Além do que se vê

Além do que se vê Sheila Guedes

Resenhas - Além do que se vê

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Livia 30/07/2021

Leitura forte... Mas necessária.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, Sheila Guedes. Tive conhecimento do livro por meio de uma IG que estava convidando para uma leitura conjunta e me interessei pelo tema.

Falar de tráfico humano não é fácil, demanda muita pesquisa e preparo psicológico. E sem dúvida a pesquisa, as fontes bibliográficas da autora foram impecáveis.

No início do livro gostei muito dos personagens, do tema, da ambientação, do enredo. A forma como Sheila Guedes vai desenvolvendo a história os personagens vão se descortinando e a leitura apesar de tensa, emocionante, sofrida e até mesmo dolorida flui de forma rápida.

Mas não posso negar que em algum momento a história ficou, para mim, sem graça, comecei a me incomodar com a Kalina, protagonista, e quando cheguei no final senti que ficaram pontas soltas, personagens que simplesmente sumiram.

Mas para minha surpresa, no final da leitura conjunta teve um debate sobre o livro e a autora participou! Foi incrível o feedback Sheila Guedes, muito atenciosa e gentil respondeu todas as perguntas. Ela foi questionada se o livro teria continuação, ela respondeu que não mas que terá dois spin off, um sobre a Vitória e outro da Selina, e que nesses livros teremos o desenrolar das pontas soltas de Além do que se vê.

Não desencorajo ninguém a ler, muito ao contrário, LEIA. Pois o assunto é interessante, necessário ser discutido. Despois de alguns capítulos passei a desconfiar até da minha sombra. Sheila Guedes contou no bate papo que o que motivou ela a escrever sobre o tema foi para levar informação para as pessoas e evitar que muitas caíam nesta armadilha.

Super recomendo!

Jaqueline 15/05/2021

"Não sinto vergonha de quem fui. Não sinto vergonha da minha história. Tudo que me aconteceu serviu para me mostrar e ensinar, que somos frutos de tudo que nos acontece; e cabe a cada um de nós, tirar as lições que a vida dá e aprender a se reinventar a cada dia em busca da paz interior e da certeza de que estamos sempre evoluindo e, principalmente, que nada nos limita a não ser nós mesmos." (GUEDES, 2020)

"Além do que se vê" é um livro que trata de um tema difícil e pouco explorado pela literatura: o tráfico de mulheres com a finalidade de manter em funcionamento esquemas extremamente elaborados e complexos envolvendo a prostituição. Inicialmente, eu esperava uma história com foco na vivência da personagem principal e na investigação policial para desvendar o funcionamento desse sistema de tráfico entre Brasil e Espanha. Contudo, fui surpreendida (e não em um bom sentido) quando o livro deixou de ter como foco principal esse tema e começou a se transformar em um romance. Da metade do livro para o final, fui lendo no automático apenas para saber o desfecho da história. Acredito que se a autora tivesse investido mais na questão do tráfico e da prostituição, o livro teria sido melhor aproveitado por mim.

Mente Literária 08/07/2023

Além do que se vê
Já tinha lido um livro da Sheila que tinha amado, esse não foi diferente. Um livro forte, por se tratar de tráfico humano, é uma história de ficção mas nós arrebata em certas partes.
Acompanhamos a evolução da personagem principal, de como ela ficou forte, de como ela sofreu muito mesmo.
Eu chorei em algumas partes, amei o livro.
Só não irei dá 5 estrelas pois achei um pouco raso o desfecho do antagonista. Mas LEIAM, é otimo
Jorisdana 17/07/2023minha estante
amei

Ray Freire 30/04/2020

Doloroso, porém extremamente necessario!
| ALÉM DO QUE SE VÊ | 5 🌟 + ❤️ | 348 PG | @sheilaguedes_autora | INDEPENDENTE | #umaviajanteresenha |ㅤ

❤️ "Nada mais poderia me causar dor. Minha alma acabara de morrer. Eu estava além do que se pode ver." ㅤ

Kalina aos 20 anos é uma romântica incurável e sonha com seu final feliz. Ela sempre foi uma jovem solitária e só tem Vitória como amiga, sendo filha única sempre foi muito protegida pelos pais. ㅤ

Quando sua amiga Vitória vai embora do país ela fica mal, porém torce para que ela seja feliz com seu namorado Juan Carlos. ㅤ

Alguns meses após a partida de sua melhor amiga kalina recebe a visita de Juan Carlos. Ele propõem que Kalina faça uma visita à sua amiga na Espanha para as duas matar as saudades, mesmo receosa ela aceita a oferta e embarca para outro país.

