A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Joyce 16/12/2023

Simplesmente amei!
Nessa história vamos acompanhar uma família e sua degradação? os pais possuem problemas e os filhos vivem mais com as empregadas do que em família. Todos vão morar na Casa Holandesa e a partir daí acontecem algumas coisas que nos levam a entender a história da casa e dessa família. O pano de fundo da história é a guerra, mas não é falado dela em si. O livro é dividido em 3 partes, e vamos acompanhando o desenvolvimento dos personagens. Esse livro despertou várias emoções diferentes em mim e eu amei a forma como os personagens enfrentaram os problemas e como a autora nos fez sentir na pele dos personagens. Indico para quem gosta de drama familiar forte.

luisawrr 12/06/2021

um livro que flui
Impossível completar a leitura sem se sentir parte da família Conroy. De todas as relações, definitivamente a que mais me deixou marcada foi a de Maeve e Danny; constantemente sentia o vínculo deles dois como se fosse algum sentimento próprio meu. Somado a isso, a história se desenrola sem muita agitação, mas definitivamente com algumas reviravoltas. Porém, não se pode negar que o ponto principal que faz qualquer leitor se apaixonar é o cativante enredo, que te faz sentir junto com o narrador absolutamente tudo. Teria dado 5 estrelas se esse fosse meu tipo de livro, o que não é o caso, sempre espero por um estopim que nessa história não aconteceu, não era essa a proposta e entendo totalmente o que a autora quis proporcionar com a leitura. Digo então que, se você gosta de livros envolventes, que tratam de emoções e sentimentos difíceis de lidar e relações familiares complicadas, esse definitivamente é o livro certo para você!

dami.cavalcanti 08/01/2024

É uma narrativa de uma história possível, com certo glamour.
O livro é interessante, ao passo que é também lento. Mesmo que algumas coisas aconteçam parece que nada acontece.
Não me cativou, mas tive algumas reflexões interessantes.

A história discute muito sobre amor e sobre o quanto o vale um laço sanguíneo quando ele não é sustentado pela presença. Também fala de comportamentos humanos e da importância que bens podem causar nas relações.
A casa, do livro, funciona também como um personagem e esse é o ponto forte, pois ao ler temos a sensação de que ela é quase uma pessoa, parte de famílias e com histórias próprias.

Giovanavski 10/12/2023

É um bom livro, conta a história do declinio de uma familia. Muito bonita a amizade dos irmãos Maeve e Danny. Gostei da história e da forma que é contada. Só achei que faltou algo.
iscamellia 10/12/2023minha estante
sim! senti o mesmo lendo

Fabi | @almadeanaibaf 05/02/2021

Uma vida cercada por fantasmas do passado
Eu tinha certa expectativa em relação a esta leitura. Cercada de dramas familiares, A casa holandesa é um imóvel opulento que abriga a história dos Conroy e de todos os infortúnios e infelicidades que cercaram a família.

Não posso dizer que minhas expectativas foram frustradas, mas também não foram superadas.

Acompanhamos a história pelo ponto de vista de Danny que, ainda bebê, fora abandonado pela mãe, assim como a irmã, Maeve, que ficara tão doente que quase morrera.

Ao longo dos anos acompanhamos o crescimento dos dois, as mágoas, as dúvidas e um pai que não demonstrava muito afeto.

Em certo momento, o pai trás para casa uma mulher que demonstra completo interesse pela casa e tudo o que tem nela, menos as crianças. Pouco depois, Andrea muda-se para a casa junto com suas filhas.

Quando Cerryl morre, a primeira providência de Andrea é livrar-se de seus filhos e tomar para si tudo que lhe é de direito. Assim, Danny e Maeve passam a viver cercados de rancor, tentando seguir em frente, mas sempre olhando para trás.

É triste ver a crueldade de Andrea e o tanto de sofrimento que Danny e Maeve passam ao longo da vida. Os fantasmas que o cercam são muitos e um deles bate a porta em um momento de fragilidade de Maeve.

Por fim, a vida e seus caminhos misteriosos oferece a oportunidade de Danny e Maeve se reconciliarem com seu passado, entenderem algumas questões e seguirem a diante..ou não.

É um bom livro para ser apreciado, sem pressa, especialmente porque a história tem algumas mudanças e passagens de tempo sem aviso prévio.

