Tomie - Volume 2

Tomie - Volume 2 Junji Ito

Resenhas - Tomie, Volume 2

andré 10/09/2022

Tomie ou o sonho erótico de um incel
Terceiro título do autor que leio e ainda não entendo o que me atraí. Na verdade, as histórias dele estão sempre caminhando em uma fronteira entre o muito fascinante e o muito ridículo para mim, tanto que algumas das histórias dessa coletânea deveriam ser tachadas de cômicas na minha opinião. Em todo caso, o que me chama a atenção é como o monstro\demônio Tomie em si não faz mal para ninguém, ao contrário, ela só é diretamente responsável pela morte de alguém uma história, quando ela engole quem mergulha em um lago, nas demais ela pode "pedir" para que outra pessoa mate seus alvos, mas no geral é sempre ela a maior vítima de suas "vítimas", já que é sempre ela quem acaba morta de formas horríveis. E o curioso é que ela está sempre de boa com isso, com aquela cara de tédio. Na verdade, tirando o fator de cura, parece que o único poder da Tomie é ser bonita e não se envergonhar disso, ao mesmo tempo, esse parece ser o único motivo que justifica sua morte. Ela é bonita, faz pouco caso dos outros, é fria e fútil, logo merece morrer. Essa é a lógica assustadora do quadrinho. Na verdade, a personagem parece mais uma encarnação do medo de alguns homens por mulheres. Aqueles caras que ficam em rede sociais e fóruns expressando o seu ódio por famosas por serem "oferecidas, ficarem pedindo coisas, levando uma vida fácil, atraindo o gado," etc. Ao mesmo tempo que se masturbam para essas mulheres que odeiam. Tomie é um objeto de desejo e justamente por isso causa ódio, ela é linda e por tabela não pode ser boa, chega a ser uma caricatura de um clichê a forma como ela só pensa em coisas caras, roupas bonitas, pratos chiques e homens bonitos, como se fosse um homem adolescente escrevendo sobre mulheres com quem nunca teve contato. No geral, me atrevo a dizer que o "terror" da história está na forma como Tomie obriga os homens a serem ridículos, ao ponto de se tornarem bestiais. O que me incomoda é que existe sim um discurso de conformidade com isso, basta pensar que na primeira história a única coisa que torna "justificável" e plausível uma turma inteira, incluindo a melhor amiga da Tomie, cometer um homicídio coletivo é o fato da Tomie não ter vergonha de gostar de mais de um homem, lembrando que as meninas já não gostavam dela por ela ser bonita. No geral, achei bem superestimada, mas para quem curte odiar mulheres e gosta de ver mulheres bonitas sendo punidas por serem todas "más" é um grande mangá.
Fernanda 21/11/2022minha estante
Adorei sua resenha, parece muito com o q eu penso do que o Ito escreve num geral, 90% das histórias dele a mulher é o mau incarnado. Eu realmente acho q ele deve ter problemas em se relacionar com mulheres.

massio. 27/08/2023

Grotesco
Eu particularmente gostei mais dos últimos contos que são interligados. Mas o do saquê é bem bom também.
Esse volume está bem mais gráfico e violento. As histórias como sempre são histórias sobre obcessão e uma é mais doida que a outra.

Ângelo Von Clemente 19/11/2023

Compreende-se o motivo de Tomie ter se tornado um fenômeno.
É interessantíssimo poder acompanhar o desenvolvimento dela, pois também coincide com o desenvolvimento dos traços de Ito como artista; existe de fato uma diferença abissal entre seus primeiros trabalhos, e seu estilo atual.

Destarte possuir um gênio e uma personalidade detestáveis, a própria Tomie tem aspectos fascinantes, do ponto de vista psicológico. Ela é uma típica sociopata já desenvolvida, com total falta de empatia para com todos que a cercam, sendo possuidora de tendências altamente narcisistas, egocêntricas e sádicas, e detentora de uma capacidade atroz de manipulação da mente, que tem um fator até mesmo/e principalmente sobrenatural. No início de tudo, Tomie parecia ser apenas uma colegial vulgar incapaz de manter relacionamentos verdadeiros; com comportamento impulsivo, manipulador, e histriônico. Mas a "primeira tragédia particular" da qual foi vítima parece ter simplesmente modificado tudo, e com isso, Tomie "se transformou", e ganhou uma "proporção aterradora."

Perceptivelmente, de uma colegial vulgar protagonista de escândalos triviais, sua personalidade se tornou cada vez mais cáustica, perversa, debochada, e fatal. Ela deixou de ser uma pessoa, e se tornou um tipo de entidade sobrenatural; uma aberração genética em constante mutação, mas basicamente imortal, ou ao menos pode-se dizer que é como se ela fosse o Jason, do sexta feira 13: Ela sempre volta no final.

pazuzuls 22/08/2021

Aqui Junji Ito continua com as bizarrices de Tomie, porém sinto que esse volume foi um pouco mais bizarro e ao mesmo tempo mais divertido. Como no primeiro teve a apresentação da Tomie e a criação/início da história, aqui ele pôde se preocupar em fazer a continuação sem precisar criar um contexto incial, o que foi ótimo.