Kalina nunca imaginou que essa viagem mudaria completamente sua vida e quem ela era. Juan Carlos era um aliciador de uma máfia de prostituição e tanto ela como sua amiga cairão em uma armadilha. Na espanha ela é vendida e sua virgindade é negociada em um leilão, a partir daí sua vida se transforma em um pesadelo. ㅤ

Além do que se vê não é uma leitura fácil, longe disso, é uma leitura dolorosa, angustiante e que mexeu muito comigo. A Sheila sabe como introduzi o leitor na história e acompanhar todos os abusos físicos e psicológicos que essa personagem passou foi extremamente doloroso.

Kalina é uma personagem extremamente forte, mesmo sendo quebrada de tantas formas ela nunca perdeu as esperanças e lutou com todas as forças para se reencontrar. Eu sofri junto com ela e passei por uma verdadeira montanha russa de emoções durante toda a história. ㅤ

A Sheila conseguiu envolver o romance no livro, porém o foco da historia é na reconstrução da personagem e em mostrar como nós podemos ser fortes e recomeçar mesmo depois de tantas quedas impostas pela vida. ㅤ

Ao finalizar Além do que se vê eu me sentia grata por ter conhecido uma história tão carregada de ensinamentos e reflexões e nem as melhores palavras conseguirão explicar tudo o que sentir durante a leitura e o quanto eu desejo que essa história seja lido por todo mundo. ㅤ

Além do que se vê chegou hoje na Amazon. ❤️

site: https://www.instagram.com/p/B_m_g1ADA5x/

Michelle.Justulin 12/07/2021

História que despedaça o coração!
Que história!
Apesar de trazer vários gatilhos: abuso, violência contra a mulher, estupro e tráfico humano, também traz uma comovente história de força e superação.
A trajetória de Kalina e Vitória mexem com o emocional da forma mais dolorosa possível, nos faz refletir, questionar, odiar, quebra nosso coração em pedacinhos. Mas mais que tudo nos faz torcer muito pelas protagonistas e ansiar pelo final feliz.
É uma história necessária, já que não costumamos ler, assistir nos jornais ou discutir sobre esse assunto que, infelizmente acontece com uma frequência tão absurda.
Recomendo à todos que querem se emocionar e conhecer mais sobre o assunto.

Isabelaalvarenga 30/01/2021

Livrão!
? Antes de tudo ??CONTÉM temas sensíveis como: prostituição, estupro, agressão, violência e abuso de drogas??

? QUE LIVRÃO VIU! Muito bem construído e detalhado

? Personagens incrivelmente bem construídos assim como os sentimentos que os personagens passam. Faz a gente se sentir ligado aos personagens e dentro da história

? Gostei muito do enredo e em como as coisas foram acontecendo. O final foi incrível

? Um tema sério que foi muito bem tratado, não foi apenas uma "situação" para a autora. Ela trouxe realidade.
? "Nada mais poderia me causar dor.
Minha alma acabara de morrer. Eu estava além do que se pode ver"?

Lu 28/05/2020

Comovente.
Segundo livro que leio dessa autora, e pelo que vejo ela escreve sobre temas bem relevantes e dramáticos.

E escreve muito bem.

Sheila Guedes possui uma escrita fluída, com vocabulário claro e objetivo, suas histórias apesar de conter muita densidade, são contadas de forma rápida, e ainda sim comovente.

Aliás é a ficção, baseada em fatos.

E essa história é bastante pungente. O tráfico humano não é muito comentado, por tanto, eu nunca havia refletido muito à respeito.

Porém, ao ler essa história que apesar de ficcional, descreve tanta crueldade e realidade, que pensar que isso se fato ocorre, estava acontecendo nesse momento é no mínimo chocante e me causa uma impotência. Pois nada temos a fazer pra evitar esse tipo de situação de exploração.

O ser humano é uma espécie dividida entre os que nos encantam é inspiram com sua solidariedade e os que nos chocam e revoltam, por serem capazes de realizar crueldades.

