Para ressignificar um grande amor

Para ressignificar um grande amor @akapoeta

Resenhas - Para ressignificar um grande amor

-Lara 27/06/2021

Não sou muito de ler poesias, mas amos os livros do João, esses ressiginicados que ele faz são incríveis.

Ritchelly - @garotagirassol_ 17/06/2021

@garotagirassol_ Para ressignificar um grande amor
Neste livro, vamos encontrar poesias que descrevem através da simplicidade do cotidiano, o significado de palavras que bem conhecemos, mas muitas vezes não sabemos exatamente como é senti-las, como se aplicam em nossas vidas, como ressignificá-las.
Terminar um relacionamento nunca é algo fácil, principalmente se tratando de um grande amor. Imaginamos que após o fim, aquela pessoa precisa desaparecer, tudo que remete a ela, precisa evaporar da nossa frente. E acredito que isso é o que mais assusta, como lidar com o que restou, com o que foi embora, consigo mesmo? Essa proposta de ressignificar entende que nada precisa ser definitivo. Somos seres em constante mudança e precisamos nos permitir passar por um processo de cura e autoconhecimento para aos poucos recomeçar.
O livro é dividido em 5 capítulos e nos traz ressignificados de palavras como expectativa, desapaixonar, amadurecer, amor-próprio, diálogo e muitas outras. São textos sensíveis que fazem o leitor refletir, chorar, suspirar e principalmente, aprender lições.
Um livro sensível, especifico e certeiro. Eu não imaginava que alguém pudesse traduzir tantos sentimentos através da poesia, com tanta perfeição. Cada folha é uma lição, um significado e uma identificação do leitor que já passou pelo fim de um relacionamento.

Bella.Novaes 14/06/2021

o joão é perfeito e escreve muito bem, claro que tem coisas que se diz respeito muito mais a ele do que a outras pessoas, mas não me incomodou. ele ressignifica as palavras de um jeito puro, sincero e aberto. recomendo muito.

Divulga Nacional 09/06/2021

Resenha "Para ressignificar um grande amor" é o novo livro do @akapoeta e nele acompanhamos os processos de superação de um grande amor. O adeus, a dor, a aceitação.
Quando comecei o livro pensando que a história abordaria unicamente como superar um grande amor, mas a verdade é que me deparei com algo que ia muito além. Mesmo que sendo sobre amor, e como seguir em frente após o perdê-lo, o livro aborda temas como: solidão, amor próprio, ansiedade, dependência emocional, amizade. Cada um desses temas é tratado em um dos ciclos em que o livro é dividido: o fantasma, a solitude, o reencontro, o relógio e para meu futuro grande amor. Gostei muito da forma que o livro foi dividido e de como mesmo você podendo ler separadamente os poemas, a narrativa conta uma história linear. A história fala sobre lidar com um término, se reencontrar, superar esse alguém e finalmente achar um novo alguém. É tocante como a dor que a Matilda deixou no autor é facilmente identificável, pois estamos constantemente nos despedindo das pessoas que amamos, mesmo que não seja um amor romântico. Dar adeus a alguém é sempre difícil, e esse livro consegue trazer com uma veracidade absurda os sentimentos que temos depois do adeus.
Com uma versão física belíssima, cheia de ilustrações e uma estética própria, "para ressignificar um grande amor" é um livro que indico para uma leitura rápida. A escrita é uma delícia, fazendo com que você, mesmo lendo um livro sobre o fim, se sinta acolhido.

site: https://twitter.com/divulganacional/status/1402249910330826762?s=20

BrunaCeotto 01/06/2021

d e s a p a i x o n a r
esse livro é uma imersão em uma mente poética e sua forma de perceber o mundo. é tão fácil de se identificar que em determinado momento fiquei na dúvida se estava lendo, ou conversando com o joão no telefone.

site: https://www.instagram.com/brunaescreve/

Marcinha 21/05/2021

Amei!!!
Quanta leveza pra tocar na alma.
Leveza para falar de sentimentos tão aflorados, experiências que retornaram a memória enquanto lia.

Flor 11/05/2021

Para Ressignificar Um Grande Amor
a escrita do joão é sempre perfeita. Já é o 3° livro dele que eu leio e cada vez me apaixono mais! A forma que os textos te tocam durante a leitura é incrível, fora as palavras e os seus ressignificados para elas.

Gramatura Alta 04/05/2021

É estranho pensar que um grão de poeira tenha sentimentos. É estranho pensar assim porque, na maior parte do tempo, não nos damos conta de que somos apenas grãos de poeira no universo. Mais estranho que tudo isso é pensar que esses grãos de poeira sejam capazes de ter um bilhão de sentimentos em tão poucos segundos. E como é difícil ser poeira cósmica ao lado de tantas outras poeiras cósmicas humanas, complexas por si só, e numa complexidade tão particular, que explode qualquer possibilidade de encaixá-las numa definição, um conceito, uma palavra.

