A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Camila Zuza 16/09/2023

Tudo se conectar no final ??
Eu amei a história da Smita como sofri junto com ela como foi doído ver todo q ela passava e amei ver que fez e tudo pra que sua filha não sofresse como ela eu amei demais a história dela queria saber mais sobre elas no final queria mais detalhes sobre elas enfim mais pra mim foi a história que mais valeu a pena aqui nesse livro as outras eu não tinha me indentificado muito mais com o decorrer da história fui me apegando no final quando a Sarah muda e da prioridade pra ela e sua família passei a gostar mais dela e de sua história pq acredito q com certeza tem pessoas assim como ela e a Giulia amei que ela decidiu o q era melhor pra ela não importa o q os outros vai pensar ou dizer ela seguiu seu coração ??

LuFumagalli 14/09/2023

Delicado
Um livro simples e de leitura breve.
A luta e a força de três mulheres.
A liberdade de poder ser!
Vidas e destinos que se entrelaçam... num final comovente

Brenda.Cardoso 10/09/2023

Muito bom, curtinho e leve. Algumas partes das histórias individuais me deixaram c a sensação de querer conhecer melhor aquele universo.

Larissa.Ohana 07/09/2023

Histórias de mulheres incríveis e fortes
Smita, Giulia e Sarah, seremos apresentados a três realidades que essas três mulheres vivem em continentes diferentes.
Smita é uma indiana considerada uma Dalit, ou seja de casta mais inferior possível na Índia, vive com o marido e a filha comendo ratos que o marido caça e ela tem o terrivel trabalho de catar fezes das casas da sua aldeia, esse é seu ofício, mas quando chega o momento de passar essa tarefa para sua filha Lalita decide que sua filha vai ter uma vida diferente, vai estudar e ser uma pessoa de vida digna, mas vai descobrir da pior maneira que na realidade em que vive isso é quase impossível.
Giulia uma mulher de 20 anos trabalha no ateliê de perucas do pai na Itália, tem uma vida feliz e normal até que seu pai sofre um acidente e fica em coma, Giulia se vê obrigada a continuar o trabalho do pai para o bem da família, mas descobre que o ateliê está indo a falência.
Sarah uma advogada canadence muito renomada e eficiente, está no auge da sua carreira aos 40 anos prestes a ser promovida, mas para manter esse patamar profissional alto sacrifica sua vida pessoal, tempo com os filhos, não tinha férias, não se preocupa com a saúde, até descobrir um câncer de mama.
Esse livro é maravilhoso, muito forte me emocionei demais com Smita, a entrega a fé que tem em seu Deus é lindo, grandioso demais eu só não dei 5 estrelas porque queria ver mais da vida delas, principalmente de Smita e Lalita.
A forma como a autora usou um sinal de oferta na história para ter um importante significado para uma pessoa que está passando por um momento difícil foi incrível.
"Dedico meu trabalho a essas mulheres, unidas por seus cabelos, como uma imensa rede de almas."

claradebolacha 03/09/2023

Perfeito, emocionante, simples, breve, mas muito tocante. Adorei a história das três mulheres e fiquei inspirada por elas

romulorocha 29/08/2023

A Trança, de Laetitia Colombani

Gênero: Romance
País: França
Ano: 2021 / 208 páginas
Editora: Intrínseca

A trança conta a história de três personagens, Smita, Giulia e Sarah em três lugares diferentes do mundo, respectivamente: Índia, Itália e Canadá. Smita é uma dálite, e empreende um périplo doloroso para dar um destino diferente à sua filha. Giulia está prestes a perder seu pai e ver o futuro do empreendimento da família sucumbir, e Sarah é uma advogada bem sucedida que se vê diante de um câncer no auge de sua carreira. Ainda que em contextos completamente diferentes, assim como uma traça, que cruza seus fios através de caminhos tortuosos, a história destas personagens irá se encontrar também.

Que livro tocante! O enredo, a sensibilidade e tenacidade das palavras que a autora utiliza são dignas de aplausos. É um livro sobre união, força e sororidade. Uma dos melhores romances do ano.

