Resenhas - Arlindo

Ludmilla Silva 19/07/2022

"A gente não tá errado em existir"
Arlindo deveria ser considerado como patrimônio cultural do Brasil, porque sério que história fantástica, extremamente linda, crua e sensível. Fazia tempo que eu não me emocionava tanto com uma história assim, logo na primeira página meu olho encheu de lágrima já nas últimas eu estava me debulhando de tanto chorar. Você termina a história com o coração quentinho e com uma satisfação gigantesca.

A HQ conta a história de Arlindo um adolescente que mora no interior do Rio Grande do Norte e sofre bastante por ser gay. A história de Arlindo é a história de milhares de LGBTQIA+ no Brasil, ou seja, aqueles que nascem no interior de um Estado, que não são abertamente assumidos, mas que ainda sofrem bastante com estereótipos e especulações. Já na primeira página Arlindo fala “eu sempre imaginei como seria existir num lugar onde meu nome fosse outro e a cidade fosse outra” e não tem representação melhor do que essa, de querer fugir da sua cidade de origem para de fato poder viver e existir em outro lugar, simplesmente porque as pessoas ali não entendem (ou não querem entender) o que é distinto do padrão.

O quadrinho é cheio de nuances, o que mais me conquistou foram os detalhes em relação à cultura brasileira. Obviamente vale lembrar que esse é um quadrinho brasileiro, escrito pela maravilhosa Luiza de Sousa ou Ilustralu, assim vários detalhes e easter eggs apenas nós brasileiros entenderemos como: o pano de prato no ombro, a camisa de time ou a camisa de político local, as músicas marcantes da Sandy e Júnior e da Pitty, as casinhas de muro baixo no interior, a conversa no MSN, dentre vários outros. A história se passa entre 2007 e 2008 e além de todos esses detalhes extremamente valiosos há a questão da nostalgia que para mim, foi sensacional, eu ficava fascinada com cada detalhe.

Além do Arlindo, as figuras femininas aqui roubam a cena, como a avó do Arlindo, a tia dele e principalmente sua mãe. Isso nos mostra também que aceitação e empatia é tudo questão de caráter e não de idade ou de origem, a vó do Arlindo tem uma filha lésbica e em todas as páginas que aparecia ela foi totalmente compreensiva, inclusiva e empática, não havia dúvida sobre o amor dela quanto a filha e depois o seu amor quanto ao Arlindo, e a mesma coisa aconteceu com a mãe do Arlindo. São pessoas mais velhas do interior do Brasil, elas provavelmente não vão entender a pauta e a cultura popular LGBTIQA+, porém isso não é relevante, elas entendem o amor e mesmo em uma cidade e casa extremamente abusiva elas nunca deixaram o Arlindo se esquecer de que era amado e de que deveria sim existir.

O pai do Arlindo é um grande babaca, abusivo e preconceituoso e eu amei como a mãe do Arlindo não relutou em momento algum para defender o filho. Infelizmente, ainda há muitos casamentos heteronormativos abusivos, a exemplo dos pais do Arlindo, e eu pensei que quando Arlindo se assumisse a mãe fosse ficar do lado do pai, mas ela não pensou um segundo sequer quando viu o filho sendo maltratado e eu achei isso incrível, mostra a força e o amor da mãe brasileira e ainda critica aquele pai ausente que pensa que criar o filho é só pagar parte das contas.

Para além desse núcleo familiar, outro ponto de destaque na narrativa são as amizades do Arlindo e eu amei que tem de tudo, tem traição, briga, companheirismo, descoberta de sexualidade, sensibilidade, dentre várias outras temáticas. Cada personagem é único e traz ainda mais unicidade a história. Amo como o Arlindo e seus amigos têm sua bolha própria onde eles podem se proteger de todo o ódio e toxicidade da escola e também da cidade, em adição adorei que o “vilão” tem uma espécie de redenção no final e também o cara que parecia legal é na verdade só um babaca mesmo.

Não dá para falar de como amei todos os amigos, mas dá para falar da edição do quadrinho. Sério, acredito que esse é um dos quadrinhos mais bonitos que eu já vi em toda a minha vida, ele é muito grande, com uma capa colorida e vibrante e todas as outras 200 páginas são repletas de amarelo, rosa e preto, são cores extremamente marcantes que combinam cem por cento com o Arlindo e com o seu universo.

Esse quadrinho é basicamente o retrato do LGBTQIA+ brasileiro, é uma história linda, sensível, única e além de tudo é um pedaço de resistência. É uma forma de trazer conscientização e respeito para tantas pessoas que são, todos os dias e em todos os lugares, inviabilizadas, silenciadas e mal compreendidas. Obrigada por tudo, Luiza, sei que a HQ não transformará todas as pessoas preconceituosas do Brasil, mas sei que impactou a vida de muitas pessoas que se viram ali representadas pela figura corajosa do Arlindo.