PARA RESSIGNIFICAR UM GRANDE AMOR é o segundo livro de João Doederlein, ou como muitos conhecem, @akapoeta. Um dos conceitos mais bonitos que o autor traz, é o de Supernova, um fenômeno astronômico pelo qual as estrelas passam. Nessa página em específico, as ilustrações, em tons que mesclam um rosè ao preto, são belíssimas.

"supernova (s.f.) é explosão brilhante de uma estrela de grande massa que já consumiu toda a sua energia. é uma luz que passa a do próprio sol e se intensifica gradualmente até desaparecer. é quando estrelas morrem e o universo inteiro assiste. é o estágio final de um grande amor."

Na mesma linha do LIVRO DOS RESSIGNIFICADOS, o autor traz poemas na forma de definição de dicionário, numa brincadeira antagônica à noção literal que os dicionários apresentam. O livro surge da necessidade de se falar sobre e para alguém que já se amou muito, das dores de deixar partir, o reencontro como momento chave e o que vem depois. É um adeus que dança sobre as páginas, um adeus calmo após o turbilhão de sentimentos que assola o tão temido e quase sempre necessário…fim.

João traz a ideia do fim como uma dualidade entre o quão doloroso e turbulento é o momento em que ocorre a “ruptura” do vínculo, e o quão libertador e calmo pode ser o “depois do fim”. As palavras casam exatamente com coisas que nos deparamos e também as que ouvimos de nossos amigos durante esses momentos. O autor também nos traz a ideia de como nem sempre estamos preparados para viver esse momento e, apesar de todas as adversidades, NÓS SOBREVIVEMOS.

E ainda na linha do conceito de Supernova, fim, reencontro, ressignificar, recomeçar, enfim, nesse ser E não ser, as principais dúvidas e as principais explosões e queimaduras vêm porque, “a areia nos meus olhos é a mesma que acolheu minhas pegadas” (citação extra à música da cantora Sandy), mas não seria realmente sobre isso?

Geralmente não nos decepcionamos com quem não conhecemos ou de alguma forma não tenhamos previamente estabelecido algum tipo de expectativa. E a cada giro do mundo, isso se torna ainda mais chocante, porque, novamente, criamos expectativas onde sabemos que não nascerá novas estrelas, e quando vemos a impossibilidade desses novos seres, esperamos que o mundo pare e retorne para o lugar de onde veio, mas ele não para. Ele continua. Girando e girando. Ele, nele mesmo, como um oroboros, e ele em volta de algo muito maior, que gira em algo muito maior, que sempre cresce. Porque algumas explosões são maiores do que se esperava que fossem, mas são ainda apenas explosões, não o fim do fractal.

Resenha escrita pela Ana Lu para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/05/03/para-ressignificar-um-grande-amor/

@leituras_sa 01/05/2021

"Encontros (s.m): é a alegria de sentir sua existência sendo tocada pela existência de outro alguém."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Em "Para ressignificar um grande amor", João Doederlein (@akapoeta) nos conduz por seu processo de cura e autoconhecimento, resgatando uma lição importante para todos nós: a vida não é feita de certezas, e recriar faz parte do ciclo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar a @editoraparalela pela belíssima edição, sendo uma das bonitas que tenho na minha estante. A capa delicada, as páginas coloridas e as ilustrações tornam o exemplar ainda mais especial. O livro é dividido em cinco partes, desde o término de um relacionamento até o recomeço. O interessante é que os textos foram elaborados a partir de vivências pessoais do escritor, tornando os significados ainda mais reais. É notável a habilidade que o autor tem com a escrita, ele propõe novos significados para palavras, sempre com muita sensibilidade. "Para ressignificar um grande amor" é o tipo de livro que aquece o coração de quem o lê, João Doederlein mostra que nem sempre um ex-amor precisa ser ignorado e esquecido, alguns relacionamentos proporcionam bons momentos e ensinamentos que ficam para sempre registrados na nossa história.
Por @varlene.santos
📋Ficha Técnica:
🔹Título: Para ressignificar um grande amor
🔹Autor: João Doederlein
🔹Ano: 2021
🔹Editora: Paralela
🔹N° páginas: 184
🔹Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/COTkDmNj4VQ/

bárbara 29/04/2021

eu gostei, mas acho que a nota seria maior se eu tivesse lido enquanto estava apaixonada

Izabelly112 27/04/2021

Maravilhoso
aventura (s.f.) é quando a gente existe de forma intensa. é dar o primeiro beijo. é viajar sozinho. é se apaixonar por alguém de outro estado. é apostar no que é incerto. é seguir os peculiares desejos do coração e mandar mensagens de amor inesperadas.