Trecho de uma poesia da autora no epílogo:
"Dedico meu trabalho a essas mulheres, Unidas por seus cabelos,
Como uma imensa rede de almas.
A essas mulheres que amam, parem, esperam,
Caem e levantam, mil vezes,
Que se vergam, mas não sucumbem. Conheço suas lutas,
Partilho seu pranto e seu riso.
Cada uma delas é um pouco de mim."

Para A trança, nota 10/10.

#resenhasdoromulo
#literaturafrancesa
#ATrança
#LaetitiaColombani

Bruna 27/08/2023

3 vidas que se entrelaçam
O livro conta a história de Smita, Guilia e Sarah que mesmo estando em três continentes diferentes suas vidas está interligadas. E não tem nada de fantasia ou sobrenatural, é vida real. No começo você não sabe como, mas o livro te surpreende. As três mulheres são muitos fortes e as histórias muito marcantes. Livro maravilhoso. ??

Mia Fernandes 18/08/2023

Vidas entrelaçadas
O impacto de vidas não pode ser medido pelo número de páginas. Achar que 500 páginas torna uma história grande.

Esse é um livro curto. Mas, que conta a história de três mulheres, que tem as suas vidas entrelaçadas, mesmo que nenhuma delas vai se conhecer.

Uma canadense, indiana e italiana, cada uma com uma vida com obstáculos a superar e com quase nada para se manter firme. A não ser a fé e seguir em frente.

Xoxo
Mia fernandes

VinAcius49 18/08/2023

Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro.
Com um quote, eu faço a resenha da leitura de 3 vidas fictícias que podem, sem floreios, ser a vida real de qualquer uma nesse momento em algum lugar mundo afora.
?Foi usada a técnica da trança, mais demorada e mais firme que a implantação com crochê. São oitenta horas de trabalho, para cerca de 150 mil fios. Um produto raro. Uma bela obra...?

vitoria.reberte 15/08/2023

Uma grata surpresa
Comecei o livro por recomendação, sem sequer saber a sinopse, e acabei me surpreendendo positivamente. Gosto de como a autora conseguiu entrelaçar de forma coerente a trajetória dessas três mulheres de países e culturas diferentes que estão lutando suas próprias batalhas para (sobre)viver.

Fui apresentava e levada a refletir sobre realidades que, ou nunca imaginei, ou nunca dei a devida consideração. Finalizei esse livro já adicionando outro da mesma autora na lista de próximas leituras.

Jessica 14/08/2023

Sentimento que faltou algo.
São três histórias que a gente subentende que estão ligadas....Mas no final do livro, senti falta do final das histórias, passamos o livro inteiro acompanhando uma problemática de cada uma, e no fim, a problemática ainda está ali pairando no ar.

Alain 13/08/2023

Este livro nos mostra o poder das conexões invisíveis. Através das histórias de Smita, Giulia e Sarah, percebemos como nossas vidas são tecidas com fios que se entrelaçam mesmo a distâncias geográficas. A autora traça esses enredos com maestria, criando personagens cativantes e virando o destino delas, que é tão separado à primeira vista, de cabeça para baixo. A força desse livro reside na forma como ele reúne mulheres de diferentes culturas, ressaltando a busca universal por amor, identidade e realização pessoal. Um best-seller que vale o mergulho.

Nath 12/08/2023

Tocante
O livro prende a nossa atenção, é impossível largar, a gente quer viver junto com essas três mulheres. A forma como vamos nos envolvendo, sentindo compaixão, raiva, desespero junto com elas é inexplicável. Smita é a minha favorita, mas uma trança precisa da suas três mechas.

Barbs 12/08/2023

MLI 2023 - (...) cultura com a qual não esteja familiarizado
O livro traz a história de 3 mulheres distintas, de 3 continentes diferentes mas, que diante de suas batalhas pessoais, acabam por ter suas vidas trançadas.

As histórias são bonitas, originais, emocionantes e bem construídas. Mesmo sendo um livro curto, que dividido em três se tornam histórias breves, você consegue se conectar perfeitamente com as personagens.

O ponto que tirei foi mais pela falta de tensão, curiosidade e aquele sentimento de "não querer largar o livro" que não senti lendo ele. Foi uma leitura rápida pois, além de pequeno, é fluido, porém, não me senti super motivada a continuar lendo após as causas.

Mesmo assim, vale a leitura com certeza!