A maioria das histórias simplesmente não tem continuação, são mais contos soltos sobre o terror que Tomie faz com diferentes pessoas em diferentes contextos e é um melhor que o outro. Eu particularmente adorei o conto dos dedos, achei super divertido as Tomies fazendo bullying com a Tomie Mindinho (ai que terrível), assim como também gostei muito das Tomies tentando matar umas as outras em histórias diferentes.

O autor não se preocupa em explicar o que é exatamente a Tomie, mas tudo bem, porque o importante aqui são as atrocidades que ela faz e a tensão que a cerca. Também não explica muito bem o funcionamento de seu encanto, mas é ótimo porque até mesmo eu me apaixonei por ela haha caí no encanto da Tomie e não nego.

Um pequeno comentário sobre o final (não leia se não quiser spoiler): Eu já imaginava que ela não morreria/não envelheceria naquele concreto, mas podia jurar que eles quebrariam aquele concreto e ela apareceria mais linda e esbelta do que nunca, me surpreendi por na realidade ela já ter escapado há tempos haha

Daniel1179 02/03/2023

Tomie 2
Gostei mais que o primeiro. Achei repetitivo essa dinâmica dela, mas foi melhorzinho. Outras obras do autor me agradam mais, mas foi muito bom conhecer Tomie.

Rafael 12/09/2022

Macabro e envolvente
Tomie é uma força da natureza, maligna e arrogante.
É impossível não desgostar dela quando lemos a história, porém é um personagem extremamente cativante que atrai a atenção do leitor.
O autor explora diversos temas utilizando suas histórias para ilustrá-los.
Recomendo demais.

suypeene 14/01/2024

Peculiarmente bom
Os contos desse livro foram mais pecuriares(mas não necessariamente pertubadores) e fora do comum comparados aos do primeiro volume. Eles mostram uma maior extensão das estranhas e cruéis habilidades da Tomie.
Porém, em minha opinião, alguns contos não demonstraram toda a autenticidade(para dizer o mínimo) da Tomie, seja pela falta ou pelo excesso de singularidade ou violência gráfica.
O mangá não apresenta um motivo ou uma razão exata para a existência da Tomie ou ações da mesma. Acho que é bem melhor, nesse caso, não ter uma explicação. Mesmo assim, o livro conseguiu fazer com que eu me odiasse e cativasse a Tomie ao mesmo tempo.

EduardoCDias 08/11/2021

Diferente
Definitivamente uma das coisas mais estranhas que já tive a oportunidade de ler. Mas valeu a pena. A história da moça linda que induz os homens a esquartejaram-na é bizarra.

Nenequest 03/04/2021

Medo 2
Excelente história de terror, virei fã de Junji Ito. Recomendadissimo essa coleção.

T.N.T.Rock 01/01/2023

Contos de Tomie.
Esse segundo volume traz um artista mais maduro, um traço consistente bem como uma personagem que se estabelece com suas características próprias no caso Tomie a imortalidade e seu poder de “restauração”.
As histórias seguem pequenos arcos, algumas interessantes que nos causa repudio e horror em seu desfecho, outras menos inspiradas, apenas o último arco é um pouco mais longo utilizando personagens secundários de forma mais consistente, Tomie é uma boa opção para quem gosta de contos de terror, mas fico imaginando se o Junji Ito conseguiria fazer uma história de mais folego para a personagem, aguardemos.

Bagunça das gavetas 28/06/2021

Credo que delícia
Muito bom o jeito com Tomie volta nesse vol 2, causando mais desgraça que antes e deixando mais temor por ela.
Deus me livre de trombar com uma mulher dessa na vida, tá repreendido.

giginha 10/04/2023

Gostei bastante da diversidade e continuidade entre os contos, que foi o que azedou a minha leitura do primeiro volume. também achei as histórias bem mais impactantes (é uma mais bizonha que a outra). tô perturbada até agora.

e acho curioso o papel da tomie nesse negócio todo, ainda mais por não ficar claro o que rola, como e por quê. o que ela tem que deixa todo mundo tão obcecado por ela? ela deixa de ser a vilã da história quando é assassinada e esquartejada pela 37299292° vez? porque é inexplicável essa obsessão dos caras, que vai do desejo e do amor profundo pra vontade de matar ela sem mais nem menos. né? não sei. considerando que nós vivemos em uma sociedade, eu acho que

kprdn 03/09/2023

Confesso que esperava mais, tendo em vista de tudo o que ouço falar das obras do junji ito. ainda sim vou dar uma chance pra algum outro mangá e ver se mudo essa visão.
tomie não é ruim, mas são dois volumes que narram a mesma coisa em cenários diferentes e acaba se tornando algo muito repetitivo. quando achei que o final ia me surpreender, acabou que foi a mesma coisa de todos os outros contos.
gostei mais do primeiro, principalmente por conta de um capítulo específico desse aqui que me traumatizou muito ? e que infelizmente não foi nem pelo terror.

Mateus.Lafayette 08/09/2022

Esse segundo volume de Tomie manteve a mesma pegada do primeiro se mantendo no estilo de pequenos contos sobre a Tomie, sinceramente esperava que fosse contar mais sobre como ela surgiu/como foi criada ou algo do tipo, mas não foi algo que me incomodou por não ter sido contado, acho que o Junji Ito queria dar mais um ar de mistério, me diverti bastante e a qualidade se manteve que nem no primeiro.