A escrita do Akapoeta é simplesmente incrível. Obrigada Akapoeta por me tirar de uma ressaca literária.

Luhran 15/04/2021

"desapaixonar (v.)... é quando a memória que tenho de você não pesa o suficiente para impedir meu coração de levantar voo outra vez.."
Quando Matilda partiu foram as marcas e a luta pela redescoberta que deram origem aos ressignificados narrados pelo eu lírico de Para ressignificar um grande amor. Com o processo de cura em constante movimento, as palavras que antes lembravam um grande amor precisam no atual presente ganhar um novo significado para que a ponte para o futuro seja saudável e repleta de degraus sólidos de amor-próprio.

Em “O fantasma”, a enorme desilusão de perder um grande amor por pequenas falhas trazem repletas situações de enxergar Matilda em todos os seus ex-lugares. Onde a saudade fica à espreita, a dor da perda machuca e o presságio do fim sempre esteve presente quando não houve reciprocidade mútua.

“Solicitude” expõe a coragem de aceitar o fim e de com muito empenho, desabraçar a solidão. "O reencontro” é ter a maturidade de sorrir diante um ex-amor que a muito te machucou, mas também te fez feliz. É saber acolher as boas memórias e expulsar o que lhe intoxica.

“O relógio” faz com que o eu lírico ensine a valorizar a fragilidade humana de ter que enfrentar o tempo para aprender a lidar com perdas. Que nem sempre, os ponteiros do seu relógio batem com frequência do da pessoa que ama. É necessário dar espaço ao tempo e estar disposto a superar feridas.

“E para o meu futuro grande amor” é uma carta aberta para desejar a felicidade de Matilda onde quer que esteja e para declarar que seu coração está pronto para abraçar um novo amor. Mas desta vez, pronto para saber lidar com a singularidade de cada pessoa e respeitar o tempo de ir, e o tempo de vir.

Para ressignificar um grande amor é uma obra emocionante e de autoaceitação que nos presenteia com a força de poder vencer sentimentos de solidão que nos afligem quando alguém querido vai embora. É sobre superar e seguir em frente. É sobre permanecer com memórias boas quando algo que você queria que desse certo não deu. É sobre ressignificar sua história.

site: https://www.instagram.com/p/CNs6jTXA7-q/?utm_source=ig_web_copy_link
Kimberlly22 15/09/2023minha estante
?autocuidado (s.m)?. É beber vinho na própria companhia. É não fazer coisas que não gosta só para agradar alguém. É flertar consigo no espelho, se sentir bonito ao acordar e aceitar que errado todo mundo um dia tá. É deixar de cultivar amizades por hábito e fazer por vontade própria. É parar de arrastar pedaços do passado com a gente (cansa e risca o chão do presente). É excluir da minha vida pessoas que não fazem mais sentido nela. É ser capaz de abrir mão. É fazer cafuné em si mesmo. É fonte de amor-próprio.

é um resgate.?

Iris130 14/04/2021

É uma leituras rápida e gostosinha. Os poemas mesmo podendo serem lidos fora da ordem contam uma História. É belíssima a versão física.

Thais645 13/04/2021

mil estrelinhas para cada palavra dita
Transbordando palavras, sentimentos e reflexões para um único intuito: ressignificar.

Após ter lido este livro percebi que tudo que precisava esse tempo todo era ressignificar alguns momentos, algumas pessoas e algumas lembranças. Ressignificar se tornou minha nova meta de cura e reflexão, o que posso falar é que estou transbordando por este livro e estou caçando palavras para provar isso.

Usando a experiência de um grande amor passado para ensinar o real significado de ressignificar. João (akapoeta) me transportou com suas palavras genuínas para uma leitura que me agregou, me tocou e conversou comigo enquanto falava de si, dela - Matilda - e para todos nós.

Algo tão óbvio como seguir em frente, transformar e se libertar, ficou tão mais possível quando dito com sutileza e com uma bela profundidade pelo o autor, que penso que a maneira que todo o processo de ressignificar é contado, abriu portas para qualquer um se identificar e entender. E eu pude sentir o quanto tudo isso significou para mim, por isso este livro merece mil estrelinhas.

Ressignificar é a palavra de poder de cura, de ser livre, compreender melhor, deixar mais leve e simplesmente viver. Ressignificar é libertador, é a palavra que eu estava precisando ler, para enfim ser poeta da minha própria história, seja ela de amor ou não.