Ilustralu disse em sua entrevista ao podcast “As perpétuas” que essas cores pintadas ao longo de todos os quadrinhos foi uma forma que ela achou de preencher o espaço que sobrava, pois Arlindo foi uma HQ que ela fez justamente para poder aprender a fazer outras HQs e me fascina o quão incrível é essa arte mesmo sendo “experimental”. Amo que o quadrinho é político e começou a ser escrito em represália as atrocidades nojentas que o genocida vivia falando e continuou falando desde 2018.
skuser02844 19/07/2022minha estante

Fernanda 29/09/2022

Simplesmente lindo
"Eu não tô errado em existir!!!"
Na vdd ninguém está  errado em existir,em viver, e ser quem realmente é ,seja gay,bissexual,trans e entre outros gêneros.
 Arlindo conta história de um menino simples, esforçado, e que e difetente dos outros meninos.
 Arlindo  e uma história divertida,nostálgica,fofa e com muita representatividade.

Anne 29/09/2022minha estante
Chorei lendo esse livro

Mateus 08/02/2022

Arlindo realmente é lindo
Amei ler Arlindo.

Como gay e nordestino, pra mim esse livro foi que nem um abraço quentinho pra passar o tempo e se emocionar.

A história apesar de clichê, é contada de uma forma tão fofa e carismática, contando com as sutilezas do diálogo nordestino e músicas que fizeram parte da nossa infância, que no fim das contas vale muito a pena ler.

Já tô com saudades de Arlindo e estou indo agora seguir a Ilustralu, porque quero mais desse conteúdo.

Se recomendo? Demais!!
luanssantos 17/02/2022minha estante
Essa HQ significou muito pra mim tbm! Principalmente por me sentir inteiramente representado por também ser gay e nordestino! Queria tanto mais volumes de Arlindo! Essas história merece muito!!!

Lukas55 12/09/2022

Uma obra sensível e carinhosa de ler
Arlindo tem como base um romance e o desenvolvimento de uma pessoa LGBTQIAPN+, e todas as complicações que uma cidade do interior, cheia de pessoas preconceituosas e atrasadas poderiam oferecer a essas pessoas. Durante sua descoberta, o amor, Arlindo entra na vida de suas amigas e descobre que elas estão mais ligadas a ele do que nunca, ao passo que dentro de casa sua mãe é CONECTADA a ele em um nível quase cósmico e o apoiando em tudo, o pai é o contrário é o tipo de relação tóxica que muitas pessoas em descobrimento de suas variações sexuais durante a adolescência passam dentro de casa, e pela forma como são criadas, essa pessoas acham esse tipo de relação pai/mãe vs. Filhos "normal" o que não é, PRECONCEITO dentro de casa é perigoso. Em uma história translúcida de tão clara e objetiva e bem escrita Ilustralu nós enche de referências dos anos 2000 que vai desde os filme escolhidos a serem alugados na locadora às músicas de Sandy e junior que o personagem principal idolatra. Numa leitura de fácil compreensão e com uma trama deliciosa e viciante Ilustralu constrói uma narrativa de amor próprio, amor ao próximo, amizades verdadeiras e aceitação familiar que é de encher os olhos de lágrimas e nos fazer chorar rios. Obrigado por essa obra de arte, e por todo esse amor em forma de autoconhecimento compartilhado nesse livro tão bem ilustrado e escrito.
DANILÃO1505 12/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Maria.Eliza 11/12/2022

Gay não tem um dia de paz!
Essa HQ é a coisa mais linda, como boa lgtv me emocionei e me senti abraçada lendo. É fantástico ter acesso a esse tipo de literatura e saber que isso pode ajudar tanta gente nova a se encontrar

"Tá tudo bem. E quando não tá, é porque ainda vai ficar"
Yanzt 11/12/2022minha estante
simmm, é tão triste saber que há pessoas igual o Pai do Arlindo. As situação no livro são coisas tão reais que tenho ctz que todo LGBTQIA+ vai se indentificar lendo.

Chiara 12/12/2022

Maravilhoso, fui com pouquíssimas expectativas e saí chorando. Forte, fofo e romântico, recomendo p todos
Ana__07 15/12/2022minha estante
Aaaaa vc tbm leu

Kauard 11/12/2022

Arlindo é uma das melhores HQs que eu já li na minha vida
A história do Arlindo é pesada, possui momentos difíceis e agressões que muitos leitores LGBTQIA+ conseguem se identificar facilmente, mas ao mesmo tempo traz uma leveza muito boa que te faz ficar completamente apaixonado por tudo nessa história
A ambientação, os regionalismos e as referências a cultura dos anos 2000 são incríveis e colocados de uma maneira muito boa na história, e o estilo de arte da Ilustralu é um show a parte e da um toque muito especial pros quadrinhos
Sardinha 11/12/2022minha estante
Que coincidência, passei agora mesmo por um canal fazendo sprint de leitura dele no Twitch

maria rita 13/10/2022

? | "Tudo que a gente tem é a gente, Lindo."
Eu li essa webcomic pelo twitter da autora, enrolei um pouco para ler devido a forma que ela postou mas quando eu peguei o ritmo e o gosto pelo quadrinho, eu não me vi mais sem o Arlindo. É uma história linda de amadurecimento, descobrimento, amizade e amor, a maioria dos personagens ganham seu coração ao longo da hq e a IlustraLu faz você se emocionar por isso. Tive que segurar meu choro muitas vezes por me identificar com o Arlindo em certos momentos, pelo andamento com alguns personagens, é uma história muito bem construída!

