Arlindo

Arlindo

Resenhas - Arlindo

xlarasp 30/08/2022

que livro incrível.
por favor fazem esse livro pegar hype!!
ele é necessário.
esse livro tem amizades incríveis e personagens incríveis.
e botijão de gás com roupinha
Silvana137 30/08/2022minha estante
Ai já querooo

Danile.Machado 05/06/2022

#Orgulho
Eu já imaginava que ia amar essa hq mas ainda assim foi tudo o que eu esperava e muito mais é um misto de emoções maravilhoso. Sério! Muito bom... Pra quem gosta de histórias com romance, amizade, relações familiares. Um clichê pra se identificar.???
Yally 05/06/2022minha estante
É mto linda essa hq msm ??

f.estevam 13/01/2023

fofo
hq bem rapidinha de ler, é fofo tbm, bem fácil de ler tbm.

O protagonista é fã de Sandy e Junior kkkkkkkkkkk achei mto engraçado
carolina 15/01/2023minha estante
quero muuito ler esse, bom saber que é legal!!

Chiara 12/12/2022

Maravilhoso, fui com pouquíssimas expectativas e saí chorando. Forte, fofo e romântico, recomendo p todos
Ana__07 15/12/2022minha estante
Aaaaa vc tbm leu

Kauard 11/12/2022

Arlindo é uma das melhores HQs que eu já li na minha vida
A história do Arlindo é pesada, possui momentos difíceis e agressões que muitos leitores LGBTQIA+ conseguem se identificar facilmente, mas ao mesmo tempo traz uma leveza muito boa que te faz ficar completamente apaixonado por tudo nessa história
A ambientação, os regionalismos e as referências a cultura dos anos 2000 são incríveis e colocados de uma maneira muito boa na história, e o estilo de arte da Ilustralu é um show a parte e da um toque muito especial pros quadrinhos
Sardinha 11/12/2022minha estante
Que coincidência, passei agora mesmo por um canal fazendo sprint de leitura dele no Twitch

whobyca 07/08/2022

arlindo (heartstopper brasileiro)
muito fofo e bonitinho, as ilustrações são muito lindinhas
muitas partes me lembraram heartstopper, sobre o que o livro fala e tal. fofo demais
Sâm 10/08/2022minha estante
heartstopper brasileiro hahaha

Ludmilla Silva 19/07/2022

"A gente não tá errado em existir"
Arlindo deveria ser considerado como patrimônio cultural do Brasil, porque sério que história fantástica, extremamente linda, crua e sensível. Fazia tempo que eu não me emocionava tanto com uma história assim, logo na primeira página meu olho encheu de lágrima já nas últimas eu estava me debulhando de tanto chorar. Você termina a história com o coração quentinho e com uma satisfação gigantesca.

A HQ conta a história de Arlindo um adolescente que mora no interior do Rio Grande do Norte e sofre bastante por ser gay. A história de Arlindo é a história de milhares de LGBTQIA+ no Brasil, ou seja, aqueles que nascem no interior de um Estado, que não são abertamente assumidos, mas que ainda sofrem bastante com estereótipos e especulações. Já na primeira página Arlindo fala “eu sempre imaginei como seria existir num lugar onde meu nome fosse outro e a cidade fosse outra” e não tem representação melhor do que essa, de querer fugir da sua cidade de origem para de fato poder viver e existir em outro lugar, simplesmente porque as pessoas ali não entendem (ou não querem entender) o que é distinto do padrão.

O quadrinho é cheio de nuances, o que mais me conquistou foram os detalhes em relação à cultura brasileira. Obviamente vale lembrar que esse é um quadrinho brasileiro, escrito pela maravilhosa Luiza de Sousa ou Ilustralu, assim vários detalhes e easter eggs apenas nós brasileiros entenderemos como: o pano de prato no ombro, a camisa de time ou a camisa de político local, as músicas marcantes da Sandy e Júnior e da Pitty, as casinhas de muro baixo no interior, a conversa no MSN, dentre vários outros. A história se passa entre 2007 e 2008 e além de todos esses detalhes extremamente valiosos há a questão da nostalgia que para mim, foi sensacional, eu ficava fascinada com cada detalhe.

