O dia em que você chegou Nana Pauvolih
Nana Pauvolih

Resenhas - O Dia em que Você Chegou

Ines 16/06/2019

Eu amei! Que estória linda!
Começo dizendo que essa estória é linda demais!
Me encantei pela Angelina e pelo Valentim.
Dois personagens lindos, fortes e encantadores.
Como sempre a Nana arrasou!
Amei o desenvolvimento dos personagens e principalmente a melhora da Angelina!
Além disso, foi lindo demais rever dois personagens queridos de uma outra estória da Nana. Já adianto que é de um violoncelista lindo e querido por todas as nanetes!
Gostei também da Madalena! Só desejo de coração um conto dela, Nana (por favor)!
E por fim, amei de coração o final da Angelina e do Valentim! Eles mereceram muito.
Obrigada por essa estória, Nana. Aguardei ela por tanto tempo e amei cada parte dela.
Muito obrigada!

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa do Clube! Recebi do Clube do Farol esse livro e, como já conhecia a escrita da autora, imaginei saber o que esperar, mas a surpresa foi tão incrível que, sinceramente, só posso agradecer por essa leitura e, claro, compartilhar um pouco dela com você, porque se tornou meu favorito de todos que li da autora.

Logo no começo vamos conhecer uma Angelina que levava uma vida feliz com o namorado, Adriano, com quem morava. Os dois se entendiam em todos os aspectos e tudo estava perfeito. Mas, com o tempo, o que nunca havia atrapalhado o casal passou a ser um problema: as constantes crises causadas pela artrite reumatoide que acompanhava Angelina desde um episódio traumático na infância.

Trabalhando em um escritório de advocacia, Adriano não tinha uma companheira que o acompanhasse nas constantes saídas com os colegas de trabalho. E a vida sexual também já não estava mais agradando. Depois de uma briga, os dois se separam e Angelina vai morar com Manu e Lina, sua amiga de infância, quase uma irmã.

Os verbos no passado vão entregando que estamos lendo algo do passado e que não vai acabar “bem”. Assim vamos conhecendo a história de Angelina contada por ela, até o momento em que ela conhece Valentim, que passa a dividir a narrativa em capítulos intercalados. Então, teremos uma história narrada em primeira pessoa, com dois pontos de vista distintos.

A trama tem a pegada da autora, te pega de um jeito que é impossível ignorar. Quando não está lendo, a história fica no limiar da consciência te lembrando que precisa continuar a leitura! Com uma personagem sofrendo de uma doença autoimune, vamos acompanhando a vida com Manu e Lina. “Boates”, bares e reuniões entre amigos, comuns na vida de qualquer jovem solteira, estão longe de fazer parte da rotina de Angelina. Os dias se resumem às traduções que faz para uma editora, às séries que assiste na televisão e às sessões de fisioterapia. Isso até conhecer Valentim durante uma (rara) saída para comemorar o aniversário de Lina.

Toda a história é muito forte e mostra que a autora fez uma extensa e também cuidadosa pesquisa não apenas da doença, mas também da vida de quem tem a mesma. O cuidado desde quando a personagem está em pé para a escolha de um vestido, até o modo em que ela se porta em público é nítido, sem que isso seja algo professoral na trama. Pelo contrário, ocorre de forma sutil e que deixa a história com uma riqueza de conteúdo maravilhosa.

Angelina teria tudo para ser uma personagem extremamente chata, cansativa e passa longe disso de todas as formas, uma personagem secundária ilustra bem o que quero dizer com isso, apesar de ela acabar por nos arrancar deliciosas gargalhadas. Mas Valentim, sem dúvidas, vai arrancar suspiros das leitoras, desde o minuto que ele entra em cena.

Um cara que tinha tudo para ser um poço de convencimento e futilidade: personal trainer bem-sucedido, filho de pais milionários, muito bonito e sensual. Entendeu o que quis dizer né? Pois, bem! Mesmo sendo o sonho de nove entre dez garotas, só tinha olhos para Angelina. E quem vai lendo a história só consegue se encantar com ele, não por ser perfeito, mas por todas as qualidades que formam um todo.

A leitura é do tipo “não quero e não consigo parar de ler”. Eu me encantei e posso dizer que em nenhum momento deixou de ser uma leitura fluida ou se tornou cansativa, longe disso. Apesar de ser simples, a complexidade da vida deixa o texto delicioso e algumas surpresas ao longo da história deixam momentos marcantes na trama. As descrições são precisas para criar a cena na mente de quem lê. E nesse momento aviso que, como é marca registrada da autora, as cenas adultas estão lá com a pegada que a autora tem. Outro ponto que preciso marcar é que mesmo essas cenas têm peso na história, não são apenas uma pegada “hot” e sim mostram o momento de intimidade que o casal tem para os unir ainda mais e lidar com as limitações da nossa protagonista.

