A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Katia Góes 01/04/2024

Mulheres fortes...
A Trança, de Laetitia Colombani, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, entrelaça a história de três mulheres: Na Índia, uma dalit que sonha com um futuro melhor para sua filha; na Itália, uma jovem obrigada a assumir o negócio da família; e no Canadá, uma advogada renomada, que vê sua carreira ameaçada após uma descoberta aterradora. Três mulheres lutando pela vida, em contextos distintos, lidando com suas próprias questões e desafios, dentro de seus universos e culturas. Porém, acima de tudo, mulheres que escolheram ser donas de seus próprios destinos, mesmo quando eles já pareciam traçados.

? Esse é o segundo livro da Temporada 2024, no @clubedolivrodejaguaribe

A narrativa da autora é ágil, fluida, bonita, íntima e poética. A base dessa história é bem consolidada e, quando chegamos ao final do livro, fica muito claro que, dali para a frente, não tem como não terminar o trançar. Os fios estão prontos, as vidas no rumo que precisam estar. Vão seguir mecha a mecha, trançando, até o fim dos tempos, até que suas histórias se encerrem para que surjam novas. E essa é a luta das mulheres, inclusive na vida real.

?? O livro aborda questões relacionadas a misoginia, doenças terminais, preconceito social, situações de pobreza extrema e relatos de tortura. Caso não se sinta à vontade com discussões desse tipo, eu não recomendo a leitura.

É isso, A Trança é real, portanto, doloroso. Mas também, inspirador e redentor! Vale muito conhecer a história de muitas outras mulheres, na história destas. Histórias que se amarram no ?ser mulher?!

Até a próxima! ?

Letícia 31/03/2024

Amei!
Um livro muito sensível, impactante e forte. Uma história que compartilha momentos difíceis de três personagens em países, momentos e diferentes momentos. Vale muito a leitura!

Leila 31/03/2024

Potente
A trança, Laetitia Colombani, 206 páginas.

Smita, Giulia e Sarah, três mulheres, três países, três histórias que de alguma forma se entrelaçam!

Smita é indiana, uma dalit, uma intocável, a casta mais baixa da sociedade. Não quer o mesmo destino para sua filha Latita e luta com todas as suas forças para mudar seu destino.

Giulia é italiana, escolheu continuar a tradição da família, um ateliê que trata cabelos para venda. Até que um acidente com o pai e a eminente falência do negócio a leve a ousar no mundo dos negócios.

Sarah é americana, uma advogada de sucesso em uma empresa em que fraquejar ou ter problemas femininos ou familiares, como filhos e babás é inaceitável, até que algo mais forte a encontre, o câncer.

Vivendo em mundos totalmente diferentes, suas histórias de superação, luta e esperança se encontram.

Esse livro é muito potente! Está entre os melhores que já encontrei pelo meu caminho de leitora!

Duda 30/03/2024

Três mulheres ligadas pela força de lutar contra os seus destinos, suas histórias se entrelaçam de forma íntima.

Tercya 30/03/2024

Um livro prefeito, para deixar o coração quentinho! Histórias de força e superação de 3 mulheres que apesar das dificuldades se mostraram fortes e guerreiras.

leiturasdabiaprado 26/03/2024

A Trança, uma trança é formada por três mechas de cabelo, que se unem e formam um todo.
A Trança é a história de três mulheres, com vidas diferentes, que não se conhecem e que moram cada uma num país, num continente.
A história de uma indiana, de uma italiana e de uma canadense, cada uma delas vivendo fases de rompimento e recomeços em suas vidas, com dramas reais e pesados, que precisam de força e luta na construção de um novo enredo!
Três mulheres fortes e determinadas, que possuem suas história entremeadas como uma trança!
Um livro rápido e fluido, que aborda o peso de ser mulher e pária na Índia, o peso da tradição na Itália e a cobrança num alto cargo no Canadá e a sua conciliação com a maternidade e a vida real com obstáculos e superações!
Um livro que aborda acima de tudo a força feminina e a sua capacidade de recomeçar!

