Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Viviane Fontes 22/09/2023

Um livro repleto de histórias que só são possíveis de serem vistas, dentro da rede de atenção primária à saúde! Um livro encantador!

Tan 07/09/2023

Trás muitas vivências e reflexões importantes.
Um trabalho humanizado, sensível.
Emoção em cada página.

Parabéns, Júlia

Bia 24/08/2023

Melhor livro do ano!
Eu como futura profissional da saúde amei esse livro com todas as minhas forças! O mundo precisa de mais profissionais como essa médica maravilhosa.

Quel 24/08/2023

Não me arrependo de ter comprado esse livro, perfeito, cada história uma emoção, é o tipo de livro que você nunca cansa de ler, histórias incríveis que mostram o lado humano e motivos que as vezes nem percebemos. Sim eu compraria sem dúvida outros livros da autora.

Edu Skywalker 23/08/2023

Superficial
Pacientes que curam tem um prefácio escrito com uma sutileza inigualável. As palavras de Júlia Rocha sobre sua profissão e sua maneira de enxergar a medicina nos enchem os olhos e criam uma ansiedade para conhecer as 74 histórias que compõem o livro.

O primeiro terço do livro é realmente muito bom, vemos a forma como Julia trata seus pacientes de maneira humanizada e tentando sempre ser mais que uma médica, uma amiga, talvez. Com sua maneira de lidar com a profissão, ela nos passa mensagens fortes com frases de impacto muito bem colocadas em momentos chave para nos dar um tapa na cara sobre como a realidade da classe baixa é cruel e muito longe da vida de quem é classe média.
Infelizmente, o resto do livro não funcionou para mim. Contos que perdem a sutileza dos primeiros e acabam literalmente te dizendo sobre o que eles estão falando, o livro passa a se resumir a capítulos e capítulos de situações muito semelhantes: mulher sendo reprimida pela sociedade; paciente negro e pobre sem o mínimo de amparo social que foi mal atendido por outro médico; uma consulta para resolver um problema que não é propriamente biológico. Está aí um resumo breve do que se trata 80% dos capítulos no resto do livro, mas, veja bem, esses tópicos são sim importantes de se comentar, o problema é a forma nem um pouco sutil de aborda-los, é como ler uma entrevista, parece que a Júlia simplesmente perdeu seu senso poético, tudo se torna raso e repetitivo. Apesar disso, ainda há alguns contos interessantes, com ênfase no número 67: "Para que serve ser médica?" Onde o cenário é um acidente de trânsito.

No fim, Pacientes que curam é um livro com mensagens importantes, porém muitas são passadas sem uma linguagem muito cativantes e acabam sendo um grande: "olha como esse problema é grave, olha o tanto de pobre que sofre, mulher sofre, preto sofre, homem branco é ruim" e isso, ao meus ver é reflexo de uma escrita pobre, o livro passa a ser: moralismo para idiotas.

Para fechar gostaria de exemplificar um dos diálogos mais pesados desse livro:

"Você tá se alimentando, Norma? Tô te achando tão magrinha!"

"Tô. Tô comendo."

?Será que está sendo suficiente?"

"Eu como pelo menos um tanto que dá pro bebê crescer...".

Bebel.Aroeira 20/08/2023

Um relato emocionante e sensível sobre as dores e delícias dd ser médica de saúde e profissional do SUS. Recomendo para todos os profissionais da saúde!

Gabi 20/08/2023

O livro conta a vida de uma médica que trabalha no sus e cada capítulo relata uma consulta com um paciente seu. Ao decorrer dos relatos, percebemos a desigualdade, o preconceito e a miséria que muitas pessoas sofrem no Brasil.

Leticia2513 14/08/2023

Uma medicina humanizada
O que deveria ser a regra é exceção. nesse livro acompanhamos uma médica do sus que vê seus pacientes, enxerga neles suas histórias e as cicatrizes da desigualdade. pelo próprio relato, vemos que ela é e sempre foi privilegiada, mas que sua visão de mundo mudou, e ainda bem. que mais médicos se inspirem nesse modelo

Indig0at 08/08/2023

Necessário, inspirador e emocionante.
Leitura indispensável sobretudo para nós, estudantes da saúde e profissionais da área. A abordagem dos casos centrada na realidade socioeconômica dos indivíduos envolvidos proporciona uma noção importante do conceito de saúde. Como estudante, o livro foi um farol de empatia e ética médica.

letisssa 02/08/2023

Empatia
Julia Rocha traz em sua escrita um cuidado imenso com aqueles que compartilha a história. Trata o pobre não como objeto de estudo mas como protagonista, o mesmo que merece uma saúde pública de qualidade e atendimento humanizado. Em meio às histórias, discute questões de gênero, classe e sexualidade que a saúde pública insiste em virar as costas. Diria que Julia é mais uma personalidade importantíssima no desenvolvimento social do Brasil, e aguardo por mais de seus escritos.

D3mi 25/07/2023

Pacientes que curam
Já entrou na minha lista dos meus livros favoritos desse ano. Em cada diálogo nos faz refletir sobre ter um olhar mais empático e menos arrogante sobre os problemas alheios.
Não é só ouvir, tem que compreender também.
Cada capítulo enchia meus olhos de lágrimas ou deixava meu coração quentinho.
Me sinto muito feliz por ter tido o prazer de ler e ter achado esse livro.
Doutora Julia, me inspira a ser um ser humano melhor e são dessas pessoas que eu gosto.

Paula1882 24/07/2023

Quem dera se a maioria dos médicos fossem como a Julia!

Acredito que se o livro fosse apenas narrado, sem descrição de diálogos seria melhor porque alguns diálogos acabam soando estranhos. E também seria melhor se fossem menos histórias com mais aprofundamento, mas compreendo as limitações.

Michelli.Krelling 16/07/2023

Pacientes que curam
Ao ler o livro de Júlia Rocha, me sinto assistindo a um episódio de Sobre Pressão, série de um streaming. As histórias curtas mas repletas de sentimentos e a triste realidade dos muitos pacientes que passaram pelo atendimento desta médica.

mafesc 12/07/2023

Eu gostei muito
Gostei de mais da leitura e a considerei como um aprendizado para a minha vida e para a minha futura carreira como médica. Mas acho que criei muitas expectativas com o livro e acabei me decepcionando um pouquinho. Chorei, ri, refleti muito e acho que, com toda certeza, esse livro acrescentou muito na minha vida!