A leitura trás boas reflexões a cerca da vida, nos mostra como viver do passado pode minar nossos dias e que perdoar o outro tira um grande peso de cima de nós mesmos

#DLL21 - Livro que era para ser lido em 2020

Wanessa Rastoldo 04/01/2024

Assim que comprei esse livro, na bienal, eu sabia que seria uma leitura marcante e incrível, e eu estava certa.

devorei essa leitura como não devorava há meses. me senti totalmente submersa nessa trama e principalmente com os irmãos. me apeguei à relação de Danny e Maeve e principalmente à Casa Holandesa. faz tempo que não lia algo que me impactasse dessa forma e me fizesse me conectar tanto e tão rápido.

quando você entende a capa do livro?.. sua cabeça parece que explode. que obra genial.
quero ler mais coisas da ann parchet! comecei o ano muito bem no quesito leituras!

Cris Marques 24/01/2022

Surpreendida!
Amei!! Quando peguei o livro não sabia nada sobre o que era a história, me surpreendi positivamente, gostei muito!
Chorei com a história dos irmãos, fiquei com o coração apertado, mas é uma história de perdão e aprendizado.

kmarti 26/04/2024

No começo eu adorei. adorei mesmo.
achei que seria uma história e tanto!
mas, do meio pro final começou a dar uma desandada. ficou tudo muito monótono.
e ai nas últimas páginas a autora resolve jogar as bombas e correr muito.
eu pisquei e os filhos do danny estavam na faculdade (???)
acredito que a história tinha potencial pra um final melhor... menos confuso, menos reflexivo.
é um livro excelente pra quem gosta de pensar. especialmente sobre a vida.
no geral, não achei ruim! mas posso dizer que o único drama familiar que funcionou comigo foi malibu renasce

Luanabookclub 15/02/2022

Romance de formação
Esse livro é de um gênero que recentemente descobri, denominado romance de formação, onde conta a história desde o início de uma pessoas, ou um grupo de pessoas, ou uma casa RS, até o seu "fim". Um longo período que lemos e acompanhamos esses personagens e que traz uma sensação ( no meu caso) de intimidade e pertencimento.
Gostei muito dessa história, das relações familiares e seus desdobramentos .
So achei meio arrastado em alguns momentos e com algumas finalizações que não me agradaram, mas vale muito a leitura

Priscila.Matos 01/04/2021

um livro bom, para se ler, mais sem nenhum grande acontecimento, você espera por vários capítulos para ver se vai acontecer algo grande, se a casa esconde algum mistério, até achei que tivesse algo a ver com a mãe das crianças, mais nada acontece, é a história de uma casa que é contada através das pessoas que morou nela, sem grande acontecimento, não é ruim é só bom.
Náthaly Alana 08/04/2021minha estante
Compartilho do msmo pensamento!

bea 17/04/2022

A Casa Holandesa: o palco do passado
na obra ?A Casa Holandesa?, a autora Ann Patchett narra a história de dois irmãos pela primeira pessoa de um deles, Danny. há um enfoque na forma que os conflitos familiares da infância afetaram as suas vidas, em que os irmãos encontraram conforto no amor e na intimidade da relação deles, sendo um a sustentação do outro nos momentos mais difíceis. a casa holandesa, do título, foi onde moraram durante um período da infância, que serviu de palco para os acontecimentos, principalmente, às perdas do passado.

gostei muito do livro, a forma ?não-linear?, digamos assim, da autora ao trabalhar com a história. eu me critiquei MUITO quando o livro estava lá pro finalzinho, porque percebi que estava tomando o partido do narrador em alguns momentos que eu precisava olhar os dois lados e não o fiz, o que eu considero um elogio a Ann Patchett, que conseguiu me fazer apegada aos personagens de tal modo que não conseguia ser mais realista e sair do universo interior de Danny.

uma palavra pra esse livro? sensacional. pretendo relê-lo um dia. recomendo principalmente para os que amam um drama familiar, um verdadeiro casos de família literário!

Stefani 20/04/2022

Me identifiquei demais com esse livro, especialmente com o relacionamento entre os irmãos e como eles dissecavam os traumas de infância sob as lentes do presente.
Só confesso sei que senti falta de algo a mais, algo que me fizesse "viciar" na leitura. Mas ao todo foi uma boa experiência, gostei muito do final. Recomendo a leitura.

Thaina.Gonçalves 26/03/2021

Uma história sobre perdão
O livro traz uma história contada em vários momentos da vida, e nos dá uma nova definição de perdão