Não dou 5 estrelas porque eu cheguei ao final esperando que tivesse mais história, achei um pouco incompleto sobre a família do Arlindo. Apoio super a autora fazer algum segundo livro e completar alguns pontinhos que ficaram soltos ou até mesmo uma convivência entre os personagens. Fora isso, é um livro incrível! Eu recomendo bastante.
s0fifis :) 24/10/2022minha estante
QUERIA TANTO LERR!!!

Ana__07 02/12/2022

Arlindo
Eu tô sem palavras pra descrever esse livro!!!
Ele é muito lindo em todos os sentidos, nas ilustrações, na história, nos personagens TUDO!
Sobre a história, eu amei muito como a autora retrata a vida do Arlindo da forma mais natural possível, ele é um adolescente que faz coisas de adolescente, ele aluga filmes, sai com as amigas, vai a escola, nada foi forçado, a história flui de forma natural.
Esse livro é um misto de emoções, eu chorei, passei raiva e mais um monte de coisa.
Só acho que é bom avisar pras pessoas que são mais sensíveis que tem partes onde o pai do Arlindo bem homofóbico e diz coisas bem pesadas pra ele, n acho que seja considerado um gatilho mas é bom avisar.
Enfim, recomendo muitooo!!!!
AshyC 02/12/2022minha estante
Simplesmente pela capa ja achei fofo demais! Vc me deu mais um motivo para le lo.

xlarasp 30/08/2022

que livro incrível.
por favor fazem esse livro pegar hype!!
ele é necessário.
esse livro tem amizades incríveis e personagens incríveis.
e botijão de gás com roupinha
Silvana137 30/08/2022minha estante
Ai já querooo

Mari 16/05/2022

Minha primeira Hq :)

Arlindo é um adolescente, do Rio grande do Norte, tem alguns amigos e está se descobrindo. Seu pai é preconceituoso e infelizmente não aceita que o filho seja gay.
Gostei das ilustrações e da vibe anos 2000.

Recomendo e a história é bem rapidinha.
Henry 23/05/2022minha estante
Ahhh modeus. Como sou apaixonado.

bia_corradi 14/12/2022

4.5??
Eu não tava esperando ser tão bom assim hahaha
Achei que fosse ser bem infanto-juvenil mas ele atingiu minhas emoções
Muito fofo e li rapidinho. Vale a pena
miss_poirot_ 14/12/2022minha estante
Eu também me surpreendi quando li.

camila1856 22/12/2022

Arlindo
Cara esse livro td mundo deveria ler, eu amei pra caramba, vai ser um q eu vou guardar no meu coração pra vida
Recomendo mt vcs lerem
Tem LGBTQAP+ (pra quem gosta)
Cadela_do_seth 18/01/2023minha estante
Tô pra ler esse aí em ksksksk

Aegla.Benevides 28/12/2022

?Arlindo? é a HQ nacional que mais conquistou prêmios e corações em 2022. Com suas cores fortes, onde amarelo e rosa predominam, a produção é incrível em todos os sentidos, desde a qualidade das ilustrações até as referências pensadas para quem foi criança nos anos 2000.

Arlindo é um menino de ouro: muito querido pela família, sempre está a postos para ajudar quem precisa. Arlindo é um pré-adolescente que, como inúmeros outros no mundo, percebe-se gay ainda jovem, e, infelizmente, precisa lidar com o preconceito dentro e fora de casa por causa disso. Mas quem pensa que a autora tornou o enredo ?pesado? com essa realidade erra feio: na HQ, a quadrinista aborda os valores da amizade, do apoio familiar e da autoaceitação como formas de tornar a história mais leve, mas igualmente emocionante.

Além de tudo, o que achei mais incrível é que toda a história se passa no interior do Rio Grande do Norte, e Luiza faz questão de relembrar esse fator com gírias locais nordestinas. Com muitas referências aos anos 2000 (Sandy & Júnior, o finado MSN, as locadoras de vídeo e lan houses?), a leitura diverte, ensina e encanta quem a encontra, e eu duvido que você também leia e não curta.
Taissa 03/01/2023minha estante
Aproveitei sua dica para baixar de graça e amei!! ?

Débora 18/12/2022

Perfeito, muito maravilhoso. Além da história principal ser perfeita, é um livro com trilha sonora, pra quem viveu os anos 2000 é muito bom ler, enquanto a música toca em sua cabeça. O livro é lindo, é muito bom ver as referências nordestinas desenhadas. O livro em uma obra prima.
Victoria.Bispo 25/12/2022minha estante
Muito booooom