Escrevi tanto dos personagens principais, mas preciso muito dizer que a Nana criou personagens secundários incríveis que, além de dar volume a trama, conquistam ou deixam aquele ódio literário na gente que simplesmente marcam e nos fazem querer saber mais deles. Tem um casal que eu torci demais e adoraria ao menos um conto para saber o que acontece no “depois” do livro para eles.

A linguagem segue a trama, contemporânea e coloquial, espere alguns palavrões ocasionais, gírias que não precisam de legenda ou explicação e nas cenas mais íntimas algumas palavras, que são usadas entre quatro paredes, podem incomodar leitores que não estão acostumados, mas é algo bem pessoal. Os diálogos são nessa mesma pegada atual e deixam a sensação de estar próximo aos personagens no dia a dia.

Por fim, preciso dizer que a história é como o amor dos dois vai buscar superar todos os obstáculos e passa a ser uma força para a jovem, que se rende a novos tratamentos e redescobre a alegria de viver. Tem uma mensagem marcante à auto aceitação, não apenas do corpo, mas também da própria história e à esperança pela busca por novas possibilidades. É sobre sentir o coração aquecido a cada página, com direito a lágrimas, gargalhadas e uma torcida para que todos possam encontrar um amor assim, daqueles que são de verdade. Leia e divirta-se!! Espero que seja tão boa leitura para você como foi para mim.

Sobre a edição: encadernação e impressão maravilhosas, capa linda e muito marcante após a história, papel amarelo e diagramação confortáveis para leitura, excelente revisão e sem eu ter observado erro de digitação ou ortografia. Sério, um presente para os atuais e futuros fãs da autora.

site: http://www.clubedofarol.com/2021/07/resenha-o-dia-em-que-voce-chegou.html

Ana Luiza 21/02/2021

Apaixonante
A HISTÓRIA

Angelina aprendeu cedo que a vida não é um faz de contas. Perder a mãe, o pai e desenvolver artrite reumatoide, uma doença autoimune, crônica e incurável, lhe ensinou muito sobre sobreviver a dor. Angelina encontrou apoio em sua melhor amiga Lila e achou que tinha encontrado no namorado também, Adriano. Mas as crises, a dor constante e a vida reclusa de Angelina acabou tornando o cara dos sonhos em um verdadeiro babaca.

Após o término terrível, Angelina se muda para o apartamento que Lina divide com outra menina, Manu. Após meses isolada, as duas convencem Angelina a sair e lá ela acaba chamando atenção de um dos caras mais bonitos que já viu.

Bonito, amigável e rico, Valentim nunca teve muitas dificuldades na vida. Os amigos o adoram, as mulheres o desejam e as crianças para qual ensina surfe o admiram. Valentim é apaixonado por aventuras, exercício e, quando não está trabalhando na própria academia, está em bares e festas.

Valentim nunca quis mais do que umas noites de diversão até ver a mulher com aparência de anjo. Além de linda, Angelina é doce, divertida e ele precisa tê-la. Só que a moça o dispensa logo de cara. Angelina não acha que alguém como ela, limitada pela AR, pode se encaixar na vida de alguém como Valentim.

Mesmo tendo levado um fora, Valentim não esquece Angelina, mesmo quando começa a sair com Manu. Estando mais próximo, ele descobre sobre a doença dela e entende seu medo de se envolver com ele. Contudo, a atração entre os dois é forte demais para se ignorar e Valentim fará de tudo para convencer Angelina de que, mais do que sobreviver, ela precisa começar a viver de verdade.

(...)

CONCLUSÕES FINAIS

O Dia Em Que Você Chegou foi uma deliciosa surpresa. Sem esperar muito, fui arrebatada logo nas primeiras páginas com uma narrativa rápida, divertida e que consegue provocar diversas emoções. A trama, apesar de ter certos pontos previsíveis, é uma montanha-russa que nos faz rir, suspirar e chorar também.

Por um lado, O Dia Em Que Você Chegou é uma lição sobre a difícil vida de uma pessoa com artrite reumatoide. Mas, além de educativo, o livro é um romance erótico gostoso e quente, cujo final feliz é um ensinamento lindo sobre aprender com as dificuldades e não se intimidar diante as possibilidades de reconstruir seu final feliz. Amei demais O Dia Em Que Você Chegou e estou ansiosa para devorar outras histórias da autora.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/02/resenha-o-dia-em-que-voce-chegou-nana-pauvolih.html

Rayane 21/08/2019minha estante
Também achei ele perfeito demais.