Além do Arlindo, as figuras femininas aqui roubam a cena, como a avó do Arlindo, a tia dele e principalmente sua mãe. Isso nos mostra também que aceitação e empatia é tudo questão de caráter e não de idade ou de origem, a vó do Arlindo tem uma filha lésbica e em todas as páginas que aparecia ela foi totalmente compreensiva, inclusiva e empática, não havia dúvida sobre o amor dela quanto a filha e depois o seu amor quanto ao Arlindo, e a mesma coisa aconteceu com a mãe do Arlindo. São pessoas mais velhas do interior do Brasil, elas provavelmente não vão entender a pauta e a cultura popular LGBTIQA+, porém isso não é relevante, elas entendem o amor e mesmo em uma cidade e casa extremamente abusiva elas nunca deixaram o Arlindo se esquecer de que era amado e de que deveria sim existir.

O pai do Arlindo é um grande babaca, abusivo e preconceituoso e eu amei como a mãe do Arlindo não relutou em momento algum para defender o filho. Infelizmente, ainda há muitos casamentos heteronormativos abusivos, a exemplo dos pais do Arlindo, e eu pensei que quando Arlindo se assumisse a mãe fosse ficar do lado do pai, mas ela não pensou um segundo sequer quando viu o filho sendo maltratado e eu achei isso incrível, mostra a força e o amor da mãe brasileira e ainda critica aquele pai ausente que pensa que criar o filho é só pagar parte das contas.

Para além desse núcleo familiar, outro ponto de destaque na narrativa são as amizades do Arlindo e eu amei que tem de tudo, tem traição, briga, companheirismo, descoberta de sexualidade, sensibilidade, dentre várias outras temáticas. Cada personagem é único e traz ainda mais unicidade a história. Amo como o Arlindo e seus amigos têm sua bolha própria onde eles podem se proteger de todo o ódio e toxicidade da escola e também da cidade, em adição adorei que o “vilão” tem uma espécie de redenção no final e também o cara que parecia legal é na verdade só um babaca mesmo.

Não dá para falar de como amei todos os amigos, mas dá para falar da edição do quadrinho. Sério, acredito que esse é um dos quadrinhos mais bonitos que eu já vi em toda a minha vida, ele é muito grande, com uma capa colorida e vibrante e todas as outras 200 páginas são repletas de amarelo, rosa e preto, são cores extremamente marcantes que combinam cem por cento com o Arlindo e com o seu universo.

Esse quadrinho é basicamente o retrato do LGBTQIA+ brasileiro, é uma história linda, sensível, única e além de tudo é um pedaço de resistência. É uma forma de trazer conscientização e respeito para tantas pessoas que são, todos os dias e em todos os lugares, inviabilizadas, silenciadas e mal compreendidas. Obrigada por tudo, Luiza, sei que a HQ não transformará todas as pessoas preconceituosas do Brasil, mas sei que impactou a vida de muitas pessoas que se viram ali representadas pela figura corajosa do Arlindo.

Ilustralu disse em sua entrevista ao podcast “As perpétuas” que essas cores pintadas ao longo de todos os quadrinhos foi uma forma que ela achou de preencher o espaço que sobrava, pois Arlindo foi uma HQ que ela fez justamente para poder aprender a fazer outras HQs e me fascina o quão incrível é essa arte mesmo sendo “experimental”. Amo que o quadrinho é político e começou a ser escrito em represália as atrocidades nojentas que o genocida vivia falando e continuou falando desde 2018.
skuser02844 19/07/2022minha estante

Eduarda 27/12/2022

???
MEU DEUS QUE HISTORIA LINDA
Essa HQ é super rapidinho de ler e é tão fofa ?? o final, a coisa mais lindinha do mundo.
Leiam plmds
kelly 27/12/2022minha estante
quem vê pensa, a falsidade...

ju676 10/01/2023

"aqui mora o amor"
uma história leve, pura e cultural sobre o amor

"...a gente nunca esteve só, mesmo quando achou que estava" arlindo é a representação de toda pessoa gay em conflitos iniciais sobre quem voxê é até a "conclusão" de quem realmente é

sua trajetória em busca de si próprio é maravilhosa de acompanhar, quantas vezes já nos questionamos, sentimos medo, nos sentimos inválidos e impróprios, quantas vezes sentimos vontade de sumir pra deixar de ser quem somos? com lindo aprendemos que isso não é uma opção

a cena do diálogo entre lindo e sua mãe = PERFEIÇÃO! toda pessoa lgbtqia+ deveria viver isso mas infelizmente essa não é a realidade de todos, porém é tão reconfortante ler isso nessa história, as vezes só queremos (e precisamos) e um final feliz!

