aceitação, eu que já esperava muito desse livro, me surpreendi com a qualidade. Já conhecia (admirava, melhor dizendo) a Dra Júlia como política, mas agora sou obcecada pela pessoa que ela é. Tenho muito a aprender ainda sobre a vida, mas agora sinto que sou pelo menos um pouquinho melhor do que eu era. Obrigada Júlia
cecilivros 05/06/2023minha estante
aí você transcendeu amigão KDJMAIDNAIDMSKD foi muito bom

Jos_ecury 05/06/2023minha estante
Foi não, fiquei timido e tirei, dsclp.

Fabricio268 04/06/2023

Flores a enfeitar o caminho
Um livro sobre empatia. Uma leitura transformadora. Impossível sair indiferente após conhecer todas as histórias reais vivenciadas pela Dra. Julia.
Tudo que ela narra sobre seus pacientes, suas pequenas alegrias e enormes sofrimentos, acontece diariamente em todo lugar e a toda hora. Só precisamos estar mais atentos para enxergar e agir.
A sociedade é injusta. Nossa cultura educacional é injusta. O país que vivemos é injusto.
A livro da doutora Julia é de uma importância sem limites. Seu livro deve ser lido por todos.
Quem sabe um dia eu não terei a honra e felicidade de agradecer pessoalmente a Dra. Julia por tudo que ela me ensinou.

Noah 03/06/2023

Muito bom.
É um livro sensível que vai te fazer chorar, sorrir, refletir... uma leitura ótima pra quem é e também pra quem não é da área da saúde.
Júlia nos mostra como um atendimento humanizado é essencial.

Mariana.Nicolau 03/06/2023

Muito além de medicina
Esse livro é sobre cuidar, amar, humanizar as pessoas. Que honra ter a oportunidade de ler um livro de uma médica tão potente, inspiradora e humana. Amei muito.

Esse semestre um dos meus estágios favoritos é o da atenção primária, principalmente pelo meu preceptor. Que sorte é encontrar profissionais que estão dispostos a pegar na nossa mão e nos ensinar uma parte do mundo de conhecimentos que eles carregam dentro de si. Sou grata demais.

As minhas certezas no caminho da medicina sempre vem com um sorriso de gratidão, um ?muito obrigada, fiquem com Deus?, um olhar de entendimento, um gesto de concordância com a cabeça pra mostrar que estão entendendo. Não há nada mais especial do que fazer uma orientação certa pra um paciente, eles merecem tudo de melhor que pudermos dar pra eles.

Obrigada, Júlia Rocha ??

Paulinha 28/05/2023

O livro traz várias histórias de pacientes que a Dra Julia atende tanto em pronto socorro quanto em unidade básica de saúde.

Traz o sofrimento exposto sem bandagens, a luta que é simplesmente sobreviver.

Expõe que o adoecimento tem cor e classe social.

Aborda racismo, machismo e preconceito.

Super recomendo. Para todo mundo.
Leia.
LEIA.

Agatha 23/05/2023

Okay.
Sou uma estudante de medicina no 6° ano de uma universidade pública que pretende ser Médica da Família. Ou seja, esse tema já faz muito parte do meu cotidiano, e gosto muito dele Entretanto, não consegui me envolver nos relatos da autora. Acho que ela escreveu tudo de forma muito idealizada, como se os problemas se resolvessem facilmente demais, quase de forma mágica. O livro deveria ser, a meu ver, sobre os pacientes que curam, não os pacientes que são curados. Além disso, sempre me tirava muito da imersão quando ela escrevia absolutamente tudo na norma padrão e culta da língua, quando deveria estar retratando situações do cotidiano. Ainda assim, consegui aproveitar um pouco a leitura, tendo um gostinho do que é a Medicina da Familia e da Comunidade. Me fez ficar animada para o meu futiro como profissional, e o que eu posso oferecer de volta à sociedade. E viva o SUS!!!

agostiniaziul 18/05/2023

Essencial para profissionais da saúde
Independente de qual área da saúde o profissional esteja, esse livro é um lembrete de que os pacientes são muito mais do que seus diagnósticos e a receita com medicamentos e tratamentos que irão "resolver" o problema.

Não existe doença que seja só física, os sintomas são atravessados pela subjetividade e pela história daquele sujeito, além das marcas sociais, raciais, de gênero, sexualidade e classe.

A autora conseguiu deixar isso muito evidente nos relatos que escreveu.

É essencial que profissionais da saúde tenham escuta ativa e sejam empáticos ao lidar com o sofrimento humano. Aquele paciente é uma pessoa complexa, não só o diagnóstico.

Muitas vezes as questões que mais precisam de atenção não são as fisiológicas, essas são só consequências.

Essa leitura foi maravilhosa e já indiquei esse livro para duas pessoas, mesmo antes de ter terminado de ler.
Yasmin 21/05/2023minha estante
Obrigada pela resenha ?

Dani 15/05/2023

Como sou da área da saúde esse livro contribuiu para eu repensar minhas atitudes e relações principalmente frente aos meus pacientes e, por que não, frete a todos os outros e a mim mesma.
Nayara262 15/05/2023minha estante
Tenho vontade de ler.

Carla681 06/05/2023

Um passeio pelo SUS
Um livro lindo, que demostra o dia a dia de uma médica que trabalha no sus é que escolheu ser médica da família e cuidar daqueles que mais precisam. Cada capítulo traz uma realidade, uma experiência maravilhosa que mostra a importância e a beleza do trabalho dos médicos pelo sus.

Danielle.Nardez 05/05/2023

Excelente !
Livro necessário pra quem trabalha no SUS e mais ainda pra quem não conhece nada sobre nosso sistema de saúde .. histórias marcantes e reveladoras de realidades duras e sofridas das nossas populações e como o afeto e à disponibilidade dos profissionais de saúde podem fazer grande diferença .
Recomendo !