Livrospamor 23/03/2021

Resenha se encontra também Instagram livros.pamor
História única e apaixonante neste cenário lindo do Rio de Janeiro, especificamente em Niterói. Entra em cena as vidas de Angelina e Valentim.
Ela cheia de dores e tristeza, perdeu a mãe logo cedo e na adolescência o pai.
Vive dia a dia com uma doença crônica, mora com uma amiga chamada Lila que é um amor de pessoa.
Em dia um incomum, dias dos namorados, ela conhece Valentim, sabe aquele encontro de almas . Aconteceu de forma tão natural e espontâneo , mas as inseguras dela acabam por atrapalhar algo tão genuíno , mas o destino tem seus meios de encontrar o seu caminho, e nosso casal se encontra novamente. Valentim descobre sobre a doença e decide tentar , acima do que os outros vão dizer ele vai atrás daquilo que acredita e sente.
Como não amar esse lorde, que homem. Esteve lado a lado , em tantos momentos difíceis que a nossa mocinha enfrentou. O que amei também foi a fato de não termos um vilão em si, mas muitas vezes quem sabota a nossa própria felicidade somos nós, com medos, inseguranças, sofrimentos que vivenciamos no passado.
Enfim , deixamos de viver por puro medo , e muitas vezes adiamos o nosso momento, mas no fim o Amor tudo suporta, tudo crê, tudo supera, se pudesse descrever este casal em uma frase eu diria: Superação.

site: @livros.pamor

Stéfani 18/05/2021

Lindo?
Esse livro é muito lindo, e que foge um pouco do romance hot .
E fala sobre Amor, Companherismo, Superação...
A forma com que a autora aborda o tema da doença (AR) é interessante.
A história é linda e me conquistou e é impossível não se Apaixonar e sentir todas as emoções vividas pelo casal.... ???

thay 29/09/2022

Muito boa a história, e os personagens.
Gosto do ator principal, eles fizeram um casal lindo juntos, o drama e tudo juntos é bom

Cris.Santos 27/03/2022

Inspiração
Nana escreve divinamente, e quando se trata de uma assunto tão sério e que não temos muito contato, pelo menos as pessoas que não possuem a doença autoimune ou não vive com ela diretamente. Passou detalhes para que possamos entender e ter a dimensão das dificuldades e restrições que ocorre.
Já a história de Valentim e Angelina foi de aquecer o coração, seja pelas descobertas e crescimentos de ambos no decorrer da escrita, Angelina se permitiu viver independente de suas limitações seja ela física ou emocional, Valentim mostrando este caminho a ela e sempre ao lado, fica mais claro que quando se tem o amor, companheirismo, paciência e carinho para se passar pelas dificuldades e no final poder ser feliz.

Pâm 24/04/2023

Envolvente.
Uma leitura que me fez refletir sobre a vida, quantas vezes reclamamos da nossa vida? Quantas vezes nada está bom? Só que são situações passageiras que aos poucos vamos resolvendo, são situações causadas por nós lá atrás que veio a calhar agora. Esse livro eu li em dois dias e eu estava realmente precisando de uma história assim, uma menina de 28 anos com uma doença que não tem cura, apenas amenizar e viver! Artrite artoide Angelina sofreu nos seus relacionamentos pelos homens aceitarem de índio o relacionamento sabendo da doença dela e em seguida logo se cansam das limitações e acabam deixando-a. Ela sofreu muito com o último relacionamento e se fecha para o mundo o pior de tudo é que ela se sente um esforço na vida das pessoas e não podemos culpa-la pois é assim que as pessoas a fazem pensar devido suas ações.
Assim vai vivendo sua vida traduzindo seus livros, ouvindo suas músicas antigas e vivendo em um AP que divide com sua amiga e uma outra rapariga fura olho, já dizia assim kkkkkk e ainda sem empatia.
Então de tanto a amiga incomodar e pedir pra ela sair para aproveitar um pouco a vida ambas vão a um restaurante no dia dos namorados. E é lá que Angelina conhece Valentim um rapaz lindo, forte, físico top, aparência tudo ok! E eles trocam olhares até Valentim criar coragem e vir conversar com ela. No decorrer da conversa Valentim convida Angelina para dançar e ela se recusa e começa a dizer que tem namorado e tal , pq ela se sente inferior, um cara lindo cheio de vida e ainda tem uma academia, não é tudo que ela quer né, ainda mais com suas limitações e ainda se achando um esforço na vida das pessoas, quem não iria se sentir que isso seria muito? Ela enrola ele , mas mesmo assim como ela marcou ele muito, ele deixa o seu cartão e pede para ela entrar em contato com ele. Aí vem o desenrolar da história, mas ver como Valentim desde o início realmente ama ela, realmente faz de tudo para estar com ela, muda sua vida, mas sabendo que está fazendo isso por amor. A superação dessa menina com todo o desenvolver do seu corpo, suas crises e dores, tbm tem a autoestima que em uma mulher isso é fundamental....
Recomendo, chorei horrores, eu muito com a amiga de Angelina a Mada.....Gente a autora foi maravilhosa!!!!!