os momentos entre lindo e lis são tão ????? (borboletas no estômago rsrs) uma amizade pura e verdadeira. já quero que isso vire uma série com vários livros contando as vivências e aventuras de lindo e pedro

eu peguei pra ler porque ouvir falarem bem sobre o livro e vi que a amazon disponibilizou gratuito então corri logo, e agora estou aqui juntando moeda pra comprar a versão física porque esse é um daqueles livros que a gente tem que carregar com orgulho.
ju676 10/01/2023minha estante
alguns erros ortográficos no meu lacre cis porque estou eufórico com esse final e com sono pq até agora não dormir kkkk

Fernanda3270 25/12/2022

Amor em quadrinhos
É lindo. LINDO.

A ambientação da história nos anos 2000 e todas as referências musicais e de vocabulário nordestino me pegaram demais, me identifiquei demais com tudo.

O desenvolvimento foi muito bem levado ao longo das páginas, você simplesmente não consegue parar a leitura.

As cores e o cuidado com os detalhes das ilustrações deixaram tudo mais bonito e tocante.

Em alguns momentos me identifiquei ao ponto de me desfazer em lágrimas, é uma leitura que me fez muito bem, estarei panfletando esse livro pra todos que quiserem saber!!

Amor é amor!
Cib 25/12/2022minha estante
AMO quando uma descrição é tão boa a ponto de me instigar a ler também!

bia_corradi 14/12/2022

4.5??
Eu não tava esperando ser tão bom assim hahaha
Achei que fosse ser bem infanto-juvenil mas ele atingiu minhas emoções
Muito fofo e li rapidinho. Vale a pena
miss_poirot_ 14/12/2022minha estante
Eu também me surpreendi quando li.

Heloisa 18/01/2023

"eu não tô errado em existir"
Quando tinha chegado na metade achei que ia ser só uma hq que não ia me encantar tanto, mas não sei se juntou o fato de eu estar sensível hoje, nossa como eu chorei, algumas frases apenas coisas que eu sonho em ouvir.

A história é bem um "clichê" de obras que vemos o protagonista se descobrindo, mas não deixa de ser maravilhosa e necessária.

sobre os desenhos, ai são uma graça, as cores então, nossa amei muito!!!
Mateuzinhz 18/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

Daniel705 02/02/2023

Meu deus o que falar dessa HQ ??? Simplesmente incrível! a cena dele com a mãe, e ela dizendo que ela ama ele me pegou demais. A Lu trabalha com o tema de uma forma muito leve e direta. Simplesmente amei !
Daniel705 02/02/2023minha estante
relevem o "ela" ali, ficou redondante

Mary Claire 12/02/2023

(Ar)LINDO demais!!
Essa HQ me trouxe memórias afetivas incríveis, creme de galinha com certeza é uma dela, não vivi o tempo do MSN, mas foi uma volta ao passado incrível, lembrar que eu via minhas primas mexendo nele e no Orkut.
Também trazem gatilhos, principalmente palo faro de se passar nesse contexto brasileiro da família da periferia nordestina, e até hoje o preconceito existe, mas a lição que esse livro trás é maravilhosa, chorei, ri demais e surtei.
Cheio de representatividade de uma forma leve e linda, além dos traços artísticos serem lindos, amei demais.
rehreadsbooks 28/02/2023minha estante
AAAAH N ACREDITO Q VC LEU FINALMENTEEE

Janaina 28/01/2023

Tão fofo ?
Primeiro quero elogiar o quanto as ilustrações são lindas.

A história é um primor e é mais um daqueles livros que todo mundo deveria ler, pois trata de temas sensíveis e importantes.

Quantos Lindos temos em nossa sociedade? E o quanto essas pessoas não sofrem por conviver em um mundo de tanto julgamento, falta de empatia, respeito e amor?

Aquece meu coração saber que apesar de tanta dor, encontramos pessoas de coração puro, assim como a mãe, a avó de Lindo e seus amigos, que enxergam o ser humano antes de qualquer coisa, pois embora a vida seja dura e cruel conosco, sempre haverá aqueles pelos quais valerá a pena prosseguir.

Recomendo muito a leitura
hxstoryhuh 28/01/2023minha estante