Trata-se de um livro alternativo, acredito que só foi lançada em ebook. Por tanto, o mesmo possuo uns erros de revisão, pequenos erros textuais, mas que em nada atrapalha a leitura, que eu recomendo.

Pois esse drama, contado com muita eloquência e autenticidade, possui uma protagonistas muito forte e inspiradora.

Kalina possui garra, doçura e o principal resiliência. Mas tb entende quem é, e se valoriza.

Ainda que fictício é um exemplo de mulher, que com certeza é baseado em real personalidade da mulher brasileira.

Sih 22/05/2020

Uma boa leitura... nunca tinha lido nenhuma história com essa temática: tráfico humano, algo tão sério e pouco discutido infelizmente.. Contudo, achei que alguns pontos da história não ficaram bem amarrados...

Joelcida 16/10/2020

Que livro!
Digo que todo.mundo deveria conhecer a história da Kalina!Uma história necessária e que serve de alerta para muitas pessoas.
Não é uma história fácil de ler,teve momento em que tive que segurar as lágrimas pelas situações que ela viveu.Mas não protagonista é forte e determinada,por mais que tentem destruir seus espírito ela se mantém firme na esperança de escapar.Amei ela e como se reinventou,ajudou e seguiu em frente.
Adorei o par romântico dela. O protetor perfeito e paciente. Os dois juntos aquecia meu coração e dava esperança de que ela seria feliz.
Os amigos de ambos também me conquistou

Hailane Braga 28/06/2020

Mais que um romance
Kalina é uma menina batalhadora, amiga e muito família. Ela quer encontrar a pessoa certa para amar, em todos os sentidos da palavra.
Quando sua amiga Vi encontra um Espanhol que mostra amá-la e ainda apresenta um amigo muito atencioso para Kalina, tudo parece ficar diferente.
O namorado de Vi a chama para conhecer seus pais na Espanha e, com apoio de Kalina, a ela decide ir. Entre ligações estranhas da amiga e uma visita inesperada do namorado de Vi ao Brasil, Kalina vai a Espanha esperando ver sua amiga ser pedida em casamento.
Sem saber o que a esperava, Kalina é traficada, conhece um mundo que ela nem mesmo sabia que existia e precisa lutar com todas as suas forças para não sucumbir após se tornar uma prostituta e ser escravizada em outro país.
????
Opinião :
Foi um livro que me surpreendeu muito. Não esperava tantas novas informações de uma vida que muitos fingem não existir, mas que acontece a inúmeras pessoas que caem em um golpe com promessas de amor, casamento ou emprego fora do Brasil. Leitura intensa e com gatilhos. .

A soma de todas as páginas 21/11/2023

Uma história forte e impactante
Eu sou apaixonada por tudo o que a autora escreve e não é segredo pra ninguém. Mas esse livro me tirou dos eixos.
Embora eu já soubesse que esse livro teria uma temática diferenciada, não estava preparada para tanta dor.

Aqui conhecemos uma trama que envolve t®afic0 de mulheres no Brasil. Mulheres essas que são enviadas para Madri e vendidas para uma rede de P®0§TITU!©?0.

E é dessa forma que nos deparamos com a história de Kalina, uma jovem de 20 anos, que vai visitar uma amiga e mal sabe que está caindo em uma armadilha. Surreal e de uma crueldade incalculável.

Quando conversei com a autora um tempo atrás e ela me disse que essa tinha sido uma trama difícil de se escrever, hoje ao ler consigo entender o porquê.

Kalina, representou todas essas mulheres em sua narrativa. Todo sofrimento, @BU§0, maus tratos, ?GR?§§?0 física e psicológica, £§TUP®0 entre outros fatores.

Confesso que não foi uma leitura fácil de se fazer, mas por todas as mulheres que enfrentaram essa situação da forma mais dolorosa inimaginável, vale demais a leitura. Sem contar que fica o aprendizado de que isso acontece diariamente a nossa volta e nem nos damos conta disso.
Sabe aquele ditado de quê: quando o milagre é demais o Santo desconfia?
Pois bem. Melhor ditado não há para essa leitura.

Não irei te convidar a fazer essa leitura. Pois se trata de um tema delicado, com gatilhos fortíssimos.
Dessa forma, faça a leitura somente se você sentir que está psicologicamente bem para isso.
E se assim a fizer, prepare os lencinhos. É impossível não chorar e sentir as dores de Kalina, de todas essas mulheres. E não deixe de ler a nota da autora e suas referências para escrever esse livro.