Juh 06/10/2020

Que livro incrível
O dia em que você chegou conta a história de Angelina. Uma jovem que desde os 16 anos tem artrite reumatóide. Por ter demorado a obter o diagnóstico ela tem um grau um tanto avançado ,necessitando do uso de muletas.
Logo no início nos é apresentando uma situação que mostra o quanto Angelina sofreu na sua vida amorosa por conta da sua doença.
E como ela se preserva por conta dessas desilusões.
Até que em um restaurante com suas amigas, ela se encanta com um rapaz chamado Valentim que também se encanta por ela.
Valentim tem uma vida completamente diferente da vida de Angelina.Ele é um rapaz que gosta de aproveitar a vida, adora praia e esportes e tem um grupo grande amigos.
Apesar de ter um interesse mútuo entre eles, Angelina se conformou em viver sozinha e fechou o seu coração.
Mas Valentim é um rapaz persistente e sabe que é correspondido.
As perguntas que ficam são: Angelina vai se abrir novamente para o amor?
Apesar dos mundos opostos e vidas diferentes poderá dar certo?
Em meio a barreiras que se apresentam como eles vão reagir?
Eu shippei completamente esse casal.
Angelina é uma moça que tem força de vontade, não se faz de vítima em momento algum, sendo protagonista da sua história e que encara sua vida com o máximo de otimismo.
Valentim é um rapaz bondoso, apesar de ter uma vida privilegiada,não é esnobe e não faz questão de se mostrar superior a ninguém.
Vive a vida de uma forma livre e descontraída. E quando conhece Angelina a trata com muito carinho, respeito, admiração e busca o melhor para ela,impulsionando ela para frente
Foi muito bacana ver o quanto eles aprenderam e cresceram um com o outro.
O dia em que você chegou é um romance fofo, reflexivo e que aborda com detalhes a atrite reumatóide.

Jaqueline.Palma 28/09/2020

O dia em que você chegou
Nana Pauvolih abordou uma super história de amor, dor e superação como em Além do olhar. Amei a história e me fez ver que devo agradecer a Deus todos os dias pela minha saúde.

Lyne 04/05/2021

Olhei para o relógio de pulso pela milésima vez, conferindo que já era
quase meia-noite. Peguei o celular, pensei em mandar nova mensagem, mas
apenas se juntaria às outras três não lidas. Assim como às duas ligações não
atendidas.
A ansiedade e a preocupação já me deixavam angustiada. Dizia a mim
mesma que talvez Adriano tivesse ficado preso no trabalho ou tido alguma
reunião de emergência. Eu sabia como ele lutava para ser um dos melhores
advogados da firma onde trabalhava, se dedicando cada vez mais. No
entanto, eu só me enganava.
Levantei do sofá com dificuldade, pegando as duas muletas e me
equilibrando nelas. As pontadas de dor pelo corpo, principalmente nos
quadris, foram dolorosas e precisei respirar fundo até darem uma trégua.
Sentia-me trêmula, rígida. Os punhos e joelhos inchados não ajudavam. Era
como se tivesse tomado uma grande surra.
Consegui dar alguns passos até a cozinha minúscula, colada à sala.
Era sempre uma dificuldade me mover pelo espaço apertado com minhas
muletas, tendo que entrar de lado pela passagem. Mas minha boca estava
muito seca e precisava beber água.
Odiava o que os medicamentos faziam comigo. Tinha acabado de sair
de uma crise violenta e precisei abusar dos corticosteroides e anti-
inflamatórios, mas os efeitos secundários que causavam eram devastadores.
Não via a hora do médico cortar ambos os medicamentos e eu ficar mais
tranquila, sem taquicardia, tremores e confusão mental. Às vezes não sabia se
era pior as dores atrozes ou os efeitos colaterais do tratamento.

Cris 01/06/2021

Esperança e sacrifícios.
O livro fala em doação, sentimentos, lutas, discriminação e sobrevivência. Confesso que fiquei revoltada em algumas partes ao decorrer da leitura, vendo as situações que algumas pessoas criavam em relação a doença de Angelina e o pior de tudo, com medo de tocar na mesma por se acharem superiores. O enredo trás muitas emoções e mexe profundamente com o leitor.