Juliana 26/03/2024

Foi uma leitura gostosinha de fazer. Acho que é sempre agradável esse tipo de história de mulheres, em realidades distintas, que vão se aproximando por um mesmo fio condutor: o cabelo. E no caso dessa história, ainda mais explícito com a simbologia de trançar.
Agora, é um livro que tem muitas questões. Primeiro que é cheio de estereótipo étnico, principalmente na parte da cultura indiana. A outra que achei o final, clímax meio decepcionante. Esperava uma coisa mais profunda, sensível e recebi europeus explorando o terceiro mundo para ganhar dinheiro com pessoas de outros países ricos.

Leiturascomthays 24/03/2024

Que livro, que lição de vida. Simplesmente emocionante. Valeu demais a leitura. Uma força indescritível dessas 3 mulheres. Smita queria tanto te ajudar, como doeu tua história ??

Denise Ximenes 23/03/2024

"Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro."
Uma leitura rápida, bem fácil e com uma mensagem importante. Gostei.

Três personagens, narrações muito diferentes, e no entanto, representativas das nossas realidades. Smita, Sarah e Giulia podem ser espelhos de um sem-número de nós, mulheres.

Uma delas luta contra a opressão de um destino milenar desenhado; outra busca honrar a tradição da família em meio ao caos da falência; e outra carrega aquela culpa (tão conhecida nossa) de ser mãe-e-profissional....

Gosto de enredos que REPRESENTAM, que nos levam a pensar e enxergar lutas relevantes. É assim também no livro Três Mulheres, de Lisa Taddeo.

Parabenizo as duas. Lisa Taddeo e Laetitia Colombani.

Recomendo. Os dois enredos foram bem significativos pra mim.

Mahalia 20/03/2024

Excelente
Que livro bom! Leitura rápida, bem escrita e com uma história que se entrelaça entre as personagens que torna tudo mais interessante. Das três mulheres centrais do livro, os capítulos de Smita são os mais angustiantes. Ela e sua família têm uma trajetória de vida pautada na exploração do trabalho e de condições precárias de vida na sociedade indiana por ser uma dalit. Os seus capítulos são impactantes e causam revolta - como o pavoroso sistema de castas até às baixas condições de infraestrutura e os problemas de superlotação que a população mais pobre vive na Índia. Uma realidade difícil de ler. Sarah e Giulia completam as outras duas partes da trança, cada uma com sua história e dilemas de vida que, em algum momento, mesmo sem saber, seus caminhos se cruzam.

Thai.Campos 18/03/2024

Encontros
Como quem trança a vida, a autora faz encontrar a história de 4 mulheres de diferentes classes e países. Muitos pontos diferentes e demandas de gênero diversas se apresentam aqui, o que dá complexidade ao texto.

Eu.Miriam 17/03/2024

Retratos de diferentes mulheres, que apesar das diferenças se assemelham pelas dificuldades da vida e sobretudo o modo como encaram elas. Uma leitura rápida mas que vai ecoar pra sempre em mim.

KarinaR 16/03/2024

Um livro de mulheres, para mulheres!
O livro narra as histórias de três mulheres em diferentes partes do mundo, todas lutando por liberdade e superação.

Smita busca educação para sua filha na Índia, Giulia enfrenta desafios na Sicília após um acidente do pai, e Sarah, no Canadá, enfrenta uma doença grave enquanto tenta manter seu sucesso profissional.

Apesar das diferenças, elas compartilham um desejo comum de resistir às adversidades impostas pela vida!

A maneira como as histórias dessas mulheres se entrelaçam rende uma leitura emocionante, sobre esperança e solidariedade!

Ana Flávia 14/03/2024

Histórias inspiradoras!
Esse livro é curtinho, mas muito forte. A mulher que mais me emocionou foi a indiana, pensar quanto aquelas mulheres sofrem, dói na alma.
????