Camila Zuza 08/07/2021

Superação
Que história mais linda que te prende do começo ao fim é como é triste saber que isso é real que infelizmente acontece com muitas mulheres é até mesmo crianças ? nosso como foi triste ver a Kalina passar por tudo que passou senti revolta nojo vontade de matar o Juan Carlos que crápula mais valeu a pena o final feliz dela com o Marcus que homem incrível deveríamos ter mais polícias assim como ele é seus amigos amei eles tbm Lorenzo, Selina, Mary é Asheley o mundo seria outro se tivesemos mais profissionais como vcs é a amizade da Ka e a Vi linda de ver amizade de verdade é assim achei lindo tudo que a Ka fez por ela é amei ver a Vi voltar mesmo aos pouquinho pra o q era enfim essa história é maravilhosa dolorida mais com um final feliz amei ver um final feliz aqui pq na vida real nem sempre é assim nesse caso tem que ter muita fé esperança é força de vontade.

Tay 05/01/2021

Além do q se vê
Mais um concluído ?
?Além do que se vê? de

Sinopse: Quando se perde tudo o q sobra além de vc mesma? Aos 20 anos, Kalina tem sua vida roubada. Enganada por um aliciador de uma máfia de prostituição, ela é traficada para um bordel da Espanha. Sua vida torna-se então um pesadelo, sem começo, meio ou fim. Jogada sem aviso em uma realidade da qual jamais imaginou sequer q pudesse existir, ela vai ter apenas a sua força interior como aliada para não sucumbir. Uma história impactante onde os limites da dor e desesperança de uma mulher, q luta para mostrar q sua força, está além do q se vê.

Autora: paraibana, pedagoga e historiadora por profissão, mas escritora por paixão. Casada, mãe de 3 filhos e leitora compulsiva. Acredita q as palavras têm o dom de transformar vidas.

Minha opinião: 5 estrelas e favoritado. Ah muito tempo não leio um livro de autoria brasileira nesse gênero que fosse tão bom. A escrita da autora está impecável, fluida, com uma ótima narrativa. A história é impactante, o início pode ser considerado pesado pela abordagem do tema e de como é deixado claro q qualquer um pode correr tal risco, com gatilhos, é linda ao mesmo tempo, quebra alguns tabus q são vistos na sociedade, bem como alguns pré conceitos q são inseridos em círculos sociais, vc fica tão presa a história q não sente falta da descrição ?exata? de como é cada personagem. Este livro provavelmente será o meu mais indicado de 2021 para q leiam! Agradeço a autora pelo trabalho incrível, e aos q não sabem parte da verba do lançamento do livro foi doado para a associação contra tráfico humano.

LEIAM ESTE LIVRO!!!!!!

Quotes:

?A vida está aí para ensinar a todos nós q dias ruins sempre vão existir e q coisas ruins podem acontecer. O q não podemos esquecer, jamais, é q mesmo q a noite esteja completamente escura, o sol sempre vai nascer. Sempre. Às vezes, tudo o q temos que fazer é ter calma e esperar. Não tem escuridão q vença a luz.?

?Nada mais poderia me causar dor. Minha alma acabara de morrer. Eu estava além do q se pode ver.?

?Você é o q as pessoas veem, ou o q você é de verdade está além do q se vê??

?Somos vítimas de um crime hediondo, pq não nos roubaram apenas nossa liberdade e nossas escolhas. Não violaram apenas nossos corpos. Roubaram de nós também a vontade de seguir adiante.?

?Kalina, jamais se desculpe por fazer o q é correto. Quando agimos corretamente com alguém, devemos fazer isso por nós mesmos, não pelo outro. Se o outro vai aceitar ou não, isso não é conosco. O q jamais podemos é nos arrepender de fazer o q é certo. Devemos satisfação apenas à nossa consciência.?

?somos frutos de tudo q nos acontece; e cabe a cada um nós, tirar as lições q a vida dá e aprender a se reinventar a cada dia em busca da paz interior e da certeza de q estamos sempre evoluindo e, principalmente, q nada nos limita a não sermos nós mesmos.?

E vcs já leram? O q achou?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6