Angelina é uma guerreira, ouvindo o que as pessoas falavam dela sem retrucar. Nossa mocinha sentia vergonha e medo, mas nada podia fazer para mudar sua condição ou seu passado, se tivesse descoberto antes, acreditava ela que talvez as coisas não tivessem chego em um ponto tão drástico.

O amor vem com muitos desafios, as incertezas vieram com tudo no relacionamento, transformando o que era bonito em um momento incerto, cheio de dúvidas e perguntas não feitas. O olhar dizia tudo e quando não queriam falar e abordar a realidade desviavam o olhar e mudavam de assunto.

Num momento tenso de adaptação, mas que talvez não fosse a hora de acontecer, muitas incertezas e se... Amor intenso, verdadeiro e ao mesmo tempo confuso para algumas pessoas que não entendiam e não apoiavam fez com que Angelina tomasse uma decisão que pode ter sido radical, mas para ela e para sua saúde parecia ser o melhor. Será?

O que mais sinto agora, depois de ter fechado o livro, é gratidão por tê-lo lido. A Nana simplesmente exibiu por completa a alma de seus protagonistas, mostrando que o amor pode ou não vencer, mas que não tem barreiras para os sentimentos expostos quando são verdadeiros. Vale muito apena lutar por aquilo ou por alguém que amamos, não vale?

Recomendo a todas as pessoas que gostam de uma leitura intensa, reflexiva, do tipo que traz emoções de todos os tipos e as deixam a flor da pele. Para que gostam de um bom drama onde você chora e torce pela vitória a cada virar de páginas e que faz você pensar em pessoas reais que encaram dia-a-dia essa doença e como elas buscam superar e seguir.

Querem saber sobre essa resenha?Tem ela completinha no blog Livrosetal.

Luana 25/03/2021

O dia em que você chegou
É uma história realmente boa, tem tudo que a gente procura em um bom romance, sensualidade, a química, o drama, a cumplicidade, o cuidado e companheirismo.

Valentim e Angelina protagonizaram uma história e tanto. A conexão que eles sentiram um pelo outro no início me pareceu um pouco fantasiosa, mas nunca me apaixonei a primeira vista então não sei se é algo real mesmo (kkkk). Mas o desenvolvimento deles após essa atração inicial é bem construído.

Angelina já sofreu mais rasteiras da vida do que eu considero justo para uma só pessoa e isso a vez ficar um tanto cautelosa quanto a se relacionar novamente. Valentim é um cara cuidadoso e ativo que está mais do que disposto a lutar por ela e mantê-la bem e saudável dentro do possível.

É interessante ver como Angelina lida com a artrite reumatóide diariamente, não é uma doença que eu conhecia muito bem, mas me deixou um tanto tocada ver como as pessoas que a possuem tem que lutar com a dor e a falta de mobilidade. Isso é um grande ponto de insegurança dela e eu gostei que a autora dez com que Angelina tivesse que lidar com seus demônios primeiro, o amor não cura tudo na verdade.

Minha observação vai a repetição de situações, temos alguns trechos que se parecem muito e as vezes fica um pouco cansativo tratar dos mesmos tópicos de novo. Tirando isso foi uma leitura muito boa.

Cibele 16/02/2021

O livro passa uma ideia de que uma pessoa que passa pelas coisas difíceis sem reclamar e sem ajuda doa outros é admirável, e se tu reclama e depende dos outros tu é uma pessoa egoísta e birrenta. Isso fica claro pelo modo como a protagonista lida com a própria doença quando as coisas ficam difíceis e como a mesma trata a amiga que está muito deprimida e fica só no quarto, sem tomar banho, comendo compulsivamente e querendo desistir de tudo.
Isso me incomodou demais, pois Angelina não teve sensibilidade pra lidar com a amiga e nem com ela mesma. Mas isso no livro passa uma ideia de admirável sabe?
Outra coisa que me incomodou foi o modo como eles se envolveram.
Imaginei que leria um livro que mostra que pessoas com deficiência e suas limitações encontram amor verdadeiro e etc, mas Valentim não se aproximou de Angelina porque gostou dela, porque ela era legal e divertida ou qualquer coisa assim, o que diferenciou ELA, de qualquer outra pessoa? Porque ela valia o esforço? Tudo é justificado por uma ?conexão inexplicável?. Assim fica difícil né? Kkkk enfim, achei muito problemático e a narrativa é muito arrasatada.